mykael de araujo cardoso

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

CMP005 - SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
I - AS CONCEPÇÕES DE SENSO COMUM, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (08/04/2024 - 29/04/2024)

1º - Concepções sobre Filosofia, Teoria do conhecimento e Epistemologia das Ciências (25/04/24 Manhã). 

Roteiro didático:

1 - Acolhimento; 

2 - Apresentação do plano; 

3 - Contrato de convivência;

4 - Orientações para discussão teórico-reflexiva;

Texto de referência:

MATTOS, R. A. Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (ou Tentando escapar dos horrores metodológicos). In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. (Orgs.) Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011. p.20-51. Online: disponível em: www.ims.uerj.br/ccaps

5 - Avaliação do turno. 

2º Pensamento científico e ética na contemporaneidade (25/04/24 Tarde).

Roteiro Didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Realizar o debate após leitura do material recomendado;

4 - Orientação para os Seminários sobre as correntes do pensamento;

5 - Avaliação do turno.

 

3º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva e dialética e pensamento complexo (26/04/24 Manhã).

Roteiro Didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Organização dos Seminários - sistematização da aprendizagem para debate e argumentação crítica e reflexiva sobre as correntes do pensamento.

Textos de referência:

- Tesser, CD e Luz, MT. Uma introdução às contribuições da epistemologia contemporânea para a medicina. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2002, v. 7, n. 2 [Acessado 16 Agosto 2021]. pp. 363-372. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232002000200015>.

- González, AD et al. Fenomenologia heideggeriana como referencial para estudos sobre formação em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2012, v. 16, n. 42. [Acessado 16 Agosto 2021] , pp. 809-817. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000035>.

- Bodstein, RCA. Ciências sociais e saúde coletiva: novas questões, novas abordagens. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1992, v. 8, n. 2 [Acessado 16 Agosto 2021] , pp. 140-149.

- Luz, MT. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas - análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, v. 18, n. 2, p. 304–311, abr. 2009.

4. Conclusão da preparação dos seminários;

5. Avaliação do turno.


4º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva, dialética e pensamento complexo.

Roteiro Didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Apresentação dos seminários (Correntes do pensamento científico);

4 - Orientação para Atividade de Dispersão.

Textos de referência:

Garcia MMA. O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cadernos de Pesquisa. 1996;(97):64–72.

Campos, GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva, 2000; 5(2): 219-230.

5 - Avaliação do Turno e do 1º Encontro.

II - CORRENTES DO PENSAMENTO, CONCEITOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E FILOSÓFICOS NO CAMPO CIENTÍFICO (06/05/2024 - 13/05/2024)

1º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva, dialética e pensamento complexo (09/05/24 Manhã).

 Roteiro Didático

1 – Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Apresentação do Estudo Dirigido – Campo científico e paradigmas;

4 - Debate orientado5. Avaliação do Turno.

2º Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, filosofia compreensiva, dialética e pensamento complexo (09/05/24 Tarde).

Roteiro Didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Exposição dialogada: “Levantamento de evidências em bases de dados” (Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará – UFC);

4 - Orientação da atividade de dispersão;

5 - Avaliação do turno.

III – FUNDAMENTOS E PRESSUPOSTOS PERTINENTES A PESQUISA APLICADA AO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E SUAS TEMÁTICAS RELEVANTES PARA CONTEMPORANEIDADE (20/05/2024 - 17/06/2024)

1º Campo científico (23/05/24 Manhã)

Roteiro Didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Video-conferência - compreensão dos diferentes conceitos teóricometodológicos e filosóficos no campo científico: desafios e dilemas contemporâneos das pesquisas cientificas na saúde coletiva/saúde da família;

4 - Avaliação do Turno.

2º Pesquisa em saúde coletiva: paradigma, abordagens, tecnologias e inovação (23/04/24 Tarde)

Roteiro Didático

1- Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3. Roda de Conversa - Diálogos para aprofundamento temático: caminhos, sínteses, argumentos, problemas, demandas, prioridades e ciência: pesquisa e produção tecnológica na interface com a APS/ESF;

4. Avaliação do Turno.

3º Pesquisa em saúde coletiva: paradigma, abordagens, tecnologias e inovação. Ciência e tecnologia: interfaces e aplicação na Atenção Primária à Saúde (24/05/24 Manhã).

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Apresentação individual da Análise crítica e reflexiva do objeto de estudo e sua interface com os temas discutidos na disciplina e apresentação das teses com aplicabilidade profissional em Atenção Primária à Saúde/Saúde da Família;

4 - Debate orientado;

5 - Avaliação do Turno.

4º Ciência e tecnologia: interfaces e aplicação na Atenção Primária à Saúde (24/04/24 Tarde).

Roteiro didático

1 - Acolhimento;

2 - Apresentação do plano do turno;

3 - Síntese do aprendizado: argumentos construídos no Ensaio (Avaliação);

4 - Avaliação da disciplina5. Autoavaliação.

IV ATIVIDADES AVALIATIVAS (27/05/2024 - 17/06/2024)
    
Inicia em 24/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/05/2024 às 17h 0
    
Inicia em 24/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2024 às 17h 0
Boas vindas (23/03/2021 - 23/03/2021)
Bom dia,
 
Sejam bem vindos!
 
As 08:30 a coordenação os aguarda para conversa inicial e apresentação do curso.
 
Link:
meet.google.com/hoi-ovgf-ncq
Participar por telefone: (US) +1 919-590-3408
PIN: 113 943 228#
Informações Biblioteca (23/03/2021 - 23/03/2021)
   APRESENTAÇÃO Biblioteca.pptx 
Oficina de confeccção de Portfólio (23/03/2021 - 06/04/2021)
Metodologias ativas e PBL (30/03/2021 - 30/03/2021)
  PBL 
Oficina de confeccção de Portfólio (06/04/2021 - 06/04/2021)
Informações Biblioteca (13/04/2021 - 13/04/2021)
Boas vindas (20/04/2021 - 20/04/2021)
Metodologias ativas e PBL (27/04/2021 - 27/04/2021)
Informações Biblioteca (04/05/2021 - 04/05/2021)
Boas vindas (11/05/2021 - 11/05/2021)
Metodologias ativas e PBL (25/05/2021 - 25/05/2021)
Informações Biblioteca (01/06/2021 - 01/06/2021)
Boas vindas (08/06/2021 - 08/06/2021)
Boas vindas (15/06/2021 - 15/06/2021)
Metodologias ativas e PBL (22/06/2021 - 22/06/2021)
Informações Biblioteca (29/06/2021 - 29/06/2021)
Boas vindas (06/07/2021 - 06/07/2021)
AVALIAÇÃO (13/07/2021 - 13/07/2021)
RESULTADO FINAL (20/07/2021 - 20/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20
1 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
2 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
3 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
4 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
5 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
6 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
7 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
8 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
9 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
10 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
11 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
12 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
13 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
14 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
15 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
16 2020904**** 10,0 10.0 0 AM
17 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
18 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
19 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
20 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
21 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
22 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
23 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
24 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
25 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
26 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
27 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
28 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
29 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
30 2020906**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentação do Curso; oficinas de metodologias ativas de ensino e aprendizagem; vivências acerca dos dispositivos de saúde.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Presença e participação nas atividades.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2021
06/04/2021
Oficina de confeccção de Portfólio
23/03/2021
23/03/2021
Informações Biblioteca
23/03/2021
23/03/2021
Boas vindas
30/03/2021
30/03/2021
Metodologias ativas e PBL
06/04/2021
06/04/2021
Oficina de confeccção de Portfólio
13/04/2021
13/04/2021
Informações Biblioteca
20/04/2021
20/04/2021
Boas vindas
27/04/2021
27/04/2021
Metodologias ativas e PBL
04/05/2021
04/05/2021
Informações Biblioteca
11/05/2021
11/05/2021
Boas vindas
25/05/2021
25/05/2021
Metodologias ativas e PBL
01/06/2021
01/06/2021
Informações Biblioteca
08/06/2021
08/06/2021
Boas vindas
15/06/2021
15/06/2021
Boas vindas
22/06/2021
22/06/2021
Metodologias ativas e PBL
29/06/2021
29/06/2021
Informações Biblioteca
06/07/2021
06/07/2021
Boas vindas
13/07/2021
13/07/2021
AVALIAÇÃO
20/07/2021
20/07/2021
RESULTADO FINAL
Avaliações
Data Descrição
13/07/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Metodologias Ativas - PBL/ABP Aprendizagem Baseada em Problemas - Prof. Jander Nogueira 25/03/2021
Atividade de Metodologias Ativas 24/03/2021
Atividade - Metodologias Ativas (TBL e ABP) 23/03/2021
Continuação Seminário de iniciação ao curso - 23/03/2021 23/03/2021
Continuação Seminário de iniciação ao curso - 23/03/2021 23/03/2021
Programação semana de acolhimento/seminário de introdução ao curso 23/03/2021
Atividade - Seminário de Introdução ao Curso 23/03/2021
Atividade - Seminário de Introdução ao Curso 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1501 28/12/2025 08:07