•Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), propuseram a existência de dez escolas mais influentes, onde cada uma tem sua perspectiva única, focalizando um aspecto importante do processo de formação estratégia:
•Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), essas dez escolas caem em três agrupamentos:
•Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
•Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
•As dez escolas estratégicas segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000):
•Do Design (desenho): formação estratégica como um processo de concepção, oferece um modelo de formulação de estratégia visando atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas.
•As estratégias são claras, simples e únicas, num processo deliberado de pensamento consciente.
•A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
•Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
•De Planejamento:
Escola de processo formal, que originou conjuntamente à escola do design.
•Reflete a maior parte dos pressupostos da escola anterior, porém, utiliza-se de procedimentos formais, análise de números e por técnicas (objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais).
•Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas.
•De Posicionamento:
É vista como um processo analítico.
O gestor é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro.
•Surgiu nos anos 80, teve como principal teórico Michael Porter, é sistemática e deliberada, aceita parte das premissas da escola do design e planejamento.
Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria.
•O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.
•O seu conceito remonta a estratégia militar de Sun Tzu, em 400 a.C., esta escola utiliza do modelo de análise competitiva das cinco forças que competem à indústria e do escopo competitivo x vantagem competitiva.
•Exemplo: Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referente ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes.
•A partir da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.
•Empreendedora:
A primeira escola, das seis, de natureza descritiva e visionária. Essa escola é muito parecida com a escola do design, se opõem à escola do planejamento, pois busca a intuição, tem como conceito central, na organização, a visão empreendedora de seu líder, ela é deliberada e emergente ao mesmo tempo.
•Este processo está na mente do líder, o empreendedor tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.
•Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado).
•As estratégias visionárias são pró ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização.
•Exemplo: Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio são dependentes das ideias e visões dele para formular estratégias de concorrência.
•Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto.
•Escola Cognitiva:
A formação da estratégia como um processo mental. Utiliza-se do campo da psicologia cognitiva através do mapeamento da estrutura do conhecimento, no intuito de construir as estratégias de forma criativa.
•A sua ideia central é a de que, os estrategistas utilizem do conhecimento e de sua forma de pensar, as estratégias através de experiências.
•Esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada.
•Exemplo: Perante um ambiente em crise econômica, como por exemplo, a Pandemia do COVID19 crise em vários países, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente, e formula estratégias de distribuição e comunicação para sobrevivência financeira da empresa.
•De Aprendizado:
Escola de processo emergente. Acredita que a estratégia emerge através do aprendizado. As organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou seja, decorre do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação.
•E assim a estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente.
•A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis. Isso permite que o conhecimento tácito de um indivíduo possa visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível.
•Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata do que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo.
•De Poder:
De formação estratégica através do processo de negociação. Esta escola é dividia entre dois ramos: o poder micro – que lida com o jogo de política (poder ilegítimo) dentro de uma organização e, o poder macro – que diz respeito ao uso de poder pela organização.
•É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse).
•Exemplo: Vários municípios solicitam recursos federais para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
•Escola Cultural:
Entende a formação de estratégia como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização.
•Preocupa-se na sua maioria com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica, tem como problema, resistência a mudanças.
•Obs: Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
•Escola Ambiental:
Concebe como processo reativo. Tem como máxima “tudo depende”: do porte da organização, da sua tecnologia, da estabilidade do seu contexto, da hostilidade externa e assim por diante.
•Exemplo: Um pequeno mercadinho tradicional no bairro, de repente é surpreendido com um novo entrante, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. O mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se a nova realidade, melhorando seu empreendimento.
•De Configuração:
Esta escola combina as naturezas prescritiva e descritiva. O seu processo de formação estratégica é a transformação. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
•Observa a organização como configuração, uma forma, através do contexto que a cerca.
•Permite compreender que, para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, de desenho, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
•Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.