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CPPGED/CCE002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 03 (2021.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (31/08/2021 - 31/08/2021)
Definição do cronograma, atividades e referencial teórico
Estudo: Profissão professor (14/09/2021 - 14/09/2021)
Texto base: GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.
Estudo: Formação inicial e continuada (21/09/2021 - 21/09/2021)
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabuco Valenzuela São Paulo: Cortez, 2009.
Estudo: Profissionalização (28/09/2021 - 28/09/2021)
Texto base: JOBERT, G. A Profissionalização: entre Competências e Reconhecimento Social. A Profissionalização dos Professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Estudo: Competências (05/10/2021 - 05/10/2021)
Texto base: LE BOTERF, G. Construire les Compétences Individuelles et Collectives. Paris: Les Éditions d?Organisation, 2001.
Estudo: Identidade docente (19/10/2021 - 19/10/2021)
Texto Base: MARCELO, G. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2009.
Estudo: o professor iniciante (26/10/2021 - 26/10/2021)
Texto base: MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, 2010.
Estudo: o professor do ensino superior (09/11/2021 - 09/11/2021)
Texto base: MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010. MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus editorial, 2018.
Estudo: aprendizagem da docência (16/11/2021 - 16/11/2021)
Textos base: MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e-Curriculum,v. 1, n. 1, 2005. MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.
Estudo: aprendizagem da docência (23/11/2021 - 23/11/2021)
Textos base: MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e-Curriculum,v. 1, n. 1, 2005. MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.
Estudo: a construção do conhecimento profissional docente (30/11/2021 - 30/11/2021)
Texto base: MONTERO, L. A construção do conhecimento profissional docente. Tradução de Armando P. Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
Estudo: professor do Século XXI (07/12/2021 - 07/12/2021)
Texto base: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Estudo: professor reflexivo (14/12/2021 - 14/12/2021)
Texto base: PIMENTA, S. G. (2002). Professor reflexivo: construindo uma crítica. IN: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Estudo: professor reflexivo (21/12/2021 - 21/12/2021)

Texto base: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA DISCIPLINA (22/12/2021 - 22/12/2021)
Produção de texto.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 22
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida através das reflexões acerca da produção do conhecimento e da produção textual da categoria Formação de professores.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das discussões do referencial teórico que fundamenta a categoria: formação de professores.
Horário de atendimento: 18:00 às 22:00
Bibliografia: ALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: CAMPOS, B.(org.). Formação profissional de professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 21-31.

DONANCIANO, B. A formação de professores primários em moçambique. Desenvolvimento da Competência Docente dos Formandos durante o Estágio, no Modelo 10ª+1+1, Mestrado em Educação/Currículo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Convénio com a Universidade Pedagógica de Maputo, 2006.

ESTEVES, M. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 37-48, 2009.

FLORES, M. Profissionalismo e Liderança dos Professores. Santo Tirso: de Facto Editores, 2014.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.

GOODSON, I. Conhecimento e Vida Profissional: Estudos sobre Educação e Mudança. Porto: Porto Editora, 2008.

IMBERNÓN, F. Conceptualización de la formación y desarollo profissional del professorado. In: Ferrerre, V.; IMBERNÓN, F. Formación y atualización para la funaction pedagógica. Madrid: Sintesis, 1999.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabuco Valenzuela São Paulo: Cortez, 2009.

JOBERT, G. A Profissionalização: entre Competências e Reconhecimento Social. A Profissionalização dos Professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LE BOTERF, G. Construire les Compétences Individuelles et Collectives. Paris: Les Éditions d’Organisation, 2001.

LE BOTERF, G. (1997). De la competência á la navegation professionnelle. Paris: Ed. d´Organisation.

MARCELO, G. Formação de Professores – Para uma mudança educativa. Porto- Portugal: Porto Editora, 1999.

MARCELO, G. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2009.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, 2010.

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus editorial, 2018.

MANTOAN, T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. Inclusão Escolar: Pontos e
contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MEDEIROS, Maria Amália. As Três Faces da Pedagogia. Lisboa, Livros Horizonte, 1975.

MIALARET, G. A formação dos professores. Coimbra, Livraria Almedina, 1981.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e-Curriculum,v. 1, n. 1, 2005.

MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.

MONTEIRO, A. Qualidade, Profissionalidade e Deontologia em Educação. Porto: Porto Editora, 2008.

MONTEIRO, A. Profissionalidade e suas refracções. Mediações, v. 1, n. 2, p. 5-11, 2010. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/ viewFile/31/pdf_6. Acesso em: 2 mar. 2017.

MONTERO, L. A construção do conhecimento profissional docente. Tradução de Armando P. Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

MORIN, E. A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In Formação
Continua de Professores – Realidades Perspectivas, (2009).

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro:
Universidade de Aveiro, 1991.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e Avaliação de professores. Porto editora (1995.).

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Publicações D. Quixote/IIE, 1994.

PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos
professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S. G. (2002). Professor reflexivo: construindo uma crítica. IN: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, Profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em análise – especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 12, n. 13, p. 105- 126, 2005.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/ S1413-24782007000100008.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in Action. Londres: Temple Smith, 1983.

SCHÖN, D. Educating the Reflective Practitioner. Nova York: Jossey-Bass, 1987.

SCHÕN, D. (1998). La Formación de profisionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la ensenañza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona. Paidós.

SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos, in Os professores e sua
formação. Publicações Dom Quixote, 1995.

SACRISTÁN, J.G. Tendências Investigativas na Formação de Professores. In: Pimenta, G. S; Ghedin, E. (Org). Professor Reflexivo no Brasil: génese e critica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005, p.81-87.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C (Dir (1998). Formation des maitres et contextes sociaux. Paris: PUF.

VÁZQUEZ, B., Jimenez, R e Mellado. V. (2007). El desarrollo profesional del profesorado de Ciencias como integración de la reflexión y la práctica. La hipótesis de la complejidad. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 4(3)372-393.

ZABALZA, M. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, Artmed, 1994.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/08/2021
31/08/2021
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
14/09/2021
14/09/2021
Estudo: Profissão professor
21/09/2021
21/09/2021
Estudo: Formação inicial e continuada
28/09/2021
28/09/2021
Estudo: Profissionalização
05/10/2021
05/10/2021
Estudo: Competências
19/10/2021
19/10/2021
Estudo: Identidade docente
26/10/2021
26/10/2021
Estudo: o professor iniciante
09/11/2021
09/11/2021
Estudo: o professor do ensino superior
16/11/2021
16/11/2021
Estudo: aprendizagem da docência
23/11/2021
23/11/2021
Estudo: aprendizagem da docência
30/11/2021
30/11/2021
Estudo: a construção do conhecimento profissional docente
07/12/2021
07/12/2021
Estudo: professor do Século XXI
14/12/2021
14/12/2021
Estudo: professor reflexivo
21/12/2021
21/12/2021
Estudo: professor reflexivo
22/12/2021
22/12/2021
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA DISCIPLINA
Avaliações
Data Descrição
28/09/2021 1ª Avaliação
26/10/2021 2ª Avaliação
23/11/2021 3ª Avaliação
22/12/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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