Bibliografia:
| ENGELS, F. XII Dialética: quantidade e qualidade. XIII Dialética: Negação da negação. In: ENGELS, Friedrich. Anti Duhring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Duhring. São Paulo: Boitempo, 2015, p. 150-174. FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA. I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991, p. 69-90. GIANEZINI, K.; BARRETO, L. M.; GIANEZINi, M.; LAUXEN, S.L.; BARBOSA, G. D.; SOUZA VIEIRA, R. Políticas públicas: definições, processos e constructos no século XXI. Revista de Políticas Públicas, vol. 21, núm. 2, 2017, p. 1065-1084. GOMIDE, D. C.; JACOMELI, M. R. M. O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 64-78, 2016. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e ensino. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2004. MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa (Impresso), v. 2, p. 105-114, 2007. MASSON, G. A categoria da particularidade como mediação para a produção do conhecimento: contribuições de György Lukács. Cadernos do Gposshe On-line, v. 1, p. 29-48, 2018. MASSON, G. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUSA, J.V.; SILVA, M. A.S.. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas - SP: Autores Associados, 2014, p. 201-225. NOVACK, G. Materialismo contra Idealismo. In: NOVACK, G. As origens do materialismo. São Paulo: Sundermann, 2015, p. 31-40. OLIVEIRA, G. A.; PALAFOX, G. H. M. Análises de limitações e possibilidades para pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivistas, fenomenologistas e materialista dialética. Práxis educativa, Ponta Grossa, v. 9, n 2, p. 419-441, jul/dez. 2014. PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. RESENDE, G. A.; TEODÓSIO, A.S.S. Democratização de políticas sociais no Brasil: venturas e desventuras das organizações da sociedade civil. Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso), v. 14, p. 177-192, 2014. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. SILVA JUNIOR, C.A. Dialética e pesquisa educacional no Brasil. Dísponivel em <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/mr1/mr1_5.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016. SUBTIL, M. J.D. Reflexões sobre marxismo e perspectivas teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais. Germinal: Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 8, n.2 p. 138-147, dez.2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16439 . Acesso em: 20 nov.2020. TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013. VASCONCELOS, G. C. A cultura como condição existencial. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, João Pessoa, v. 4, p. 1, 2002.
|