Metodologia: |
- O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. - Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate. - Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere. - Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos na avaliação:
Nota 01 - Assiduidade, pontualidade Participação em aula e participação contribuindo com as apresentações e debates ocorridos em sala de aula. Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 1,0
Nota 02 - Realização da primeira atividade programada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 2,0
Nota 03 - Realização da segunda atividade programada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 2,5
Nota 04 - Entrega de um artigo para publicação sobre um tema relacionado com a Gestão da Qualidade no Serviço Público até a data acordada previamente Nota Máxima: 10,0 Peso na Nota Final: 4,5
Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:
Nota Final = {[1,0 x (Nota 01)] + [2,0 x (Nota 02)] + [2,5 x (Nota 03)] + [4,5 x (Nota 04)]} / 10
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014. FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014. MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011. BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008. LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007. BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006. POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br. MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003. NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/ i/pt-br POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
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