• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

FRANCISCA EDNA DE ANDRADE CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

francisca edna de andrade cunha

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

CBT0005 - INTRODUCAO A ADMINISTRACAO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Abertura do semestre (24/08/2021 - 24/08/2021)

Apresentação da disciplina 

Sistema de avaliação 

Sistema de frequência 

Plano de ensino

Antecedentes históricos da Administração (27/08/2021 - 07/09/2021)
•A Administração remonta à própria história do homem. Contudo, é a partir da Idade Média que começa a se consolidar. Antes deste período, marcos desta evolução incluem (MAXIMIANO, 2000):

 •A Revolução Urbana, com o surgimento das cidades e dos Estados na região que viria a ser o Oriente Médio (4000 a.C). No mesmo período, a Europa avançava da pré-história para a revolução agrícola;

 •Contribuições oriundas da China, com a aplicação de princípios inovadores na administração pública, como planejamento, estratégia militar e mérito (sistema burocrático em oposição ao sistema feudal);

•Contribuições oriundas da Grécia, com valores desenvolvidos a partir do séc. V a.C., como democracia e método científico (busca do conhecimento por meio da investigação sistemática, em lugar da mitologia); e

 •Contribuições oriundas de Roma, com a construção de um império entre os séculos VIII a.C. e IV d.C., a partir dos princípios: dividir para governar, fundar colônias e construir estradas. Planejamento, organização, controle e valorização da propriedade privada são alguns dos legados.

•Já no Período Medieval, com a queda do Império Romano, a Igreja Católica passa a ocupar posição central, reforçando tradições administrativas dos romanos, como os princípios de organização, e acrescentando outros princípios, como a centralização e a hierarquia.
•A própria organização do trabalho na Europa medieval, com as associações de artesãos, as guildas,  controlando a produção e distribuição de bens é objeto de estudo da administração.
•Até então, a atividade econômica era influenciada pela ética religiosa católica. Contudo, à medida que a Idade Média avançou para o Renascimento, a ênfase passou da     auto suficiência p/ a acumulação.
•Com o advento do capitalismo, o dinheiro passa a ser, no lugar da posse da terra a fonte de riqueza e poder. O Renascimento, movido por valores humanistas, é o período de surgimento e consolidação do Estado moderno. Nesta época, destacam-se Michelangelo, Da Vinci e, também, Maquiavel, com sua obra, O Príncipe (política e poder). 
 
•Neste período, ocorre a expansão do Capitalismo Mercantil (a partir do séc. XV). Com a emergência da burguesia, as famílias poderosas atuam como comerciantes e banqueiros, criando empresas que viriam a substituir as oficinas artesanais locais.
•Com o impulso de intermediários e agenciadores de matérias-primas e mão-de-obra, os negócios crescem, estendendo-se a novas fronteiras, inclusive além-mar.

 •A figura do capitalista, detentor do conhecimento sobre produção e comercialização, passa a dominar a cena social, modificando as motivações e as práticas administrativas. •(MAXIMIANO, 2002; CHIAVENATO, 1993)

•Influência da organização da Igreja Católica
•A igreja católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração.
•Influência  da Organização Militar
•A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração.  A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da antiguidade e época medieval.
•O princípio da unidade de comando  - cada subordinado só pode ter um superior. 
 
•Influência da Revolução Industrial
•Invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) – aplicada à produção surgindo nova concepção de trabalho e consequentemente provocando intensas modificações de ordem econômica, política e social de maneira rápida eclodindo  na Revolução Industrial, a qual é dividida em dois períodos:
•1780 a 1860 – 1ª Revolução Industrial – revolução do carvão e do ferro.
•1860 a 1914 – 2ª Revolução Industrial – aço e eletricidade. 
 
•Influência dos pioneiros e empreendedores
•1820 – estradas de ferro
•1871 – a Inglaterra era maior potência econômica mundial
•1880 e 1890 as indústrias passaram a controlar as matérias-primas através de seus departamentos de compras, adquirindo firmas fornecedoras e controlando a distribuição para vender seus produtos diretamente ao varejista ou ao consumidor   final. 
 
•1890 e 1900 – ocorreu uma onda de fusões de empresas como meio de utilização racional das fábricas e de redução de preços.
•1899 – o primeiro laboratório de pesquisas surgiu com a síntese da aspirina – a primeira droga puramente sintética realizada por Adolf Von Bayer. 
 
•1903 – Administração científica
•1909 – Teoria da Burocracia
•1916 – Teoria Clássica
•1932 – Teoria das relações humanas
•1947 – Teoria Estruturalista
•1951 – Teoria dos sistemas
•1953 – Abordagem sociotécnica
•1954 – Teoria neoclássica
•1957 – Teoria comportamental
•1962 – Desenvolvimento organizacional
•1972 – Teoria contigencial 
 
 
O que é Administração? (10/09/2021 - 17/09/2021)
•O que é administração?
•Administração pode ser definida como a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas com os melhores resultados.
•Etimologia
•A palavra administração vem do latim ad – (direção, tendência para) e minister – ( subordinação, obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. 
 
•Administração como tarefa – sofreu uma transformação em seu significado original, passando a desenvolver a função de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle.  
 
•A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da administração científica de Taylor.

 •A seguir a preocupação básica passou para ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

 •A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria pela Teoria da Contingência. Esta posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. 

•O pensamento Administrativo como fruto do processo de modernização da sociedade
•O pensamento administrativo surge com base na consolidação da lógica de mercado e na consolidação das estruturas burocráticas como forma de organização do trabalho humano com objetivo inicial de aumentar a produtividade e gerar lucro.
•Assim, é possível verificar que o foco da Escola de Administração Clássica é interno e estrutural, ou seja, os principais teóricos dessa escola focam a sua análise no aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização . 
 
•O pensamento predominante era, a partir do momento em que a organização tem estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo aqueles relacionados ao comportamento humano e à competição com outras organizações.
•Acreditava-se que o aperfeiçoamento dos sistemas garantiria por si só os resultados desejados.
•Trabalhava-se com o pressuposto de racionalidade absoluta, que consistia na fé na capacidade e engenho humano o qual parecia ilimitada. 
 
•Século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
•Frederick Winslow Taylor – Escola da Administração – ênfase da tarefa por meio de racionalização do trabalho do operário.
•Henri Fayol – Teoria Clássica – ênfase na estrutura e aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. 
 
•A abordagem clássica da administração, está dividida em duas correntes:
•A escola da Administração Científica desenvolvida nos Estados Unidos por Taylor.
•Figuras - Taylor, Henri Lawrence Ganth, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e Ford;
•Aumento da produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional;
•Visão de baixo para cima (do operário – supervisor e gerente);
•Especialização do trabalhador e reagrupamento do movimentos, operações, tarefas, cargos constituem a chamada Organização Racional do Trabalho - ORT 
 
•A Teoria Clássica da Administração ou atomista e fisiologista da organização.
•Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
•Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
•Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais. 
 
•Em 1903, foi publicado nos Estados Unidos o livro Shop Mangement, de Taylor, engenheiro cuja primeira atividade profissional fora a de mestre em uma fábrica;
•Em 1916, foi publicado na França o livro Administração geral e industrial, de Henri Fayol, que embora também fosse engenheiro, era mais um administrador de cúpula , tendo mesmo, como diretor geral, salvado da falência uma grande empresa metalúrgica. 
 
•Em 1903, foi publicado nos Estados Unidos o livro Shop Mangement, de Taylor, engenheiro cuja primeira atividade profissional fora a de mestre em uma fábrica;
•Em 1916, foi publicado na França o livro Administração geral e industrial, de Henri Fayol, que embora também fosse engenheiro, era mais um administrador de cúpula , tendo mesmo, como diretor geral, salvado da falência uma grande empresa metalúrgica. 
 
Escola Clássica 
 
qXVII – Substituição do Tradicional pelo Racional
§ Descartes nega o conhecimento

   (mitos, costumes e tradições)

§ O poder da razão para resolver qualquer problema

 

qXVIII – Racionalismo atingiu seu apogeu
q
§ Revolução Industrial
§
§ Surgimento da Indústria
§ oficinas      Fábricas      Indústrias      
§ Mecanização da Produção   (produção em massa)
 
 

O trabalho ficou eficiente, mas não havia racionalização da organização e execução do trabalho

(LANDES, 1994)

  

“Ora, como administrar uma fábrica de 1.500 operários em 1765 sem uma clara e efetiva política gerencial e técnicas racionalizadoras do trabalho, a fim de se obter lucros e, portanto, remuneração do capital investido.”

(GARCIA, 1991, p. 39)

 

“Descoberta do corpo como objeto e alvo de poder”  (FOUCAULT, 1987, p.125)

 DISCIPLINA – VIGILÂNCIA - CONTROLE

 “Cada indivíduo no seu lugar; e em cada lugar, um indivíduo. Evitar as distribuições por grupos; decompor as instalações coletivas” (FOUCAULT, 1987, p.131)  

PRODUTIVIDADE 

qXX – Racionalização do trabalho
§
§ Divisão do trabalho

 “A divisão do trabalho é o alicerce para a organização”

  (GULICK ;URWICK apud REED, 1998, p.66)

Alguém será um bom administrador à medida que planejar, organizar e coordenar racionalmente os seus passos.

(MOTTA, 1998, p.24)

   “Os seres humanos tornam-se matéria-prima”

(GOULDNER apud REED, 1998, p.67 )

•A Administração Científica foi a primeira abordagem da teoria da administração ;
•Criada por Engenheiros, cientistas e gerentes preocupados com a melhoria da eficiência do trabalhador. 
 
 

 

Abordagem Clássica - Administração Científica , Teoria Clássica (10/09/2021 - 17/09/2021)
qFrederick W. Taylor (1856-1915)
qNasceu em uma família Quaker na Pensilvânia nos USA; Educação básica, rígida e disciplinada com conhecimentos clássicos de francês e alemão;Aprovado aos 18 anos em Harvard no curso de Direito.Decidiu iniciar seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia;em 1878, Taylor mudou-se para Midvale Steel Co. o que mais tarde passou de operário a engenheiro-chefe em 1884, por ter se graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, Nova Jersey, em 1883. seus doze anos de Midvale(1878-1889) serviram de base para suas ideias sobre administração de oficinas. 
 
Administração Científica 
 
qSegundo Silva(2008) a personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:
qComo experimentador e pesquisador;
qComo autor e divulgador de seus experimentos;
qComo formador de uma equipe e linha de pensamento. 
 
qTaylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas;
qÊnfase nas tarefas, isto é, nas atividades cotidianas do operário;
qPrincipais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração:
qObservação;
Mensuração   
 
qEm sua obra Taylor diz:
q1- o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;
q2- a administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações; 
 
q3- os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas;
q4- os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma produção normal e;
q5- deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores para garantir um ambiente psicológico adequado. 
 
qA obra de Taylor atravessou basicamente três momentos que marcaram suas observações e princípios:
qPrimeiro Período de Taylor:
qTécnicas de racionalização do trabalho de operário – Estudos dos Tempos e Movimentos, tempos-padrão;
qAtaque ao problema dos salários;
Sistema de Administração de tarefas.  
 
qSegundo período de Taylor
qA racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios.
qAmpliação de escopo, da tarefa para a administração e;
Definição de princípios de administração do trabalho.  
 
qTerceiro período de Taylor
qConsolidação dos princípios;
qProposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa;
qDistinção entre técnicas e princípios. 
 
qPara Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:
qVadiagem sistemática dos operários:
qO engano de que um rendimento maior do homem e da máquina terá como resultado o desemprego de grande número de operários;
qO sistema defeituoso, força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger os seus interesses;
qOs métodos empíricos ineficientes, utilizados nas empresas que fazem o operário desperdiçar grande parte de seu esforço e tempo; 
 
qDesconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
qFalta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. 
 
qPara Taylor, as bases de aplicação da Adm. Científica são:
qA) estudo de tempo e definição de padrões de produção;
qB) supervisão funcional;
qC) padronização de ferramentas e instrumentos;
qD) planejamento das tarefas e cargos;
qE) princípio da execução;
qF) utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo; 
 
qG) fichas de instituições de serviço;
qH) prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas;
qI) definição da teoria de trabalho. 
 
qO principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.
qOrganização Racional do Trabalho se baseia:
qAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
qEstudo da fadiga humana;
qDivisão do trabalho e especialização do operário;
qDesenho de cargos e de tarefas; 
 
qIncentivos salariais e prêmios de produção;
qCondições ambientes de trabalho, como iluminação, temperatura, conforto...
qPadronização de métodos e de máquinas e;
qSupervisão funcional. 
 
qPlanejamento – substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método;
qPreparo – treinar os operários de acordo com as aptidões de forma que produzam mais e melhor;
qControle – controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e o segundo plano previsto;
qExecução – distribuir as atribuições e responsabilidades, para que a execução seja feita pelos operários. 
 
qTaylor propõe quatro grandes princípios:
qO desenvolvimento de uma verdadeira ciência do trabalho;
qA seleção científica e o desenvolvimento progressivo do trabalhador;
qA conexão da ciência do trabalho e trabalhadores cientificamente selecionados e treinados;
qA constante e íntima cooperação de gestores e trabalhadores. 
 
qA insistência na especialização máxima e na remoção de todos os elementos estranhos, a fim de permitir a concentração na tarefa essencial, é fundamental no pensamento de Taylor. 
 

Princípios:

q Seleção científica do trabalhador
q Tempo-padrão
q Plano de incentivo-salarial
q Trabalho em conjunto
q Gerentes planejam, Operários executam
q Divisão do trabalho
q Supervisão
q Ênfase na eficiência

(MORGAN, 1996, p.32) 

Considerações:

q Enfoque mecanicista do ser humano
q Homo economicus
q Abordagem fechada
q Superespecialização do operário
q Exploração dos empregados 
 
TEORIA CLÁSSICA 
 
•Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla, em uma família burguesa, foi educado no Liceu de Lion, na França, e em 1860 se graduou Engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne. Foi trabalhar nas atividades de mineração de carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentry-Fourchambault Company. Tornou-se gerente aos 25 anos. Seis anos mais tarde, foi promovido a gerente de um grupo de minas.
•Em 1888 foi nomeado diretor geral da companhia, dando início ao processo de revitalização da organização. Ele fez algumas aglutinações das empresas do grupo, adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e em Jondreville. A nova companhia, denominada Comambault, se recuperou e continua até hoje como parte da Le Cresout Loire, o maior grupo de mineração e metalurgia na França (SILVA, 2007, p. 131). 
 
•A Teoria Clássica da Administração ou atomista e fisiologista da organização.
•Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
•Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
•Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais. 
 
qDestaque: Henri Fayol (1916)
qÊnfase: Na estrutura

 “A boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados”.  (MOTTA, 2006, p.30) 

•Pensamento de Fayol:
•Todos os empregados em uma organização participam, em maior ou menor grau, da função administrativa...[e] têm oportunidade para exercitar suas capacidades administrativas e ser reconhecidos por isso.
•Aqueles que são particularmente talentosos podem subir dos degraus mais baixos aos mais altos da organização
(FOLHETOS, 1900-1908 apud SILVA, 2007, p.132).
 
•Fayol separou a habilidade administrativa do conhecimento tecnológico;
•O sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas de seus líderes do que de suas habilidades técnicas;
•Fayol apontou a necessidade de diagramas organizacionais, reuniões e relatórios, bem como de um sistema de contabilidade para manter a administração informada;
•Fayol fundou e presidiu de 1918 a 1925 o Centro de Estudos Administrativos;
•Fayol defendia que seu trabalho era complementar ao de Taylor, visto que ambos procuravam a melhoria administrativa por diferentes caminhos de análise. 
 
•Fayol definiu Teoria “como uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”;

 •Verificou muitas contradições e pouca reflexão sistemática;

 •Assegurava que “qualquer organização necessitava de administração, fosse do tipo de comércio, indústria, política, religião, militar ou filantropia; em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada” (SILVA, 2007, p. 133)

•Fayol ressaltou a necessidade da profissionalização e do ensino da administração;
•Segundo Fayol os administradores necessitavam de certas qualidades, conhecimentos e experiências:
•Qualidades físicas- saúde, vigor;
•Qualidades mentais- habilidade de aprender, julgamento;
•Qualidades morais- energia, firmeza, dignidade;
•Conhecimento geral- cultura geral;
•Conhecimento especial- relativo a sua função;
•Experiência – conhecimento proveniente da profissão.

  (SILVA, 2007, p. 133)

 

•Os elementos da Teoria Administrativa incluem princípios, conceitos de linha e staff, comissões e funções da administração;
•Fayol identificou seis grupos de atividades que estão presentes na rotina das organizações:
•Atividades técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens;
•Atividades comerciais: relacionadas a captação e bom uso do capital;

Atividades contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas organizacionais; 

•Atividades de segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;

 •Atividades administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo, portanto interferência/influência sobre elas.

(SILVA, 2007)
 

Ideia de Processo:

qPrever
qOrganizar
qComandar
qCoordenar
qControlar
 
•Conforme Fayol a administração deve ser entendida com a realização das atividades administrativas, que são as funções de previsão, organização, comando, coordenação e controle.

 

•Previsão: tentativa de avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provisões para realizar esse plano;
•Organização: mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação;
•Comando: estabelecimento de orientações para os empregados e obtenção de execução;
•Coordenação: obtenção da unificação e harmonia de todas as atividades e esforços;
•Controle: verificação de que as coisas aconteçam em conformidade com as regras.
(SILVA, 2007, p. 135) 
 
Os princípios gerais da Administração - Fayol 
 
•Divisão do trabalho – entre grupos e indivíduos;
•Autoridade e responsabilidade – Fayol definia autoridade como “o direito de dar ordens e o poder para a exata obediência”;
•Disciplina- necessidade de esforço de maneira ordenada;
•Unidade de comando – trabalhadores recebem ordens de um único gerente;
•Unidade de direção – objetivo organizacional comum;
•Subordinação do interesse individual ao interesse geral; 
•Remuneração do pessoal – pagamento justo;
•Centralização – “diminuição da importância do papel do subordinado;
•Hierarquia – linha de autoridade, autoridade atribuída a hierarquia
•Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar;
•Equidade – todos os empregados deveriam ser tratados o mais igualmente possível;
•Estabilidade do pessoal – retenção dos trabalhadores;
•Iniciativa – “atividade por vontade própria”;
•União do pessoal  – harmonia e a boa vontade geral (SILVA, 2007, p. 136-137). 

Apreciação crítica:

 qObsessão pelo comando

qA empresa como sistema fechado 

 

Manipulação dos trabalhadores

 

Aulas e atividades assíncronas (21/09/2021 - 24/09/2021)

Aulas assíncronas 

Burocracia (28/09/2021 - 01/10/2021)

Nasceu em 21 de abril de 1864, Erfurt-Alemanha, foi um intelectual, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Considerou a Burocracia, como sistema ideal, cuja contribuição foi de extrema relevância no campo de estudo das organizações.  

  Alguns de seus trabalhos são: A ética protestante e o espírito do capitalismo, Ensaios de sociologia, Ciência e política: duas vocações e Sobre a teoria das ciências sociais. Max Weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de junho de 1920. 

“ O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas”. (MAXIMIANO, 2002, p.130)

qDestaque: Max Weber
qÊnfase: Na estrutura
qOrigens da Burocracia:
§Racionalidade
§Equação dinâmica entre meios e fins.
§Ética Protestante
Enorme relevância  na determinação no comportamento do homem organizacional. 
 
qDefinição

 

“ Sistema racional – instrumental que busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação humana para o atingimento de objetivos explícitos e formalizados.”

(MOTTA, 2006, p.131) 
 
•Segundo Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais.
•Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões que elas devessem seguir. Seu tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva.
•Estudou e procurou descrever o alicerce formal-legal em que as organizações reais se assentam. Sua atenção estava centrada no processo de autoridade-obediência.  
 
•Weber analisou a burocracia iniciando com a discussão dos processos interligados de dominação e obediência.
•Segundo Weber autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado. Sendo assim, há três tipos puros de autoridade ou dominação: as base da autoridade
•Carisma : a obediência deve-se a devoção dos seguidores pelo líder, ou seja, a autoridade está na própria pessoa do líder;
•Tradição: os seguidores obedecem por que o líder aparenta ter o direito de comando segundo os usos e costumes;
•Legal-racional: a obediência dos seguidores deve-se à crença no direito de dar ordens que a figura da autoridade  tem.
 
•Premissas da autoridade legal-racional:
•Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade da coerência entre meios e fins;
•Impessoalidade: nas burocracias, os seguidores obedecem à lei. As figuras da autoridade são obedecidas por que representam a lei.
•Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência. As burocracias operam como sistemas de subsistência para os funcionários.   
 
qCaracterísticas:

 

§Caráter legal e normativo;
§Formalidade das comunicações;
§Racionalismo e divisão do trabalho;
§Impessoalidade e hierarquia;
§Rotinas e procedimentos padronizados;
§Meritocracia;
§Profissionalização;
§Especialização da administração;
§Previsibilidade. 
 
qDisfunções:

 

§Exagero no cumprimento de regras
§Apego exagerado a regulamentos
§Formalismo e papelório
§Resistência a mudanças
§Despersonificação
§Categorização
§Abusos de autoridade
Conflitos com o público 
 
 
 
•Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
•Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
•Rapidez nas decisões;
•Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação escrita;
 
•Uniformidade de rotinas e procedimentos;
•Continuidade da organização;
•Redução do atrito entre as pessoas;
•Constância;
•Confiabilidade (regras conhecidas);
Benefícios para as pessoas na organização.
 
   Material de apoio 
Material de apoio e consulta.
Enfoque comportamental e Teoria das Relações Humanas (05/10/2021 - 15/10/2021)
•Raízes do enfoque comportamental
•Os sistemas sociais são formados por pessoas e suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seu comportamento como integrantes de grupos.
•O enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudo:
•As características que diferenciam as pessoas umas das outras;
•O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.

O corpo de conhecimentos sobre esses dois temas chama-se comportamento organizacional.

 

•O estudo do enfoque comportamental em seu primeiro momento se concentra em:
•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;
•Psicologia industrial;
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes e
•Estudo da dinâmica de grupo e da liderança.
• No segundo momento é analisado em separado:

 •A experiência de Hawthorne – origem das Relações Humanas.

•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
•Cinco tendências integram essa corrente:
•A ação prática dos sindicatos, declaradamente criados para defender os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho;
•As experiências humanistas de Robert Owen em New Lamark, e da Fundição Soho;
•A influência marxista com a comunização dos bens e dessa forma acabar com as desigualdades;
•A doutrina social da Igreja – encíclica de 1891, Rerum Novarum, do Papa Leão XIII;
•O pensamento humanista na escola clássica.
 
•Contribuições de Henry Gant – 1908;
•Conceitos sobre o comportamento humano no trabalho do casal Gilbreth;
•Oliver Sheldon – 1923 The Philosophy of management em sua obra expõe que:
•O problema fundamental da indústria era equilibrar o problema da produção com a humanidade da produção.
•Sheldon sugeriu as seguintes regras:
•Os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho;
•Deveriam dispor de meios para alcançar um padrão de vida respeitável;
•Dispor de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento.  
 
•Deveriam ficar protegidos do desemprego involuntário;
•Deveriam participar dos lucros de acordo com sua contribuição;
•Nas relações entre mão-de-obra e empregados, deveria predominar o espírito da igualdade.
•Segundo Mary Parker Follett, o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstâncias. (MAXIMIANO,2002, p. 235) 
 
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes
•Chester Barnard (1886-1961) – executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30.
•E m sua análise acerca das organizações em sua obra As funções do executivo (1938) teve grande influência no pensamento de muitos outros autores da época.
•Barnard considerava as organizações essencialmente sistemas cooperativos, ou seja, as organizações são veículos de ação social, têm um propósito moral.
•A cooperação é alcançada quando há equilíbrio entre benefícios ofertados pela organização e esforço do indivíduo como contrapartida. 
 
•Psicologia industrial
•Contribuição da psicologia na passagem do século XX: seleção e treinamento de pessoal;
•Hugo Munsterberg – Psychology of industrial efficiency primeiro trabalho importante sobre o assunto;
•A psicologia industrial focou de testes de seleção e colocação de pessoal. 
 
•Dinâmica de grupo e liderança
•Kurt Lewin – pai da dinâmica de grupo.
•Seus estudos tiveram impacto ao identificar três tipos diferentes de liderança:

 

•Autoritário: não permite participação nas decisões.
•Democrático: encorajava a participação e  o debate.
•Liberal: dava total autonomia ao grupo. 
 
•Escola das Relações Humanas
•Experiência de Hawthorne – revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.
•Experimento realizado no período de 1927 a 1933.
•Em 1933 Mayo publicou o livro The human problems of industrial civilization. A idéia central da sua obra se concentra em discutir sobre o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração científica, do que dos fatores emocionais comportamentais.
   2ª Avaliação Parcial
Período de Habilitação: 05/11/2021 às 10:00 a 05/11/2021 às 18:00
Feriado 19 de outubro Dia do Piauí (19/10/2021 - 19/10/2021)

Feriado 

Apresentações de Seminário em Teorias Organizacionais (22/10/2021 - 02/11/2021)
Teoria Geral dos Sistemas (05/11/2021 - 12/11/2021)

 

 

 

 

Apresentações de Seminários em Teorias Organizacionais (16/11/2021 - 16/11/2021)

Seminário em Teorias Organizacionais 

Aula assíncrona - Teorias Contingenciais (19/11/2021 - 23/11/2021)

Teoria Contingencial 

´Teoria da Contingência é uma evolução direta da teoria de sistemas
´
´Ambiente externo passa não só a interagir mas a ditar como será a organização e se ela irá sobreviver ou não
´
´Woodward; Lawrence e Lorch, Burns e Stalker são grandes nomes 
´
´
´Origens
´NOS ANOS 60 O MEIO AMBIENTE PASSOU A SER UM DOS TEMAS CENTRAIS EM Administração, por meio de uma corrente chamada “contingência estrutural” (Lawrence; lorsch, 1967);
´Em 1961, Burns e Stalker realizaram um estudo pioneiro reunindo mais de 20 empresas inglesas que operavam em setores diferentes, com taxas distintas de concorrência e de mudança de tecnologia;
´A partir desse estudo, elaboraram dois tipos ideais de organização cada um adaptado a um tipo de setor ou “meio ambiente”: a organização mecânica e a organização orgânica.
 
´A organização mecânica seria caracterizada pela formalidade, pela existência de um organograma detalhado e rígido, pela pouca comunicação entre os diversos setores em nível horizontal, privilegiando os níveis vertical e hierárquico e uma forte centralização do poder pela direção;
´A organização orgânica seria uma opção mais frequente em um ambiente turbulento, ou seja, com alta taxa de inovação e um mercado caracterizado por uma forte concorrência. 
 
´Grandes figuras
´Joan Woodward
´Professora de sociologia industrial na Faculdade imperial de ciência e tecnologia da universidade de Londres;
´Obra: Organização industrial: teoria e prática / Organização industrial: comportamento e controle;
´Suas incursões pelo campo de tecnologia e estrutura organizacional são, com efeito, sua marca distintiva;
Principal conclusão inicial foi a existência de uma ligação entre tecnologia e estrutura  social, algo enunciado pela primeira vez por Thorstein (1966) em 1904 e demonstrado empiricamente por Woodward (1968).   
 
´Os estudos de Woodward levou em consideração os seguintes aspectos em sua pesquisa:
´Níveis de autoridade entre o topo e a base;
´Amplitude de controle;
´Forma de definição de deveres;
´Volume de comunicações escritas e extensão
´Inicialmente, fábricas de diferentes tamanhos foram comparadas e diferenças de ordem históricas, examinadas;
´O grupo de pesquisa percebeu alguns relacionamentos importantes entre as diferenças tecnológicas e muitos aspectos organizacionais.
 
´A conclusão quanto aos aspectos organizacionais específicos estudados, a tecnologia revelava-se como um fator cuja influência tinha de ser considerada como de primeira ordem;
´Entretanto, para Joan Woodward, essa tecnologia é um fator determinado pelos objetivos da fábrica, isto é, pelo que se deseja produzir e pelo mercado que se pretende atingir;
´Assim, foram encontrados sistemas produtivos que variam em termos passando pela produção de grandes lotes e em massa, até sistemas mais complexos , especialmente a produção por processo. 
 
´Sistemas de produção unitária e pequenos lotes
´Produção de unidades segundo especificações dos consumidores. Ex : confecções sob medida;
´Sistema de produção de grandes lotes e em massa
´Produção de grandes lotes em linha de montagem. EX : montadoras de automóveis.
´Sistema de produção por processo
´Produção intermitente de produtos químicos em fábricas multifuncionais. Ex :  refinarias de petróleo, produção química ou petroquímica, siderúrgica.
´Vale lembrar que nem todas as fábricas podem ser enquadradas em um desses tipos de sistema produtivo.
c 
 
´As relações entre Tecnologia e Estrutura organizacional
´Organizações que empregam a produção em massa ou em grandes lotes, a estrutura tende a ser mais achatada, com grande numero de trabalhadores diretos e proporcionalmente, um número menos significativo de administradores e funcionários de escritório;
´A hierarquia é ainda mais achatada , com linhas de autoridade mais curtas, nas organizações que usam a produção unitária ou em pequenos lotes;
´Na análise de Woodward, tanto a produção unitária quanto aquela por processo costumam apresentar com frequência pequenos grupos de trabalhadores qualificados que mantêm um relacionamento mais pessoal com seus supervisores. 
 
´Essa análise se fundamenta na Teoria da Contingência, que prega estruturas e práticas administrativas diversas para organizações de unidades organizacionais diversas;
´Ficou claro que mudanças na tecnologia tendem a forçar mudanças organizacionais.
´A última questão que merece a atenção do grupo de Woodward como variável especialmente importante entre tecnologia de fabricação e estrutura é o comportamento organizacional e sistema de controle administrativo ( impessoalidade relativa e grau de fragmentação).
 
´Sistemas mecânicos e orgânicos: os trabalhos de Burns e Stalker
´Sistema mecânico  - esse tipo de sistema organizacional seria adequado a situações relativamente estáveis de mercado e tecnologia. Tem como características:
´Cada indivíduo desempenho sua tarefa precisamente;
´Hierarquia clara de controle;
´Valorização da comunicação;
´Valorização da lealdade à empresa; 
 
´Sistema orgânico
´Se adequa às condições de mercado turbulento, quando existirem grande concorrência e mudanças tecnológicas rápidas:
´Ajuste contínuo e uma redefinição de tarefas correspondentes;
´Institucionalização da mudança como um elemento natural;
´Criação de um ambiente gerencial que favoreça a criatividade e inovações ;
´Autonomia controlada para os empregados, administração por objetivos;
´Possibilidades de interações e comunicações a qualquer nível, de acordo com as necessidades do processo. 
 
´Integração e diferenciação – Lawrence e Lorsh (Paradoxo)
´Toda organização, para poder trabalhar com  um meio ambiente que não é homogêneo nem uno, deve desenvolver setores especializados em determinadas tarefas, setores específicos acentuando sua diferenciação interna.
´Ao mesmo tempo em que se busca essa diferenciação, deve-se buscar o mínimo de integração, criando estruturas e procedimentos organizacionais que controlem as tendências “centrífugas”;
´Verifica-se a necessidade em manter-se um equilíbrio entre o nível interno de diferenciação e de integração, tendo em vista a gestão dos conflitos e as contradições que resultam dessa tensão. 
 
´O grupo de estudo de Aston e as dimensões da Burocracia
´O grupo mostra empiricamente como existem diversos tipos de burocracia , cada qual adaptada a uma configuração do ambiente.
´Existem várias soluções possíveis, e não apenas um modelo burocrático único.  Buscava-se  descartar o tipo ideal da burocracia. 
 
´Tecnologia e Teoria organizacional: Estudos e Modelos recentes
´Woodward distinguiu três modos de produção:
´Produção por projeto ou produtos unitários: trabalho artesanal, em que o indivíduo executa do princípio ao fim a produção. Baixo nível de complexidade
´ Produção em massa: transformação da matéria-prima em produtos finais. Ex: modelo fordista.
´Produção de fluxo contínuo: Alto nível de complexidade. Difícil dividir etapas de produção. Ex: fábrica de componentes químicos. 
 
´Segundo Cusomano no início dos anos 1990, existiam três modelos de produção predominantes no mercado de software:
´Job-shop organizations – empresas de informática que desenvolviam produtos inteiramente personalizados.
´Sistema flexível de projeto e produção – fabricavam produtos semipadronizados. Seus produtos eram mantidos em estoque e depois eram finalizados, adaptados e configurados de acordo com as necessidades específicas dos clientes.
´Fábrica convencional de projeto e produção – produtos similares a comidities, inteiramente padronizados. 
 
´Considerações finais
´Podemos ver que tecnologia e organização (sistemas sociotécnicos) são mutuamente dependentes e estão interligados de modo claro.
´A Teoria dos sistemas nos mostra que os padrões sociais mais gerais influenciam nas organizações e em sua configuração técnica.
´A Teoria  da Contingência nos mostra que não um único modelo, ou seja, existe mais de uma maneira de atingir os objetivos propostos .
´Dependendo do tipo de ambiente e do tipo de objetivo ou problema a ser solucionado, vários tipos de organizações são possíveis.
Apresentações de Seminário em Teorias Organizacionais e encerramento da disciplina (26/11/2021 - 26/11/2021)

Apresentações de Seminário em Teorias Organizacionais e encerramento da disciplina.

   Seminário Teorias Organizacionais
Período de Habilitação: 26/11/2021 às 10:00 a 26/11/2021 às 18:00
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
27 31 03 10 14 17 21 24 28 01 05 08 19 22 26 29 05 09 12 16 19 23 26
1 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
3 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
5 2021901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
6 2021901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
7 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
18 2020906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
19 2021900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
20 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 20
29 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021900**** 10,0 7,8 8,0 8.6 0 AM
2 2021900**** 9,0 0,0 0,0 3.0 20 RF
3 2021902**** 6,0 8,5 8,5 7.7 0 AM
4 2021902**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
5 2020905**** 7,6 9,0 8,5 8.4 0 AM
6 2021901**** 7,6 8,0 7,0 7.5 0 AM
7 2021902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
8 2021901**** 7,7 6,5 8,5 7.6 0 AM
9 2021901**** 8,5 8,0 7,5 8.0 0 AM
10 2021902**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
11 2021900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
12 2020906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
13 2020902**** 9,0 7,7 8,0 8.2 2 AM
14 2020902**** 8,1 7,7 8,0 7.9 2 AM
15 2021901**** 8,7 7,7 0,0 0.0 2.8 0 RN
16 2021902**** 7,7 9,0 9,0 8.6 0 AM
17 2021900**** 6,5 7,7 10,0 8.1 0 AM
18 2021902**** 8,8 9,0 10,0 9.3 0 AM
19 2021900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2021901**** 7,5 6,5 8,5 7.5 0 AM
21 2020900**** 9,1 9,9 9,0 9.3 2 AM
22 2020906**** 6,7 8,5 8,5 7.9 0 AM
23 2021902**** 6,0 7,5 7,5 7.0 0 AM
24 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
25 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
26 2020902**** 9,6 9,9 9,0 9.5 2 AM
27 2021900**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
28 2021900**** 7,8 7,8 8,0 7.9 2 AM
29 2021901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado final disponível 29/11/2021
Seminários em Teorias Organizacionais 29/11/2021
Aula de encerramento 26/11/2021
Aula de hoje - Apresentação de seminário 23/11/2021
Notas da Resenha disponíveis 17/11/2021
Aula de hoje - Apresentações de Seminário em Teorias Organizacionais 16/11/2021
Aula de hoje 12/11/2021
Aula de hoje 09/11/2021
Notas disponíveis 07/11/2021
Aula de amanhã 04/11/2021
Aula de hoje 29/10/2021
Aula de hoje 26/10/2021
Sistema de avaliação 22/10/2021
Aula de hoje 22/10/2021
Diretrizes para Seminário em Teorias Organizacionais 18/10/2021
Avaliação Parcial 08/10/2021
Aula de hoje 05/10/2021
Aula de hoje 28/09/2021
Avaliação Parcial - Nova Data 24/09/2021
Aulas assíncronas 22/09/2021
Aual de hoje - Assíncrona 21/09/2021
Sistema de Avaliações 17/09/2021
Aula de hoje 17/09/2021
Sistema de Avaliações 14/09/2021
Aula de hoje 14/09/2021
Aula de hoje assíncrona 10/09/2021
Aula de hoje 03/09/2021
Aula de hoje 31/08/2021
Aula introdutória - Boas vindas! 27/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:19