Metodologia: |
O desenvolvimento da disciplina será fundamentado na unidade teoria-prática, por meio de atividades desenvolvidas via Google Meet, considerando a realidade inerente ao ensino remoto, decorrente da pandemia Covis 19. Nesta perspectiva, a metodologia de ensino a ser privilegiada na disciplina contará de síncronas e assíncronas, focalizando: - Aula expositiva; - Estudo de textos; - Discussão; - Produção textual (Escrita de diários da prática); - Trabalhos individuais, entre outros. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras. Para registro no diário de classe serão computadas três avaliações em uma escala de 0 a 10: 1) Trabalho individual (por meio da escrita de um diário de bordo); 2) Trabalho individual abordando o planejamento da revisão de literatura de tese ou dissertação e 3) Apresentação do projeto de pesquisa revisitado nos aspectos teóricos e metodológicos.
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Bibliografia:
| CARDOSO, Tereza; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Revisão sistemática da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora, 2010. ARAÚJO, Alessandra Oliveira; LIMA, Gercilene Oliveira. A análise textual discursiva e a compreensão cênica na pesquisa em educação. In: OLINDA, Ercília Braga de Olinda; GOLDBERG, Luciane Germano (orgs). Pesquisa (Auto)Biográfica em educação: afetos e (trans)formações. Fortaleza: EDUECE, 2017. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. ESTEBAN, M. Paz Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUSA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 26-38. MORAES, Ana Cristina de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em 20 de agosto de 2018. NÓVOA, António; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde,1988.
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