EDSON ANTONIO DE FREITAS FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA/CCE

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edson antonio de freitas figueiredo

CCLM - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA/CCE

PROFSAUDE009 - TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Compreender os processos de produção da saúde; (18/08/2017 - 18/08/2017)

Reconhecer os princípios e estratégias da promoção à saúde

Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde (25/08/2017 - 25/08/2017)

Identificar as ações de promoção da saúde nos distintos níveis de determinação, seus sujeitos, no âmbito dos territórios.

Valorizar a promoção da saúde na vida cotidiana dos usuários, das equipes e na gestão.

Discutir os princípios da Promoção da Saúde no contexto dos territórios (01/09/2017 - 01/09/2017)

Reflexão crítica a respeitos dos princípios da Promoção da Saúde

Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde (08/09/2017 - 29/09/2017)

Determinantes Sociais da Saúde

Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde

Promoção da Saúde nas Conferências e Planos Municipais de Saúde 

Orientação Comunitária e Competência Cultural. Diferentes concepções de educação em saúde e educação popular. (06/10/2017 - 06/10/2017)

Aplicação dos princípios da educação popular em saúde (compartilhamento de saberes, valorização dos saberes tradicionais, utilização de diversas linguagens, amorosidade) na promoção da saúde nas ações das equipes de saúde da família. 

Integrar as ações de promoção da saúde com outras ações que produzem saúde (13/10/2017 - 13/10/2017)

Construção do Painel de Integração de ações sobre indivíduo, família e comunidade"

1. Socialização do mapeamento indicando fragilidades e fortalezas comuns e singulares aos territórios.                                   2. Texto sobre integralidade na APS

3.Apresentação individual dos vídeos das entrevistascom agentes informais de saúde da comunidade (EaD 7);

4. banner eletrônico com apresentação de síntese final da discussão. 

Identificar os campos problemáticos para o cuidado-de-si em condições de cronicidade (20/10/2017 - 20/10/2017)

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde.  

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde. (27/10/2017 - 27/10/2017)

Identificar as diferenças entre saber, saberes da experiência e/ou saberes práticos profissional ou técnico-científico, e suas repercussões nas ações em saúde;

A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas. (03/11/2017 - 03/11/2017)

Compreender a perspectiva do usuário e os limites da perspectiva médica da “adesão ao tratamento”

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde. (10/11/2017 - 10/11/2017)

Compreender a perspectiva do usuário e os limites da perspectiva médica da “adesão ao tratamento”

Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: o papel da educação e comunicação. (10/11/2017 - 10/11/2017)

Discutir criticamente a educação em saúde “prescritiva” (e a comunicação unidirecional) e reconhecer as novas contribuições do empoderamento e da inteligência coletiva;

continuação do tema (10/11/2017 - 10/11/2017)

O ensino da educação para o autocuidado em condições crônicas com respeito a autonomia moral e cognitiva.  

A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas. (17/11/2017 - 17/11/2017)

Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: o papel da educação e comunicação.

Projeto de intervenção (24/11/2017 - 24/11/2017)

Exercício de construção de proposta pedagógica com alunos/residentes tendo como tema a ser desenvolvido: A informação/conhecimento sobre a doença e seu controle é um pré-requisito para a realização do autocuidado em condições de cronicidade, como o diabetes, mas não é suficiente.

Acolhimento / Seminário de abertura do semestre (27/08/2021 - 03/09/2021)
Acolhimento dos discentes; Elaboração do contrato de convivência; Apresentação das propostas das disciplinas e dos planos de ensino e aprendizagem.
   Plano de ensino e aprendizagem 
Organização e funcionamento dos serviços em Redes em tempos de pandemia (27/08/2021 - 03/09/2021)
Organização e funcionamento dos serviços em Redes em tempos de pandemia
    
Inicia em 27/08/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
  O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19 
O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19
Mapa da saúde (03/09/2021 - 10/09/2021)
Mapa da saúde
    
Inicia em 03/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
  Mapa 1 
  Mapa 2 
Dinâmica de trabalho da equipe frente às necessidades e demandas de saúde em nível regional e estadual para fortalecimento da atenção básica e organização e funcionamento dos serviços em rede (10/09/2021 - 17/09/2021)
Dinâmica de trabalho da equipe frente às necessidades e demandas de saúde em nível regional e estadual para fortalecimento da atenção básica e organização e funcionamento dos serviços em rede
   Fórum 1
Período de Habilitação: 10/09/2021 às 08:00 a 08/10/2021 às 23:59
Serviços e trabalhadores de saúde (17/09/2021 - 24/09/2021)
Serviços e trabalhadores de saúde
    
Inicia em 16/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
  Exemplo 
Caráter relacional e a importância do trabalho em equipe (24/09/2021 - 01/10/2021)
Caráter relacional e a importância do trabalho em equipe
    
Inicia em 16/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
Educação Interprofissional e práticas colaborativas para o trabalho em saúde (01/10/2021 - 08/10/2021)
Educação Interprofissional e práticas colaborativas para o trabalho em saúde
   Link do vídeo
Período de Habilitação: 08/10/2021 às 08:00 a 15/10/2021 às 23:59
Bases conceituais da docência e preceptoria em saúde (08/10/2021 - 15/10/2021)
Bases conceituais da docência e preceptoria em saúde
    
Inicia em 08/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 15/10/2021 às 23h 59
A formação em saúde (15/10/2021 - 22/10/2021)
A formação em saúde
   A formação em saúde
Período de Habilitação: 08/10/2021 às 08:00 a 21/10/2021 às 23:59
Docência na saúde (22/10/2021 - 29/10/2021)
Docência na saúde
Preceptoria em saúde (29/10/2021 - 05/11/2021)
Preceptoria em saúde
    
Inicia em 28/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/11/2021 às 23h 59
Estratégias pedagógicas para o ensino da saúde (05/11/2021 - 12/11/2021)
Estratégias pedagógicas para o ensino da saúde
    
Inicia em 28/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/11/2021 às 23h 59
II Seminário Integrado em Saúde Coletiva (12/11/2021 - 12/11/2021)
II Seminário Integrado em Saúde Coletiva
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
7 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Rascismo e Saúde: repercussões na APS. Acesso e cuidado na APS das populações negra; quilombola; indígena; ribeirinha; do campo, da floresta e das águas; rural; privada de liberdade; em situação de rua; LGBTQIAPN+; e de comunidades periféricas urbanas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Nesta disciplina, serão adotadas metodologias ativas de ensino. Isso poderá ser traduzido por meio de aulas expositivas dialogadas (via Google Meet), situações-problema, resolução de exercícios relacionados à prática do profissional de saúde, bem como debates, fóruns e organização de evento científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Análise crítica e reflexiva (semana 1): PESO 0,5<br />• Mapa da saúde (semana 2): PESO 1,0<br />• Fórum I (semana 3): PESO 0,5<br />• Quadro sinóptico (semana 4): PESO 1,0<br />• Mapa conceitual (semana 5): PESO 1,0<br />• Produção de vídeo (semana 6): PESO 1,0<br />• Organização e realização de evento e produção dos relatos de experiência (semana 7 e 12): PESO 2,5<br />• Fórum II (semana 8): PESO 1,0<br />• Análise crítica e reflexiva (semana 10): PESO 0,5<br />• Apresentação do caso e relato de experiência de aplicação à realidade (semana 11): PESO 1,0<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:<br /><br />1. AMARAL, Carlos Eduardo Menezes; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. O desafio da análise de redes de saúde no campo da saúde coletiva. Saude soc., São Paulo, v. 26, n. 2, p. 424-434, June 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200424&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017170846.<br />2. FRANCO, Túlio Batista. Redes de cuidado: conexão e fluxos para o bom encontro com a saúde. In: Atenção Primária à Saúde na coordenação do cuidado em regiões de saúde / ALMEIDA, Patty Fidelis de; DOS SANTOS, Adriano Maia; DE SOUZA, Mariluce Karla Bomfim (organizadores). – Salvador: EDUFBA, 2015. 309p.<br />3. BARRETO, Vitor Hugo Lima et al. Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 578-583, Dec. 2011. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000400019&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400019.<br /><br />COMPLEMENTAR:<br /><br />1. JUSTO, Larissa Galas et al. A territorialização na Atenção Básica: um relato de experiência na formação médica. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, supl. 1, p. 1345-1354, 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501345&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0512.<br />2. Ensino na saúde: narrativas, experiências e invenções de caminhos / José Ivo Pedrosa et al. Teresina: Livraria Nova Aliança Editora, 2015.<br />3. MENDES, T. DE M. C.; BEZERRA, H. DE S.; CARVALHO, Y. DE M.; DA SILVA, L. G.; SOUZA, C. M. C. DE L.; ANDRADE, F. B. DE. INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, v. 4, n. 1, p. 98-116, 6 jul. 2018.<br />4. PEDUZZI, Marina; AGRELI, Heloise Fernandes. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, supl. 2, p. 1525-1534, 2018. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601525&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0827.<br />5. SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da et al. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 49, n. spe2, p. 16-24, Dec. 2015. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800016&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800003.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/08/2021
03/09/2021
Organização e funcionamento dos serviços em Redes em tempos de pandemia
27/08/2021
03/09/2021
Acolhimento / Seminário de abertura do semestre
03/09/2021
10/09/2021
Mapa da saúde
10/09/2021
17/09/2021
Dinâmica de trabalho da equipe frente às necessidades e demandas de saúde em nível regional e estadual para fortalecimento da atenção básica e organização e funcionamento dos serviços em rede
17/09/2021
24/09/2021
Serviços e trabalhadores de saúde
24/09/2021
01/10/2021
Caráter relacional e a importância do trabalho em equipe
01/10/2021
08/10/2021
Educação Interprofissional e práticas colaborativas para o trabalho em saúde
08/10/2021
15/10/2021
Bases conceituais da docência e preceptoria em saúde
15/10/2021
22/10/2021
A formação em saúde
22/10/2021
29/10/2021
Docência na saúde
29/10/2021
05/11/2021
Preceptoria em saúde
05/11/2021
12/11/2021
Estratégias pedagógicas para o ensino da saúde
12/11/2021
12/11/2021
II Seminário Integrado em Saúde Coletiva
Avaliações
Data Descrição
01/10/2021 1ª Avaliação
05/11/2021 2ª Avaliação
12/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Parabéns!!!! 12/11/2021
Link da videochamada!!! 08/10/2021
Hora de atualizar as tarefas!!! 05/10/2021
Link da videochamada!!! 26/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 05:17