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PPGS032 - SOCIOLOGIA DA CULTURA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Inicio da disicplina (06/10/2020 - 06/10/2020)
Aula ministrada antes da mudança do inicio da disiciplina pelo calendário da PG da UFPI Unidade 0.
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito (20/10/2020 - 20/10/2020)
Orintação para leituras e para a escrita do trabalho
MR/III SINESPP (23/10/2020 - 23/10/2020)
Em função da realização do III SINESPP, pelo PPGPP na semana de 20 a 24, as aulas previstas para a semana foram substituídas pela participação de discentes na sessão da MR III, coordenada pela professora da disciplina, e por trabalho escrito sobre o tema, por discentes
   Roteiro para trabalho escrito relacionado à MR/SINESPP 
Bom dia. Segue Roteiro para trabalho escrito relativo à MR e às leituras correlatas. Poderão enviar até o dia 29/10. Na próxima aula, combinaremos como. Bom trabalho e até mais!
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR/SINESPP (27/10/2020 - 27/10/2020)
Cont. da Unidade 1 (03/11/2020 - 03/11/2020)
Conclusão da Unidade 1 (10/11/2020 - 10/11/2020)
Inicio da Unidade 2 (17/11/2020 - 17/11/2020)
Continuação Unidade II (24/11/2020 - 24/11/2020)
Conclusão da Unidade 2 (01/12/2020 - 01/12/2020)
Preparação para a unidade 3 (15/12/2020 - 15/12/2020)
Orientações para os Seminários (EDs) e para as leituras
Continuação Trabalho remoto de discentes (22/12/2020 - 22/12/2020)
Continuação - Trabalho remoto de discentes (29/12/2020 - 29/12/2020)
Inicio da Unidade 3 (12/01/2021 - 12/01/2021)
Inicio da apresentação dos EDs individuais
Cont. Unidade 3 (19/01/2021 - 19/01/2021)
Continuação Unidade 3 (26/01/2021 - 26/01/2021)
Conclusão da da Unidade 3. Avaliação dos EDs (02/02/2021 - 02/02/2021)
Conclusão da disciplina. (09/02/2021 - 09/02/2021)
Avaliação
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
06 20 23 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 12 19 26 02 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2020100**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Cultura, linguagens e produção simbólica. Processos de comunicação e significação Função social da arte. Produção social do artista e do intelectual. Pensamento social sobre a "cultura brasileira”: tradições e vanguardas. Movimentos culturais. Culturas e práticas culturais declasse. Origem social do gosto. Culturas populares. Políticas culturais. Produção, circulação e consumo de mercadorias e signos: a economia da cultura. Cultura e pós-modernidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP
Disciplinas: Sociologia da Cultura (PPGS) - 60 h
Semestre: 2020-2
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Cultura, linguagens e produção simbólica. Processos de comunicação e significação. Função social da arte. Produção social do artista e do intelectual. Pensamento social sobre a "cultura brasileira?: tradições e vanguardas. Movimentos culturais. Culturas e práticas culturais de classe. Origem social do gosto. Culturas populares. Políticas culturais. Produção, circulação e consumo de mercadorias e signos: a economia da cultura. Cultura e pós-modernidade.
Ementa específica: Cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos
Geral: Apreender cultura no plano teórico-conceitual e na relação com dimensões empíricas dos fenômenos culturais em múltiplas áreas do conhecimento e da vida social

Específicos:
- Possibilitar a apreensão dos campos de conhecimento da cultura em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;

- Refletir sobre a relação entre Estado e políticas públicas de cultura no Brasil
- Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções dos conteúdos estudados e debatidos com seus próprios objetos de estudo.
- Tratar epistêmica, teórica e metodologicamente, de temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo e na contemporaneidade da pandemia covid19;
- Refletir sobre políticas públicas de cultura no Brasil;
- Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções entre conteúdos estudados e debatidos e seus próprios objetos de estudo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:



Acréscimo de Ementa específica: Cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos:
Geral: Apreender os conceitos de cultura e identidade no plano teórico-conceitual, e na relação com dimensões empíricas, em múltiplas áreas do conhecimento e da vida sociaocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19
Específicos:
- Possibilitar a apreensão de campos de conhecimento sobre cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Tratar epistêmica, teórica e metodologicamente, de temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo e na contemporaneidade da pandemia covid19;
- Refletir sobre cultura e identidade como interpelação às políticas públicas de cultura no Brasil;
- Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções entre conteúdos estudados e debatidos e seus próprios objetos de estudo.

PLANO DE CURSO

Unidade 0. 1 sessão de 4 h

Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina.
Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.
Referências
FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 2)
TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 3)

SESSÃO ESPECIAL ( 1 sessão de 2 horas)
Mesa-Redonda no SINESPP/UFPI2020
?Desigualdade no acesso aos bens culturais e políticas de cultura no Brasil?
1/ Profa. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)
2/Prof. Dr. Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia)
3/Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais (UFPI)

Referências:
BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80.
CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7 ? 21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 87-107.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36

UNIDADE I

Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces. 3 sessões de 4 horas = 12 horas

Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Referências básicas
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 1)
FLEURY. Laurent. Os sociólogos e a cultura/. As reorientações contemporâneas In: _____. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 (T2)
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 3)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 4)
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 5)
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 6)
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 7)
WAGNER, Roy. A presunção da cultura. In: A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 27-46 (T 8)
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 9)
Distribuição por sessões
Sessão 1 T3 - T 6 - T8
Sessão 2 T1- T2- T5
Sessão 3 T4 ? T 7 ? T9

UNIDADE II
Identidade: introdução teórico-conceitual (3 sessões/4 horas = 12 horas)
Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévia dos textos

Referências básicas
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)
CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 3)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 4)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T 5)
MEDEIRO, Maria Salles Falci de. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n. 1, 2002, p. 78-86 (T 6)
RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 (T7)
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 8)
Distribuição por sessões
Sessão 1 T4- T7 ?T8
Sessão 2 T2- T4- T5
Sessão 3 T 1- T3


UNIDADE III

Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. (8 sessões/4 horas = 32 horas)

Desenvolvimento: temáticas abordadas em Espaços de Diálogos (ED´s) na forma de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos pela turma e pela professora, em abordagens diversas.
SESSÃO ESPECIAL
Pesquisas de mestrado e doutorado, na UFPI, no campo temático ?cultura e identidades? por mestrandas e doutorandas convidadas

Espaços de Diálogos (ED´s) e referências
ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.

ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.
CASTELLS, Manuel. Nações e nacionalismos na era da globalização : comunidades imaginadas ou imagens comunais? In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2). São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 44-92.
MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116
ED 3- IDENTIDADES ÉTNICAS E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.

BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40

ED 4- IDENTIDADES, GÊNEROS E SEXUALIDADES: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS

BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42
MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36
SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007, p. 19-54

ED 5- CULTURA POPULAR: USOS E ABUSOS
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147
CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236

ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA. E EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.

ED 7- MUNDIALIZAÇÃO E CULTURA: PANORAMA
BAUMAN, Zygmunt. Sobre moda, identidade liquida e utopia nos dias atuais: algumas tendências culturais no século XXI. In: _____. A cultura no mundo liquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 22-33
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
WARNIER, Jean-Pierre. Panorama mundial das indústrias da cultura. In: _____. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003, p. 69-96.

ED 8- CULTURAS E IDENTIDADES DIASPÓRICAS
ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. Culturas africanas, culturas diaspóricas: uma reflexão. História e Perspectivas. Uberlândia, n. 43, jul/nov/2010, p. 193-214.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura num mundo de diásporas. In: _____. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.
HALL, Stuart. Pensando a diáspora. Reflexões sobre a terra no exterior. In:____. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 25-50

ED 9 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16
DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67.
BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26

ED 10- ARTE E POLÍTICA: ESTÉTICAS DA EMERGÊNCIA E ARTIVISIMOS
FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.
LADDAGA, Reinaldo. Introducción/Redes y culturas de las artes. En: Estética de la emergência. Buenos Ayres: Adriana Hidalgo editora, 2006, p.7-42.
SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849

ED 11- MULTICULTURALIDADE, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: SOBRE O QUE FALAMOS?
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, p. 51-100
WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36

ED 12- CULTURA E NATUREZA: NOVAS INTERPELAÇÕES
CASTELLS, Manuel. O ?verdejar do ser?. In:________. O poder da identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 141-168
FOLADORI, Guillermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental Guillermo Foladori e Javier. MANA, 10(2), 2004, p. 323-348
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020

ED 13 ? CULTURA, IDENTIDADES E PANDEMIAS: ALGUMAS QUESTÕES
BENUCCI, Thiago Magri; JABRA, Daniel Stiphan. Sair para o mato: estratégia yanomami contra a COVID-19, Cadernos de Campo (São Paulo, online) | vol.29, (suplemento), USP, 2020, p. 26-33;
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.
REIS, Diogo. Pensamentos pós-coroniais. 2020, 8 p. Disponível em: https://www.n-edicoes.org/textos/115,

Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários); prova e/ou trabalho escrito.
O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.




Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURAS (aprofundamento e complementares), além das indicadas ao longo do programa
ABREU, Regina Maria do Rego Monteiro. Patrimônio cultural: tensões e disputas no contexto de uma nova ordem discursiva. In: Manuel Ferreira Lima Filho, Jane Felipe Beltrão, Cornélia Eckert (Org.) Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e Desafios contemporâneos organizadores. ? Blumenau : Nova Letra, 2007, p. 263-286
ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, p [s/p]
ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Nos destinos da fronteira - a invenção do Nordeste. Revista RAÍZES, Campina Grande, A no XV, n° 12, janeiro de 1996, p. 139-142.
ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras.Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013
BAMBA, Mohamed. Os modos de figuração da memória e de experiências diaspóricas em quatro documentários brasileiros. Images, memóires e sons: estúdios actuales sobre cines y memorias americanas, 2012, p 1-14
BARROS, Jose Marcio; OLIVEIRA, J. J. Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, p. 09-28, 2011
CAMPOS, Luís Melo. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, out./2007, p 71-94
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Azul, 2006. Disponível em: http://groups.google.com.br/group/digitalsource
BARROS, José Marcio. A mudança da cultura e a cultura da mudança: cultura, desenvolvimento e transversalidade nas políticas culturais. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 48-68.
BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239
BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336
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Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
Inicio da disicplina
13/10/2020
13/10/2020
Não Haverá Aula
20/10/2020
20/10/2020
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito
23/10/2020
23/10/2020
MR/III SINESPP
27/10/2020
27/10/2020
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR/SINESPP
03/11/2020
03/11/2020
Cont. da Unidade 1
10/11/2020
10/11/2020
Conclusão da Unidade 1
17/11/2020
17/11/2020
Inicio da Unidade 2
24/11/2020
24/11/2020
Continuação Unidade II
01/12/2020
01/12/2020
Conclusão da Unidade 2
15/12/2020
15/12/2020
Preparação para a unidade 3
22/12/2020
22/12/2020
Continuação Trabalho remoto de discentes
29/12/2020
29/12/2020
Continuação - Trabalho remoto de discentes
05/01/2021
05/01/2021
Não Haverá Aula -Férias docentes
12/01/2021
12/01/2021
Inicio da Unidade 3
19/01/2021
19/01/2021
Cont. Unidade 3
26/01/2021
26/01/2021
Continuação Unidade 3
02/02/2021
02/02/2021
Conclusão da da Unidade 3. Avaliação dos EDs
09/02/2021
09/02/2021
Conclusão da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
09/02/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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