Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 ? CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo vinculando os estudos da disciplina com a temática de pesquisa do discente. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| REFERÊNCIAS BÁSICAS<br /><br />ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.<br />AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964. <br />CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006. <br />LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.<br />SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.<br />VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.<br /> |