Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O acompanhamento ocorrerá sistematicamente para subsidiar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem visando despertar a atenção e o interesse pelas atividades da disciplina, principalmente no sentido de dirimir dúvidas e contribuir com o aprofundamento de estudos. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, observando aspectos relacionados a, conforme estabelece a instituição: Frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina; Responsabilidade nas atividades desenvolvidas, interesse, participação, compromisso na disciplina e qualidade nos trabalhos apresentados Para efeito de registro acadêmico serão atribuídas três notas com variação de 0,0 a 10,0 (zero a dez pontos). Será aprovado na disciplina o pós-graduando que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina. |
Bibliografia:
| BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: http://doi.org/10.7476/97885751114698. Acesso em: 12 set. 2020. BRITO, Antônia Edna. Sobre a formação e a prática pedagógica: o saber, o saber-ser e o saber fazer no exercício profissional. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho (Org.). Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007. ______. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, Z. D; LUGLI, R. S. G. (Org.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. JOSSO, Marie-Cristine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, M, da Conceição (org). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008, p.23-50. JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2000, p.90. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª Ed, São Paulo: Atlas, 2009. ROCKWELL, E. Etnografia e teoria na pesquisa educacional. In J. Ezpeleta & E. RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 360-465. ROCKWELL, Elsie. Reflexões sobre o processo etnográfico (1982-1985). México: Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigaciones y Estudos Avanzados del IPN, 1986, p.44.
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