Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso será ministrado de forma remota, com caráter expositivo e prático, ilustrado, dinâmico, com carga horária de 60 h, seguindo programação apresentada no item anterior e com base nos conceitos estabelecidos no Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, e Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020.<br /><br />AULAS EXPOSITIVAS<br />As aulas teóricas expositivas serão ministradas na plataforma do Google Meet ou RNP, com links de acesso disponibilizados oficialmente na página do SIGAA e via redes sociais. Ocorrerão, no geral, nos mesmos dias e horários já previstos em calendário para a disciplina. As aulas não serão gravadas. A frequência de cada discente será registrada com a participação nas atividades síncronas e com a postagem das atividades e discussões elaboradas na Plataforma SIGAA, em links indicados para cada tema abordado nas aulas. Durante as aulas, os alunos terão acesso ao chat/bate-papo (a ser gerenciado pelo monitor da disciplina) e poderão participar via vídeo/áudio. Toda ação será elaborada respeitando o plano de ensino da disciplina, e será operacionalizada levando em conta: (a) a contextualização e explicação do assunto; (b) sugestões de leitura e aplicação de atividades dirigidas e (c) a discussão dos resultados obtidos nas atividades propostas.<br /><br />AULAS PRÁTICAS<br />Aulas práticas serão ministradas por meio de workshops online via remota, usando materiais de fácil acesso e que isentem o discente de riscos à saúde, seguido de resolução de perguntas que busquem aprofundar e discutir o conteúdo estudado, podendo ser requerido, também, relatórios de atividades replicadas em casa. Também serão desenvolvidas atividades virtuais e aulas demonstrativas utilizando animações digitais didáticas e experimentos virtuais (p. ex., via Virtual Amrita Laboratories) que busquem exercitar e fixar de forma dinâmica os conceitos e situações necessárias ao aprendizado da disciplina.<br /><br />CONTATO PROFESSORA/ALUNO<br />Os alunos poderão entrar em contato com o docente via SIGAA, módulo Caixa Postal, onde mensagens poderão ser livremente trocadas. Também será criado um grupo de Telegram administrado pelo docente da disciplina. O material didático será disponibilizado na Plataforma SIGAA antes, durante ou após o término dos conteúdos, a depender da estratégia de ensino adotada para cada tópico discutido.<br /><br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações serão registradas em forma de três notas (uma para cada unidade), abrangendo toda a matéria. Para cada nota serão considerados os seguintes fatores: (a) avaliação continuada (valendo 20%) na qual serão consideradas a participação, frequência nas atividades síncronas, entrega de atividades propostas, entre outros fatores relevantes para o bom andamento da disciplina; (b) prova teórica com consulta (valendo 50%); (c) relatórios de práticas, trabalhos escritos e/ou seminários a serem passados durante a vigência de cada bloco de assunto (valendo 30%). |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ALMEIDA, J.M. Genética e Evolução. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.<br /> CRUZ, C.D.; VIANA, J.M.S; CARNEIRO, P.C.S. Genética. Volume 2. GBOL. Viçosa, Editora UFV, 2001. 475p.<br /> GRIFFITS, J.F. et al. Introdução à Genética. Guanabara Koogan: 8ª edição, 2006. 743 p.<br /> PIERCE, B.A. Genética: Um enfoque conceitual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, 758p.<br /> RAMALHO, M.A.P; SANTOS, J.B.; PINTO, C.A.B.P. Genética na agropecuária. 3.ª Ed. Lavras: UFLA, 2004, 472p.<br /> VIANA, J.M.S; CRUZ, C.D.; BARROS, E.G. Genética. Volume 1. Fundamentos. 2ª Ed. Viçosa: UFV, 2003, 330p.<br /><br />Periódicos da área:<br /> Genetic, Selection and Evolution<br /> Journal of Animal Science<br /> Journal of Dairy Science<br /> Livestock Production<br /> Revista Brasileira de Zootecnia<br /> Entre outros... |