-

CPPGED/CCE015 - TEORIAS EDUCACIONAIS - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico (06/10/2020 - 06/10/2020)
A relação indissociável: teorias educacionais e os princípios orientadores da ação pedagógica: ontológico, político-pedagógico e ético
   Plano da Disciplina 
  texto 5 
Primeira Avaliação da aprendizagem (27/10/2020 - 27/10/2020)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
Revisitando conceitos acerca das teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico (10/11/2020 - 17/11/2020)

Revisanto conceitos para compreensão da TOTALIDADE: princípios ontológicos, politico-pedagógicos e éticos da ação pedagógica e suas relações com as bases filosoficas da educação. 

Estabelecendo novas relações - A REALIDADE EM MOVIMENTO: as bases filosóficas da educação mediando a constituição do pensamento pedagógico brasileiro. 

  ESCOLA E DEMOCRACIA - DEMERVAL SAVIANI 
Leitura obrigatória para fundamentar as discussões durante a aula.
   RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1
Período de Habilitação: 10/11/2020 às 20:00 a 13/11/2020 às 23:59
   RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 2
Período de Habilitação: 14/11/2020 às 00:00 a 16/11/2020 às 12:00
Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil (24/11/2020 - 08/12/2020)

Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil: uma análise da atualidade dessas teorias por meio das pesquisas em educação no Brasil. 

Unidade III - As teorias educacionais contemporâneas (15/12/2020 - 15/12/2020)
Pós modernidade e educação (22/12/2020 - 22/12/2020)
  Texto 3 
  texto 4 
  texto 5 
Segunda Avaliação da aprendizagem. (22/12/2020 - 22/12/2020)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
Teoria Racional - Tecnológica e Teoria neo construtivista (12/01/2021 - 12/01/2021)
Teoria sócio-crítica (19/01/2021 - 19/01/2021)
Teoria da complexidade e Teoria pós-moderna (26/01/2021 - 26/01/2021)
Conclusão das atividades - síntese das teorias (02/02/2021 - 02/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 12 19 26 02
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,2 8,9 10,0 10,0 9.5 0 AM
2 2020100**** 9,3 8,7 10,0 9,0 9.3 0 AM
3 2020100**** 9,3 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
4 2020100**** 9,2 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
5 2020100**** 9,2 8,7 10,0 10,0 9.5 0 AM
6 2020100**** 9,3 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
7 2020100**** 9,2 8,9 10,0 10,0 9.5 0 AM
8 2020100**** 9,2 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
9 2020100**** 9,5 8,9 10,0 10,0 9.6 0 AM
10 2020100**** 9,5 8,9 10,0 9,0 9.4 0 AM
11 2020100**** 9,2 8,1 10,0 10,0 9.3 0 AM
12 2020100**** 9,5 9,0 10,0 9,0 9.4 0 AM
13 2020100**** 9,3 8,7 10,0 9,0 9.3 0 AM
14 2020100**** 9,3 8,8 10,0 10,0 9.5 0 AM
15 2020100**** 9,5 8,2 10,0 10,0 9.4 0 AM
16 2020100**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
17 2020100**** 9,5 8,3 10,0 9,0 9.2 0 AM
18 2020100**** 9,2 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
19 2020100**** 9,5 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
20 2020100**** 9,5 9,0 10,0 9,0 9.4 0 AM
21 2020100**** 9,3 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
22 2020100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
23 2020100**** 9,5 8,9 10,0 9,0 9.4 0 AM
24 2020100**** 9,3 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
25 2020100**** 9,3 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 2020100**** 9,3 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
27 2020100**** 9,2 8,9 10,0 9,5 9.4 0 AM
28 2020100**** 9,2 8,5 10,0 9,5 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As teorias da educação e suas matrizes filosóficas e epistêmicas. As contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil. As teorias educacionais contemporâneas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão:
Aulas expositivas, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
Grupos de discussão e debates – A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
Painel e Seminário – discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa dos pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
Oficinas, seminários, painéis, resenhas dentre outros, vinculados aos objetos de pesquisa e às teorias estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Teoria crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dezembro/2000. p. 182-205.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.

GADOTTI, MOACIR. Perspectivas atuais da educação. Perspectivas, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 03-11, jun. 2000.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: ______; SANTOS, Akiko. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1988.

SAVIANI, Demerval. Contextualização histórica e teórica da pedagogia histórico-crítica. In: ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Demerval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1(52), jan./abr. 2007. p. 15-27.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
Teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico
27/10/2020
27/10/2020
Primeira Avaliação da aprendizagem
10/11/2020
17/11/2020
Revisitando conceitos acerca das teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico
24/11/2020
08/12/2020
Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil
15/12/2020
15/12/2020
Unidade III - As teorias educacionais contemporâneas
22/12/2020
22/12/2020
Segunda Avaliação da aprendizagem.
22/12/2020
22/12/2020
Pós modernidade e educação
12/01/2021
12/01/2021
Teoria Racional - Tecnológica e Teoria neo construtivista
19/01/2021
19/01/2021
Teoria sócio-crítica
26/01/2021
26/01/2021
Teoria da complexidade e Teoria pós-moderna
02/02/2021
02/02/2021
Conclusão das atividades - síntese das teorias
Avaliações
Data Descrição
27/10/2020 1ª Avaliação
22/12/2020 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Formação dos grupos 22/12/2020
Inìcio da III Unidade 09/12/2020
AULA 5: FILME - ESCRITORES DA LIBERDADE 19/10/2020
AULA 5 - LEITURA COMPLEMENTAR 19/10/2020
AULA 5: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 19/10/2020
Texto da Aula 4 19/10/2020
AULA 3 TEORIAS EDUCACIONAIS 19/10/2020
AULA 1 TEORIAS EDUCACIONAIS 05/10/2020
AULA 1 02/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 22:53