-

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Unidade 1: Pesquisa qualitativa e seus fundamentos. (05/10/2020 - 09/11/2020)
Análise sobre os fundamentos da pesquisa qualitativa II.
Primeira avaliação da aprendizagem. (16/11/2020 - 16/11/2020)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
Unidade 2: Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa II (23/11/2020 - 28/12/2020)
Reflexão os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa II.
Segunda avaliação da aprendizagem (28/12/2020 - 28/12/2020)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
Terceira Avaliação da aprendizagem. (04/01/2021 - 04/01/2021)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
Unidade 3: Métodos de pesquisa em educação. (04/01/2021 - 18/01/2021)
Análise dos métodos de pesquisa em educação.
Unidade 4: Análise de dados na pesquisa qualitativa II (25/01/2021 - 01/02/2021)
Realização de discussão sobre análise de dados na pesquisa qualitativa II.
Quarta avaliação da aprendizagem (01/02/2021 - 01/02/2021)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Conforme solicitado, enviamos as ementas das disciplinas abaixo:
- Produção Científica I: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
- Formação de Professores: Formação inicial e profissionalização de professores: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de professores pós-LDBEN/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
- Análise de Dados na Pesquisa em Educação I: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
 Frequência mínima de 75% das aulas;
 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
Qualidade dos trabalhos produzidos;
Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
PARA REGISTRO DE NOTAS A AVALIAÇÃO SERÁ 0,0 a 10,0 PONTOS:
No processo de avaliação da aprendizagem terá caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio de discussões. Para registro de notas a aluna deverá produzir a introdução, o referencial teórico e a metodologia de sua dissertação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.
MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.
PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.

10.2 Complementares

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/10/2020
09/11/2020
Unidade 1: Pesquisa qualitativa e seus fundamentos.
16/11/2020
16/11/2020
Primeira avaliação da aprendizagem.
23/11/2020
28/12/2020
Unidade 2: Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa II
28/12/2020
28/12/2020
Segunda avaliação da aprendizagem
04/01/2021
18/01/2021
Unidade 3: Métodos de pesquisa em educação.
04/01/2021
04/01/2021
Terceira Avaliação da aprendizagem.
25/01/2021
01/02/2021
Unidade 4: Análise de dados na pesquisa qualitativa II
01/02/2021
01/02/2021
Quarta avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
16/11/2020 1ª Avaliação
28/12/2020 2ª Avaliação
04/01/2021 3ª Avaliação
01/02/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 07:47