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CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Extensão pesqueira: do difusionismo tecnológico a agroecologia (23/08/2021 - 27/09/2021)

Extensão pesqueira: do difusionismo tecnológico a agroecologia

Construção de conhecimentos em extensão pesqueira (04/10/2021 - 22/11/2021)

Construção de conhecimentos em extensão pesqueira

Prática de extensão com TICs (04/10/2021 - 22/11/2021)

Prática d eextensão com TICs

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22
1 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018902**** 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 0 28
3 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015905**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
2 2016902**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
3 2016906**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
4 2016901**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
5 2015905**** 8,0 8,0 7,5 7.8 0 AM
6 201493**** 8,0 8,0 8,5 8.2 0 AM
7 2016904**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
8 2016902**** 6,5 8,0 7,5 7.3 0 AM
9 2017913**** 8,0 7,5 9,0 8.2 0 AM
10 2018901**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
11 2017902**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
12 2017914**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
13 2017908**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
14 2018902**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2016906**** 8,0 7,5 9,0 8.2 0 AM
16 2016902**** 7,0 7,5 9,0 7.8 0 AM
17 2018902**** 6,5 7,5 8,0 7.3 0 AM
18 2017902**** 8,0 7,5 8,0 7.8 0 AM
19 201496**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
20 2018902**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
21 2018901**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
22 2018902**** 5,5 4,0 0,0 3.2 0 RN
23 2016906**** 7,5 8,0 8,5 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas (16h);
• Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão da UFPI (12h);
• Seminários em grupo da proposta de projetos (6h);
• Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
 1ª avaliação será dividida em: 70% prova escrita ; e 30% entrega de documento em word e apresentação de trabalhos de classe;
 2ª avaliação será distribuída: Prova oral (50%) de defesa do Referencial teórico sobre extensão rural/pesqueira/aquícola 5 páginas complemento do portfólio de projeto; Construção de conhecimentos (50%) e Ciranda de saberes sobre aquicultura de base ecológica e pesca sustentável com os alunos da escola rural de Piracuruca;
 3ª avaliação – Apresentação de capacitação (Word e Power Point) com escola rural de Piracuruca (30%);
 Final – Prova com todo o assunto;

ii) Será considerado APROVADO o aluno que:
Horário de atendimento: terças-feiras de 8 ás 11 horas
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2021
27/09/2021
Extensão pesqueira: do difusionismo tecnológico a agroecologia
04/10/2021
22/11/2021
Construção de conhecimentos em extensão pesqueira
04/10/2021
22/11/2021
Prática de extensão com TICs
Avaliações
Data Descrição
14/09/2021 1ª Avaliação
19/10/2021 2ª Avaliação
09/11/2021 3ª Avaliação
23/11/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link III avaliação 22/11/2021
Aula, celular e link 11/10/2021
link aula - Seminário 04/10/2021
link aula 27/09/2021
link aula 20/09/2021
link aula 20/09/2021
link aula 06/09/2021
link aula 31/08 31/08/2021
Escalonamento da aula 30/08/2021

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