Bibliografia:
| BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2009.<br /><br />BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, <br />2003.<br /><br />BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018. <br /><br />CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.<br /><br />CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.<br /><br />COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.<br /><br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: sabres necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terraa, 1996.<br /><br />GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.<br /><br />GIESTA, Nágila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.<br /><br />GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo, 2 ed. Pedro& João Editores, 2015.<br /><br />GOODSON, Ivor F. Narrativas em Educação: A vida e a voz dos professores. Portugal. Porto Editora, 2015. <br /><br />IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.<br /><br />PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.<br /><br />PERRENOUND, Philippe. Agir na incerteza e decidir na urgência. Porto Alegre: ArtMed, 2001.<br /><br />______. et al. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.<br /><br />______. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.<br /><br />RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.<br /><br />SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ-GOMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.<br /><br />SOUZA, Donaldo Bello de; GAMA, Zacarias Jaegger. Pesquisador ou professor? Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2002.<br /><br />THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra Araújo; LOIOLA, Francisco Antônio. Gestão moral da matéria e autonomia no trabalho docente. In: ROMANOWISKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004.<br /><br />THERRIEN, Jacques. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. IN: <br /><br />TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: RES, s/d.<br /><br />THERRIEN, Jacques; THERRIEN, Ângela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.<br /><br />_____. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. Bomura (Orgs.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.<br /><br />_____. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont (Orgs.). Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas internacionais. Porto/Portugal: Rés Editora Ltda, 1998.<br /><br />VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.<br /><br />RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán. Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. São Paulo, Mercado das Letras, 2014. <br /> <br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.<br /><br />9.2 COMPLEMENTAR<br />FERNANDES, Cleoni. À procura da senha da vida-de-sonho a aula dialógica? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.145-165.<br /> |