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MPSF001 - ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
O cuidado na Estratégia Saúde da Família. Cuidado integral e modos de ser do humano: dimensões para a construcão da clínica ampliada na ESF. A APS nas redes de atencao a saude: atributos e i (03/12/2020 - 03/12/2020)
O cuidado na Estrate?gia Sau?de da Família. Cuidado integral e modos de ser do humano: dimenso?es para a construc?a?o da cli?nica ampliada na ESF. A APS nas redes de atenc?a?o a? sau?de: atributos e interlocuc?a?o com a gesta?o do cuidado.
Dimensoes da Gestao do Cuidado na APS em sua articulacao com as Redes de Atencao a Saude (04/12/2020 - 04/12/2020)
Dimenso?es da Gesta?o do Cuidado na APS em sua articulac?a?o com as Redes de Atenc?a?o a? Sau?de
Prática na comunidade (04/12/2020 - 17/12/2020)
Prática na comunidade
Prática na comunidade (05/12/2020 - 05/12/2020)
Prática na comunidade
Prática na comunidade (10/12/2020 - 10/12/2020)
Prática na comunidade
Prática na comunidade (11/12/2020 - 11/12/2020)
Prática na comunidade
Desafios da gestao do cuidado no contexto atual da PNAB e do Previne Brasil (17/12/2020 - 17/12/2020)
Desafios da gesta?o do cuidado no contexto atual da PNAB e do Previne Brasil
Regionalizacao da saude e as redes de atenção. Acesso e regulacao na gestao do cuidado nas redes de atencao a saude. Covid-19. experiencias da APS com enfase na gestao do cuidado. (18/12/2020 - 18/12/2020)
Regionalizac?a?o da sau?de e as redes de atenção. Acesso e regulac?a?o na gesta?o do cuidado nas redes de atenc?a?o a? sau?de. Covid-19 ? experie?ncias da APS com e?nfase na gesta?o do cuidado.
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ Total
03 04 05 10 11 12 17 18
1 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020101**** 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
2 2020101**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
3 2020101**** 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
4 2020101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
6 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
7 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
8 2020101**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
9 2020101**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
10 2020101**** 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
11 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
12 2020101**** 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
13 2020101**** 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
14 2020101**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
15 2020101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território e no Brasil. Características do processo saúde-doença no contexto comunitário. Diagnóstico local de saúde. Planos de cuidados para os ciclos de vida na concepção da clínica ampliada. Participação do indivíduo e da família na definição do plano de cuidado. Integração das ações programáticas às necessidades de cuidado dos indivíduos. Integralidade e trabalho em equipe multiprofissional.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Consoante o currículo do MPSF, em que a Aprendizagem Baseada em Problemas é adotada como método de ensino-aprendizagem, nos momentos síncronos em ambiente remoto serão utilizadas as seguintes estratégias educacionais: Tempestade de Ideias, Grupo Tutorial, Exposição Dialogada, Roda de Conversa e Webinário. Nos momentos assíncronos, serão adotadas as seguintes estratégias educacionais: Estudo Dirigido, Fórum, Videoaula e Prática na Comunidade. Considerando-se o cenário da pandemia de COVID-19, tais estratégias educacionais serão operacionalizadas em ambiente remoto, mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O sistema de avaliação do mestrando está de acordo com o proposto para o curso de mestrado apresentado no Caderno do Curso. Ao finalizar as atividades educacionais, o discente será avaliado em duas dimensões:
1a. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para o módulo.
2a. Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas.
Para este Módulo definiu-se para a avaliação as Estratégias Educacionais a seguir apresentadas com respectivos produtos:
● Grupo Tutorial - Planilha de acompanhamento do facilitador (anexo A) e relatório síntese do GT – 2,0 pontos
● Prática na comunidade – Apresentação da prática (Apresentação dos vídeos na plataforma AVA) - Roteiro de observação do professor (anexo B) - 2,0 pontos
● Prática na comunidade - Relatório individual (Plano de Cuidado Integral) (anexo C) - 2,0 pontos
● Auto avaliação (anexo D) – 1,0 ponto
● Participação e assiduidade – 2,0 pontos (0,25 por turno – somente a presença não garante a pontuação por turno, mas também será avaliado o envolvimento e participação).
● Fórum: Regionalização do SUS e as redes de atenção à saúde (anexo E) - 1,0 ponto
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA, Patty Fidelis de; GIOVANELLA, Lígia; MENDONCA, Maria Helena Magalhães de and ESCOREL, Sarah. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.2, pp. 286-298.
AYRES, José Ricardo C.M. Cuidado: trabalho e interação nas práticas de saúde. Rio de Janeiro: CEPESC; UERJ/IMS; ABRASCO, 2009.
AYRES, José Ricardo C.M. O cuidado e os modos de ser (do) humano e as práticas em Saúde. Rev. Saúde e Sociedade 3 (3): 16-29; 2004
__________. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu. 2004; 8(14): 73-91.
__________. Uma Concepção Hermenêutica de Saúde. Physis: Rev. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 2007:17(1):43-62.
BLASCO, Pablo González et al. Cinema para o Estudante de Medicina: um Recurso Afetivo/Efetivo na Educação Humanística. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v .29, no 2, maio/ago. 2005
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64 p.: il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)
Bousquat A, Giovanella L, Campos SEM, Almeida PF, Martins CL, Mota PHS, et al. Atenção primária à saúde e coordenação do cuidado nas regiões de saúde: perspectiva de gestores e usuários. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2017; 22(4):1141-54. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n4/en_1413- 8123-csc-22-04-1141.pdf
CAMPOS, G. W. S.; GUERRERO, A. V. P. (organizadores). Manual de Práticas de Atenção Básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Hucitec, 2008.
CAMPOS, G. W. S; AMARAL, M. A. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciênc Saúde Coletiva. 2007; 12(4):849-59.
CAMPOS, G.W.S. Clínica e Saúde Coletiva compartilhadas: teoria Paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. In: MINAYO, C, et al. (organizadores). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2006. p.53- 92.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 2006.
CECÍLIO, Luiz Carlos de O. A morte de Ivan Ilicht, de León Tolstói: elementos para se pensar as múltiplas dimensões da gestão do cuidado. In: Interface – Comunicação, Saúde, Educação. V13, supI, 2009.p. 545-555.
CECÍLIO, Luiz Carlos de O. Apontamentos teórico-conceituais sobre processos avaliativos considerando as múltiplas dimensões da gestão do cuidado em saúde. In: Interface – Comunicação, Saúde, Educação. 2011, V15 n.37, p.589- 99.
CUNHA, Gustavo Tenório. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo. Hucitec, 2005.
FRANCO, C. M.; FRANCO, T. B. Linhas do cuidado integral: uma proposta de organização da rede de saúde. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense (UFF), 2000.
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MACHADO, M. F. A. S.; et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS – uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, 2007.
MALTA, D. C.; MERHY, E. E. O percurso da linha do cuidado sob a perspectiva das doenças crônicas não transmissíveis. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.14, n.34, jul./set. 2010.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, 2009.
NOGUEIRA DA SILVA Geórgia Sibele. Projeto de Extensão, Cine conversa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Psicologia, 2012.
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OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos; PEREIRA, Iara Cristina. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 66, n. spe, p. 158-164, 2013. disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 71672013000700020.
PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (organizadores). Os sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS: ABRASCO, 2006.
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SÃO PAULO (SP). Secretaria da saúde. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual de orientação da implantação da linha de cuidado da gestante e da puérpera. São Paulo: SEA/SP, 2010.
STOKES, J; PANAGIOTI, M; ALAM, R, CHECKLAND, K, CHERAGHI-SOHI,S, BOWER P. Effectiveness of case management for 'At Risk' patients in primary care: a systematic review and meta-analysis. PLoS ONE 10(7): e0132340. doi:10.1371/journal.pone.0132340. Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0132340
VERGES, L.. Ensemble de programmes permettant l’analyse des évocations. Aix en Provence: Mannuel d’utilylsateur; 1999.
WINPENNY, E.M; MIANI, E; PITCHFORTH, E; KING, S; ROLAND, M. Improving the effectiveness and efficiency of outpatient services: a scoping review of interventions at the primary–secondary care interface. Journal of Health Services Research &
Policy 2017, vol. 22(1) 53–64. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5482389/
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/12/2020
03/12/2020
O cuidado na Estratégia Saúde da Família. Cuidado integral e modos de ser do humano: dimensões para a construcão da clínica ampliada na ESF. A APS nas redes de atencao a saude: atributos e i
04/12/2020
17/12/2020
Prática na comunidade
04/12/2020
04/12/2020
Dimensoes da Gestao do Cuidado na APS em sua articulacao com as Redes de Atencao a Saude
05/12/2020
05/12/2020
Prática na comunidade
10/12/2020
10/12/2020
Prática na comunidade
11/12/2020
11/12/2020
Prática na comunidade
17/12/2020
17/12/2020
Desafios da gestao do cuidado no contexto atual da PNAB e do Previne Brasil
18/12/2020
18/12/2020
Regionalizacao da saude e as redes de atenção. Acesso e regulacao na gestao do cuidado nas redes de atencao a saude. Covid-19. experiencias da APS com enfase na gestao do cuidado.
Avaliações
Data Descrição
04/12/2020 1ª Avaliação
17/12/2020 2ª Avaliação
18/12/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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