-

PPGAPM005 - SEMINÁRIO DE PESQUISA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Seminários (20/03/2021 - 10/07/2021)
Um matchmaking (enlace de ciência ‘ensino, pesquisa e extensão’), que inverte o modelo tradicional dos seminários, para propiciar maior interação dos participantes, propiciando espaços de roda de conversas entre pesquisador/orientador, discentes/orientandos, parceiros, colaboradores que de forma multilateral.
-Promover o enlace multilateral entre projetos de trabalho de conclusão de mestrado, pesquisadores, orientandos, discentes e colaboradores;
-construção de conhecimentos, nivelamento de saberes, integração de linhas de pesquisa, pesquisadores, extensionistas, educadores e educandos;
-Nivelar os avances dos trabalhos finais de Mestrado;
-Integrar e interagir trabalhos, pesquisadores e orientandos.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Disciplina de cunho prático, onde o pós-graduando, através de atividades orientadas, será iniciado no trabalho de pesquisa na área e linhas do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Tempo: 20 minutos de apresentação por aluno e até 30 minutos para os participantes pontuarem suas colaborações por discente;


Horário de 15 horas às 19 horas, com 15 minutos de intervalo;


Todas as apresentações serão gravadas e enviadas aos alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Promover o enlace multilateral entre projetos de trabalho de conclusão de mestrado, pesquisadores, orientandos, discentes e colaboradores;
construção de conhecimentos, nivelamento de saberes, integração de linhas de pesquisa, pesquisadores, extensionistas, educadores e educandos;
Nivelar os avances dos trabalhos finais de Mestrado;
Integrar e interagir trabalhos, pesquisadores e orientandos.


Cronograma das apresentações
ALUNO ORIENTADOR/CO-ORIENTADOR DATA
CRISTHIANNE CASTRO DA SILVA ARTEMÍSIA LIMA CALDAS/ ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 22/09/21
DANIELLE DE LIMA SILVA SOARES PEDRO BASTOS DE MACEDO CARNEIRO 22/09/21
EDILENE LIMA DE OLIVEIRA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 22/09/21
HERBERTH VINICIUS VIRGINIO DE SOUSA E SILVA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 23/09/21
MICHELINE ANGÉLICA ARAGÃO GOUVEIA LUCIANA CONRADO 23/09/21
NAUDIMAR VIEIRA MOURA MENEZES SOLANO DE SOUZA BRAGA/ GABRIELA CARNEIRO REIS 23/09/21
REJANE FONTENELE DE SOUSA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 23/09/21
RAVENNYA MUARA OLIVEIRA SILVEIRA MOREIRA ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 24/09/21
RUTE DE JESUS FERREIRA SILVA RODRIGO MELO SOUZA/ VIVIANE VALENÇA 24/09/21
SARAH JAMILLE PACHECO ROCHA JOSENILDO DE SOUZA E SILVA 24/09/21
SILVIA MARIA DE CARVALHO CARDOSO MARIA PATRÍCIA FREITAS DE LEMOS/ ÁUREA DA PAZ PINHEIRO 29/09/21
TELMA DE ARAÚJO MENDES JOSENILDO DE SOUZA E SILVA 29/09/21
OBSERVAÇÕES:
(i) Impreterivelmente 20 minutos de apresentação por aluno;
(ii) 30 minutos para os participantes pontuar suas colaborações;
(iii) Horário de 15 horas às 19 horas, com 15 minutos de intervalo.







Critérios de avaliação do seminário
A nota da disciplina será aferida segundo os critérios:

DISCRIMINAÇÃO
CRITÉRIOS VALOR MÁXIMO POR TÓPICO VALOR ATRIBUÍDO AO DISCENTE
Cumprimento do tempo de apresentação do trabalho pelo discente Máximo de 20 minutos e mínimo de 10 minutos 1,0
Organização e clareza dos tópicos apresentados Se apresentação de slides, nº necessário para apresentação 0,5
Introdução ao tema e embasamento teórico
O tema e o estado da arte 0,5
Objetivo do trabalho Clareza e sequência lógica 0,5
Descrição da metodologia utilizada na coleta de dados Objetividade e discriminação dos métodos 1,0
Apresentação dos resultados parciais Segurança e Conhecimento 2,0
Sequência lógica de apresentação dos resultados
Clareza e objetividade 0,5
Uso de artifícios para demonstração dos resultados Clareza de tabela, figuras, gráficos, vídeos 1,0
Respaldo teórico na discussão dos resultados Discriminação de autores e pontos de vista te 1,5
Considerações finais (Referente somente aos resultados apresentados de forma clara e objetiva) Segurança e conhecimento 1,0
Apresentação do suporte bibliográfico utilizado na defesa Listagem simples de autores em ordem alfabética 0,5
TOTAL 10,0


Observação: A nota da disciplina será a média das notas atribuídas pelo professor(a) da disciplina, orientador(a) e co-orientador(a) e/ou outro professor presente a apresentação.

Horário de atendimento: terças-feiras de 8 ás 11 horas
Bibliografia: CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993.

CHIOVATTO, M. Watson, uso de Inteligência Artificial (AI) e processos educativos em museus. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3 n.2 p. 217 Maio/Agosto 2019 .

FABRI, A. Q. et al. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO PÓS - CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista de Direito da Cidade vol. 10, nº 4, pp. 2219-2258. 2018.

GADELHA, R. R. APRENDENDO COM OS POVOS TRADICIONAIS E COM A NATUREZA: da sanidade vegetal à sanidade dos agroecossistemas. Revista Orbis Latina, vol.8, nº 1, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), Janeiro – Junho de 2018.

JUNGMANN, D. M., BONETTI, E. A. Proteção da criatividade e inovação: entendendo a propriedade intelectual: guia para jornalistas. Brasília: IEL, 2010.

PELEGRINI, S. C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140, 2006.

SILVA, J. S. DES-ENVOLVIMENTO OU ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO? In: RANDOLPH, R., TAVARES, H. M. (Org’s) Política e Planejamento Regional – Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento, 2013 (p. 98 – 108).

SILVA, J. S. (Organização). Quintais agroecológicos. Editora Universitária – Edufpi, ISBN: 978-85-509-0183-1 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2021
10/07/2021
Seminários
Avaliações
Data Descrição
23/04/2021 1ª Avaliação
06/07/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 11:31