• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

Ir ao Menu Principal

emanuel lindemberg silva albuquerque

CGEO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

CM/CMRV013 - BASES DOS PROCESSOS DE AGRESSÃO DEFESA E PROTEÇÃO II - PRÁTICA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Inicio-programação (06/05/2023 - 06/05/2023)
Cronograma (13/05/2023 - 13/05/2023)
Orientação busca de material (20/05/2023 - 20/05/2023)
Orientação individual (27/05/2023 - 27/05/2023)
Orientação escrita referencial (03/06/2023 - 03/06/2023)
revisão de texto (10/06/2023 - 10/06/2023)
Orientação de introdução (17/06/2023 - 17/06/2023)
revisão de texto (24/06/2023 - 24/06/2023)
Orientação de método (01/07/2023 - 01/07/2023)
revisão de texto (08/07/2023 - 08/07/2023)
Orientação de documetação para o CEP (15/07/2023 - 15/07/2023)
revisão de texto (22/07/2023 - 22/07/2023)
Orientação individual (29/07/2023 - 29/07/2023)
revisão de texto (05/08/2023 - 05/08/2023)
Preparação de texo (12/08/2023 - 12/08/2023)
TCC (19/08/2023 - 19/08/2023)
apresentações (26/08/2023 - 26/08/2023)
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (09/04/2024 - 28/04/2024)
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)
UNIDADE I (09/04/2024 - 28/04/2024)
   TEXTO BASE PARA FÓRUM I 
Texto base para responder o Fórum I
AVALIAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (09/04/2024 - 28/04/2024)

Na disciplina Projeto de vida e linguagens: possibilidades, refletiremos sobre como a escola pode contribuir com o projeto de vida juvenil na medida em que é um espaço privilegiado para reflexões intencionais e sistematizadas, mediadas por profissionais especialistas em processos de ensino e de aprendizagem.

Disponível em: https://blog.institutoalicerceedu.org.br/projeto-de-vida/. Acesso em 07 mar. 2024.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Olá, caríssimos alunos. Sejam todos muito bem-vindos a esse desafio formativo. O material disponibilizado a vocês orienta todo o processo para a execução das atividades propostas em nossa disciplina. Leiam com atenção a fim de que consigam compreender a dinâmica das leituras e a participação em todas as atividades avaliativas. Estou certo de que iremos construir uma caminhada produtiva em busca de nossa formação continuada.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. Allan de Andrade Linhares

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

O professor Allan de Andrade Linhares é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto C 2, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Metodologia da Língua portuguesa, Alfabetização e letramento, Linguística aplicada à educação, Leitura de literatura na escola, Linguística do texto, Prática e pesquisa em educação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1369819842715099

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

 

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (09/04/2024 - 28/04/2024)

Unidade I – Projeto de vida no novo ensino médio: desafios para a formação integral dos alunos

 

- Os marcos legais do Novo Ensino Médio.

- Mudanças previstas no Novo Ensino Médio.

- O Projeto de Vida como componente curricular.

- Fases para a implementação do Projeto de Vida.

- Formação do professor para o trabalho com as dimensões do Projeto de vida.

- Sequência didática para a construção de um Projeto de vida.

-  Compreender o significado de projeto de vida no contexto do novo ensino médio.

 

- Discutir a partir de um viés filosófico as mudanças previstas com a reforma curricular do novo ensino médio.

 

- Avaliar as três dimensões que contemplam o projeto de vida.

 

- Problematizar as competências gerais da BNCC no que se refere às dimensões propostas no projeto de vida.

 

- Conhecer e discutir os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que mantêm relação com o projeto de vida.

Artigos para leitura:

1)      https://www.researchgate.net/publication/349036579_PROJETO_DE_VIDA_NO_NOVO_ENSINO_MEDIO_EM_BUSCA_DA_REGULACAO_DE_CONDUTAS_JUVENIS

 

2)      https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458/pdf

 

Outras leituras:

 

1)      https://www.edocente.com.br/blog/pnld/como-contemplar-o-projeto-de-vida-dos-estudantes-no-ensino-medio/

2)      https://sul21.com.br/noticias/educacao/2022/08/escolha-para-quem-novo-ensino-medio-aprofunda-abismo-entre-redes-publica-e-privada/

3)      https://portal.fgv.br/artigos/novo-ensino-medio-desafios-implementacao

4)      https://blog.mylifesocioemocional.com.br/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/

 

        Livros:

1)      https://res.cloudinary.com/dandlolaz/image/upload/v1599234229/MKT/lp-ebook-bncc/e-book_BNCC_na_Pr%C3%A1tica-_Ensino_M%C3%A9dio_-_FTD_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

2)      https://storage.googleapis.com/edocente-content-production/Aplicacoes/Edocente/plugins/pdfjs-sem-download-e-print/web/viewer.html?file=https://storage.googleapis.com/edocente-content-production/PNLD/PNLD_2021_OBJETIVO_1/Obra-7269896c-8142-42aa-9234-9c38505de53b/7269896c-8142-42aa-9234-9c38505de53b.pdf

 

Documentos e normativas:

1)      http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

2)      https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf

3)      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

 

 

Vídeos:

1)      https://www.youtube.com/watch?v=qb_HL8_scWU

2)      https://www.youtube.com/watch?v=c83rmmx3izw

3)      https://youtu.be/Vovxkq6YcfU

 

Por meio das discussões realizadas na disciplina, foi possível conhecer o currículo do Novo Ensino Médio, refletindo, de maneira principal, sobre a proposta do componente curricular Projeto de vida, suas dimensões, fases e desafios para a implementação.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 09/04/2024 às 00:00 a 24/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 09/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)
    
Inicia em 23/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 29/04/2024 às 14h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 01/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/05/2024 às 23h 59
FERIADO (15/10/2021 - 15/10/2021)
Apresentação do Módulo VIA REMOTA (19/10/2021 - 19/10/2021)
Proposta de atividade prática em grupos (SALAS DE ESTUDOS TUTORIAIS). A turma será dividida em: Grupos 1, 2, 3, 4, contendo 10 alunos por grupo, utilizando os conteúdos abaixo: Parasitologia: Filo Arthropoda: Classe Arachnida: Carrapatos e Sarnas; Ordem Diptera; Ordem Siphonaptera; Ordem Hemíptera Entamoeba spp.; Giardia spp.; Cryptosporidium spp.; Trichomonas;Leishmania spp.;Toxoplasma gondii; Trypanosoma cruzi e Plasmodium spp. (22/10/2021 - 22/10/2021)
MICROBIOLOGIA PBL (ABERTURA) (26/10/2021 - 26/10/2021)
Atividade Avaliativa TBL (29/10/2021 - 29/10/2021)
Feriado (02/11/2021 - 02/11/2021)
Atividade Avaliativa TBL (05/11/2021 - 05/11/2021)
MICROBIOLOGIA PBL (Fechamento) (09/11/2021 - 09/11/2021)
Proposta de atividade prática em grupos (SALAS DE ESTUDOS TUTORIAIS). A turma será dividida em: Grupos 1, 2, 3, 4, contendo 10 alunos por grupo, utilizando os conteúdos abaixo: Família Ancylosmatidae Ancylostoma spp./ Strongyloides spp. Ascaris lumbricoides/Toxocara canis/ Trichuris trichiura (12/11/2021 - 12/11/2021)
MICROBIOLOGIA PBL (Abertura) (16/11/2021 - 16/11/2021)
Seminário de Parasitologia e Microbiologia (serão realizadas maiores orientações sobre este no decorrer das aulas). (podcasts, vídeos, filmes de curta duração, jogos, ou poesias, paródias etc...) (19/11/2021 - 19/11/2021)
MICROBIOLOGIA PBL (fechamento) (23/11/2021 - 23/11/2021)
SEGUNDA CHAMADA/ EXAME FINAL (26/11/2021 - 26/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV Total
19 22 26 29 05 09 12 16 19 23 26
1 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 2 4 2 4 4 2 4 2 4 2 4 34
30 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019904**** 2 4 2 4 4 2 4 2 4 2 4 34
37 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020900**** 8,4 9,5 9.0 0 AM
2 2020900**** 8,5 9,2 8.9 0 AM
3 2020900**** 8,7 9,5 9.1 0 AM
4 2020901**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
5 2020901**** 8,6 9,5 9.1 0 AM
6 2020905**** 9,3 10,0 9.7 0 AM
7 2020900**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
8 2019905**** 9,4 9,4 9.4 0 AM
9 2019903**** 9,0 9,4 9.2 0 AM
10 2020900**** 9,1 9,2 9.2 0 AM
11 2018902**** 8,9 9,4 9.2 0 AM
12 2020905**** 9,5 9,4 9.5 0 AM
13 2020901**** 8,9 10,0 9.5 0 AM
14 2019901**** 9,3 9,4 9.4 0 AM
15 2020900**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
16 2020901**** 9,2 10,0 9.6 0 AM
17 2020900**** 8,9 9,5 9.2 0 AM
18 2019905**** 9,4 9,4 9.4 0 AM
19 2020904**** 8,8 9,2 9.0 0 AM
20 2020901**** 8,3 9,2 8.8 0 AM
21 2019904**** 0,0 0,0 0.0 34 RF
22 2020902**** 9,3 10,0 9.7 0 AM
23 2020901**** 9,1 9,2 9.2 0 AM
24 2020901**** 8,7 9,2 9.0 0 AM
25 2020901**** 9,3 10,0 9.7 0 AM
26 2019905**** 9,5 9,4 9.5 0 AM
27 2020900**** 8,8 9,5 9.2 0 AM
28 2018900**** 0,0 0,0 0.0 34 RF
29 2020901**** 8,8 10,0 9.4 0 AM
30 2020900**** 9,1 9,5 9.3 0 AM
31 2020900**** 8,8 9,5 9.2 0 AM
32 2019904**** 8,9 9,2 9.1 0 AM
33 2020901**** 9,2 10,0 9.6 0 AM
34 2020900**** 9,5 9,4 9.5 0 AM
35 2020905**** 9,4 10,0 9.7 0 AM
36 2020902**** 8,8 9,5 9.2 0 AM
37 2020901**** 8,7 9,2 9.0 0 AM
38 2020900**** 9,4 9,2 9.3 0 AM
39 2020900**** 8,9 9,5 9.2 0 AM
40 2020900**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
41 2019905**** 9,1 10,0 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Bases dos processos de agressão, defesa e proteção do ser humano: I: Estudo dos microorganismos em geral, enfocando principalmente as bactérias, vírus e fungos de interesse médico, sob os aspectos taxonômicos, morfológicos, biológicos, imunológico e epidemiológico e dos métodos de tratamento e de profilaxia. II. Agentes etiológicos de doenças parasitárias humanas de importância no país, no Piauí e na Região Norte do estado. Vetores e reservatórios. Os agentes etiológicos serão estudados quanto a seus aspectos taxonômicos, morfológicos, biológicos, patogênicos, epidemiológicos e de métodos diagnósticos e profiláticos. Em relação aos vetores serão focalizados aspectos sistemáticos, morfológicos, biológicos e medidas de controle.
Objetivos: . GERAL Conhecer e compreender os mecanismos das doenças causadas por micro-organismos e parasitas que afetam os diferentes sistemas do corpo humano
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O módulo BPAD II modalidade prático, conterá atividades práticas que serão desenvolvidas em locais adequados para cada aula. Poderá ser realizado estudo individual e em grupos de no máximo 7 alunos, estudo através de textos, painéis de debates, mídias digitais, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ● Será realizada através de relatórios ou exercícios de práticas laboratoriais, atividades via mídias sociais, jogos on line e utilização de sites interativos voltados para atividades práticas, relativos às áreas de Parasitologia e Microbiologia e um Seminário contendo todas as temáticas ministradas nas duas disciplinas.<br />● Serão abordados os conteúdos das atividades que foram ministradas no período remoto e alguns conteúdos novos sob a forma de TBLs . A média final será obtida a partir da média das três notas parciais, conforme descrito abaixo: <br /><br />MÉDIA FINAL = (NP1 + NP2 )/2; NP = NOTA PARCIAL<br /><br />NP1: Média das notas das atividades de ambas temáticas (Microbiologia e Parasitologia) (ATIVIDADES PRÁTICAS, PBL E TBLs)<br />NP2: Média das notas dos SEMINÁRIO<br /><br />· Mediante justificativas, as provas de segunda chamada das avaliações práticas poderão ser realizadas a cargo dos professores, podendo ser avaliações orais. Para aquele aluno que faltar uma dessas atividades, não haverá alteração no peso final da avaliação; para o aluno que faltar duas atividades, a avaliação passa ter peso final de 9,0; para o aluno que faltar três atividades, a avaliação passa ter peso final de 8,0 e, assim, sucessivamente.<br /><br />· O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual podendo ser de forma oral, com os conteúdos selecionados pelos docentes e que serão divulgados junto ao resultado das últimas avaliações.<br /> · Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I ? Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II ? Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I ? Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II ? Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final ? Art. 113);<br />III ? Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />
Horário de atendimento: a combinar com o professor
Bibliografia: PARASITOLOGIA<br />Bibliografia Básica:<br />● CIMERMAM, B. Parasitologia Humana e seus Fundamentos Gerais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.<br />● NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 12. ed. Atheneu. São Paulo, 2011.<br />● REY, L. Parasitologia Médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.<br /><br />Bibliografia Complementar:<br /><br />● FERREIRA, M.U. Parasitologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.<br />● NEVES, D.P.; FILIPPIS, T. Parasitologia Básica. Belo Horizonte: Coopmed, 2003.<br />● NEVES, D.P. Parasitologia Dinâmica. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2005.<br />● REY, L. Parasitologia: Parasitos e Doenças Parasitárias do Homem nas Américas e África. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.<br />● REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.<br />● SPICER, W.J. Bacteriologia, Micologia e Parasitologia Clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.<br /><br /><br />MICROBIOLOGIA HUMANA<br /><br />Bibliografia Básica:<br />● TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. São Paulo: Artmed, 2012.<br />● TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.<br />● MURRAY, P.R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2008.<br />● SIDRIM, J. J. C.; ROCHA, M. F. G. Micologia Médica à Luz de Autores Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.<br />● SANTOS, N. S. O.; ROMANOS, M. T. V.; WIGG, M. D. Introdução à Virologia Humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.<br /><br />Bibliografia Complementar:<br />● JAWETZ, E.; MELNICH, J. L; ADELBERG. E. Microbiologia Médica. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.<br />● PELCZAR JUNIOR, M. J. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.<br />● LACAZ, C. S.; MARTINS, J. E. Micologia Médica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/10/2021
15/10/2021
FERIADO
19/10/2021
19/10/2021
Apresentação do Módulo VIA REMOTA
22/10/2021
22/10/2021
Proposta de atividade prática em grupos (SALAS DE ESTUDOS TUTORIAIS). A turma será dividida em: Grupos 1, 2, 3, 4, contendo 10 alunos por grupo, utilizando os conteúdos abaixo: Parasitologia: Filo Arthropoda: Classe Arachnida: Carrapatos e Sarnas; Ordem Diptera; Ordem Siphonaptera; Ordem Hemíptera Entamoeba spp.; Giardia spp.; Cryptosporidium spp.; Trichomonas;Leishmania spp.;Toxoplasma gondii; Trypanosoma cruzi e Plasmodium spp.
26/10/2021
26/10/2021
MICROBIOLOGIA PBL (ABERTURA)
29/10/2021
29/10/2021
Atividade Avaliativa TBL
02/11/2021
02/11/2021
Feriado
05/11/2021
05/11/2021
Atividade Avaliativa TBL
09/11/2021
09/11/2021
MICROBIOLOGIA PBL (Fechamento)
12/11/2021
12/11/2021
Proposta de atividade prática em grupos (SALAS DE ESTUDOS TUTORIAIS). A turma será dividida em: Grupos 1, 2, 3, 4, contendo 10 alunos por grupo, utilizando os conteúdos abaixo: Família Ancylosmatidae Ancylostoma spp./ Strongyloides spp. Ascaris lumbricoides/Toxocara canis/ Trichuris trichiura
16/11/2021
16/11/2021
MICROBIOLOGIA PBL (Abertura)
19/11/2021
19/11/2021
Seminário de Parasitologia e Microbiologia (serão realizadas maiores orientações sobre este no decorrer das aulas). (podcasts, vídeos, filmes de curta duração, jogos, ou poesias, paródias etc...)
23/11/2021
23/11/2021
MICROBIOLOGIA PBL (fechamento)
26/11/2021
26/11/2021
SEGUNDA CHAMADA/ EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
19/10/2021 1ª Avaliação
19/11/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SEMINÁRIO 19/11/2021
II TBL PARASITOLOGIA 30/10/2021
TBL PARASITOLOGIA 25/10/2021
INÍCIO DO MÓDULO BPAD II PRÁTICO 18/10/2021
Retorno do módulo BPAPII prático 15/10/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:31