-

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação dos professores, da turma e do Plano de Ensino (25/03/2021 - 25/03/2021)
   O processo constituinte 
Ajuste no cronograma - Aula Unidade II - política educacional (01/04/2021 - 01/04/2021)
Entre a cruz (Educação confessional - Jesuíta) e o trono (Iluminismo) (08/04/2021 - 08/04/2021)
Escrita e leitura como estratégia de liberdade dos negros no Brasil (15/04/2021 - 15/04/2021)

Link do texto para próxima aula

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100255

SILVA, Alexandra Lima da.. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-27, 2018.

Debates educacionais brasileiros: Manifestações, manifestos e manifestantes (22/04/2021 - 22/04/2021)

Texto Base:

MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Escola, família e religião católica nos debates educacionais brasileiros (anos 1950-1960). Caminhos da educação: diálogos, culturas e diversidades, v. 1, p. 141-158, 2019.

Link

https://revistas.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/9895

LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar - O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa (29/04/2021 - 29/04/2021)
Questões sobre a Educação domicilar (06/05/2021 - 06/05/2021)

Texto para fichamento

https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/50021

Vídeo 

https://www.youtube.com/watch?v=6JMs0B4lc_I&list=PLfXZMKsfL4PID61UdT4Fob-FalbL26SRT&index=7

Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (13/05/2021 - 13/05/2021)
Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração (20/05/2021 - 20/05/2021)
  Texto SNE 
Gestão e financiamento da educação – desafios emergentes para a garantia do direito à educação (27/05/2021 - 27/05/2021)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (10/06/2021 - 10/06/2021)
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (17/06/2021 - 17/06/2021)
  Quadro Sintese - Lutas dos Movimentos sociais por Educação.doc 
Produção de quadro síntese: As lutas dos movimentos sociais pelo direito à educação.
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (24/06/2021 - 24/06/2021)
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (01/07/2021 - 01/07/2021)
Avaliação final da disciplina (08/07/2021 - 08/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 10 17 24 01 08
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
19 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 8
24 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
25 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
27 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
33 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 8
34 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
39 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
42 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 8,7 8,5 8,7 9.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 9,0 9,5 9,0 9.4 0 AM
3 2021100**** 10,0 9,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
4 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
5 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
6 2021100**** 10,0 9,5 9,5 9,5 9.6 0 AM
7 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
8 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
9 2021100**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM
10 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
11 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
12 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
13 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
14 2021100**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM
15 2021100**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM
16 2021100**** 10,0 8,7 10,0 8,7 9.4 0 AM
17 2021100**** 10,0 9,0 9,7 9,0 9.4 0 AM
18 2021100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
19 2021100**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM
20 2021100**** 9,0 8,7 9,0 8,7 8.9 0 AM
21 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
22 2021100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
23 2021100**** 10,0 9,5 8,5 9,5 9.4 0 AM
24 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
25 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
26 2021100**** 10,0 8,7 9,5 8,7 9.2 0 AM
27 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
28 2021100**** 10,0 8,7 10,0 8,7 9.4 0 AM
29 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
30 2019100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
31 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
32 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
33 2021100**** 10,0 8,7 10,0 8,7 9.4 0 AM
34 2021100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
35 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
36 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
37 2021100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
38 2021100**** 10,0 9,5 9,8 9,5 9.7 0 AM
39 2021100**** 10,0 9,0 10,0 9,0 9.5 0 AM
40 2021100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
41 2021100**** 10,0 9,0 8,5 9,0 9.1 0 AM
42 2021100**** 10,0 9,0 9,5 9,0 9.4 0 AM
43 2021100**** 10,0 8,7 8,5 8,7 9.0 0 AM
44 2021100**** 10,0 8,7 9,0 8,7 9.1 0 AM
45 2021100**** 10,0 8,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
46 2021100**** 10,0 9,0 9,5 9,0 9.4 0 AM
47 2021100**** 10,0 8,7 8,0 8,7 8.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 ? CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo vinculando os estudos da disciplina com a temática de pesquisa do discente.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/03/2021
25/03/2021
Apresentação dos professores, da turma e do Plano de Ensino
01/04/2021
01/04/2021
Ajuste no cronograma - Aula Unidade II - política educacional
08/04/2021
08/04/2021
Entre a cruz (Educação confessional - Jesuíta) e o trono (Iluminismo)
15/04/2021
15/04/2021
Escrita e leitura como estratégia de liberdade dos negros no Brasil
22/04/2021
22/04/2021
Debates educacionais brasileiros: Manifestações, manifestos e manifestantes
29/04/2021
29/04/2021
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar - O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa
06/05/2021
06/05/2021
Questões sobre a Educação domicilar
13/05/2021
13/05/2021
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
20/05/2021
20/05/2021
Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração
27/05/2021
27/05/2021
Gestão e financiamento da educação – desafios emergentes para a garantia do direito à educação
10/06/2021
10/06/2021
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
17/06/2021
17/06/2021
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
24/06/2021
24/06/2021
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
01/07/2021
01/07/2021
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
08/07/2021
08/07/2021
Avaliação final da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prazo de entrega dos trabalhos pendentes - DOMINGO 10/07 08/07/2021
Avaliação da disciplina 07/07/2021
Aula 03 de junho 2021 30/05/2021
Aula dia 27/05 20/05/2021
Aula 20/05 - combinados e orientações 14/05/2021
Aula Educação Brasileira 13/05 12/05/2021
Combinados 06/05/2021
Educação Brasileira - Unidade II 01/05/2021
Indicaçâo de mais uma Leitura para próxima aula 27/04/2021
A aula do dia 22 começará ás 9h. 16/04/2021
Texto para aula do dia 15/04/2021 08/04/2021
LInk para as aulas da Unidade I 07/04/2021
Textos para aula do dia 08/04/2021 postados 03/04/2021
Link da aula de amanhã 24/03/2021
Início das aulas no dia 25/03/2021 17/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:42