agustinho valente de figueiredo

ZOO - DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA/CCA

MPSM012 - MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (15/08/2022)

Aula iniciará dia 17/08/2022

Apresentação da disciplina (17/08/2022 - 17/08/2022)
Conceitos gerais (22/08/2022 - 22/08/2022)
Grupo de discussão sobre a nova legislação relativa a microbiologia de alimentos (24/08/2022 - 24/08/2022)

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 724, DE 1º DE JULHO DE 2022 (Publicada no DOU nº 126, de 6 de julho de 2022) Dispõe sobre os padrões microbiológicos dos alimentos e sua aplicação. http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_724_2022_.pdf/33c61081-4f32-43c2-9105-c318fa6069ce

INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 161, DE 1º DE JULHO DE 2022 (Publicada no DOU nº 126, de 6 de julho de 2022) Estabelece os padrões microbiológicos dos alimentos. http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/IN_161_2022_.pdf/b08d70cb-add6-47e3-a5d3-fa317c2d54b2

Interpretação da legislação sobre microbiologia de alimentos (24/08/2022 - 24/08/2022)
Aula prática sobre diluições e preparo de amostras (29/08/2022 - 14/09/2022)

Apresentador:

João

Leitura e interpretação dos resultados de contagem de mesófilos (31/08/2022 - 14/09/2022)
Leitura e interpretação dos resultados de fungos filamentosos e leveduriformes (05/09/2022 - 14/09/2022)

Apresntador:

João

Seminário e texto científico sobre Parâmetros intrínsecos e extrínsecos de alimentos (12/09/2022 - 14/09/2022)

Apresntador: Diego

Yoon, W. Y.; Kim, H. Beuchat, L. R.;  Ryu, J-H. Effects of temperature, pH and sodium chloride on antimicrobial activity of magnesium oxide nanoparticles against E. coli O157:H7.  J Appl Microbiol. 00:1–10, 2022. DOI: 10.1111/jam.15719 

Seminário e artigo sobre micro-organismos em alimentos (14/09/2022 - 14/09/2022)

Apresntadora

Margarete

 Allaion, J. R.; Barrionuevo, K. G.; Franco, B. D. G. M. Assessing the Microbiological Safety Parameters of Minas Artisanal Cheese Samples in Retail Environments in São Paulo, Brazil. Appl. Sci.  v. 11, p. 9331, 2021.

https://doi.org/10.3390/app11199331 

Seminário e artigo sobre alterações microbiológicas de produtos de origem animal (19/09/2022 - 19/09/2022)

Apresentadora: Kaline

Dumen, E.;  Ekici, G.; Ergin, S.; Bayrakal, G. M. Presence of Foodborne Pathogens in Seafood and Risk Ranking for Pathogens. FOODBORNE PATHOGENS AND DISEASE, v. xx, n. xx, p. 1-6, 2020. 

doi: 10.1089/fpd.2019.2753 

Seminário e artigo sobre alterações microbiológicas de produtos de origem vegetal (21/09/2022 - 21/09/2022)

Apresentadora Carlyanne

 Cybulska, J.;  Drobek, M.; Panek, J.; Cruz-Rubio,  J. M.;  Kurzyna-Szklarek, M.; Zdunek, A.; Frąc,  M. Changes of pectin structure and microbial community composition in strawberry fruit (Fragaria × ananassa Duch.) during cold storage. Food Chemistry, v. 381, p.  132151, 2022.  https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.132151 

Leitura do texto (26/09/2022 - 26/09/2022)

Valdivia-Wall, M. C.; Pinelo-Chumbe,  E.; CARREAZO, S.Y, N.  Meningitis por Listeria monocytogenes en niñas inmunocompetentes: queso no pasteurizado como probable causa de infección. Rev Chilena Infectol, v. 32, n. 4, p. 464-466, 2015.

https://www.scielo.cl/pdf/rci/v32n4/art16.pdf 

Seminário e artigo sobre aplicação tecnológica pela utilização de micro-organismos (28/09/2022 - 28/09/2022)

Narisetty, V.; Castro, E.; Durgapal, E.; Coulon, F.; Jacob, S.; Kumar, D.; Awasthi, M. K.;  Pant, K. K.; P.; Kumar, B. V. High level xylitol production by Pichia fermentans using non-detoxified xylose-rich sugarcane bagasse and olive pits hydrolysates. Bioresource Technology, v. 342. p. 126005, 2021. 

https://doi.org/10.1016/j.biortech.2021.126005 

Não Haverá Aula alunos participarão do processo eleitoral (03/10/2022)
Reposição da aula do dia 3 de outubro Plano de amostragem (05/10/2022 - 05/10/2022)

Aula Extra.

Apresentador: João

- MBE/SAUDE INFORMADA POR EVIDENCIA (02/11/2020 - 02/11/2020)
   plano de aula 
  grupo 01 
  grupo 2 
  SLIDE 
  Grupo 03 
- Apresentação da disciplina. - Entrega do material (Plano da disciplina ,artigos para leitura) - Tipos de Estudos - Como elaborar um Ensaio Clínico Controlado Randomizado. - Identificar os pontos críticos de um ensaio clínico (03/11/2020 - 03/11/2020)
- Identificar os pontos críticos de um ensaio clínico (04/11/2020 - 04/11/2020)
  SLIDE 
Evidências científicas Projeto EVIPNET (05/11/2020 - 05/11/2020)
  GRADE 
Evidências científicas Projeto EVIPNET (06/11/2020 - 06/11/2020)
- Como elaborar uma Revisão Sistemática - Identificar os pontos críticos de uma Revisão Sistemática (09/11/2020 - 09/11/2020)
- Como elaborar uma Revisão Sistemática - Identificar os pontos críticos de uma Revisão Sistemática (10/11/2020 - 10/11/2020)
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos (11/11/2020 - 11/11/2020)
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos (12/11/2020 - 12/11/2020)
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos (13/11/2020 - 13/11/2020)
Apresentação da síntese (16/11/2020 - 16/11/2020)
Apresentação da síntese (17/11/2020 - 17/11/2020)
Apresentação da síntese (18/11/2020 - 18/11/2020)
Apresentação da síntese (19/11/2020 - 19/11/2020)
Apresentação da síntese (20/11/2020 - 20/11/2020)
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 30/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 07/12/2020 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula NOV Total
03 04 05 06 09 10 11 12 13 16 17 18 19 20
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
2 2020100**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 8,0 9,3 8.7 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 6,5 7,8 7.2 0 AM
7 2020100**** 10,0 9,9 10.0 0 AM
8 2020100**** 7,0 8,5 7.8 0 AM
9 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020100**** 7,0 8,5 7.8 0 AM
11 2020100**** 7,0 8,0 7.5 0 AM
12 2020100**** 8,0 9,0 8.5 0 AM
13 2019100**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
14 2020100**** 8,0 8,7 8.4 0 AM
15 2020100**** 9,0 9,5 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Nesta disciplina o aluno será estimulado a fazer perguntas clínicas que possam ser respondidas e a encontrar a melhor evidência atual nas pesquisas clínicas em saúde. O curso destina-se tem como meta familiarizar o aluno com os conceitos em medicina baseada em evidências, revisões sistemáticas e metanálise. Ao final o aluno deverá estar capacitado o entendimentos dos fundamentos mais importantes na elaboração de revisões sistmáticas e sua importância como nível de evidência para decisões clínicas. O aluno tem contato com os passos da elaboração de uma revisões e estratégias para reunir informações relevantes sobre um tema científico. Aprende os passos essenciais na formulação de uma questão clínica, a busca de evidências para responder essa questão, avaliação da validade e relevância da evidência, além da integração evidência X, experiência clínica X, característica do paciente. O aluno recebe treinamento por docente capacitado na busca sistemática da literatura e estratégias de busca, assiste demonstrações em tempo rela de buscas em bases de dados em bibliotecas virtuais (BIREME, PUBMED). O aluno compartilha as experiências e dificuldades vivenciadas ao longo da elaboração de uma revisão integrada ao desenvolvimento de uma tema. A disciplina consta de alunas teóricas, fornecimento de literatura complementar, atividades teórico-práticas, busca bibliográfica em tempo real, atualização sobre tema obstétrico cujo foco central seja intervenções baseadas em revisões sistemáticas. Espera-se que estas evidências associadas à habilidade clínica irão assegurar a melhor tomada de decisões para o usuário do Sistema de Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula A nota final compreenderá de frequência, participação e entrega da planilha da síntese de evidencias. Serão aulas remotas
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula A nota final compreenderá de frequência, participação e entrega da planilha da síntese de evidencias. <br /><br /> Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter freqüência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. <br />
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Numeração progressiva das seções de um documento: NBR 6024. Rio de Janeiro:<br />ABNT, 2003.<br />CANZONIERI, Ana Maria. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.<br />MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010<br />OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, Monografias, <br />DEMO, PEDRO. Pesquisa qualitativa:busca do equilíbrio e forma de conteúdo . Ver Latino am enfermagem,. Ribeirão preto v.6 n2 p 89-104 abril , 1998 .<br />Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira,1997.Página 5/60 - 14/09/2012 20:58:14<br />PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 2.ed. São Paulo:Edusp,1999.<br />POPPER, Karl S. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1975.<br />RAMON Y CAJAL, Santiago. Regras e conselhos sobre a investigação científica. 3.ed. São Paulo:<br />RAMOS, José Maria Rodrigues. Lionel Robbins: contribuição para a metodologia da economia. São Paulo: Edusp, 1993.<br />RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.<br />RUDIO, V. V. Introdução a projetos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1980.<br />SÁ, Elisabeth Shneider de. (org.). Manual de normalização de trabalhos técnicos, científicos e culturais. 4.ed. Petrópolis/RJ, 1994.<br />SELLTIZ, Claire e outros. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.<br />Página 7<br />SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho científico-didático na universidade. 5.ed. São Paulo:Cortez& Moraes, 1980.<br />TACHIZAWA, Takeshy, MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: FGV, 1998.<br />THIOLLENT, Michel. Crítica Metodológica, investigação social e enquete operária. 5.ed. São Paulo, Polis, 1987.<br />THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.<br />TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.<br />TRUJILLO, F. Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.<br />VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.<br />VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Editora da UnB/Paralelo 15, 1999.<br />WATANABE, Lygia Araujo. Platão, por mitos e hipóteses: um convite à leitura dos diálogos. São Paulo: Moderna, 1996.<br />TURATO, E. R. Métodos quantitativos e qualitativos na área de saúde: 4 definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública. São Paulo. v.39, n. 03, p. 507-14, 2005.<br />TURATO, E. R. Tratado de pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.<br />RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.<br />SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/11/2020
02/11/2020
- MBE/SAUDE INFORMADA POR EVIDENCIA
03/11/2020
03/11/2020
- Apresentação da disciplina. - Entrega do material (Plano da disciplina ,artigos para leitura) - Tipos de Estudos - Como elaborar um Ensaio Clínico Controlado Randomizado. - Identificar os pontos críticos de um ensaio clínico
04/11/2020
04/11/2020
- Identificar os pontos críticos de um ensaio clínico
05/11/2020
05/11/2020
Evidências científicas Projeto EVIPNET
06/11/2020
06/11/2020
Evidências científicas Projeto EVIPNET
09/11/2020
09/11/2020
- Como elaborar uma Revisão Sistemática - Identificar os pontos críticos de uma Revisão Sistemática
10/11/2020
10/11/2020
- Como elaborar uma Revisão Sistemática - Identificar os pontos críticos de uma Revisão Sistemática
11/11/2020
11/11/2020
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos
12/11/2020
12/11/2020
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos
13/11/2020
13/11/2020
- Desenvolver estratégias de buscas. - Realizar cadastro em base de dados. - Reyann. - Aplicar as ferramentas para Mapa de evidencias. - Análises e discussão de artigos científicos
16/11/2020
16/11/2020
Apresentação da síntese
17/11/2020
17/11/2020
Apresentação da síntese
18/11/2020
18/11/2020
Apresentação da síntese
19/11/2020
19/11/2020
Apresentação da síntese
20/11/2020
20/11/2020
Apresentação da síntese
Avaliações
Data Descrição
26/11/2020 1ª Avaliação
27/11/2020 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
links importantes 01/12/2020
certificado 30/11/2020

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