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CTT/UFPI135 - PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO, RURALIDADES E CIDADANIA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplinas; Elementos definidores do processo de investigação científica (29/01/2021 - 29/01/2021)
   ORGANIZAÇÃO DAS NOTAS DA DISICPLINA 
  MODELO DE FICHA DE LEITURA 
MODELO DE FICHA DE LEITURA - - Devem constar no mínimo 10 referências de livros e/ou dissertações, teses, revistas eletrônicas, ou outros documentos relacionados a temática da sua pesquisa, conforme a NBR 6023 (ABNT, 2018).
  ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PEQUISA 
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PEQUISA Apresentação no dia 30/01/2021- a partir das 08:00
  NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DO TCC 
NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DO TCC
  Slides- CAMINHOS E DIRETRIZES DA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 
Slides- CAMINHOS E DIRETRIZES DA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - Prof. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana.
   Vídeo da aula 29/01/2021 - parte 01(tarde) (Link Externo)

Vídeo da aula 29/01/2021 - parte 01(tarde) 

 
 
   Vídeo da aula 29/01/2021 - parte 02 (noite) (Link Externo)

Vídeo da aula 29/01/2021 - parte 02 (noite).

 

 
 
Apresentação dos projetos; Principais procedimentos e técnicas de pesquisa Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa (30/01/2021 - 30/01/2021)
    
Inicia em 29/01/2021 às 20h 0 e finaliza em 10/06/2021 às 23h 59
    
Inicia em 31/01/2021 às 12h 0 e finaliza em 10/06/2021 às 23h 59
    
Inicia em 31/01/2021 às 12h 0 e finaliza em 10/06/2021 às 23h 59
    
Inicia em 31/01/2021 às 12h 0 e finaliza em 10/06/2021 às 23h 59
   Vídeo 3 - dia 30/01/2021- Apresentações dos projetos (manhã e tarde) (Link Externo)

Vídeo 3 - dia 30/01/2021- Apresentações dos projetos (manhã e tarde)

Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa (12/03/2021 - 12/03/2021)
Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa (13/03/2021 - 13/03/2021)
Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa
Frequências da Turma
# Matrícula JAN MAR Total
29 30 12 13
1 2019200**** 0 0 7 0 7
2 2019200**** 8 8 8 6 30
3 2019200**** 0 0 0 0 0
4 2019200**** 0 7 0 0 7
5 2019200**** 0 0 0 0 0
6 2019200**** 0 0 7 0 7
7 2019200**** 8 8 8 6 30
8 2019200**** 8 8 8 6 30
9 2019200**** 0 0 7 0 7
10 2019200**** 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 0 0
12 2019200**** 0 7 0 0 7
13 2019200**** 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 7 0 7
15 2019200**** 0 0 0 0 0
16 2019200**** 8 8 8 6 30
17 2019200**** 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 0 0
19 2019200**** 0 0 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0 0 0
21 2019200**** 0 7 0 0 7
22 2019200**** 0 0 8 6 14
23 2019200**** 0 0 7 0 7
24 2019200**** 0 0 0 0 0
25 2019200**** 0 0 0 0 0
26 2019200**** 0 7 0 0 7
27 2019200**** 8 8 8 6 30
28 2019200**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 5,9 9,5 7.7 7 AM
2 2019200**** 4,0 10,0 7.0 7 AM
3 2019200**** 4,7 8,7 6.7 0 AM
4 2019200**** 8,8 9,0 8.9 7 AM
5 2019200**** 8,0 9,8 8.9 7 AM
6 2019200**** 5,1 9,2 7.2 0 AM
7 2019200**** 10,0 9,8 9.9 0 AM
8 2019200**** 2,6 9,3 6.0 7 AM
9 2019200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2019200**** 8,3 9,8 9.1 0 AM
11 2019200**** 9,5 8,0 8.8 0 AM
12 2019200**** 3,0 9,0 6.0 7 AM
13 2019200**** 7,9 8,5 8.2 0 AM
14 2019200**** 2,5 9,5 6.0 0 AM
15 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
17 2019200**** 1,0 0,0 0.5 14 RF
18 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
19 2019200**** 2,0 10,0 6.0 7 AM
20 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
21 2019200**** 4,1 8,8 6.5 7 AM
22 2019200**** 0,9 0,0 0.5 30 RF
23 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
24 2019200**** 7,3 9,3 8.3 0 AM
25 2019200**** 6,0 9,4 7.7 0 AM
26 2019200**** 8,8 9,4 9.1 7 AM
27 2019200**** 5,0 9,7 7.4 0 AM
28 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa educacional. Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa. Compreensão das ruralidades. Cidadania no Brasil. Ética em pesquisa. Relações entre cidadania, justiça e violência, educação e cidadania, preconceito e discriminação, entre outros.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.
- Debates.
- Seminários.
- Produção de relatórios e fichas de leitura
- Produção de artigo cientifico.
- Apresentação do Roteiro de apresentação do projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.

Atenção:

Plágio é Crime, com Penalidade Prevista em Lei. Segundo o Código Penal, Artigo N. 184, A Pena Está Prevista com Regime de Reclusão que Pode Variar de 03 Meses A 01 Ano, Ou Pagamento De Multa.

Segundo O Regimento Geral da UFPI, Art. 171. Estas são algumas das penalidades previstas para o corpo discente:

1. Advertência.
2. Suspensão Até 15 Dias.
3. Suspensão por período superior de 15 dias até 60 dias.
4. Desligamento.

ORGANIZAÇÃO DAS NOTAS

1ª NOTA: Roteiro de apresentação do projeto de pesquisa; Relatórios das de lives e dos Relatório dos vídeos sobre o Comitê de Ética; Fichas de leituras.

1.1 Atividade Roteiro de apresentação do projeto de pesquisa: 1,0 pt.

1.2. Relatório das 07 lives do Curso de extensão Caminhos e Diretrizes de Normalização de trabalhos Acadêmicos (mínimo 10 linhas digitadas na fonte arial 12; espaçamento 1,5; margens direita, esquerda, superior e inferior: 2): 3,0 pts:

17/07 – Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI]
TEMA: Metodologia e atitude científica
Live: https://youtu.be/PERK0TA7ekQ

24/07 – Profa. Dra. Sammya Vanessa Vieira Chaves [IFPI]
TEMA: Estrutura de Trabalhos Acadêmicos: uso da NBR 14724/2011
Live: https://youtu.be/BdE47FZpoqw

31/07 – Prof. Me. Wesley Pinto Carneiro [UFPI]
TEMA: Artigos Científicos
Live: https://youtu.be/yyDbTSf2Kc4

14/08 – Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello [UFPI] e Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana [UFPI]
Live 1: Metodologias e instrumentos de pesquisa científica: pesquisa qualitativa em Geografia
Live 2: Normas da ABNT para citações e referências.
Live: https://youtu.be/4ZvUtyBSdbo

04/09 – Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela [UFPI]
TEMA: Metodologias e Instrumentos de pesquisa científica.
Live: https://youtu.be/OaXBRNfAirA

11/09/2020 – Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI]
TEMA: Projeto de pesquisa e produção do conhecimento.
Live: https://youtu.be/9U8XdzRvK0A


1.3 Relatório dos vídeos 1 e 2 sobre Comitê de Ética (Plataforma Brasil e II SEMINÁRIO DE ÉTICA EM PESQUISA - (mínimo 10 linhas digitadas na fonte arial 12; espaçamento 1,5; margens direita, esquerda, superior e inferior: 2) 1,0pt.

Vídeo 1 - Cadastro Instituição - Plataforma Brasil

https://youtu.be/Nq09S0U5M9g

Vídeo 2 - II Seminário de Ética em Pesquisa
Mesa 02 - Tema: Plataforma Brasil.
Mesa 03 - Tema: Definições de termos e documentos necessários para formalização do protocolo de pesquisa para análise ética.

https://www.youtube.com/watch?v=ZJqGhSTIX7s&feature=youtu.be

1.4: Fichas de leituras relacionadas a temática da pesquisa (10 fichas): 5,0pts.

- Devem constar no mínimo 10 referências de livros e/ou dissertações, teses, revistas eletrônicas, ou outros documentos relacionados a temática da sua pesquisa, conforme a NBR 6023 (ABNT, 2018).

- Observação: Verificar modelo no SIGAA

2ª NOTA: Artigo Científico e Seminários

2.1. Artigo científico (12 a 20 páginas): deverá contemplar as discussões sobre a introdução, os métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa (metodologia da sua pesquisa), a revisão de literatura relacionada a temática da pesquisa, devendo ser baseado, principalmente, nas fichas de leitura já produzidas, os resultados e discussão, conclusão e referências: 5,0 pts.

2.2 Apresentação dos Seminários: 5,0 pts.
Horário de atendimento: 8-12h; 14 - 18h; 18-22h.
Bibliografia: BÁSICA:

ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária e Salamandra; São Paulo: EDUSP, 1981.
BENEVIDES, Maria Victória de Mesquita. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Ática, 1991.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil, o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DAGNINO, Evelina (org.) Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1949.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa – uma introdução – Elementos para uma Análise Metodológica. SP: EDUC, 1998.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
PANDOLFI, Dulce Chaves. Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus Editorial, 1994. SANCHEZ
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: A política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
SCHUMACHER, Aluísio de Almeida. (org.). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação: Ética e Cidadania. 3. ed., São Paulo: Unesp: Pró-Reitoria de Graduação, 2004. (Coleção Cadernos de Pedagogia).
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VASQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
ZALUAR, Alba. Da revolta ao crime. São Paulo: Moderna, 1996.

COMPLEMENTAR

ARAÚJO, Raimundo Dutra de; ARAUJO, Francisco Antonio Machado. Processos metodológicos na pesquisa em educação: dispositivos de produção e análise de dados em movimento. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020.
BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (org.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.
BIANCHESSI, Cleber. Paulo Freire 100 anos: presente! 1.ed. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.
BRÍCIO, Vilma Nonato de [et al.] (org.). Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores. Abaetetuba: Editor Abaete, 2020.
FAVARETO, Arilson. A Educação nos marcos das transformações do rural contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1137-1163, out./dez., 2014.
GARCIA, Renata Monteiro; SILVA, Marluce Pereira da (org.). EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018.
IVANICSKA, Rebeca Freitas; ROCHA, Bruna Beatriz da; SILVA, Márcio José Rodrigues da. Processos formativos e saberes interdisciplinares: práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
LACERDA, Léia Teixeira; CATANANTE, Bartolina Ramalho; Cristiane Pereira Lima (Orgs.) Diálogos sobre identidade étnico-racial, gênero e sexualidade: caminhos para a transformação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
MARAFON, Glaucio José [et al.]. Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico- conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MELO, Ana Valéria de Carvalho Melo; ARAÚJO, Hilda Mara Lopes; GUEDES, Neide Cavalcante. Educação, Política e Diversidade. Teresina: EDUFPI, 2020.
MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. Inquietações e proposituras na formação docente. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
MOSER, Ana Cláudia. Educação e diversidade. [S.l.]: UNIASSELVI, 2017.
MOURA, Maria Aparecida (org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis/ - Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012.
PRIORI, Angelo; FELIPE, Delton Aparecido; PEREIRA, Márcio José (org.). Conversas sobre direitos humanos e práticas educativas no espaço escolar. Maringá, PR: Edições Diálogos, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAYMUNDO, Giseli Valezi. Direitos humanos e educação: uma relação indissociável. Curitiba: Bagai. 2020.
REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA; Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio (org.). Diversidade e o campo da educação – diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, 2017.
SILVA, Flávia Damacena Sousa: FERREIRA, Marilda de Lima Oliveira; LEMES, Núbia Cristina dos Santos; SILVA, Paula Junqueira da (org.). Educação e democracia: dilemas e perspectivas. Goiânia: Kelps, 2020.
SILVA, Silvio José Albuquerque e. Combate ao racismo. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (org.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: Teoria e Prática, 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/01/2021
29/01/2021
Apresentação da disciplinas; Elementos definidores do processo de investigação científica
30/01/2021
30/01/2021
Apresentação dos projetos; Principais procedimentos e técnicas de pesquisa Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa
12/03/2021
12/03/2021
Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa
13/03/2021
13/03/2021
Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa
Avaliações
Data Descrição
30/01/2021 1ª Avaliação
13/03/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Drive com livros diversos para ajudar na produção dos TCCs
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link do Google meet que será usado na aula do dia 30/01/2021 - a partir das 08:00. 29/01/2021
Link do Google meet que será usado na aula do dia 29/01/2021 - a partir das 14:00. 29/01/2021

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