-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2021.2)

Tópicos Aulas
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (23/08/2021 - 23/08/2021)
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa.
   Plano da disciplina 
Realização de dinâmica de apresentação dos participantes. Apresentação do plano de disciplina. (23/08/2021 - 23/08/2021)
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa
Debate na forma de roda de conversa (30/08/2021 - 30/08/2021)
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa
Exposição dialogada (06/09/2021 - 06/09/2021)
Métodos de Pesquisa: Fenomenologia e Método Autobiográfico.
Aula assíncrona (13/09/2021 - 13/09/2021)
Métodos de Pesquisa: Fenomenologia e Método Autobiográfico.
1ª Avaliação (20/09/2021 - 20/09/2021)
Aula discussiva (27/09/2021 - 27/09/2021)
Métodos de Pesquisa: Fenomenologia e Método Autobiográfico
Aula assíncrona (04/10/2021 - 04/10/2021)
Pesquisa Narrativa
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário (11/10/2021 - 11/10/2021)
Técnicas e procedimentos de produção de dados
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário (18/10/2021 - 18/10/2021)
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário (25/10/2021 - 25/10/2021)
Atividade orientada individual. (01/11/2021 - 01/11/2021)
Reestruturação do Projeto de Pesquisa e parte da Dissertação (Introdução, Referencial Teórico e a Metodologia); Aula assíncrona
Atividade orientada individual. Atividade assíncrona (08/11/2021 - 08/11/2021)
Reestruturação do Projeto de Pesquisa e parte da Dissertação (Introdução, Referencial Teórico e a Metodologia); Aula assíncrona
Atividade orientada individual. Atividade assíncrona (22/11/2021 - 22/11/2021)
Reestruturação do Projeto de Pesquisa e parte da Dissertação (Introdução, Referencial Teórico e a Metodologia); Aula assíncrona
3ª Avaliação (29/11/2021 - 29/11/2021)
Exposição dialogada (06/12/2021 - 06/12/2021)
Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
Atividade orientada individual. (13/12/2021 - 13/12/2021)
Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
4ª Avaliação (20/12/2021 - 20/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será através de reflexões acerca da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e seus
fundamentos, compreendendo: reflexão individual oral e escrita sobre as referências teóricas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais dessa IES
e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
− Frequência mínima de 75% das aulas;
− Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas
atividades propostas e desenvolvidas em sala;
− Qualidade dos trabalhos produzidos;
− Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Horário de atendimento:
Bibliografia: 0.1 Básicas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na
descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro:
ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação.
Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro:
ABNT, 2011.
_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de
Janeiro: ABNT, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do
Educador. São Paulo: Cortez, 2013.
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa:
Porto Editora, 1994.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na
orientação e escrita de teses e dissertações.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à
teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN,
2010.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em
pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Práticas de Pesquisa em Educação no Brasil: lugares,
dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 9-32, 2007.
JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Rio
de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.
ABRAHÃO, M. H. M. Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e
audiovisuais em pesquisa com Histórias de Vida e Memorial de Formação. Educação,
Revista do Centro de Educação, vol, 39, n., 1, janeiro/abril, 2014, pp. 13-26.
_____. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações/
referências para a pedagogia em formação. Educação, Porto Alegre, v.34, n. 2 p. 165-172,
maio/ago, 2011.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed.
Brasília: Líber, 2006.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens
qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.
MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador.
Rio de Janeiro: DP&A, 2006
MOURA, A. F,; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento
metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106,
jan/jun,2014.
MUYLAERT, C. J. at al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa
qualitativa. Revista. Esc Enferm USP, 2014 n. 48, pp. 193-199.
NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN,
São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas
da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS;
Salvador: EDUNEB, 2012.
PASSEGGI, M. DA C.; et al. As narrativas autobiográficas e a formação de professores:
uma reflexão sobre o diário de acompanhamento. IV Congresso Internacional de Pesquisas
autobiográficas no Rio Grande do Sul/Brasil, 2012.
PASSEGGI, M. DA C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação:1 do sujeito
epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, vol. 41, n. 1, 2016, pp. 67-86.
PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e
Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa
em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos.
4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo:
Atlas, 1999, p. 14-63.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social.
Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.
WELLER, Wivian. Tradições Hermenêuticas e interacionistas na pesquisa qualitativa: a
análise de narrativas segundo Fritz Schutze. UNB, s/d.
WARSCHAUER, C. Entre na Roda! A formação humana nas escolas e nas organizações.
São Paulo, Paz & Terra, 2017.

Complementares
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e
sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa
qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea,
2003.
MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed.
Brasília: Líber, 2006.
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências
da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2021
23/08/2021
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
23/08/2021
23/08/2021
Realização de dinâmica de apresentação dos participantes. Apresentação do plano de disciplina.
30/08/2021
30/08/2021
Debate na forma de roda de conversa
06/09/2021
06/09/2021
Exposição dialogada
13/09/2021
13/09/2021
Aula assíncrona
20/09/2021
20/09/2021
1ª Avaliação
27/09/2021
27/09/2021
Aula discussiva
04/10/2021
04/10/2021
Aula assíncrona
11/10/2021
11/10/2021
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário
18/10/2021
18/10/2021
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário
25/10/2021
25/10/2021
Atividade avaliativa em grupo: realização de seminário
01/11/2021
01/11/2021
Atividade orientada individual.
08/11/2021
08/11/2021
Atividade orientada individual. Atividade assíncrona
22/11/2021
22/11/2021
Atividade orientada individual. Atividade assíncrona
29/11/2021
29/11/2021
3ª Avaliação
06/12/2021
06/12/2021
Exposição dialogada
13/12/2021
13/12/2021
Atividade orientada individual.
20/12/2021
20/12/2021
4ª Avaliação
Avaliações
Data Descrição
20/09/2021 1ª Avaliação
25/10/2021 2ª Avaliação
29/11/2021 3ª Avaliação
20/12/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 17:16