Unidade II Pensando as práticas de pesquisa em educação (27/09/2021 - 27/09/2021)
- Contextualizando as pesquisas em educação no Brasil
Discussão do texto:
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002, p.09-41.
Atividade prática:
- Tomando por base a discussão sobre o método dialético leia o capítulo/seção do método/metodologia de uma dissertação e observe se há indicativos dos critérios de escolha da fundamentação teórica e metodológica;
- Esses indicativos sinalizam para a escolha de um determinado método (teoria e metodologia) ou modelo de pesquisa científica?
- Se sim, qual foi?
- Se sim, o pesquisador usa esse método na escolha e emprego dos participantes, dos instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos? Em outras palavras, há compatibilidade entre a escolha do método e dos participantes, instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos?
- Se não tem indicativos da escolha de um método ou modelo de pesquisa, então o conhecimento produzido está vinculado a quais critérios de escolha e interpretação de dados?
3. Com base na leitura do texto da Gatti, que características tão especificidade (singularizam) à pesquisa em educação no Brasil e que são discutidas pela autora?
4. Segundo Gatti, por que o campo da pesquisa em educação tem se apresentado de modo muito diversificado?
5. Fazendo breve incursão pela história da pesquisa em educação a autora contextualiza os enfoques que predominaram, destacando temas e problemas estudados. Você conseguiu identificá-los? O que há de igual e diferente nesses enfoques?
6. De acordo com a autora com a expansão da pesquisa educacional foi se evidenciando uma série de problemas. Que problemas são esses? Escolha os dois que mais chamaram sua atenção, isto é, que lhe faz pensar na sua pesquisa para explicar em sala de aula!