Bibliografia:
| ALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: CAMPOS, B.(org.). Formação profissional de professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 21-31.
ALTET, M.; FABRE, M. (1994). Logiques et prblmátiques d´ articulation formation/recherche dans les dispositifs de professionnalisacion. Recherche et Formation, 17.
BENJAMIN, W. Magia. Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas.V.1.3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.
BOURDIEU, P. Capital cultural, escuela y espacio social. Buenos Aires: Siglo Veinteuno, 2003.
BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: UNESCO, 2007.
BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal editora, 1994.
CARRILHO, M.F. et al. Diretrizes para a elaboração do Memorial de Formação. Metodologia do trabalho científico. Natal:IFP/URRN, 1997. Mímeo.
CAMINI, Isabela. Cartas Pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF, 2012.
CUNHA, M. T. S. Na plataforma do Escrito: Cartas entre Professoras. Florianópolis: Udesc, 2008.
CUNHA, M. I. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O., et al (Eds.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Personal practical knowledge at Bay Street school. In: HALKES, R.; OLSON, J. (orgs.). Teacher thinking: a new perspective on persisting problems in education. Lisse: Swets & Zeitlinger, 1995. p. 134-148.
COCHRAN-SMITH, M. Learning and unlearning: the education of teacher educators. Teaching and Teacher Education, 19, 2003, p. 5-28. COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Inside/Outside: Teacher research and knowledge. Nova York: Teachers College Press, 1993.
DEMO, P. Educação e Qualidade. Campinas: Papirus, 1994.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. In: Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, V. 32, No. 02 maio/agosto, 2006, p. 359-370.
DONANCIANO, B. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE. Desenvolvimento da Competência Docente dos Formandos durante o Estágio, no Modelo 10ª+1+1, Mestrado em Educação/Currículo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Convénio com a Universidade Pedagógica de Maputo, 2006.
ELBAZ, F. Teacher thinking: a study of practical knowledge. Londres: Croom Helm, 1983.
ESTEVES, M. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 37-48, 2009.
FIGUEIREDO, M. Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância. 2013. Tese (Doutorado em Didática e Desenvolvimento Curricular) Universidade de Aveiro, Aveiro, 2013.
FREIDSON, E. Professionalism Reborn: Theory, Prophecy, and Policy. Chicago: Chicago University, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FLORES, M. Profissionalismo e Liderança dos Professores. Santo Tirso: de Facto Editores, 2014.
GAMBOA, S. A Dialética na Pesquisa em Educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1995.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.
GINSBURG, MARK. B.; SPATIG, LINDA. Proletarianization of the Professoriate: The Case of Producing a Competency- Base Teacher Education Program, (Documento Inédito), 1991.
GIMENO SACRISTÁN, J. Os inventores da Educação e como nós a apreendemos. In: CARBONELL, P. (org.). Pedagogias do século XX. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 15-24.
GOODSON, I. Conhecimento e Vida Profissional: Estudos sobre Educação e Mudança. Porto: Porto Editora, 2008.
IMBERNÓN, F. Conceptualización de la formación y desarollo profissional del professorado. In: Ferrerre, V.; IMBERNÓN, F. Formación y atualización para la funaction pedagógica. Madrid: Sintesis, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabuco Valenzuela São Paulo: Cortez, 2009.
JOBERT, G. A Profissionalização: entre Competências e Reconhecimento Social. A Profissionalização dos Professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 90-113. 2006.
LABAREE, D. F. Poder, Conocimiento y Racionalización de La Ensenanza: Genealogia del Movimiento por la Profesionalidad Docente. Política, Investigación y Prática. Madrid. Akal, 1999.
LEMOSSE, M. (1989). Le profissionnalisme des enseiggnants: le point de vue anglais. Recherche et Formation, 6, p.55-66.
LE BOTERF, G. Construire les Compétences Individuelles et Collectives. Paris: Les Éditions dOrganisation, 2001.
LE BOTERF, G. (1997). De la competência á la navegation professionnelle. Paris: Ed. d´Organisation.
LIBÂNEO, J. C. (2004). Organização e gestão da escola, teoria e prática. Goiânia, GO: Alternativa.
LUCK, H. Ação Integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MACHADO, N. Conhecimento e Valor. São Paulo: moderna, 2004.
MARCELO, G. Formação de Professores Para uma mudança educativa. Porto- Portugal: Porto Editora, 1999.
MARCELO, G. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2009.
MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, 2010.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010. MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus editorial, 2018.
MANTOAN, T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. Inclusão Escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MEDEIROS, Maria Amália. As Três Faces da Pedagogia. Lisboa, Livros Horizonte, 1975.
MIALARET, G. A formação dos professores. Coimbra, Livraria Almedina, 1981.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e-Curriculum,v. 1, n. 1, 2005.
MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.
MONTEIRO, A. Qualidade, Profissionalidade e Deontologia em Educação. Porto: Porto Editora, 2008.
MONTEIRO, A. Profissionalidade e suas refracções. Mediações, v. 1, n. 2, p. 5-11, 2010. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/ viewFile/31/pdf_6. Acesso em: 2 mar. 2017.
MONTERO, L. A construção do conhecimento profissional docente. Tradução de Armando P. Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
MORIN, E. A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
NIQUICE, A. F. Competência e Criatividade na Construção do Currículo de Formação de Professores Primários Curso do Magistério Primário (IMAP) em Moçambique. PUC/São Paulo, Doutorado em Educação/ Currículo, 2002.
NOGUEIRA, E. G. D., et al. A escrita de memoriais a favor da pesquisa e da formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. e MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008.
NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In Formação Continua de Professores Realidades Perspectivas, (2009).
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. OLIVEIRA, S. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PASSEGGI, M. da C. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPURS, 2006, v. , p. 203-218.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e Avaliação de professores. Porto editora (1995.).
PASSMORE, J. O conceito de ensino. In: PASSMORE, J. The philosophy of teaching. Londres: Duckworth, 1980. p. 19-33.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Publicações D. Quixote/IIE, 1994.
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S. G. (2002). Professor reflexivo: construindo uma crítica. IN: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Vozes, palavras, textos: as narrativas autobiográficas na formação de professoras-alfabetizadoras. Tese de Doutoramento. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2002.
PONTUSCHKA, N.; PAGANELLI, T.; CACETE, N. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
POPKEWITZ, T. (1994). La professionnalité dans l´enseignement et la formation des enseignants: notes sur son histoire, son idéologie et son potentiel. Recherche et Formation, 16, p. 61-81.
POZO, J. I.; MONEREO, C. Y CASTELLÓ M. (1993). El uso estrategico del conocimiento. En Coll, C.,J. Palacios y A. Marchesi (Eds.) Desarrollo psicológico y educación II. Psicologia de la educación. (pp.211-233) Madri: Alianza psicológica.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, Profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2003.
REIMERS, F. E JACABS, J. E. (2009). Leer (Compreender y aprender) y escribir para Comunicarse. Desafíos y oportunidades para los sistemas educativos. Documento básico. Madri: Santillana. Recuperado a 2 de setembro 2011 em: http: //www.oei.es/fomentolectura/DocumentoBasico.pdf.
RODRIGUES, M. L. Sociologia das profissões. Oeiras: Celta, 2002.
ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em análise especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 12, n. 13, p. 105- 126, 2005.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/ S1413-24782007000100008.
ROLDÃO, M. C. Um currículo de currículos. Santarém: Edições Cosmos, 2011.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática, 3.ed. São Paulo: Cortez, l997.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: narrativas o itinerário escolar e a formação de professores. 2004. 122 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro, RJ: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in Action. Londres: Temple Smith, 1983.
SCHÖN, D. Educating the Reflective Practitioner. Nova York: Jossey-Bass, 1987.
SCHÕN, D. (1998). La Formación de profisionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la ensenañza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona. Paidós.
SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos, in Os professores e sua formação. Publicações Dom Quixote, 1995.
SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. https://doi.org/10.3102%2F0013189X015002004.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. SHULMAN, L.; SHULMAN, J. How and what teachers learn: a shifting perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, n. 2, p. 257-271, 2004. https://doi. org/10.1080/0022027032000148298.
SHULMAN, L. Just in case: reflections on learning from experience. In: COLBERT, J., TRIMBLE, K., AND DESBERG, P. Ed. The case for education: contemporary approaches for using case methods. Needham Heights, Massachusetts: Allyn & Bacon, 1996, p. 197-217.
SACRISTÁN, J.G. Tendências Investigativas na Formação de Professores. In: Pimenta, G. S; Ghedin, E. (Org). Professor Reflexivo no Brasil: génese e critica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005, p.81-87.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C (Dir (1998). Formation des maitres et contextes sociaux. Paris: PUF.
VÁZQUEZ, B., Jimenez, R e Mellado. V. (2007). El desarrollo profesional del profesorado de Ciencias como integración de la reflexión y la práctica. La hipótesis de la complejidad. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 4(3)372-393.
VAILLANT, D. (2003). Construccio´n de la profesio´n docente en América Latina. Tendencias, temas y debates. [Construction of the teaching profession in Latin America: Trends, issues and debates]. Series Document No. 31. Santiago de Chile: PREAL. http://www.preal.org/Grupo3.asp?Id_Grupo=5&Id_Seccion2=36.
ZABALZA, M. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, Artmed, 1994.
|