• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGED052 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Curso da Disciplina e a construção da proposta de trabalho. (14/10/2020 - 14/10/2020)
Questão agrária brasileira: origem, necessidade e perspectiva de reforma hoje. (21/10/2020 - 21/10/2020)
   Texto 2 - A questao agraria no Brasil - Plínio Sampaio.pdf 
  Quadro síntese - Questão Agrária 
Construção de Quadro Síntese para debate coletivo na turma.
A constituição dos movimentos sociais do campo: desafios e perspectivas (04/11/2020 - 04/11/2020)
Educação Popular e movimentos sociais (11/11/2020 - 11/11/2020)
Avanços e Desafios na constituição da Educação do Campo (18/11/2020 - 18/11/2020)
As bases teóricas da Educação do Campo: Pedagogia do Oprimido (25/11/2020 - 25/11/2020)
As bases teóricas da Educação do Campo: Pedagogia Socialista (02/12/2020 - 02/12/2020)
As bases teóricas da Educação do Campo: Pedagogia do Movimento (09/12/2020 - 09/12/2020)
As bases teóricas da Educação do Campo: Pedagogia da Alternância (16/12/2020 - 16/12/2020)
A prática educativa no contexto da educação do campo – fundamentos teórico-metodológicos (06/01/2021 - 06/01/2021)
Educação do campo e agroecologia (13/01/2021 - 13/01/2021)
A BNCC e os desafios enfrentados na Educação do Campo (20/01/2021 - 20/01/2021)
Educação do campo e agroecologia (27/01/2021 - 27/01/2021)
Avaliação da disciplina (03/02/2021 - 03/02/2021)
UNIDADE I Prática Pedagógica e os paradigmas da educação (15/03/2021 - 26/04/2021)
Paradigmas conservadores e paradigmas emergentes - A prática pedagógica e suas peculiaridades - Funções sociais da escola ? Transmissão do conhecimento ? Construção do conhecimento
UNIDADE II Práticas Pedagógicas: complexidade do trabalho docente (03/05/2021 - 31/05/2021)
Dimensões da prática docente Dilemas da prática docente Complexidade da prática pedagógica O professor como gestor da prática pedagógica
UNIDADE III A aula como espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor (07/06/2021 - 05/07/2021)
? Conhecimento e ação docente Autonomia docente Conhecimento profissional docente Professor como crítico-reflexivo Professor pesquisador da prática
Avaliação da aprendizagem (12/07/2021 - 12/07/2021)
Realização da avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2021100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conhecimento escolar face às teorias epistemológicas. Concepções pedagógicas e suas efetivações nas práticas escolares. Articuladores da prática pedagógica. Prática pedagógica: complexidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos e livros, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, resenhas, elaboração de artigo científico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação compreendida como processo formativo será desenvolvida de forma contínua durante a disciplina, sendo considerado(a) aprovado (a) o (a) mestrando (a) que:<br />• Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina;<br />• A avaliação somativa constará de três etapas:<br />a) A primeira consistirá na apresentação de seminários;<br />A segunda será considerada o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários, A terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre prática pedagógica que sirva de suporte para a redação da dissertação e/ou publicação.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2009.<br /><br />BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, <br />2003.<br /><br />BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018. <br /><br />CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.<br /><br />CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.<br /><br />COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.<br /><br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: sabres necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terraa, 1996.<br /><br />GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.<br /><br />GIESTA, Nágila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.<br /><br />GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo, 2 ed. Pedro& João Editores, 2015.<br /><br />GOODSON, Ivor F. Narrativas em Educação: A vida e a voz dos professores. Portugal. Porto Editora, 2015. <br /><br />IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.<br /><br />PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.<br /><br />PERRENOUND, Philippe. Agir na incerteza e decidir na urgência. Porto Alegre: ArtMed, 2001.<br /><br />______. et al. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.<br /><br />______. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.<br /><br />RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.<br /><br />SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ-GOMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.<br /><br />SOUZA, Donaldo Bello de; GAMA, Zacarias Jaegger. Pesquisador ou professor? Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2002.<br /><br />THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra Araújo; LOIOLA, Francisco Antônio. Gestão moral da matéria e autonomia no trabalho docente. In: ROMANOWISKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004.<br /><br />THERRIEN, Jacques. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. IN: <br /><br />TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: RES, s/d.<br /><br />THERRIEN, Jacques; THERRIEN, Ângela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.<br /><br />_____. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. Bomura (Orgs.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.<br /><br />_____. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont (Orgs.). Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas internacionais. Porto/Portugal: Rés Editora Ltda, 1998.<br /><br />VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.<br /><br />RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán. Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. São Paulo, Mercado das Letras, 2014. <br /> <br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.<br /><br />9.2 COMPLEMENTAR<br />FERNANDES, Cleoni. À procura da senha da vida-de-sonho a aula dialógica? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.145-165.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2021
26/04/2021
UNIDADE I Prática Pedagógica e os paradigmas da educação
03/05/2021
31/05/2021
UNIDADE II Práticas Pedagógicas: complexidade do trabalho docente
07/06/2021
05/07/2021
UNIDADE III A aula como espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor
12/07/2021
12/07/2021
Avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
12/10/7202 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PRÁTICA PEDAGÓGICA 19/04/2021
PRÁTICA PEDAGÓGICA 22/03/2021
PRÁTICA PEDAGÓGICA 11/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:33