Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas (excepcionalmente devido a pandemia de SARS-CoV-2, as aulas serão ministradas de forma remota) com utilização de recursos visuais, aberta a questionamentos e discussões, bem como fornecimento de material base para revisão (meio digital) e resolução de Estudos Dirigidos e Grupos de Discussão. Exposição de vídeos e filmes, para melhor fixação do conteúdo, com abordagem correlacionada à temática da disciplina. Uso de resenhas e estudo de textos e pesquisas em bibliotecas e na internet. Demonstração teórico-prática (remotamente) do conteúdo abordado. A metodologia do curso privilegia a leitura e tem como pressuposto básico a apropriação crítica dos conteúdos. Por isso, torna-se indispensável ao aluno a posse e a leitura cuidadosa de todos os textos básicos e complementares da disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e em grupo observando aspectos qualitativos e quantitativos, como a participação nas atividades propostas, observando sua responsabilidade, criticidade, interesse, qualidade dos trabalhos produzidos. O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF. A média final, por disciplina, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente ou Concomitante, será obtida considerando somatório das notas das avaliações da aprendizagem dividido pelo número de avaliações. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá recuperação, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá recuperação. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis) e frequência maior ou igual a 75% da carga horária da disciplina. A avaliação ocorrerá por meio de atividades individuais e em grupo, realizadas remotamente, e posteriores atividades presenciais. A média final será obtida pela média das notas das atividades realizadas.
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Horário de atendimento:
| 17:00-19:00 |
Bibliografia:
| ATKINSON, M. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1989. CAMPADELLI, M. C. et al. Processo de Enfermagem na prática. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. DU GAS, B. W. Enfermagem prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1988. TIMBY, B. K. Conceitos e habilidades fundamentais de Enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRADO, M. L. E; GELBGKE, F. L. Fundamentos de Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2016.
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