ANTONIO AUGUSTO NASCIMENTO MACHADO JUNIOR

DEPARTAMENTO DE MORFOFISIOLOGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

antonio augusto nascimento machado junior

MVE - DEPARTAMENTO DE MORFOFISIOLOGIA VETERINÁRIA/CCA

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2021.1)

Tópicos Aulas
Análise do plano de disciplina (17/03/2021 - 17/03/2021)
Pressupostos do método autobiográfico (24/03/2021 - 24/03/2021)
Pressupostos do método autobiográfico (31/03/2021 - 31/03/2021)
Pressupostos do método autobiográfico (07/04/2021 - 07/04/2021)
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica (14/04/2021 - 14/04/2021)
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica (21/04/2021 - 21/04/2021)
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica (28/04/2021 - 28/04/2021)
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa (05/05/2021 - 05/05/2021)
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa (12/05/2021 - 12/05/2021)
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa (19/05/2021 - 19/05/2021)
Diferentes procedimentos de análise de narrativas (26/05/2021 - 26/05/2021)
Diferentes procedimentos de análise de narrativas (02/06/2021 - 02/06/2021)
Diferentes procedimentos de análise de narrativas (09/06/2021 - 09/06/2021)
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica (16/06/2021 - 16/06/2021)
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica (23/06/2021 - 23/06/2021)
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica (30/06/2021 - 30/06/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Considerando as singularidades do contexto pandêmico (Pandemia Covid 19), Aprendizagem,
aquisição e troca de conhecimentos, serão por meio do desenvolvimento de atividades, tais como:
• Aulas expositivas via plataforma meet;
• Estudos para discussões online;
• Trabalho em individual;
• Leitura de textos (livros artigos e outros materiais impresso ou em forma eletrônica
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O acompanhamento ocorrerá sistematicamente para subsidiar o desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem visando despertar a atenção e o interesse pelas atividades da disciplina,
principalmente no sentido de dirimir dúvidas e contribuir com o aprofundamento de estudos.
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais
e em grupo, observando aspectos relacionados a, conforme estabelece a instituição:
• Frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina;
• Responsabilidade nas atividades desenvolvidas, interesse, participação, compromisso na
disciplina e qualidade nos trabalhos apresentados
• Para efeito de registro acadêmico serão atribuídas três notas com variação de 0,0 a 10,0
(zero a dez pontos). Será aprovado na disciplina o pós-graduando que obtiver média final
igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% da carga horária da
disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: http://doi.org/10.7476/97885751114698. Acesso em: 12 set. 2020.
BRITO, Antônia Edna. Sobre a formação e a prática pedagógica: o saber, o saber-ser e o saber fazer no exercício profissional. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho (Org.). Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007.
______. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, Z. D; LUGLI, R. S. G. (Org.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
JOSSO, Marie-Cristine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, M, da Conceição (org). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008, p.23-50.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2000, p.90.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª Ed, São Paulo: Atlas, 2009.
ROCKWELL, E. Etnografia e teoria na pesquisa educacional. In J. Ezpeleta & E.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 360-465.
ROCKWELL, Elsie. Reflexões sobre o processo etnográfico (1982-1985). México: Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigaciones y Estudos Avanzados del IPN, 1986, p.44.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2021
17/03/2021
Análise do plano de disciplina
24/03/2021
24/03/2021
Pressupostos do método autobiográfico
31/03/2021
31/03/2021
Pressupostos do método autobiográfico
07/04/2021
07/04/2021
Pressupostos do método autobiográfico
14/04/2021
14/04/2021
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica
21/04/2021
21/04/2021
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica
28/04/2021
28/04/2021
Procedimentos metodológicos na pesquisa autobiográfica
05/05/2021
05/05/2021
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa
12/05/2021
12/05/2021
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa
19/05/2021
19/05/2021
Acesso ao campo de pesquisa e aos sujeito da pesquisa
26/05/2021
26/05/2021
Diferentes procedimentos de análise de narrativas
02/06/2021
02/06/2021
Diferentes procedimentos de análise de narrativas
09/06/2021
09/06/2021
Diferentes procedimentos de análise de narrativas
16/06/2021
16/06/2021
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica
23/06/2021
23/06/2021
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica
30/06/2021
30/06/2021
Aspectos éticos na pesquisa autobiográfica
Avaliações
Data Descrição
14/04/2021 1ª Avaliação
12/05/2021 2ª Avaliação
02/06/2021 3ª Avaliação
30/06/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 16/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 12:41