-

MNPEF-UFPI021 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de disciplina, leitura e discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica (02/05/2023 - 02/05/2023)
Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
Estudo de texto sobre: Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência: Estado da questão . Discussão da temática estudada. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência: Estado da questão
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
Roda de conversa abordando: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas (30/05/2023 - 30/05/2023)
- Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas
Discussão abordando: Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação; - Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação; - Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade.
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação (13/06/2023 - 13/06/2023)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
Roda de conversa, tematizando: Apresentação de questões metodológicas e éticas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa - Cadastro d (20/06/2023 - 20/06/2023)
Apresentação de questões metodológicas e éticas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa - Cadastro dos projetos no comitê gestor
atividades referentes a tese (26/08/2021 - 16/12/2021)
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA COM COMENTÁRIOS (19/03/2021 - 19/03/2021)

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA COM COMENTÁRIOS; LEITURA E DISCUSSÃO NO COLETIVO DO TEXTO PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (LEODORO; BALKINS, 2010)

 

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011 (26/03/2021 - 26/03/2021)

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES (09/04/2021 - 09/04/2021)

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES

WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018 (23/04/2021 - 23/04/2021)
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018 (REFERÊNCIAS)
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIOs SOBRE A ABNT NBR 6028:2003; NBR 6027:2012; IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular (30/04/2021 - 30/04/2021)

 

WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIOs SOBRE A ABNT NBR 6028:2003; NBR 6027:2012; IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular

Orientações sobre a elaboração da dissertação (07/05/2021 - 07/05/2021)

Orientações sobre a elaboração da dissertação

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO (14/05/2021 - 14/05/2021)

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO (21/05/2021 - 21/05/2021)

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (28/05/2021 - 28/05/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (04/06/2021 - 04/06/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (04/06/2021 - 04/06/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (11/06/2021 - 11/06/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

ANÀLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (18/06/2021 - 18/06/2021)

ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - MNPEF (NO COLETIVO)

ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (25/06/2021 - 25/06/2021)

ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - MNPEF (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA (02/07/2021 - 02/07/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA (09/07/2021 - 09/07/2021)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA;

ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
8 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
12 2020100**** 10,0 9,5 9.8 2 AM
13 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
14 2020100**** 9,5 9,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:  O trabalho pedagógico a ser concretizado na disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II, considerará a dialogicidade, a contextualização e as vivências teórico-práticas como características essenciais do processo ensino e de aprendizagem. Nosso propósito é desenvolver uma prática crítico-reflexiva, mediante atividades individual ou coletiva, dentre outras: leituras e discussão de diferentes textos, seminários sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Dissertação, produção textual (escrita da dissertação/Produto Educacional, artigo científico, resenha etc.), atividades de discussão e reflexão sobre o processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física; sistematização, organização e elaboração do Produto Educacional, aulas expositivas e dialogadas para sistematização de conhecimentos e análise de dissertações do MNPEF já defendidas e publicadas em repositórios institucionais.<br /> Dessa forma, a disciplina será, portanto, desenvolvida atendendo os procedimentos discriminados neste plano e no cronograma compreendendo: aulas expositivas e dialogadas, debates e seminários (síncronas); Fórum (FÓRUM TIRA-DÚVIDAS) - Discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II. Na plataforma SIGAA, o acesso ao Fórum, poderá ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos(as) alunos(as) deverá ser realizada no período de vigência do Fórum e isso deve ser informado preliminarmente à turma pelo professor responsável pela disciplina. O professor deverá manter o Fórum atualizado, ou seja, respondendo às postagens dos(as) alunos(as). Esse Fórum também será usado para o envio das atividades propostas pelo professor da disciplina;<br /> Sob a orientação do professor, os discentes deverão elaborar Planos de Trabalhos para a realização dos seminários on-lines, os quais deverão ser postados no Fórum Tira-Dúvidas um dia antes da apresentação do seminário e, ainda, utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), conforme a necessidade.<br /> A metodologia de ensino da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II reunirá atividades e avaliações remotas (síncronas e assíncronas), além da disponibilização de recursos adicionais de interação, a exemplo dos textos, livros, slides e webconferências.<br /> Através da ferramenta Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio da UFPI, disponível para vários dispositivos (computadores, smartphones, tablets e outros), os alunos e professor interagirão entre si e, dessa forma, construirão no coletivo os caminhos da formação profissional acerca da disciplina em tela. Dentro da plataforma, o aluno receberá atividades e materiais de apoio, além de acompanhar datas e informações do Cronograma da Disciplina, bem como participará de fóruns, realizará atividades em turma virtual criada para a disciplina e, assim, solucionará dúvidas com o professor e seus pares.<br /><br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:  O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento;<br /> Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de atividades síncronas ou assíncronas (fóruns de discussão, seminários, elaboração da Dissertação/Produto Educacional, com exceção da seção da análise e discussão dos resultados, apresentação individual da Dissertação/Produto Educacional, porém, não serão obrigatórias para essa disciplina as seções das análises e das considerações finais, análise de dissertações do MNPEF etc.); <br /> A nota será dada em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final. Neste caso, será considerado aprovado por Exame Final (EF) se obtiver média aritmética [(Média das Notas + Nota do Exame Final)/2] igual ou superior a 6,0 (≥ 6,0).<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: <br />ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. <br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.<br /><br />BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.<br /><br />BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.<br /><br />CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2014. <br /><br />COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.<br /><br />DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011. <br /><br />FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).<br /><br />FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.<br /><br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.<br /><br />GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.<br /><br />INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021. <br /><br />LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.<br /><br />LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 2018.<br /><br />MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017. <br /><br />MEKESENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002. <br /><br />MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.<br /><br />MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: 2006. <br /><br />NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015. <br /><br />OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.<br /><br />POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.<br /><br />RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2021
19/03/2021
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA COM COMENTÁRIOS
26/03/2021
26/03/2021
WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011
09/04/2021
09/04/2021
WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES
23/04/2021
23/04/2021
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018
30/04/2021
30/04/2021
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIOs SOBRE A ABNT NBR 6028:2003; NBR 6027:2012; IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular
07/05/2021
07/05/2021
Orientações sobre a elaboração da dissertação
14/05/2021
14/05/2021
CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO
21/05/2021
21/05/2021
CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO
28/05/2021
28/05/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
04/06/2021
04/06/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
04/06/2021
04/06/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
11/06/2021
11/06/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
18/06/2021
18/06/2021
ANÀLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
25/06/2021
25/06/2021
ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
02/07/2021
02/07/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
09/07/2021
09/07/2021
WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:33