MARCILIA PINHEIRO DA COSTA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

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marcilia pinheiro da costa

CFT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

PPGZT-CCA014 - CAPTURA, TRATAMENTO E ANÁLISE DE IMAGEM - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (23/11/2023 - 02/01/2024)

Disponível em: https://www.google.com/search?q=imagens+mundo+do+trabalho+e+educa%C3%A7%C3%A3o&oq=imagens+mundo+do+trabalho+e+educa%C3%A7%C3%A3o&aqs=chrome..69i57j33i160l3j33i22i29i30.8291j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8#imgrc=ggXlvgLB87uXwM&imgdii=L7eO90Go7p4PdM 

 

Caro(a) aluno(a),

Para você aluno(a) ter um bom aproveitamento dos conteúdos desta disciplina e fortalecer seu processo de aprendizagem e realização das atividades, é necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Esta será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total na disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas a três horas de estudo para lê os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do tutor e professor: Francisco Mesquita de Oliveira 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

 

Professor Associado III no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), permanente no Programa de Pós-graduação em Sociologia (acadêmico) e no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (profissional) da UFPI. Fundador e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES/PPGS/UFPI - Certificado pelo CNPq). Bolsista em dois editais da FAPEPI: convênios FAPEPI/CEPRO (2019) e FAPEI/CEPRO/SEPLAN (2021 - 2022) para pesquisa e produção de material técnico nas áreas de participação social, saúde e segurança pública no Estado do Piauí. Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1997), Mestre em Ciência Política (2003) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Tem experiência em sociologia, com ênfase nos temas de ações coletivas urbanas, ONG, terceiro setor e desigualdade social. Atua também em Ciência Política, nos estudos sobre relações entre Estado e sociedade civil, políticas públicas, democracia, participação política, cultura política e cidadania. CV: http://lattes.cnpq.br/7265838320213992

   PLANO_DE_DISCIPLINA -LINGUAGENS, suas TECNOLOGIAS e o MUNDO do TRABAL.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (23/11/2023 - 02/01/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (23/11/2023 - 02/01/2024)

“EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”

 

1 - Trabalho e Educação no contexto socio­econômico 

      contemporâneo (Parte I). P. 9 – 21.

2 - Trabalho e Educação no contexto socio­econômico

      contemporâneo (Parte II) P. 23 – 39.

4 - A educação escolar e a força de trabalho no âmbito das

      relações entre capital e trabalho e a situação do emprego 

      no Brasil. P. 81 – 93.

5 – Participação em fórum geral.

OBS: os títulos dos tópicos de aulas descritos acima foram construídos a partir do conteúdo do livro, os números das páginas indicam os capítulos e itens de conteúdo do livro para ser lido e estudado, conforme a referência bibliográfica abaixo.

 

Bibliografia básica.

 

BRAGA, Océlio JACKSON e OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Educação, Trabalho e Cidadania: Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica Trabalho e Educação. Fortaleza – CE, UAB/IFCE, 2013.

 

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429766/2/Educa%C3%A7%C3%A3o%2C%
20Trabalho%20e%20Cidadania.pdf
.

  1. Conhecer os processos históricos de trabalho e escolaridade dos trabalhadores na economia capitalista;
  2. Compreender o processo de divisão social do trabalho e a evolução das relações trabalhistas;
  3. Entender a importância do trabalho humano para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade contemporânea.   

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

  1. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt   

2. Vídeo sobre História do Trabalho no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=KndJwK5RaDk

Acesso ao site abaixo para descobrir 8 curiosidades sobre o mundo do trabalho: quantas horas um trabalhador de 65 anos trabalhou na sua vida? Quem fez o primeiro currículo? Quanto tempo um trabalhador gasta por dia procurando arquivo no computador? e mais...

https://www.tuacarreira.com/quiz-curiosidades-sobre-o-trabalho-que-voce-nao-sabia/

Nessa unidade você pôde conhecer um pouco da realidade do mundo do trabalho, da educação para o trabalho e cidadania e sua relação com a educação escolar. Também, foi possível conhecer fatos curiosos e filme sobre o trabalho e a divisão social do trabalho no capitalismo.     

    
Inicia em 23/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2023 às 23h 59
   Fórum I
Período de Habilitação: 23/11/2023 às 00:00 a 06/12/2023 às 23:59
   Aula Síncrona 02/12/2023 (Link Externo)

Primeira Aula Síncrona realizada no dia 02/12/2023.

UNIDADE II (23/11/2023 - 02/01/2024)

A DEVASTAÇÃO DO TRABALHO”

1 - O trabalho nas atuais transformações da globalização capitalista. P.  9 - 28

2 - Os trabalhadores na regressão neoliberal. P. 31 – 50.

3 - Desafios da tutela do trabalho no contexto da pandemia: desconstitucionalização,

      despublicização e desproteção. P. 141 – 169.

4 – Participação nas tarefas. 

Bibliografia básica.

OLIVEIRA, Dalila Andrade e POCHMANN, Marcio (Org.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva/CNTE, 2020.

https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/12/A-desvastac%CC%A7a%CC%83o-do-trabalho-CNTE-ISBN-978-65-87240-04-6.pdf

Objetivos:

a) apreender ideias sobre trabalho, educação e cidadania na atualidade;

b) desenvolver atividades de ensino-aprendizagem para enriquecer conhecimentos e ampliar a visão dos discentes sobre a temática do trablaho e da educação; e

c) construir pensamento crírico sobre a realidade social do trabalho e educação.  

1. POCHMANN, Marcio. Trabalho e Formação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 491-508, maio/ago. 2012. Brasília: Positiva/CNTE, 2020. https://www.scielo.
br/j/edreal/a/j8XvTYBCW9nXrCp3kvkQw5z/?format=pdf&lang=pt
.

 

2. Devastação do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=0tz44F5IFMY&list=PLHK-p1PtwCjzcArzxI_Iq4CjQxkTC7Dbd

 

3. Teoria de Marx sobre trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=nJPx2S2LkfM

 

4. Realidade sobre o trabalho no Brasil IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/34641-pnad-continua-trimestral-desocupacao-cai-em-22-das-27-ufs-no-segundo-trimestre-de-2022

Curiosidade sobre tecnologia e o mundo do trabalho:

 

  1.  https://www.youtube.com/watch?v=CzIla7Fyks8
  2. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/curiosidades-sobre-o-mundo-da-tecnologia/ 
  3. https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/7-fatos-relevantes-sobre-o-atual-mercado-de-trabalho/

            Nesta unidade você teve a oportunidade de aprender sobre os limites do mundo do trabalho e as implicações das tecnologias para os trabalhadores. Um dos problemas do mundo do trabalho que implica na educação para o trabalho são as mudanças de âmbito internacional como o neoliberalismo e a globalização. Esses fenômenos da conjuntura internacional, somados aos avanços da tecnologia, tem impactado a empregabilidade, a rentabilidade e a organização dos trabalhadores.  

    
Inicia em 05/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/12/2023 às 23h 59
   Fórum II
Período de Habilitação: 05/12/2023 às 00:00 a 17/12/2023 às 23:59
UNIDADE III (23/11/2023 - 02/01/2024)

“FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: MARCOS E CONCEPÇÕES”.

1 - Marcos que subsidiaram a definição de políticas educacionais voltadas para a educação

      profissional e EJA: Políticas de educação profissional e tecnológica a partir dos anos de

     1990. P. 157 – 183. (itens: 3.2; 3.3 e 3.3.1).

2 - Realizar a avaliação.

3 – Segunda chamada da avaliação.

 

 Bibliografia básica.

BARACHO, Maria das Graças. Formação Profissional Para o Mundo do Trabalho: Uma Travessia em Construção? Natal: Editora IFRN, 2018. P. 157 – 183 e 210 - 257.

 https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1678/FORMA%C3%87%C3%83O%
20PROFISSIONAL%20PARA%20O%20MUNDO%20DO%20TRABALHO%20-%20E-Book.pdf?sequence=1&isAllowed=y
.

1. Analisar processos de formação profissional no âmbito das políticas para educação e trabalho.

 2. Conhecer aspectos da formação integral relacionada ao mundo do trabalho sobre a ótica de docentes e egressos da educação profissional.

ORLANDINI, Márcia Leonora Santos Regis, PALUMA, Thiago, SOUZA, Anna Mariah Araújo de (Org.). Desafios do trabalho contemporâneo [recurso eletrônico]. Uberlândia; editora, Catharina Lopes Scodro. UFU, 2019.

http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/arquivos/desafios_do_trabalho_contemporaneo.pdf.

Desafio da Educação profissional: https://www.youtube.com/watch?v=ToIBo2ST5jo

A importância da educação profissional século XXI: https://www.youtube.com/watch?v=AW7tHX7LKNc

Educação tecnológica e profissional: https://www.youtube.com/watch?v=RbZ5DtsRQa4

Curiosidade: https://www.youtube.com/watch?v=OqyJv-Ns9-k

Cresce a informalidade: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/18/brasil-perde-28-milhoes-de-trabalhadores-com-carteira-em-8-anos-informalidade-e-conta-propria-crescem.ghtml

Sobre o que é desemprego: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Nessa última unidade você pôde conhecer os marcos da política educacional relacionada ao trabalho. Também conheceu as opiniões de egressos de cursos sobre educação e trabalho.  No item “você sabia”, acompanhou curiosidades sobre o mundo do trabalho, as tecnologias que cada vez mais avanço no mercado do trabalho, sobre o desemprego e a informalidade que também tem se ampliado muito nos últimos tempos.

   Segunda Aula Síncrona - 16/12/2023 (Link Externo)

Gravação da segunda aula síncrona da disciplina, realizada no dia 1/12/2023, às 9h.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (23/11/2023 - 02/01/2024)
    
Inicia em 31/01/2024 às 8h 0 e finaliza em 31/01/2024 às 23h 59
    
Inicia em 21/12/2023 às 8h 0 e finaliza em 21/12/2023 às 23h 59
Apresentação da Disciplina (24/08/2021 - 24/08/2021)
Conceitos gerais de formação da imagem; (31/08/2021 - 31/08/2021)
Qualidade da Imagem x resolução (07/09/2021 - 14/09/2021)
Ferramentas para tratamento de Imagem; (21/09/2021 - 21/09/2021)
Conceito geral de proporção e distorção da imagem (28/09/2021 - 05/10/2021)
Extensões de gravação (12/10/2021 - 12/10/2021)
Analise de imagens (19/10/2021 - 26/10/2021)
Trabalho - 1 Avaliação (02/11/2021 - 02/11/2021)
Conversão de imagens; (09/11/2021 - 16/11/2021)
Quantificação métrica de imagens; (23/11/2021 - 30/11/2021)
Softwares de avaliação de imagem (07/12/2021 - 14/12/2021)
2 Avaliação (21/12/2021 - 21/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07 14 21
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos gerais de formação da imagem; Qualidade da Imagem x resolução; Ferramentas para tratamento de Imagem; Conceito geral de proporção e distorção da imagem; Analise de imagens; Extensões de gravação; Conversão de imagens. Quantificação métrica de imagens; Softwares de avaliação de imagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas síncronas: apresentação da disciplina, discussão de temas assíncronos e revisão<br />• Aulas assíncronas: Vídeo aulas com conteúdo direcionado e expositivo, para posterior debate nas plataformas: Youtube, SIGAA, Google meet entre outras<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • A dinâmica das avaliações será baseada na Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI e na resolução CEPEX/UFPI Nº 085/2020)<br />• Sendo considerado APROVADO o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária e média igual ou superior a 7,0 (sete) nas verificações parciais.<br />• Os alunos serão considerados APTO a realizar a avaliação final quando a média parcial das avaliações for entre 4,0 (quatro) e 6,9 (seis vírgula nove). Não alcançando a nota mínima o aluno estará automaticamente REPROVADO.<br />• Os alunos que realizarem avaliação final serão considerados APROVADOS se obtiverem média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). O cálculo é realizado utilizando a média aritmética das avaliações parciais somando a nota da prova final e dividindo por dois.<br />• O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado. (Resolução CEPEX/UFPI Nº 085/2020, parágrafo único do artigo 12).<br />
Horário de atendimento: continuo via e-mail
Bibliografia: BÁSICA:<br />ARANHA, M.L.A;MARTINS, M.H.P. Filosofando- Introdução à Filosofia 2 ed. São Paulo, Moderna,1994, p. 273-89.<br />BÓRIO, E. A Moral Nossa de Cada Dia. IN: CORDI, C. et. al. (Ed.). Para Filosofar. São Paulo,Scipione, p. 43-54.<br />CAMPOS, V.G. Ética e Conduta profissional. Brasília, UnB/CESPE, 2002, Apost. 9p.<br />COIMBRA,J.A.A. (Org.) Fronteiras da ética. São Paulo, SENAC,2002, 285p.<br />COSTA,J.F. A Ética e o Espelho da Cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 1994, 182p.<br />COSTA,S.I.F; GARRAFA,W; OSELKA,G. (Org.) Iniciação à Bioética. Brasília, Conselho Federal de Medicina, 1998, 320p.<br /><br />COMPLEMENTAR:<br />DEMO,P. Avaliação Qualitativa. 2 ed. São Paulo, Cortez/Ed Ass.1988, p.62-75.<br />FAGOTHEY,A, A Ética, Teoria y Aplicación.5 ed. México, Interamericana,1973. 415p.<br />HEINNEMANN,F. Ética. IN:HEINNEMANN,F. (Ed.). A Filosofia no século XX. 4. ed. Lisboa, Gulbenkian,1993.p. 429-48.<br />JARDILINO,J.R.L. Ética. Subsídios para a formação de profissionais na área de saúde. São Paulo, Pauscast,1998, 117p. p. 43-57.<br />KREMER-MARIETTI,A, A ética. Campinas,Papirus,1989, 132p.<br />LEVAI,L.F. Direito dos Animais. Campos do Jordão, Mantiqueira,1998, 120p.<br />ARCOS,B. Ética e profissionais da saúde. São Paulo, Santos, 1999. 238p. 117-57.<br />NALINI, J.R. Ética Geral e Profissional ? 3 ed.(rev.), São Paulo, Rev. Dos Tribunais, 2001, p. 35-74 e 129-49<br />PEGORARO, O, A. Ética e Bioética. Petrópolis, Vozes,2002, 132p.<br />POLITZER,G. Principios Elementares da Filosofia. Campinas, Moraes, 3 ed.<br />RIOS.T.A. Ética e Competência. Col. Questões da. Nossa Época v.16, 11ed. São Paulo, Cortez. 2001, 86p.<br />SINGER,P. Ética Prática. São Paulo, Martins Fontes, 1994, p. 65-92. 47<br />SIQUEIRA,J.E; PROTA,L; ZANCANARO,L. (Org.) Bioética. Estudos e Reflexões. Londrina, Ed. UEL,2000, 316p.<br />TANNENBAUM,J. Veterinary Ethics. St. Louis, Mosby,1995, 615p.<br />TUGENDHAT,E. Lições sobre etica. 3 ed. Petrópolis, Vozes, 1999, 430p.<br />VALLS, L.M. O que é ética. São Paulo, Brasiliense,1986, 82p.<br />VASQUEZ,A,S. Ética. São Paulo, Civilização Brasileira, 9 ed. 1986,267p.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2021
24/08/2021
Apresentação da Disciplina
31/08/2021
31/08/2021
Conceitos gerais de formação da imagem;
07/09/2021
14/09/2021
Qualidade da Imagem x resolução
21/09/2021
21/09/2021
Ferramentas para tratamento de Imagem;
28/09/2021
05/10/2021
Conceito geral de proporção e distorção da imagem
12/10/2021
12/10/2021
Extensões de gravação
19/10/2021
26/10/2021
Analise de imagens
02/11/2021
02/11/2021
Trabalho - 1 Avaliação
09/11/2021
16/11/2021
Conversão de imagens;
23/11/2021
30/11/2021
Quantificação métrica de imagens;
07/12/2021
14/12/2021
Softwares de avaliação de imagem
21/12/2021
21/12/2021
2 Avaliação
Avaliações
Data Descrição
02/11/2021 1ª Avaliação
21/12/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Inicio das Atividades da Disciplina CAPTURA, TRATAMENTO E ANÁLISE DE IMAGEM 24/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 06:52