Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA <br />ANDRÉ, M. E. D. A. de. Perspectivas atuais da pesquisa sobre docência. In: CATANI, D. B. et al Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. 2ed. São Paulo. Escrituras Editora, 2000.<br />CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia. 2ed. Ijuí-RS. Editora Unijuí, 2003.<br />CALLAI, H. C. A educação geográfica na formação docente: convergências e tensões. In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.<br />CONTRERAS, J. A autonomia de Professores. São Paulo. Cortez. 2002.<br />PEREIRA, G. R. de M. Servidão ambígua: valores e condição do magistério. São Paulo. Escrituras Editora. 2001.<br />PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte. Autêntica. 2000.<br />PONTUSCHKA, N. N. A formação inicial do professor: debates. In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.<br />RIVERO, C. M. L. & GALLO, S (Org.) A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru-SP. Edusc, 2004. (cap. 1 e 2)<br />SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 23/08/2011.<br />SILVA, F. das C. R da. Trajetórias de formação de professores (as) de geografia: interfaces com o saber-ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) . Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.<br />SILVA, J. S. e. Habitus docente e representação social do ensinar geografia. Tese (Doutorado em Educação) ? Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN, 2007.<br />SILVA, M. da. Como se ensina e como se aprende a ser professor: a evidência do habitus professoral e da natureza prática da didática. Bauru-SP. EDUSC. 2003.<br />TANURI, L. M. História da formação de professores. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANURI.pdf. Acesso em 23/08/2011.<br />VEIGA, I. P. A. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB. In: VEIGA, I. P. A. (Org). Caminhos da profissionalização do magistério. 3ed. Campinas-SP. Papirus. 2003<br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR<br />ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: revista Terra Livre ? Prática de ensino de geografia. N. 8. São Paulo: Marco Zero, Associação dos geógrafos brasileiros, p. 83-90, 1991.<br />______. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1991.<br /><br />ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.<br />ANDRADE, Manoel Correia de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. SP Papirus, 1993. <br />AZEVEDO, Guiomar Goulart. Algumas reflexões sobre o ensino de Geografia e a questão do livro didático. Revista Geografia e Ensino, UFMG.<br />BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.<br />BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.<br />BRZEZINSKI, I. (Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília. Plano 2002.<br />CARLOS, FANI ALESSANDRI; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no Mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto,1999.<br />CARLOS, A. F. A. (org.) Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2001.<br />CARVALHO, Edilson de. Os temas mapeados nos livros didáticos de Geografia. Soc. e Territ., Natal, vol. 13, , p. 31-38, jan-jul 1999.<br />CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: escola e geografia. Ijuí: editora unijuí. 1998.<br />CARVALHO, Renato. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educaciõn. Localizado em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1434GilGomes.pdf. Acesso em 20/09/2008.<br />CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999.<br />CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, Papirus, 1998. <br />CAVALCANTI, Lana de Sousa Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.<br />CAVALCANTI, Lana de Sousa Geografia escolar e cidade. Campinas/SP, Papirus, 2009. <br />COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.<br />ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegr. EDIPUCRS, 2004.<br />EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A Geografia no Ensino Fundamental: uma proposta de prática docente. 2000. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Piauí, Teresina.<br />EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A institucionalização da geografia escolar. In: EVANGELISTA, A. M. et al. Didática da Geografia, Teresina, EDUFPI, 2010.<br />EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A região no ensino de Geografia: fundamentos da prática professora. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) ? Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.<br />IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre. Artmed. 2010.<br />IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo. Cortez, 2000.<br />LIBERALI. F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas-SP. Pontes . 2010.<br />NÓVOA, Antonio. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1997.<br />TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes. 2002.<br />VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.) Formação de professores: políticas e debates. Campinas. Papirus. 2002.<br /><br /> |