MARIA DO SOCORRO SOARES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

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LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

DCAI119 - ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina (24/03/2021 - 24/03/2021)

Apresentação da disciplina, conteúdo a ser ministrado e apresentação do sistema de avaliação. 

   Material de apoio 
Material de apoio e consulta.
  Material de apoio 
Material de apoio e consulta
  Aula 14.04 parte I 
Caros alunos. Segue arquivo com Aula 14.04 - parte I. Conclusão das Escolas de Administração Estratégica.
   Atividade 16.04.2021
Período de Habilitação: 16/04/2021 às 16:00 a 22/04/2021 às 18:00
Estratégia - Conceitos (26/03/2021 - 26/03/2021)
•O termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);
•Segundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez;
•A Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar. 
 
•Para, até a época napoleônica, o significado de estratégia ficou atribuído à arte e à ciência de dirigir forças militares.
•Porém, a partir dessa época seu conceito ampliou-se, ficou mais abrangente, dando importância às medidas econômicas e políticas destinadas a aumentar as chances de vitórias na guerra (TAVARES, 2007).
 
•A estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;
•As ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo. 
 
•Outras áreas foram sendo incorporadas, como a dos negócios na década de 60, significa dizer que, “à medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, codificavam e testavam conceitos estratégicos essenciais até que um coerente corpo de princípios parece surgir”. (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 22). 
 
•O primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como:

 “a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06). 

•Para Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização. 
 
•De acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a. 
 
•Andrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:
•A estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58). 
 
•A estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”.

 

  Desenvolvimento e Seleção de Estratégias 
Desenvolvimento e Seleção de Estratégias
Estratégia - Conceitos (31/03/2021 - 07/04/2021)
•A estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
•Para Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins. 
 
•Para Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes.
•Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente. 
 
•Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
•Plano: preparação prévia e desenvolvimento consciente e deliberado; trata como os líderes tentam estabelecer orientação para as organizações, para direcioná-las em determinados modos de ação;
•Pretexto: uso de “manobras” com a finalidade de obter vantagem; 
 
•Padrão: estabilidade no comportamento, a estratégia enfoca a ação, lembrando que o conceito é vazio se não levar em conta o comportamento;
•Posição: o “ambiente” como foco e colocação de produtos em “nichos” de mercado, encoraja a visualizar as organizações em seu ambiente competitivo, como encontrar suas posições e como se proteger a fim de enfrentar a concorrência, evita-la ou subverte-la.
•Perspectiva: não é apenas uma ideia de como lidar com o inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, é sobre as organizações como instrumentos para percepção coletiva e ação, ou seja como as intenções se difundem através de um grupo de pessoas para se tornar compartilhada como normas e valores e como padrões de comportamento se integram no grupo. 
 
•Mintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam que : “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”.
•O que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização. 
 
•A essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25). 
 
•Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem que não é simples conceituar o que seja estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua natureza. Portanto, a estratégia:
•Diz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
•É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada; 
 
•Afeta uma organização em seu todo;
•Implica em questões de conteúdo e processo;
•Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
•Existe em níveis diferentes na organização;
•Envolve vários aspectos conceituais e analíticos. 
 
•A estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
•A estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência. Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de estratégia pretendida e a outra de estratégia realizada. 
 
•As estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem ver realizadas são as estratégias pretendidas.
•Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes: finalidade, políticas e plano.
•Finalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos, este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica. 
 
Estratégia Pretendida e Realizada
 
•Políticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
•Planos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo.
 
•Ao contrário das estratégias pretendidas, que focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
•Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam. 
 
 
 
 
•Verifica-se que a estratégia tem que ser flexível, e que deverá acompanhar mudanças durante a sua implementação;
•A estratégia evoluiu e fincou seus conceitos nas organizações, então percebida no nível da alta administração, onde é formulada conforme o objetivo da empresa, e tem como parâmetro a Missão da mesma;
•Sendo assim, surge a necessidade de formular, implementar e administrar a estratégia de forma eficiente e eficaz. 
 
•Para Certo e Peter (1993), a formulação da estratégia define o caminho que a empresa decide seguir, projetando e selecionando as estratégias, tendo como principal meta, realizar os objetivos da organização.
•E o foco principal da estratégia organizacional é como combater a concorrência. 
 
   Exame Final
Período de Habilitação: 16/07/2021 às 16:00 a 19/07/2021 às 16:00
Escolas da Estratégia (09/04/2021 - 14/04/2021)
•Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), propuseram a existência de dez escolas mais influentes, onde cada uma tem sua perspectiva única, focalizando um aspecto importante do processo de formação estratégica: 
 
 
 
 
•Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), essas dez escolas caem em três agrupamentos:
•Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
•Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
•Escola Configurativa: Escola da Configuração.
 
•As dez escolas estratégicas segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000):
•Do Design (desenho): formação estratégica como um processo de concepção, oferece um modelo de formulação de estratégia visando atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas.
•As estratégias são claras, simples e únicas, num processo deliberado de pensamento consciente.
•A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia. 
 
•Escola do Design
•Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
 
•De Planejamento: escola de processo formal, que originou conjuntamente à escola do design.
•Reflete a maior parte dos pressupostos da escola anterior, porém, utiliza-se de procedimentos formais, análise de números e por técnicas (objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais).
•Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas. 
 
•De Posicionamento: é vista como um processo analítico. O gestor é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro.
•Surgiu nos anos 80, teve como principal teórico Michael Porter, é sistemática e deliberada, aceita parte das premissas da escola do design e planejamento.
•Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria.
 
•Escola do Posicionamento:
•O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.
•O seu conceito remonta a estratégia militar de Sun Tzu, em 400 a.C., esta escola utiliza do modelo de análise competitiva das cinco forças que competem à indústria e do escopo competitivo x vantagem competitiva.
 
•Escola do Posicionamento
•Exemplo: Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referente ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes.
•A partir da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.
 
•Empreendedora: a primeira escola, das seis, de natureza descritiva e visionária. Essa escola é muito parecida com a escola do design, se opõem à escola do planejamento, pois busca a intuição, tem como conceito central, na organização, a visão empreendedora de seu líder, ela é deliberada e emergente ao mesmo tempo.
•Este processo está na mente do líder, o empreendedor tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.
•Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado).
•As estratégias visionárias são pró ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização.
 
•Escola Empreendedora:
•Exemplo: Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio são dependentes das ideias e visões dele para formular estratégias de concorrência.
•Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto. 
 
•Escola Cognitiva: formação da estratégia como um processo mental.  Utiliza-se do campo da psicologia cognitiva através do mapeamento da estrutura do conhecimento, no intuito de construir as estratégias de forma criativa.
•A sua ideia central é a de que, os estrategistas utilizem do conhecimento e de sua forma de pensar, as estratégias através de experiências.
•Esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada.
 
•Escola Cognitiva:
•Exemplo: Perante um ambiente em crise econômica, como por exemplo, a Pandemia do COVID19 crise em vários países, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente, e formula estratégias de distribuição e comunicação para sobrevivência financeira da empresa.
 
•De Aprendizado: escola de processo emergente. Acredita que a estratégia emerge através do aprendizado. As organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou seja, decorre do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação.
•E assim a estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. 
 
•Escola do Aprendizado
•A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis. Isso permite que o conhecimento tácito de um indivíduo possa visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível.
•Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata do que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo. 
 
•De Poder: de formação estratégica através do processo de negociação. Esta escola é dividia entre dois ramos: o poder micro – que lida com o jogo de política (poder ilegítimo) dentro de uma organização e, o poder macro – que diz respeito ao uso de poder pela organização.
•É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). 
 
•Escola do Poder
•Exemplo: Vários municípios solicitam recursos federias para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
 
•Escola Cultural: entende a formação de estratégia como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização.
•Preocupa-se na sua maioria com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica, tem como problema, resistência a mudanças.
•Obs: Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas. 
 
 
•Escola Ambiental: concebe como processo reativo. Tem como máxima “tudo depende”: do porte da organização, da sua tecnologia, da estabilidade do seu contexto, da hostilidade externa e assim por diante.
•Exemplo: Um pequeno mercadinho tradicional no bairro, de repente é surpreendido com um novo entrante, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. O mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se a nova realidade, melhorando seu empreendimento
 
•De Configuração: esta escola combina as naturezas prescritiva e descritiva. O seu processo de formação estratégica é a transformação. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
•Observa a organização como configuração, uma forma, através do contexto que a cerca.
•Permite compreender que, para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, de desenho, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
•Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.
 
Escolas da Estratégia (14/04/2021 - 14/04/2021)
•Escola Cognitiva: formação da estratégia como um processo mental.  Utiliza-se do campo da psicologia cognitiva através do mapeamento da estrutura do conhecimento, no intuito de construir as estratégias de forma criativa.
•A sua ideia central é a de que, os estrategistas utilizem do conhecimento e de sua forma de pensar, as estratégias através de experiências.
•Esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada. 
 
•Escola Cognitiva:
•Exemplo: Perante um ambiente em crise econômica, como por exemplo, a Pandemia do COVID19 crise em vários países, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente, e formula estratégias de distribuição e comunicação para sobrevivência financeira da empresa.
 
•De Aprendizado: escola de processo emergente. Acredita que a estratégia emerge através do aprendizado. As organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou seja, decorre do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação.
•E assim a estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente.
 
•Escola do Aprendizado
•A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis. Isso permite que o conhecimento tácito de um indivíduo possa visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível.
•Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata do que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo. 
 
•De Poder: de formação estratégica através do processo de negociação. Esta escola é dividia entre dois ramos: o poder micro – que lida com o jogo de política (poder ilegítimo) dentro de uma organização e, o poder macro – que diz respeito ao uso de poder pela organização.
•É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). 
 
•Escola do Poder
•Exemplo: Vários municípios solicitam recursos federias para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município. 
 
•Escola Cultural: entende a formação de estratégia como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização.
•Preocupa-se na sua maioria com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica, tem como problema, resistência a mudanças.
•Obs: Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas. 
 
•Escola Ambiental: concebe como processo reativo. Tem como máxima “tudo depende”: do porte da organização, da sua tecnologia, da estabilidade do seu contexto, da hostilidade externa e assim por diante.
•Exemplo: Um pequeno mercadinho tradicional no bairro, de repente é surpreendido com um novo entrante, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. O mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se a nova realidade, melhorando seu empreendimento 
 
•De Configuração: esta escola combina as naturezas prescritiva e descritiva. O seu processo de formação estratégica é a transformação. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
•Observa a organização como configuração, uma forma, através do contexto que a cerca.
•Permite compreender que, para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, de desenho, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
•Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.
  

Escolas da Estratégia

Aula 14.04 - parte I 

  

Administração Estratégica

Aula 14.04 parte II

   DEL VALLE: O DESAFIO DE SE MANTER LÍDER - Atividade referente 09.04.2021
Período de Habilitação: 16/04/2021 às 16:00 a 21/04/2021 às 18:00
  Material de apoio 
Modelo sugestão apresentação Seminário
Gestão Estratégica - Panorama (16/04/2021 - 23/04/2021)
•Características
•Atuação global;
•Proatividade e foco participativo;
•Incentivo à criatividade;
•Controle do BSC;
•Ênfase em alianças;
•Responsabilidade social;

Aprendizagem contínua. 

Atuação Global 

•A globalização é a impossibilidade de as empresas e os governos seguirem outra lógica que não a do mercado mundial;
•A globalização dos mercados reconstrói o mundo de uma forma darwinista, decretando a sobrevivência dos mais fortes. 
 
PROATIVIDADE E FOCO PARTICIPATIVO
 
•Aprendizado de forma sistêmica;
•Autodesenvolvimento; e
•Comportamento proativo;
•Compreensão integrada da gestão;
•Estímulo a postura empreendedora;
•Compreensão coletiva dos limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente;
•Converter em sucesso as oportunidades existentes. 
 
INCENTIVO À CRIATIVIDADE 
 
•Necessidade das empresas se amoldarem aos novos métodos produtivos e aos avanços tecnológicos;
•O principal objetivo: desafiar a criatividade de cada colaborador;
•Acompanhar a velocidade de transformação de capitais;
•Culturas organizacionais; e
Concepção de trabalho e emprego. 
•Estrategistas devem ser criativos;
•Atuação em ambiente com alto grau de descontinuidade;
•Adesão intelectual e emocional dos colaboradores;
•Recompensar as ideias inovadoras; 
 
•John Kao (1996) aponta vários fatores determinantes da criatividade empresarial:
•Tecnologia, indutora de inovação;
•Conhecimento valorizado pela criatividade;
•Exigência crescente dos clientes;
A concorrência global.  
 
CONTROLE PELO BALANCED SCORE CARD 
 
•Método de medição de desempenho empresarial criado por Robert Kaplan e David Norton;
•Balanced scorecard (BSC) baseado na representação equilibrada das medidas financeiras e não financeiras; 
•Organizada segundo quatro perspectivas:
•Financeira;
•Cliente;
•Processos internos;
•Aprendizado e crescimento. 
 
ORGANIZAÇÃO EM UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS 
•Tornar a empresa mais orgânica, proativa e dinâmica;
•UEN’s – o resultado de subdivisões da realidade de negócios da organização;
•A organização se torna um conjunto de pequenas organizações administradas com o máximo de interdependências; 
•As UEN’s seguem a lógica do holismo;
•“holismo significa totalidade, coordenação de todas as partes...”;
•“A eifcácia do todo seja maior do que o somatório da eficiência das partes”; 
 
ÊNFASE NAS ALIANÇAS 
 
•A aliança estratégica é uma relação formal criada com o propósito de buscar conjuntamente, objetivos mútuos;
•Partilham a autoridade administrativa, formam elos e aceitam propriedade conjunta; 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL 
 
•Equilíbrio entre o resultado econômico e responsabilidade social;
•Decisões guiadas pelos princípios éticos;
•Abordagem sustentável a longo prazo. 
 
APRENDZAGEM CONTÍNUA 
•O aprendizado contínuo é a chave da vantagem competitiva renovável;
•Propósito claro e estratégico voltado para a aquisição de novas capacidades;
•Efetivo compromisso com a experimentação contínua; 
•Senge (1990) propõe cinco componentes ou disciplinas:
•Raciocínio sistêmico;
•Resgate da percepção dinâmica;
•Domínio pessoal;
Definição de um objetivo comum e aprendizado em grupo. 
 
DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS 
 
•As diretrizes estratégicas são definidas pela visão, missão e valores da organização;
•Uma organização pode ser descrita em termos de suas diretrizes estratégicas; 
 
•Visão entendida como um cenário, é a imagem projetada para o futuro e que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores da empresa;
•Para construção da visão:
•Como queremos ser reconhecidos no futuro?
•Que desafio se apresenta aos nossos colaboradores?
•Onde estaremos atuando com os nossos clientes?
•Quais as principais oportunidades que podem surgir? 
 
•A missão é a razão de ser da organização, a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil e justificar seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.
•Na desenvolvimento da missão:
•Qual o negócio da organização?
•Quem é o seu cliente?
•Qual a sua vantagem competitiva?
Qual a sua contribuição social?
 
•Os valores são crenças básicas para a tomada de decisão na empresa;
•As diretrizes estratégicas são ao mesmo tempo categóricas no que se refere ao compromisso dos colaboradores com o propósito da empresa e flexíveis em seus detalhes para que estes possam ser adaptados durante a busca dos objetivos. 
 
 
Planejamento Estratégico (23/04/2021 - 28/04/2021)

Definição 

Modelo 

Missão 

Visão 

Valores 

  Planejamento Estratégico 
Material de apoio
Apresentação de Seminário Temático em Administração Estratégica (05/05/2021 - 05/05/2021)

Apresentação de Seminário Temático em Administração Estratégica  - Avaliação Parcial . 

Preparação de Seminário Temático em Administração Estratégico (07/05/2021 - 07/05/2021)

Preparação de Seminário Temático em Administração Estratégico  

Apresentação de Seminário Temático em Administração Estratégica (14/05/2021 - 14/05/2021)

Apresentação de Seminário Temático em Administração Estratégica 

Atividade Assíncrona (21/05/2021 - 21/05/2021)

Leitura do capítulo  - Análise ambiental e a Incerteza estratégica.

Material para leitura e discussão no tema Análise ambiental no Planejamento Estratégico. 

Atividade Assíncrona (28/05/2021 - 28/05/2021)

Conceitos Centrais - Estratégia competitiva 

As 5 forças de Michael Porter. 

Atestado Médico (09/06/2021 - 11/06/2021)

Afastamento das atividades laborais sob Atestado Médico de 7 dias a partir da data 07.06.2021. 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 26 31 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14
1 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 2 0 2 0 2 0 2 2 0 20
4 2018902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2018903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 14
6 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
8 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 32
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
16 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 4
18 2018903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
19 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 48
23 2018901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
24 2018900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
25 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2018903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
28 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
31 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 7,0 8,0 9,5 8.2 2 AM
2 2018901**** 8,5 9,0 8,0 8.5 6 AM
3 2018903**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
4 2018900**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
5 2018902**** 8,0 8,0 9,5 8.5 4 AM
6 2018900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
7 2018902**** 8,0 0,0 0,0 2.7 20 RF
8 2018902**** 8,5 8,0 8,0 8.2 8 AM
9 2018903**** 8,0 0,0 8,5 9.0 7.3 14 EF
10 2018901**** 8,0 7,5 8,5 8.0 4 AM
11 2018901**** 7,5 8,0 8,5 8.0 8 AM
12 2018902**** 9,0 8,0 9,0 8.7 4 AM
13 2018900**** 8,0 0,0 0,0 2.7 32 RF
14 2018901**** 8,0 9,0 9,5 8.8 2 AM
15 2018903**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
16 2018902**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
17 2018901**** 9,0 8,0 9,0 8.7 4 AM
18 2018903**** 8,0 8,0 8,5 8.2 14 AM
19 2018901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
20 2018902**** 8,0 8,5 9,5 8.7 0 AM
21 2018902**** 0,0 8,5 0,0 2.8 48 RF
22 2018903**** 7,5 7,5 8,5 7.8 8 AM
23 2018901**** 7,0 9,0 8,5 8.2 10 AM
24 2018900**** 8,5 8,5 8,0 8.3 6 AM
25 2018901**** 8,0 8,0 9,5 8.5 6 AM
26 2018901**** 7,0 8,0 9,5 8.2 4 AM
27 2018902**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
28 2018901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
29 2018900**** 8,5 9,0 8,0 8.5 2 AM
30 2018900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
31 2018903**** 7,5 7,5 8,5 7.8 0 AM

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Plano de Curso

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Título

Data
Resultado final 16/07/2021
Aula de encerramento 15/07/2021
Aula de hoje 14/07/2021
Notas disponíveis e Frequência 12/07/2021
Aula de hoje 09/07/2021
Aula de hoje 07/07/2021
Aula de hoje 07/07/2021
Notas disponíveis 06/07/2021
Apresentação Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Estratégias 04/07/2021
Aula de hoje 30/06/2021
Aula de hoje 23/06/2021
Aula de hoje 16/06/2021
Aula de hoje 16/06/2021
Sebrae Like a Boss Piauí - Ciclo de Palestras para Curiosos, Empreendedores e Startups 10/06/2021
Aula assíncrona 09/06/2021
Aula de hoje 02/06/2021
Aula de hoje 19/05/2021
Aula de hoje 14/05/2021
Aula de hoje 12/05/2021
Aula de hoje 05/05/2021
Aula de hoje 28/04/2021
Cronograma Sistema de Avaliações 25/04/2021
Cronograma de avaliações parciais - revisão 25/04/2021
Orientação Seminário Temático 19/04/2021
Novo Cronogroma de Avaliações Parciais 19/04/2021
Cronograma de avaliações parciais 16/04/2021
Vídeos das aulas 16/04/2021
Aula de hoje - orientação 14/04/2021
Aula de hoje 07/04/2021
Aula de hoje 31/03/2021
Plano de ensino Administração Estratégica 30/03/2021
Aula de amanhã - 31.03.2021 30/03/2021
Comunicado aula 26.03.2021 25/03/2021
Aula de hoje 24/03/2021
Abertura do semestre 22/03/2021

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