Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O Seminário de Pesquisa II será desenvolvido por meio de aulas expositivas mediadas pelo<br />diálogo coletivo entre os professores e alunos, exposição de projetos, pareceres e debates das<br />propostas de projeto, estudo das fontes indicadas, discussões e acompanhamento na elaboração do<br />Projeto de Pesquisa. O eixo inicial será desenvolvido por meio das experiências de <br />pesquisa dos professores da linha, a socialização e a discussão dos pré-projetos dos mestrandos. A<br />partir do aprofundamento dos temas de pesquisa, reestruturação dos projetos, as questões teóricometodológicas serão abordadas com maior ênfase no eixo final, com a participação de pesquisadores, que possam contribuir com a versão final do projeto de pesquisa. <br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação realizar-se-á durante todo o processo de ensino/aprendizagem, com ênfase na<br />frequência, participação e desempenho, de modo que o mestrando possa rever, complementar e<br />corrigir os rumos de sua proposta de pesquisa. Os professores, responsáveis pela disciplina,<br />organizarão as defesas do projeto para uma banca qualificada, objetivando a melhoria no projeto de pesquisa e os mestrandos, por indicação de seus orientadores, definirão os caminhos a serem adotados. O produto final do Seminário será o Projeto de Pesquisa, a ser entregue em data previamente acordada. <br /> |
Horário de atendimento:
| 14 |
Bibliografia:
| ALVES- MAZZOTTI, A.J,; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais.<br />Pioneira, 1999.<br />ANDRÉ, M. A Jovem Pesquisa Educacional Brasileira. In. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 6,<br />n.19, p.11-24, set./dez. 2006.<br />BARRA, Valdeniza M. L. da e VALDEZ Diane. Estado da Arte da Pesquisa em História da<br />Educação em Goiás. In.: Revista de Educação Pública. Cuiabá (MT): v. 21, n. 45. mar-abr 2012,<br />p. 105-125.<br />BOGDAN, R. & BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos<br />métodos. Porto: Porto Editora, 1994.<br />SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. SP: Olho DAgua, 2012, 3ª Ed.<br />______ ÉTICA E PESQUISA: AUTONOMIA E HETERONOMIA NA PRÁTICA<br />CIENTÍFICA. In.: Cadernos de Pesquisa FCC v. 45, n. 158, , p. 776-792, out-dez, 2015. |