sandoel de brito vieira

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2021.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de aula - Unidade I (27/08/2021 - 27/08/2021)
Discussão das unidades temáticas.
Discussão dos textos (03/09/2021 - 10/09/2021)
- As abordagens epistemológicas da pesquisa; - A dimensão operativa
A avaliação da 1ª Unidade (17/09/2021 - 17/09/2021)
Exposição dialogada (24/09/2021 - 24/09/2021)
Unidade Temática II: Análise do objeto da pesquisa
Análise dos procedimentos e das técnicas dos projetos (01/10/2021 - 01/10/2021)
- Técnicas e procedimentos; - Estratégias e procedimentos.
Avalição da 2ª unidade (08/10/2021 - 08/10/2021)
Aula expositiva - Unidade Temática III: As categorias de Análise (22/10/2021 - 29/10/2021)
- Plano categorial da análise: conceituação; - Questões teóricas; - Etapas de análise.
Avaliação da aprendizagem - 3ª avaliação (05/11/2021 - 05/11/2021)
Apresentação dos dispositivos de análise do texto dissertativo (12/11/2021 - 03/12/2021)
Avaliação da aprendizagem - 4ª Avaliação (10/12/2021 - 10/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03 10 17
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de reflexões acerca dos conteúdos propostos focalizando os processos de pesquisa em educação sobre os sentidos e os significados da prática docente.<br />- Aula interativa <br />- Leitura e discussão de livros e artigos;<br />- Orientações de Estudos em grupos e individuais;<br />- Apresentação de produções escritas em rodas de discussão.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será feita por unidade temática e inclui o conjunto de produções desenvolvidas no decorrer das rodas de discussões ocorridas na disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:<br />• Produção textual;<br />• Capacidade de síntese e de dialogia nas rodas de discussões sobre os sentidos e os significados da prática docente.<br />• Frequência mínima de 75% das aulas;<br />• Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula e fora dela;<br />• Qualidade dos trabalhos produzidos;<br />• Postura profissional, autodisciplina e relacionamento.<br />Para efeito de notas, haverá três avaliações que terão valor de 0,0 a 10,0. <br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS<br />0.1 Básicas<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.<br />_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução, José Fonseca. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. <br />BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.<br />BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.<br />BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br /><br />BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.<br /><br />BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br />BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.<br /><br />BAUER, Martin W.; GASKELL, GEORGE. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.<br /><br />CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. <br /><br />CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.<br /><br />FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.<br /><br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br /><br />GAMBOA, Silvio Sánchez. Práticas de Pesquisa em Educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 9-32, 2007.<br /><br />JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.<br /><br />LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013. <br /><br />LEJEUNE, C. Manual de análise qualitativa: analisar sem contar nem classificar. Lisboa, 2019. <br /><br />GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011. <br /><br />GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. <br /><br />MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.<br /><br />MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br /><br />MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.<br /><br />NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.<br /><br />OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. <br /><br />PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.<br /><br />PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. <br />POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. <br /><br />RICOUER, P. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Portugal, Edições 70, 2005.<br />______. Hemenêutica e ideologias. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.<br /><br />POIRIER, J.; CLAPIER-VALLADON, S.; RAYBAUT, P. Histórias de vidas: teoria e prática. Oeiras, Pt: Celta Editora, 1999.<br /><br />RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.<br /><br />SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015. <br /><br />SOUSA, Eliseu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A: Salvador: Ed. UNEB, 2006.<br /><br />WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. <br /><br />ZABALZA, Miguel A. Diário de aula: um instrumento de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.<br /><br />10.2 Complementares<br /><br />ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. <br /><br />BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.<br /><br />GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.<br /><br />MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br /><br />PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004. <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/08/2021
27/08/2021
Apresentação do plano de aula - Unidade I
03/09/2021
10/09/2021
Discussão dos textos
17/09/2021
17/09/2021
A avaliação da 1ª Unidade
24/09/2021
24/09/2021
Exposição dialogada
01/10/2021
01/10/2021
Análise dos procedimentos e das técnicas dos projetos
08/10/2021
08/10/2021
Avalição da 2ª unidade
22/10/2021
29/10/2021
Aula expositiva - Unidade Temática III: As categorias de Análise
05/11/2021
05/11/2021
Avaliação da aprendizagem - 3ª avaliação
12/11/2021
03/12/2021
Apresentação dos dispositivos de análise do texto dissertativo
10/12/2021
10/12/2021
Avaliação da aprendizagem - 4ª Avaliação
Avaliações
Data Descrição
17/09/2021 1ª Avaliação
08/10/2021 2ª Avaliação
05/11/2021 3ª Avaliação
10/12/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:34