Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Tempo: 20 minutos de apresentação por aluno e até 30 minutos para os participantes pontuarem suas colaborações por discente;
Horário de 15 horas às 19 horas, com 15 minutos de intervalo;
Todas as apresentações serão gravadas e enviadas aos alunos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Promover o enlace multilateral entre projetos de trabalho de conclusão de mestrado, pesquisadores, orientandos, discentes e colaboradores; construção de conhecimentos, nivelamento de saberes, integração de linhas de pesquisa, pesquisadores, extensionistas, educadores e educandos; Nivelar os avances dos trabalhos finais de Mestrado; Integrar e interagir trabalhos, pesquisadores e orientandos.
Cronograma das apresentações ALUNO ORIENTADOR/CO-ORIENTADOR DATA CRISTHIANNE CASTRO DA SILVA ARTEMÍSIA LIMA CALDAS/ ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 22/09/21 DANIELLE DE LIMA SILVA SOARES PEDRO BASTOS DE MACEDO CARNEIRO 22/09/21 EDILENE LIMA DE OLIVEIRA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 22/09/21 HERBERTH VINICIUS VIRGINIO DE SOUSA E SILVA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 23/09/21 MICHELINE ANGÉLICA ARAGÃO GOUVEIA LUCIANA CONRADO 23/09/21 NAUDIMAR VIEIRA MOURA MENEZES SOLANO DE SOUZA BRAGA/ GABRIELA CARNEIRO REIS 23/09/21 REJANE FONTENELE DE SOUSA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 23/09/21 RAVENNYA MUARA OLIVEIRA SILVEIRA MOREIRA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 24/09/21 RUTE DE JESUS FERREIRA SILVA RODRIGO MELO SOUZA/ VIVIANE VALENÇA 24/09/21 SARAH JAMILLE PACHECO ROCHA JOSENILDO DE SOUZA E SILVA 24/09/21 SILVIA MARIA DE CARVALHO CARDOSO MARIA PATRÍCIA FREITAS DE LEMOS/ ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 29/09/21 TELMA DE ARAÚJO MENDES JOSENILDO DE SOUZA E SILVA 29/09/21 OBSERVAÇÕES: (i) Impreterivelmente 20 minutos de apresentação por aluno; (ii) 30 minutos para os participantes pontuar suas colaborações; (iii) Horário de 15 horas às 19 horas, com 15 minutos de intervalo.
Critérios de avaliação do seminário A nota da disciplina será aferida segundo os critérios:
DISCRIMINAÇÃO CRITÉRIOS VALOR MÁXIMO POR TÓPICO VALOR ATRIBUÍDO AO DISCENTE Cumprimento do tempo de apresentação do trabalho pelo discente Máximo de 20 minutos e mínimo de 10 minutos 1,0 Organização e clareza dos tópicos apresentados Se apresentação de slides, nº necessário para apresentação 0,5 Introdução ao tema e embasamento teórico O tema e o estado da arte 0,5 Objetivo do trabalho Clareza e sequência lógica 0,5 Descrição da metodologia utilizada na coleta de dados Objetividade e discriminação dos métodos 1,0 Apresentação dos resultados parciais Segurança e Conhecimento 2,0 Sequência lógica de apresentação dos resultados Clareza e objetividade 0,5 Uso de artifícios para demonstração dos resultados Clareza de tabela, figuras, gráficos, vídeos 1,0 Respaldo teórico na discussão dos resultados Discriminação de autores e pontos de vista te 1,5 Considerações finais (Referente somente aos resultados apresentados de forma clara e objetiva) Segurança e conhecimento 1,0 Apresentação do suporte bibliográfico utilizado na defesa Listagem simples de autores em ordem alfabética 0,5 TOTAL 10,0
Observação: A nota da disciplina será a média das notas atribuídas pelo professor(a) da disciplina, orientador(a) e co-orientador(a) e/ou outro professor presente a apresentação.
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Horário de atendimento:
| terças-feiras de 8 ás 11 horas |
Bibliografia:
| CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993.
CHIOVATTO, M. Watson, uso de Inteligência Artificial (AI) e processos educativos em museus. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3 n.2 p. 217 Maio/Agosto 2019 .
FABRI, A. Q. et al. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO PÓS - CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista de Direito da Cidade vol. 10, nº 4, pp. 2219-2258. 2018.
GADELHA, R. R. APRENDENDO COM OS POVOS TRADICIONAIS E COM A NATUREZA: da sanidade vegetal à sanidade dos agroecossistemas. Revista Orbis Latina, vol.8, nº 1, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), Janeiro Junho de 2018.
JUNGMANN, D. M., BONETTI, E. A. Proteção da criatividade e inovação: entendendo a propriedade intelectual: guia para jornalistas. Brasília: IEL, 2010.
PELEGRINI, S. C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140, 2006.
SILVA, J. S. DES-ENVOLVIMENTO OU ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO? In: RANDOLPH, R., TAVARES, H. M. (Orgs) Política e Planejamento Regional Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento, 2013 (p. 98 108).
SILVA, J. S. (Organização). Quintais agroecológicos. Editora Universitária Edufpi, ISBN: 978-85-509-0183-1 2017.
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