-

PPGCA029 - SEMINÁRIO II - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (20/11/2020 - 20/11/2020)
   Normativas Seminário II 2020-2 (1).docx 
Escrita do projeto de pesquisa (27/11/2020 - 15/01/2021)
entrega da versão final do projeto de pesquisa (22/01/2021 - 22/01/2021)
Workshop do PPGCA - Apresentação dos Projetos (29/01/2021 - 29/01/2021)
Encerramento da Disciplina (05/02/2021 - 05/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN Total
13 20 27 04 11 18 01 08 15 22
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,5 8,8 8.7 0 AM
2 2020100**** 9,2 8,2 8.7 0 AM
3 2020100**** 8,1 8,8 8.5 0 AM
4 2020100**** 9,4 8,9 9.2 0 AM
5 2020100**** 7,1 8,6 7.9 0 AM
6 2020100**** 9,1 9,8 9.5 0 AM
7 2020100**** 8,6 8,0 8.3 0 AM
8 2020100**** 7,7 8,1 7.9 0 AM
9 2020100**** 8,4 8,9 8.7 0 AM
10 2020100**** 7,6 7,6 7.6 0 AM
11 2020100**** 7,8 9,2 8.5 0 AM
12 2020100**** 9,0 8,3 8.7 0 AM
13 2020100**** 8,4 8,8 8.6 0 AM
14 2020100**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
15 2020100**** 9,1 8,8 9.0 0 AM
16 2020100**** 8,8 8,4 8.6 0 AM
17 2020100**** 9,0 9,2 9.1 0 AM
18 2020100**** 9,0 8,4 8.7 0 AM
19 2020100**** 9,6 8,8 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina tem a função de proporcionar uma visão geral das discussões nas áreas de Ciência do Solo e Produção Vegetal, sem a fixação de um tema específico. Os seminários serão ministrados por professores da UFPI e de outras instituições convidados pelo coordenador da disciplina. É obrigatória a participação dos alunos matriculados, salvo justificativas do orientador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Seminário de Pesquisa II será desenvolvido por meio de aulas expositivas mediadas pelo
diálogo coletivo entre os professores e alunos, exposição de projetos, pareceres e debates das
propostas de projeto, estudo das fontes indicadas, discussões e acompanhamento na elaboração do
Projeto de Pesquisa. O eixo inicial será desenvolvido por meio das experiências de
pesquisa dos professores da linha, a socialização e a discussão dos pré-projetos dos mestrandos. A
partir do aprofundamento dos temas de pesquisa, reestruturação dos projetos, as questões teóricometodológicas serão abordadas com maior ênfase no eixo final, com a participação de pesquisadores, que possam contribuir com a versão final do projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação realizar-se-á durante todo o processo de ensino/aprendizagem, com ênfase na
frequência, participação e desempenho, de modo que o mestrando possa rever, complementar e
corrigir os rumos de sua proposta de pesquisa. Os professores, responsáveis pela disciplina,
organizarão as defesas do projeto para uma banca qualificada, objetivando a melhoria no projeto de pesquisa e os mestrandos, por indicação de seus orientadores, definirão os caminhos a serem adotados. O produto final do Seminário será o Projeto de Pesquisa, a ser entregue em data previamente acordada.
Horário de atendimento: 14
Bibliografia: ALVES- MAZZOTTI, A.J,; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais.
Pioneira, 1999.
ANDRÉ, M. A Jovem Pesquisa Educacional Brasileira. In. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 6,
n.19, p.11-24, set./dez. 2006.
BARRA, Valdeniza M. L. da e VALDEZ Diane. Estado da Arte da Pesquisa em História da
Educação em Goiás. In.: Revista de Educação Pública. Cuiabá (MT): v. 21, n. 45. mar-abr 2012,
p. 105-125.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos
métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. SP: Olho D’Agua, 2012, 3ª Ed.
______ ÉTICA E PESQUISA: AUTONOMIA E HETERONOMIA NA PRÁTICA
CIENTÍFICA. In.: Cadernos de Pesquisa – FCC – v. 45, n. 158, , p. 776-792, out-dez, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/11/2020
20/11/2020
Apresentação da disciplina
27/11/2020
15/01/2021
Escrita do projeto de pesquisa
22/01/2021
22/01/2021
entrega da versão final do projeto de pesquisa
29/01/2021
29/01/2021
Workshop do PPGCA - Apresentação dos Projetos
05/02/2021
05/02/2021
Encerramento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
27/01/2021 1ª Avaliação
29/01/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Normativa para o seminário II 2020-2 17/11/2020
Inicio da Atividades 13/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 17:35