-

PPGED066 - FORMAÇÃO DOCENTE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Discussão coletiva para análise da proposta do plano de curso. (23/10/2020 - 23/10/2020)
   Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. 
Texto para leitura coletiva, como atividade assíncrona. Leitura e fichamento do texto para apresentação na aula posterior.
Formação inicial de professores: Concepções e paradigmas (06/11/2020 - 06/11/2020)
Formação inicial de professores: Concepções e paradigmas (13/11/2020 - 13/11/2020)
    
Inicia em 19/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 26/11/2020 às 23h 59
   Histórias de formação de professores
Período de Habilitação: 30/11/2020 às 14:00 a 04/12/2020 às 18:00
Formação de professores da educação básica (20/11/2020 - 20/11/2020)
Formação de professores da educação básica : aspectos conceituais e legais
  Referências para seminário 
Encaminhp referências para estudo e apresentação em seminário. O início das apresentações acontecerá em 04/12/2020.
  APRENDYDESARRPROFESIONAL-Vailant.pdf 
Encaminhp referências para estudo e apresentação em seminário. O início das apresentações acontecerá em 04/12/2020.
  Escola Reflexiva e nova racionalidade.pdf 
Encaminhp referências para estudo e apresentação em seminário. O início das apresentações acontecerá em 04/12/2020.
  Referências para seminário 
Encaminhp referências para estudo e apresentação em seminário. O início das apresentações acontecerá em 04/12/2020.
Formação de professores para o ensino superior (27/11/2020 - 27/11/2020)
Formação de professores para o ensino superior: necessidades formativas
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas (04/12/2020 - 04/12/2020)
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas e interfaçes com a prática docente
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas (11/12/2020 - 11/12/2020)
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas e interfaces com a prática docente
Formação continuada de professores (11/12/2020 - 11/12/2020)
Formação continuada de professores
Formação de formadores de professores (18/12/2020 - 18/12/2020)
Formação de formadores de professores: demandas e perspectivas
Formação de professores e o ofício docente (18/12/2020 - 18/12/2020)
Formação de professores e o ofício docente
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores (08/01/2021 - 08/01/2021)
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores (15/01/2021 - 15/01/2021)
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
Escola reflexiva e professores reflexivos (15/01/2021 - 15/01/2021)
Escola reflexiva e professores reflexivos
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores (22/01/2021 - 22/01/2021)
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
Formação continuada de professores e desenvolvimento profissional docente (01/02/2021 - 01/02/2021)
Formação continuada de professores e desenvolvimento profissional docente
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
23 06 13 20 27 04 11 18 08 15 22 29
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2020100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de docentes: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de docentes pós-LD/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de docentes. Formação continuada de docentes: tendências atuais. Formação de docentes: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento metodológico da disciplina constará de atividades remotas, incluindo: fóruns, produção de textos autobiográficos, leituras, produção de textos, discussão, entre outras atividades. Em face da natureza remota da disciplina, serão realizadas atividades síncronas e assíncronas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado na disciplina, o doutorando que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina. A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá apresentação de um seminário, tendo como foco a formação de docentes para educação básica; para o ensino superior e a formação de formadores; b) a segunda consistirá na escrita de memorial sobre as experiências desenvolvidas na disciplina, que deverá ser fundamento nos estudos teóricos desenvolvidos; e c) a terceira consistirá de atividade individual,

Horário de atendimento:
Bibliografia: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (2011-2020).
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/ CNE, 2015.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma teoria crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN. Formação docente e profissional: formar para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes, 2010.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
SOUZA, João Francisco. Prática pedagógica e formação de professores. 2. ed. Recife: EDUFPE, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação inicial. Petrópolis: Vozes, 2002
ZEICHNER, Ken. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

8 Bibliografia complementar
Artigos científicos da área.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ: Brasília: UNB, 1996.
BOLIVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola: Bauru: EDUSC, 2002.
BORBA, Marcelo Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORGES, Cecília Maria Ferreira Borges. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Dossiê: os saberes docentes e sua formação, ano XXII, n. 74, abr. 2001. Campinas (SP), CEDES.
ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto, 1997.
FÁVERO, Altarir Alberto. Educar o educador: reflexos sobre a formação. Porto Alegre: Mercado das Letras, 2010.
FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional. Porto: Porto Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del profesor. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987.
GATTI, Bernadete A. Análises com vistas a um referencial para políticas de formação para o ensino básico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, texto mimeografado, 167 p., 1996.
GATTI, Bernadete A.. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores ? RBPF, v. 1, n.1, p. 90 ? 102, maio 2009.
GATTI, Bernadete A.. Formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, nº 100, dez./jan./fev. 2013-2014.
GATTI, Bernadete A. (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2018.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber, 2008.
GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2010. - (Coleção questões da nossa época; v.26).
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas - SP: Papirus, 2004.
LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARCONI, Gabriela Miranda (Coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Relatório Técnico.
MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas: n. 36, p.13-20, 1995.
MCLAREN, Peter. Vida nas escolas: teoria e prática crítica. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
MARCONI, Gabriela Miranda (Coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Relatório Técnico.
MENEZES, Luís Carlos (Org.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996. (Coleção formação de professores).
NÓVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor: Porto: Porto Codex, 1995.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Vida de professores. Porto: Porto: Codex, 1992.
PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/ Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo; Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PINHO, Scheila Zambello. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: UNESP, 2011
REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA.
ROMANOSKI, Joana Paulim. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos da pesquisa em educação, v. 8, n.2, p.479-499, maio.-ago. 2013.
ROMANOSKI, Joana Paulim. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate, Ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n.37, p. 905-924, set.-dez. 2012.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/10/2020
23/10/2020
Discussão coletiva para análise da proposta do plano de curso.
06/11/2020
06/11/2020
Formação inicial de professores: Concepções e paradigmas
13/11/2020
13/11/2020
Formação inicial de professores: Concepções e paradigmas
20/11/2020
20/11/2020
Formação de professores da educação básica
27/11/2020
27/11/2020
Formação de professores para o ensino superior
04/12/2020
04/12/2020
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas
11/12/2020
11/12/2020
Formação continuada de professores
11/12/2020
11/12/2020
Formação continuada de professores: diferentes paradigmas
18/12/2020
18/12/2020
Formação de formadores de professores
18/12/2020
18/12/2020
Formação de professores e o ofício docente
08/01/2021
08/01/2021
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
15/01/2021
15/01/2021
Escola reflexiva e professores reflexivos
15/01/2021
15/01/2021
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
22/01/2021
22/01/2021
Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores
01/02/2021
01/02/2021
Formação continuada de professores e desenvolvimento profissional docente
Avaliações
Data Descrição
27/11/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:24