Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As atividades serão realizadas remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas expositivas e dialogadas via meet ou RNP; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. As atividades ocorrerão no SIGAA e Padlet, e terão datas de início e finalização. Os alunos realizarão seminários sobre temas específicos da disciplina e apresentarão em tempo síncrono no meet ou RNP. Para cada tem apresentado os alunos deverão produzir um infográfico que será divulgado nas redes sociais. Haverão três conferências com convidados sobre temáticas que envolvem epidemiologia e o contexto da pandemia covid19. Após as conferências os alunos produzirão mapas conceituais como forma avaliativa e fixação do conteúdo. Os materiais da disciplina serão disponibilizados no SIGAA. O tempo de atividades assíncronos serão contabilizados por meio do preparo dos seminários, construção dos mapas conceituais e infográficos. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Todos os materiais utilizados para as aulas não produzidos diretamente pelo docente responsável pela atividade curricular deverão conter a respectiva fonte, com a indicação de autoria, respeitados os direitos autorais assegurados pela Lei nº 9.610/98. Art. 14. São facultadas ao professor a gravação e a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas de forma síncrona, sendo proibida a reprodução ou distribuição das gravações por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) aluno(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Para aqueles com nota inferior a 4,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 4,0 e 6,9 haverá o Exame Final. Para esses, a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado no exame final). Serão realizadas: Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado no exame final). Serão três notas compostas da seguinte maneira: 1º) nota (de zero a 10 pontos) da produção de mapas conceituais; 2ª) nota (de zero a 10 pontos) da produção de infográficos e divulgação na rede social do programa; 3ª nota (de zero a 10 pontos) da realização do seminário. O aluno com excesso de faltas (freqüência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice, independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).A sala de aula, a partir de 11/06 (reinício após suspensão devido à Covid19), passa a ser virtual.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Epidemiologia Básica (WHO). 2ª Ed. Santos-São Paulo: Livr Santos Editora, 2010.
Gordis L. Epidemiology. 4th Edition. Philadelphia: W. B. Saunders Co., 2008.
Bhopal RS. Concepts of Epidemiology: an integrated introduction to the ideas, theories, principles and methods of epidemiology. Oxford: Oxford University Press, 2002.
Rothman KJ & Greenland, S. Modern Epidemiology. Ed. Lippincot Williams & Wilkins, 1998.
Henneckens CH & Buring JE. Basic Concepts. Definition and Background. Epidemiology in Medicine. Boston/Toronto: Little, Brown & Co., 1987.
Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
Franco, JL & Costa Passos, AD (Orgs). Fundamentos de Epidemiologia. 2ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
Pereira, MG, Galvão, TF & Silva, MT. Saúde baseada em evidências. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
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