Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O trabalho pedagógico a ser concretizado na disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II, considerará a dialogicidade, a contextualização e as vivências teórico-práticas como características essenciais do processo ensino e de aprendizagem. Nosso propósito é desenvolver uma prática crítico-reflexiva, mediante atividades individual ou coletiva, dentre outras: leituras e discussão de diferentes textos, seminários sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Dissertação, produção textual (escrita da dissertação/Produto Educacional, artigo científico, resenha etc.), atividades de discussão e reflexão sobre o processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física; sistematização, organização e elaboração do Produto Educacional, aulas expositivas e dialogadas para sistematização de conhecimentos e análise de dissertações do MNPEF já defendidas e publicadas em repositórios institucionais.<br /> Dessa forma, a disciplina será, portanto, desenvolvida atendendo os procedimentos discriminados neste plano e no cronograma compreendendo: aulas expositivas e dialogadas, debates e seminários (síncronas); Fórum (FÓRUM TIRA-DÚVIDAS) - Discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II. Na plataforma SIGAA, o acesso ao Fórum, poderá ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos(as) alunos(as) deverá ser realizada no período de vigência do Fórum e isso deve ser informado preliminarmente à turma pelo professor responsável pela disciplina. O professor deverá manter o Fórum atualizado, ou seja, respondendo às postagens dos(as) alunos(as). Esse Fórum também será usado para o envio das atividades propostas pelo professor da disciplina;<br /> Sob a orientação do professor, os discentes deverão elaborar Planos de Trabalhos para a realização dos seminários on-lines, os quais deverão ser postados no Fórum Tira-Dúvidas um dia antes da apresentação do seminário e, ainda, utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), conforme a necessidade.<br /> A metodologia de ensino da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II reunirá atividades e avaliações remotas (síncronas e assíncronas), além da disponibilização de recursos adicionais de interação, a exemplo dos textos, livros, slides e webconferências.<br /> Através da ferramenta Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio da UFPI, disponível para vários dispositivos (computadores, smartphones, tablets e outros), os alunos e professor interagirão entre si e, dessa forma, construirão no coletivo os caminhos da formação profissional acerca da disciplina em tela. Dentro da plataforma, o aluno receberá atividades e materiais de apoio, além de acompanhar datas e informações do Cronograma da Disciplina, bem como participará de fóruns, realizará atividades em turma virtual criada para a disciplina e, assim, solucionará dúvidas com o professor e seus pares.<br /><br /><br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento;<br /> Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de atividades síncronas ou assíncronas (fóruns de discussão, seminários, elaboração da Dissertação/Produto Educacional, com exceção da seção da análise e discussão dos resultados, apresentação individual da Dissertação/Produto Educacional, porém, não serão obrigatórias para essa disciplina as seções das análises e das considerações finais, análise de dissertações do MNPEF etc.); <br /> A nota será dada em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final. Neste caso, será considerado aprovado por Exame Final (EF) se obtiver média aritmética [(Média das Notas + Nota do Exame Final)/2] igual ou superior a 6,0 (≥ 6,0).<br /> |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| <br />ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. <br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação referências elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.<br /><br />BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.<br /><br />BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.<br /><br />CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2014. <br /><br />COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.<br /><br />DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011. <br /><br />FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).<br /><br />FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.<br /><br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.<br /><br />GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.<br /><br />INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021. <br /><br />LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.<br /><br />LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 2018.<br /><br />MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017. <br /><br />MEKESENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002. <br /><br />MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.<br /><br />MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: 2006. <br /><br />NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015. <br /><br />OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.<br /><br />POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.<br /><br />RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.<br /> |