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MPGP015 - GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Módulo I (25/10/2021 - 25/10/2021)
Apresentação do plano de disciplina. Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade. Considerações sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública
Módulo II (26/10/2021 - 26/10/2021)
Qualidade no Setor Público ? Discussões conceituais e o Programa de Qualidade Total (TQM)
Módulo III (27/10/2021 - 27/10/2021)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Ciclo PDCA e o 6W3H
Módulo IV (28/10/2021 - 28/10/2021)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Estrela Decisória, Brainstorm e Fluxogramação
Módulo V (29/10/2021 - 29/10/2021)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Cinco Sensos (5S), Matriz de Ishikawa, Matriz GUT
Não Haverá Aula (01/11/2021)

Ponto facultativo deliberado pela Universidade.

Módulo VI (03/11/2021 - 03/11/2021)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Diagrama de Pareto, O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade.
Módulo VII (04/11/2021 - 04/11/2021)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT
Módulo VIII (05/11/2021 - 05/11/2021)
Temas emergentes de Gestão, Métodos e Ferramentas de Qualidade. Considerações Finais sobre a Gestão da Qualidade no Serviço Público
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV Total
25 26 27 28 29 03 04 05
1 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021101**** 0 1 1 0 0 1 1 0 4
4 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021101**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
2 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 4 AM
3 2021101**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
4 2021101**** 8,6 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Considerações sobre o setor público. Fundamentos de qualidade. Qualidade em serviços: projeto, desenho de processos, programação de serviços e controle de qualidade. Integração de sistemas certificáveis de gestão. Logística e qualidade. Ferramentas de controle da qualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
- Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate.
- Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere.
- Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos na avaliação:

Nota 01 - Assiduidade, pontualidade Participação em aula e participação contribuindo com as apresentações e debates ocorridos em sala de aula. Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 1,0

Nota 02 - Realização da primeira atividade programada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 2,0

Nota 03 - Realização da segunda atividade programada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 2,5

Nota 04 - Entrega de um artigo para publicação sobre um tema relacionado com a Gestão da Qualidade no Serviço Público até a data acordada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 4,5

Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:

Nota Final = {[1,0 x (Nota 01)] + [2,0 x (Nota 02)] + [2,5 x (Nota 03)] + [4,5 x (Nota 04)]} / 10
Horário de atendimento: Horário das aulas ou previamente agendado com o professor
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.
LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007.
BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006.
POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br.
MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/
i/pt-br
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/10/2021
25/10/2021
Módulo I
26/10/2021
26/10/2021
Módulo II
27/10/2021
27/10/2021
Módulo III
28/10/2021
28/10/2021
Módulo IV
29/10/2021
29/10/2021
Módulo V
01/11/2021
01/11/2021
Não Haverá Aula
03/11/2021
03/11/2021
Módulo VI
04/11/2021
04/11/2021
Módulo VII
05/11/2021
05/11/2021
Módulo VIII
Avaliações
Data Descrição
29/10/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link das aulas de GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO 25/10/2021

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