ailton campos do nascimento

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 05 (2021.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina (06/09/2021 - 06/09/2021)

Leitura do texto "A maldição da rua constantinopla" para orientar a discussão sobre a necessidade do pesquisador observar a realidade e definir estratégias de investigação que possibilite apreender o máximo das determinações que a constitui.

   Texto "A maldição da rua Constantinopla" 
Texto para leitura e discussão em sala de aula, conforme a questão proposta no inicio e outras propostas pela professora?
  Texto 2 sobre o Estado da Questão 
Texto 2 para o Seminário sobre o Estado da Questão
Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas (13/09/2021 - 13/09/2021)

Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas

-A dimensão filosófica da pesquisa científica

Texto:

PINTO, A. V. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 1-10(Capítulo 1 – A necessidade da compreensão filosófica na pesquisa científica)

leitura atenta do texto com destaque para os argumentos desenvolvidos pelo autor para explicar a necessidade e o significado do pesquisador ter consciência da lógica e da filosofia que deve orientar sua pesquisa.

  Texto "A necessidade da compreensão filosófica da pesquisa científica" 
Atividade: leitura atenta do texto com destaque para os argumentos desenvolvidos pelo autor para explicar a necessidade e o significado do pesquisador ter consciência da lógica e da filosofia que deve orientar sua pesquisa; 2. Ler a introdução e/ou metodologia de uma dissertação ou tese para identificar a presença de indicativos da filosofia que orientou o planejamento e o desenvolvimento da pesquisa.
Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas (20/09/2021 - 20/09/2021)

Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas

  • O método dialético
  Texto O método dialético Politzer) 
Caros alunos, boa tarde! Segue em anexo o texto para a próxima aula, Conforme consta no plano de ensino, vcs irão fazer a leitura atenta do texto, destacando pontos que compreenderam e merece destaque e também aqueles que não compreenderam. Depois disso, façam o que segue abaixo: Atividade prática: - Ler a introdução e metodologia de uma dissertação e destacar indicativos das características do método empregado pelo pesquisador; - Rever a introdução do seu projeto de pesquisa orientando seu pensamento pelas características do método dialético.
Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação (27/09/2021 - 27/09/2021)
  • Contextualizando as pesquisas em educação no Brasil

Discussão do texto:

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002, p.09-41.

Atividade prática:

  1.  Tomando por base a discussão sobre o método dialético leia o capítulo/seção do método/metodologia de uma dissertação e observe se há indicativos dos critérios de escolha da fundamentação teórica e metodológica;
  2. Esses indicativos sinalizam para a escolha de um determinado método (teoria e metodologia) ou modelo de pesquisa científica?

- Se sim, qual foi?

- Se sim, o pesquisador usa esse método na escolha e emprego dos participantes, dos instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos? Em outras palavras, há compatibilidade entre a escolha do método e dos participantes, instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos?

- Se não tem indicativos da escolha de um método ou modelo de pesquisa, então o conhecimento produzido está vinculado a quais critérios de escolha e interpretação de dados?

3. Com base na leitura do texto da Gatti, que características tão especificidade (singularizam) à pesquisa em educação no Brasil e que são discutidas pela autora?

4. Segundo Gatti, por que o campo da pesquisa em educação tem se apresentado de modo muito diversificado?

5. Fazendo breve incursão pela história da pesquisa em educação a autora contextualiza os enfoques que predominaram, destacando temas e problemas estudados. Você conseguiu identificá-los? O que há de igual e diferente nesses enfoques?

6. De acordo com a autora com a expansão da pesquisa educacional foi se evidenciando uma série de problemas. Que problemas são esses? Escolha os dois que mais chamaram sua atenção, isto é, que lhe faz pensar na sua pesquisa para explicar em sala de aula!

Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação (04/10/2021 - 04/10/2021)

Unidade I – Pensando as práticas de pesquisa em educação

  • Discutindo método e metodologia

Discussão dos textos:

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002, p. 42-66.

Atividade:

  1. Leia e Releia o texto da Gatti (p. 42-66) e destaque os argumentos que a autora desenvolve para explicar:

     . O que é método;

     . Como devemos usar adequadamente um método de pesquisa;

      . A confusão que há no uso dos métodos;

      . Dentre os aspectos que caracterizam a confusão no uso do método nas pesquisas em educação, como a autora explica a discrepância entre teoria e método e entre método e metodologia.

Atividade prática:

- Releia a metodologia da dissertação que você escolheu para analisar na disciplina PQ I, para destacar indicativos se o pesquisador usou um método no planejamento e desenvolvimento da pesquisa e do modo como o mesmo foi empregado.

Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação (11/10/2021 - 11/10/2021)
  • Discutindo método e metodologia

Indicação de Leitura:

IBIAPINA, I. M. L. de M. Práticas de pesquisa em educação: discutindo método e metodologia. In: CARVALHO, M. V. C. de; MARQUES, E. de S. A; ARAUJO, F. A. M. (Orgs.). Educação e formação humana: práticas de enfrentamento em tempos de crise. Teresina: EDUFPI, 2020, p. 139-162.

Atividade:

- Organização dos alunos em dois grupos para planejar uma apresentação das ideias do texto e estabelecer relações com os projetos de pesquisa que estão em elaboração.

 

Não Houve Aula (18/10/2021)

A professora não pode minsitrar aula!

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: Introdução (25/10/2021 - 25/10/2021)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação 

Introdução: Tema, objeto de estudo, gênesi, problema e objetivos de pesquisa, fundamentação teórico-metodológica,relevância social e acadêmica

  Texto sobre a construção do problema de pesquisa 
Segue o texto que indiquei em nossa última aula
Não Haverá Aula (01/11/2021)

Ponto facultativo na UFPI

Unidade III - Pensando o projeto de pesquisa em educação: Introdução (08/11/2021 - 08/11/2021)

Orientações práticas para elaboração da introdução do projeto de pesquisa, considerando:

- tema, objeto, problema, objetivos

- Contextualização e problematização

- Fundamentação teórica e metodológica

- Justificativa e Relevância

  Roteiro com orientações para elaboração da introdução projeto de pesquisa 
Car@s alun@s, boa noite! Segue o Roteiro com orientações para elaboração da introdução projeto de pesquisa Falta eu postar a introdução da dissertação da Michelande p completar o exercício prático.
  Introdução da Michelande 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Estou postando a introdução da dissertação da Michelande para vcs analisarem conforme orientações no roteiro que já postei. Informo que a dissertação dela ainda não está disponível e essa é a versão que ela levou para a defesa com alguns ajustes! OBSERVAÇÔES: - Peço a vocês que não compartilhem com NINGUÉM esses dois arquivos: o da introdução da dissertação da Michelande e o do roteiro para elaboração da introdução do projeto de pesquisa.
  Introdução da Michelande Pintada 
Segue o arquivo da introdução da Michelande pintada conforme as orientações dadas e discutidas em nossa aula do dia 08/11/21. Por favor, não compartilhem com pessoas fora desta disciplina.
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: Revisão Bibliográfica (22/11/2021 - 22/11/2021)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

- Revisão Bibliográfica

       . Teórica

       . Empírica

      . Metodológica, etc

- Denominações usuais

  • Revisão de literatura
  • Revisão Sistemática
  • Estado da Questão
  • Estado do conhecimento
  • Estado da Arte
  • Etc
  Texto 1 Sobre Revisão Bibliográfica/Literatura 
Texto 1 Sobre Revisão Bibliográfica para organização e apresentação do Seminário I sobre Revisão de Literatura
  Texto 2 Sobre Revisão Bibliográfica/Literatura 
Texto 2 Sobre Revisão Bibliográfica para organização e apresentação do Seminário I sobre Revisão de Literatura
  Texto 1 Estado da Questão 
Texto 1 Sobre Estado da Questão para organização e apresentação do Seminário II sobre Revisão de Literatura
  Texto 2 sobre o Estado da Questão 
Texto 2 Sobre o Estado da Questão para organização e apresentação do Seminário II
  Texto 1 sobre o Estado da Arte 
Texto 1 sobre o Estado da Arte para leitura e organização do Seminário III
  Texto 2 sobre o Estado da Arte 
Texto 2 sobre o Estado da Arte para leitura e organização do Seminário III
  Texto 1 - Revisão Integrativa 
Texto 1 sobre Revisão Integrativa para leitura e organização do Seminário IV
  Texto 2 - Revisão Integrativa 
Texto 2 sobre Revisão Integrativa para leitura e organização do Seminário IV
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: Revisão Bibliográfica (29/11/2021 - 29/11/2021)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

- Analisando trabalhos que contemplam Revisão Bibliográfica

         Revisão de literatura

         Estado da Arte

         Estado da Questão

         Revisão integrativa

  Texto "Meus tipos inesquecíveis..." 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo o Texto "Meus tipos inesquecíveis...", no qual a autora faz uma crítica interessantes aos tipos de Revisão de Literatura que tem sido feita na academia!
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: Fundamentação teórica (06/12/2021 - 06/12/2021)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação 

- Escolhas teórico-metodológicas: princíp ios, leis e categorias

  Texto "Para não dizer que não falei de método" 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo o texto "Para não dizer que não falei de método" para ajudá-los na compreensão sobre a escolha da fundamentação teórica, sobretudo das categorias.
  Texto "MHD: reflexões sobre pensar e fazer pesquisas em educação" 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo o outro texto, "MHD: reflexões sobre pensar e fazer pesquisas em educação", para ajudá-los na compreensão sobre a escolha da fundamentação teórica, sobretudo das categorias.
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: Metodologia (13/12/2021 - 13/12/2021)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação 

- Escolhas teórico-metodológicas: participantes, instrumentos e técnicas

  Texto 1 "Processo de produção da informação..." 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo o texto 1 que trata sobre o processo de produção da informação e vai ajudar vcs a fazerem escolhas dos instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos.
  Texto 2 O processo de construção da informação segundo Rey 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo o texto 2 que trata sobre o processo de produção da informação e vai ajudar vcs a fazerem escolhas dos instrumentos, técnicas e procedimentos metodológicos.
Concluindo a disciplina (20/12/2021 - 20/12/2021)

Continuação das escolhas metodológica

Dúvidas

Etc

  Texto Tempestade de Luz 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo os dois textos do Moraes que falei ontem. Em ambos o autor trata da análise textual!
  Texto Mergulhos discursivos 
Prezad@s alun@s, boa tarde! Segue em anexo os dois textos do Moraes que falei ontem. Em ambos o autor trata da análise textual!
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
06 13 20 27 04 11 25 08 22 29 06 13 20
1 2021100**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
2 2021100**** 9,0 8,5 7,5 7,5 8.1 4 AM
3 2021100**** 10,0 9,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
4 2021100**** 8,0 8,0 7,0 7,0 7.5 0 AM
5 2021100**** 10,0 8,5 8,7 8,7 9.0 0 AM
6 2021100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
7 2021100**** 7,0 8,0 6,5 6,5 7.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre as próximas aulas 03/12/2021
Sobre a aula do dia 22/11/21 15/11/2021
Acesso a sala de aula plataforma meet 06/09/2021
Sobre o início das aulas 24/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:46