-

DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
AULA SÍNCRONA: Apresentação do programa da disciplina com sensibilização através de um vídeo práticas e formas de ensinar a matemática que pretendemos trabalhar na disciplina. Além disso, apresentaremos os objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e o roteiro de atividades. (26/08/2021 - 26/08/2021)
   programa da disciplina 
AULA SÍNCRONA: Introdução a história dos números com o vídeo. Porque é importante conhecer a história dos números para o ensino da matemática. • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (31/08/2021 - 31/08/2021)
AULA ASSÍNCRONA: • LEITURA/ ESTUDO do texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. Sobre como a criança constrói o conceito de número. • Responde sobre o que é seriação, inclusão, classificação, sequência, conservação e comparação. (02/09/2021 - 02/09/2021)
FÉRIADO (07/09/2021 - 07/09/2021)
AULA SÍNCRONA: • Discussão do texto. (Continuação da aula). (09/09/2021 - 09/09/2021)
AULA SÍNCRONA: Discussão do texto. (Continuação da aula). (14/09/2021 - 14/09/2021)
AULA SÍNCRONA: • Discussão do texto. (Continuação da aula). (16/09/2021 - 16/09/2021)
AULA SÍNCRONA: • iscussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990 (21/09/2021 - 21/09/2021)
AULA SÍNCRONA: • Continuação da aula (23/09/2021 - 23/09/2021)
AULA ASSÍNCRONA: • Sistema de Numeração decimal (28/09/2021 - 28/09/2021)
AULA ASSÍNCRONA: • Trabalho em grupo será 3 grupos. (será em formato de seminário ou aula gravada em vídeo) • Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos. (Utilização do ábaco, quadro valor de lugar e material dourado). 1 . Apresentação do grupo material dourado. (Grupo 1) 2. Apresentação do grupo ábaco (grupo 2) 3. Apresentação do grupo QVL (grupo 3) (30/09/2021 - 30/09/2021)
AULA ASSÍNCRONA: Preparação de trabalho (05/10/2021 - 05/10/2021)
AULA ASSÍNCRONA: Preparação de trabalho (07/10/2021 - 07/10/2021)
AULA ASSÍNCORNA – Destinada a elaboração dos trabalhos. (registrar aula extra) (09/10/2021 - 09/10/2021)
Aula Extra.
AULA ASSÍNCRONA: FERIADO (12/10/2021 - 12/10/2021)
AULA SÍNCRONA: Apresentação de trabalho SND/ ábaco, QVL e Material dourado (14/10/2021 - 14/10/2021)
Aula sincrona sobre recursos didáticos sobre SND (15/10/2021 - 15/10/2021)
Aula Extra.
AULA ASSÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas (19/10/2021 - 19/10/2021)
AULA SÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas (21/10/2021 - 21/10/2021)
leituras de textos (23/10/2021 - 23/10/2021)
Aula Extra.
AULA SÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas (26/10/2021 - 26/10/2021)
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre literatura infantil e matemática. (28/10/2021 - 28/10/2021)
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre o conceito de fração. (02/11/2021 - 02/11/2021)
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre os conceitos básicos de grandezas e medidas (massa, volume, comprimento). (04/11/2021 - 04/11/2021)
Aula sincrona sobre recursos didáticos sobre SND (05/11/2021 - 05/11/2021)
Aula Extra.
AULA ASSÍNCORNA – Destinada a elaboração dos trabalhos. (registrar aula extra) (06/11/2021 - 06/11/2021)
Aula Extra.
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre os conceitos básicos de geometria – círculo, triangulo e quadrado nas series iniciais. (09/11/2021 - 09/11/2021)
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). (11/11/2021 - 11/11/2021)
Aula sincrona apresentação de trabalho (13/11/2021 - 13/11/2021)
Aula Extra.
AULA ASSÍNCRONA: Preparação da apresentação do seminário e trabalho escrito. (16/11/2021 - 16/11/2021)
AULA ASSÍNCRONA: Preparação da apresentação do seminário e trabalho escrito. (18/11/2021 - 18/11/2021)
Aula sincrona apresentação de trabalho (20/11/2021 - 20/11/2021)
Aula Extra.
AULA ASSÍNCRONA: Apresentação do trabalho. (23/11/2021 - 23/11/2021)
AULA ASSÍNCRONA: Apresentação do trabalho. (25/11/2021 - 25/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 31 02 09 14 16 21 23 28 30 05 07 09 14 19 21 23 26 28 04 05 06 09 11 13 16 18 20 23 25
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
7 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
12 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 10
13 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 6
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 12
17 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
21 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 4
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 8
26 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
28 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 6
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 6
32 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
35 2019901**** 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 12 AM
2 2019901**** 9,0 9,7 10,0 9.6 2 AM
3 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
4 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
5 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
6 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
7 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
8 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
9 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
10 2019902**** 9,0 9,7 10,0 9.6 4 AM
11 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 8 AM
12 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
13 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
14 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
15 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
16 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
17 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
18 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
19 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
20 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 12 AM
21 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
22 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 10 AM
23 2019900**** 9,0 9,7 10,0 9.6 6 AM
24 2019900**** 9,0 9,7 10,0 9.6 10 AM
25 2019902**** 9,0 9,7 10,0 9.6 10 AM
26 2019901**** 9,0 9,7 10,0 9.6 0 AM
27 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
28 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
29 2018901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 14 AM
30 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
31 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
32 2019900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
33 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
34 2019901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
35 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

• História do surgimento dos números.
• Aprendizagem das noções de classificação, seriação, inclusão e conservação do número.
• A construção do conceito de número pela criança.
• As Semelhanças entre o cálculo oral e o escrito.
• Sistema de numeração decimal (agrupamentos e reagrupamentos).

UNIDADE II

• Estruturas Aditivas.
• As diversas utilizações das propriedades da adição e subtração.
• Análise de situações problemas envolvendo essas operações.
• O estudo do algoritmo das operações de adição e subtração.
• Resolução de problemas.

UNIDADE III

• Ensino de Matemática utilizando a literatura infantil.
• Ensino de números e operações (ensino de frações).
• Ensino de grandezas e medidas ( massa, volume, comprimento).
• Ensino de tratamento da informação (gráficos e tabelas e medidas de tendência central).
• Ensino de espaço e forma (círculo, triangulo, retângulo e quadrado).

No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas, caso seja possível de realizar nesse período de pandemia COVID-19.
Além disso, realizaremos momentos de produção de material/ seminários e video aulas através do estudo teórico e prático de conteúdos matemáticos com o objetivo de refletir sobre diversos métodos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos referentes ao ensino infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com isso, pretendemos discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado na avaliação do rendimento:

• Assiduidade, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas em sala virtual (síncrona);
• Seminários + entrega de produção escrita sobre o tema;
• Pesquisa e entrevista com crianças.
• Elaboração de um blog, material escrito, seminários etc ( síncrona e assíncrona).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero. São Paulo – Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 – História da equaçõa de 2° grau; 4 – História de potências e raízes; 5 – Jogando com a matemática – São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas – Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática. SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.


7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000.
CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis – Ed: Vozes,1983.
KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.
NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983.
SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II – São Paulo: Cortez,1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
AULA SÍNCRONA: Apresentação do programa da disciplina com sensibilização através de um vídeo práticas e formas de ensinar a matemática que pretendemos trabalhar na disciplina. Além disso, apresentaremos os objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e o roteiro de atividades.
31/08/2021
31/08/2021
AULA SÍNCRONA: Introdução a história dos números com o vídeo. Porque é importante conhecer a história dos números para o ensino da matemática. • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
02/09/2021
02/09/2021
AULA ASSÍNCRONA: • LEITURA/ ESTUDO do texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. Sobre como a criança constrói o conceito de número. • Responde sobre o que é seriação, inclusão, classificação, sequência, conservação e comparação.
07/09/2021
07/09/2021
FÉRIADO
09/09/2021
09/09/2021
AULA SÍNCRONA: • Discussão do texto. (Continuação da aula).
14/09/2021
14/09/2021
AULA SÍNCRONA: Discussão do texto. (Continuação da aula).
16/09/2021
16/09/2021
AULA SÍNCRONA: • Discussão do texto. (Continuação da aula).
21/09/2021
21/09/2021
AULA SÍNCRONA: • iscussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990
23/09/2021
23/09/2021
AULA SÍNCRONA: • Continuação da aula
28/09/2021
28/09/2021
AULA ASSÍNCRONA: • Sistema de Numeração decimal
30/09/2021
30/09/2021
AULA ASSÍNCRONA: • Trabalho em grupo será 3 grupos. (será em formato de seminário ou aula gravada em vídeo) • Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos. (Utilização do ábaco, quadro valor de lugar e material dourado). 1 . Apresentação do grupo material dourado. (Grupo 1) 2. Apresentação do grupo ábaco (grupo 2) 3. Apresentação do grupo QVL (grupo 3)
05/10/2021
05/10/2021
AULA ASSÍNCRONA: Preparação de trabalho
07/10/2021
07/10/2021
AULA ASSÍNCRONA: Preparação de trabalho
09/10/2021
09/10/2021
AULA ASSÍNCORNA – Destinada a elaboração dos trabalhos. (registrar aula extra)
12/10/2021
12/10/2021
AULA ASSÍNCRONA: FERIADO
14/10/2021
14/10/2021
AULA SÍNCRONA: Apresentação de trabalho SND/ ábaco, QVL e Material dourado
15/10/2021
15/10/2021
Aula sincrona sobre recursos didáticos sobre SND
19/10/2021
19/10/2021
AULA ASSÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas
21/10/2021
21/10/2021
AULA SÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas
23/10/2021
23/10/2021
leituras de textos
26/10/2021
26/10/2021
AULA SÍNCRONA: Estudo e leitura sobre estruturas aditivas
28/10/2021
28/10/2021
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre literatura infantil e matemática.
02/11/2021
02/11/2021
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre o conceito de fração.
04/11/2021
04/11/2021
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre os conceitos básicos de grandezas e medidas (massa, volume, comprimento).
05/11/2021
05/11/2021
Aula sincrona sobre recursos didáticos sobre SND
06/11/2021
06/11/2021
AULA ASSÍNCORNA – Destinada a elaboração dos trabalhos. (registrar aula extra)
09/11/2021
09/11/2021
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre os conceitos básicos de geometria – círculo, triangulo e quadrado nas series iniciais.
11/11/2021
11/11/2021
AULA SÍNCRONA: Orientação, estudos e pesquisa para preparação do material para ser apresentado sobre Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).
13/11/2021
13/11/2021
Aula sincrona apresentação de trabalho
16/11/2021
16/11/2021
AULA ASSÍNCRONA: Preparação da apresentação do seminário e trabalho escrito.
18/11/2021
18/11/2021
AULA ASSÍNCRONA: Preparação da apresentação do seminário e trabalho escrito.
20/11/2021
20/11/2021
Aula sincrona apresentação de trabalho
23/11/2021
23/11/2021
AULA ASSÍNCRONA: Apresentação do trabalho.
25/11/2021
25/11/2021
AULA ASSÍNCRONA: Apresentação do trabalho.
Avaliações
Data Descrição
10/09/2021 1ª Avaliação
15/10/2021 2ª Avaliação
18/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 10:33