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JADSON EMANUEL LOPES ANTUNES

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS/CCA

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jadson emanuel lopes antunes

AGR - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS/CCA

DCAI119 - ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Aulas prorrogadas pela UFDPAR (07/02/2022 - 11/02/2022)

Início das aulas prorrogadas para o dia 14.02, em virtude de problema de matrícula no Sigaa. 

   Material da aula abordada em sala 
Material da aula abordada em sala
  Material de apoio 
Material de apoio
Estratégia - conceitos (18/02/2022 - 21/02/2022)
Estratégia - conceitos 
 
O termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);

•Segundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez;

•A Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar. 
 
•Para, até a época napoleônica, o significado de estratégia ficou atribuído à arte e à ciência de dirigir forças militares;

•Porém, a partir dessa época seu conceito ampliou-se, ficou mais abrangente, dando importância às medidas econômicas e políticas destinadas a aumentar as chances de vitórias na guerra (TAVARES, 2007);


•A estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;

•As ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo. 
 
•A estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;

•As ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo.

Outras áreas foram sendo incorporadas, como a dos negócios na década de 60, significa dizer que, “à medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, codificavam e testavam conceitos estratégicos essenciais até que um coerente corpo de princípios parece surgir”. (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 22).

                          

                                         Estratégia - O QUE É? 


O primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como:

 “a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06). 

 

Para  Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização.


•De acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a.

 

Andrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:

 

•A estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58).

•A estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”. 

•A estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
•Para Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
 
•Para Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes. 

Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente.  

Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
 
•Estratégias como Plano: é uma espécie de curso ou guia de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ou conjunto de diretrizes.  Assim, as estratégias têm duas características essenciais: a) são preparadas previamente às ações para as quais se aplicam; b) são desenvolvidas consciente e deliberadamente.

Padrão: estabilidade no comportamento, a estratégia enfoca a ação, lembrando que o conceito é vazio se não levar em conta o comportamento;

•Posição: encoraja a visualizar as organizações em seu ambiente competitivo, como encontrar suas posições e como se proteger a fim de enfrentar a concorrência. Olhar para fora, no intuito de posicionar a organização no ambiente.
 
•Perspectiva: enquanto estratégia, olha para dentro, na verdade para dentro das cabeças dos estrategistas, coletivamente, mas com uma visão mais ampla. não é apenas uma ideia de como lidar com o inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, é sobre as organizações como instrumentos para percepção coletiva e ação, ou seja como as intenções se difundem através de um grupo de pessoas para se tornar compartilhada como normas e valores e como tais padrões de comportamento se integram no grupo.
 
•Pretexto: uso de “manobras” com a finalidade de obter vantagem;

Mintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam que : “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”.

•O que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização. 

A essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25). 

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem que não é simples conceituar o que seja estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua natureza. Portanto, a estratégia:
 
•Diz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
 
•É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;

A Estratégia: 

•Afeta uma organização em seu todo;
 
•Implica em questões de conteúdo e processo;
 
•Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
 
•Existe em níveis diferentes na organização;
 
•Envolve vários aspectos conceituais e analíticos. 



                ESTRATÉGIA PRETENDIDA E A ESTRATÉGIA REALIZADA 


A estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
 
•A estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência. Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de Estratégia pretendida e a outra de Estratégia realizada

•As estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem ver realizadas são as estratégias pretendidas.
 
•Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes: finalidade, políticas e plano.
 
Finalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos, este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica.

Políticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
 
Planos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo. 

Ao contrário das estratégias pretendidas, que focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
 
•Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam.  

 

•Verifica-se que a estratégia tem que ser flexível, e que deverá acompanhar mudanças durante a sua implementação;

•A estratégia evoluiu e fincou seus conceitos nas organizações, então percebida no nível da alta administração, onde é formulada conforme o objetivo da empresa, e tem como parâmetro a Missão da mesma;

•Sendo assim, surge a necessidade de formular, implementar e administrar a estratégia de forma eficiente e eficaz.




   Análise Vídeo Made In China
Período de Habilitação: 16/03/2022 às 14:30 a 22/03/2022 às 08:00
Formulação de Estratégias e Escolas da Estratégia (25/02/2022 - 25/02/2022)

 

Formulação x Implementação da estratégia

 

Para Certo e Peter (1993), a formulação da estratégia define o caminho que a empresa decide seguir, projetando e selecionando as estratégias, tendo como principal meta, realizar os objetivos da organização.
 
•E o foco principal da estratégia organizacional é como combater a concorrência.  


                                          ESCOLAS DA ESTRATÉGIA 

 
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), propuseram a existência de dez escolas mais influentes, onde cada uma tem sua perspectiva única, focalizando um aspecto importante do processo de formação estratégia: 



Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), essas dez escolas caem em três agrupamentos:
 
•Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
 
•Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
 
Escola Configurativa: Escola da Configuração.

 
As dez escolas estratégicas segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000):
 
•Do Design (desenho): formação estratégica como um processo de concepção, oferece um modelo de formulação de estratégia visando atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas.
 
•As estratégias são claras, simples e únicas, num processo deliberado de pensamento consciente.
 
•A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
 
 
•Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
 
 
•De Planejamento:
   Escola de processo formal, que originou conjuntamente à escola do design.
 
•Reflete a maior parte dos pressupostos da escola anterior, porém, utiliza-se de procedimentos formais, análise de números e por técnicas (objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais).
 
•Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas.
 
 
•De Posicionamento:
 
  É vista como um processo analítico.
 
O gestor é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro.
 
•Surgiu nos anos 80, teve como principal teórico Michael Porter, é sistemática e deliberada, aceita parte das premissas da escola do design e planejamento.
Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria.
 
•O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.
 
•O seu conceito remonta a estratégia militar de Sun Tzu, em 400 a.C., esta escola utiliza do modelo de análise competitiva das cinco forças que competem à indústria e do escopo competitivo x vantagem competitiva.
 
•Exemplo: Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referente ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes.
•A partir da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.
 
 
•Empreendedora:
 
A primeira escola, das seis, de natureza descritiva e visionária. Essa escola é muito parecida com a escola do design, se opõem à escola do planejamento, pois busca a intuição, tem como conceito central, na organização, a visão empreendedora de seu líder, ela é deliberada e emergente ao mesmo tempo.
 
•Este processo está na mente do líder, o empreendedor tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.
 
•Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado).
 
•As estratégias visionárias são pró ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização.
 
•Exemplo: Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio são dependentes das ideias e visões dele para formular estratégias de concorrência.
 
•Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto.
 
 
•Escola Cognitiva:
 
 A formação da estratégia como um processo mental.  Utiliza-se do campo da psicologia cognitiva através do mapeamento da estrutura do conhecimento, no intuito de construir as estratégias de forma criativa.
 
•A sua ideia central é a de que, os estrategistas utilizem do conhecimento e de sua forma de pensar, as estratégias através de experiências.
 
•Esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada. 
 
•Exemplo: Perante um ambiente em crise econômica, como por exemplo, a Pandemia do COVID19 crise em vários países, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente, e formula estratégias de distribuição e comunicação para sobrevivência financeira da empresa.  
 
 
•De Aprendizado:
 
Escola de processo emergente. Acredita que a estratégia emerge através do aprendizado. As organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou seja, decorre do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação.
 
•E assim a estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente.
 
•A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis. Isso permite que o conhecimento tácito de um indivíduo possa visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível.
 
•Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata do que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo. 
 
 
•De Poder:
 
  De formação estratégica através do processo de negociação. Esta escola é dividia entre dois ramos: o poder micro – que lida com o jogo de política (poder ilegítimo) dentro de uma organização e, o poder macro – que diz respeito ao uso de poder pela organização.
 
•É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse).
 
•Exemplo: Vários municípios solicitam recursos federais para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município. 
 
 
•Escola Cultural:
 
  Entende a formação de estratégia como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização.
 
•Preocupa-se na sua maioria com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica, tem como problema, resistência a mudanças.
 
•Obs: Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
 
 
•Escola Ambiental:
 
  Concebe como processo reativo. Tem como máxima “tudo depende”: do porte da organização, da sua tecnologia, da estabilidade do seu contexto, da hostilidade externa e assim por diante.
 
•Exemplo: Um pequeno mercadinho tradicional no bairro, de repente é surpreendido com um novo entrante, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. O mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se a nova realidade, melhorando seu empreendimento.
 
 
•De Configuração:
 
  Esta escola combina as naturezas prescritiva e descritiva. O seu processo de formação estratégica é a transformação. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
 
•Observa a organização como configuração, uma forma, através do contexto que a cerca.
 
•Permite compreender que, para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, de desenho, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
 
•Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.
 
 
 
 


 
 
 
 
 
  Material de apoio 
Material sobre estratégia
Ponto facultativo em função do período de Pandemia (28/02/2022 - 28/02/2022)
Apresentação de Análise SWOT em empresas de Parnaíba (25/03/2022 - 25/03/2022)
Apresentação de Análise SWOT em empresas de Parnaíba (25/03/2022 - 25/04/2022)

Apresentação da Análise SWOT 

Análise Estratégica (28/03/2022 - 28/03/2022)

 

 

  Material abordado em sala 
Material abordado em sala.
Apresentação de Análise SWOT em empresas de Parnaíba (28/03/2022 - 28/03/2022)

Análise SWOT 

Estratégia - Classificações (11/04/2022 - 11/04/2022)

  Material de apoio 
Material de apoio para realização do Fórum
Formulação de Estratégias - Ferramentas (11/04/2022 - 11/04/2022)

  Material de apoio 
Material de apoio para realização do Fórum
  Material de apoio 
Material de apoio
Análise Estratégica - Análise de Mercado (11/04/2022 - 18/04/2022)

  Material de aula 
Material de aula
Análise Estratégica - Análise de Mercado (22/04/2022 - 22/04/2022)

 

 

Se você conhece o seu inimigo tão bem como a si mesmo, você não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o seu inimigo, para cada vitória conseguida você sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você sucumbira em todas as batalhas.”

(Sun Tzu; 1981 apud Hooley, Saunders; 1996). 

Por isso, é importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles. 

O que é a análise de concorrência?

A Análise de concorrência é uma perspectiva da pesquisa de mercado que consiste em coletar dados relevantes dos seus concorrentes, de maneira que você possa acompanhar, analisar e comparar seus resultados.

Muitos empresários acham que fazer a análise de concorrência pode ser uma perda de tempo, espionagem ou sinal de fraqueza.

Pois, seu único foco deve ser seu próprio negócio.

Porém, há uma diferença enorme entre atividades como espionagem e análise de concorrência.

O estudo da concorrência, quando feita de maneira correta, só traz benefícios para o seu negócio.

Pois, você poderá identificar porque alguns clientes escolhem a concorrência.

Com isso, você pode definir como se diferenciar e ganhar vantagem competitiva diante dele, além de enxergar possibilidades de melhorar o seu negócio.

A análise é um processo contínuo, envolvendo as principais questões a identificação dos pontos que te diferenciam da concorrência, como, por exemplo:

  • Localização
  • Preço
  • Comunicação
  • Especialização
  • Produtos ou serviços com qualidade superior
  • Atendimento personalizado.
  • Identificação das necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.


FICOU CURIOSO?  QUER SABER UM POUCO MAIS? 

CONFERE NESSE LINKhttps://fcapjr.com.br/analise-de-concorrencia/?gclid=CjwKCAjwo8-SBhAlEiwAopc9W5jp_Zk7z1J-4bWdHY9Bsymac8_I3Cd4Au65pGaK1kOUZFGBrajwOBoCZG8QAvD_BwE  




  Material de aula 
Material de aula
Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais (25/04/2022 - 29/04/2022)

Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais 

Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais (02/05/2022 - 09/05/2022)

Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais 

Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais (13/05/2022 - 13/05/2022)

Apresentação de Proposta de Estratégias empresariais  - Correção dos trabalhos 

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
14 18 21 25 04 07 11 14 18 21 25 28 01 04 08 11 18 25 29 02 06 09 13
1 2019901**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 10
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
12 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2019901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 4
16 2019901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
17 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
18 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018902**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
23 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 8
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 7,0 9,0 8,8 8.3 0 AM
2 2019900**** 8,5 9,0 7,0 8.2 8 AM
3 2019902**** 8,5 9,0 9,0 8.8 4 AM
4 2018902**** 7,0 0,0 0,0 2.3 38 RF
5 2019901**** 7,5 8,0 8,8 8.1 0 AM
6 2019900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
7 2019902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
8 2019901**** 6,5 9,0 9,0 8.2 0 AM
9 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
10 2019901**** 8,8 9,5 9,0 9.1 4 AM
11 2019903**** 10,0 9,0 8,8 9.3 4 AM
12 2019901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
13 2019902**** 6,0 9,0 9,0 8.0 2 AM
14 2019903**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
15 2019902**** 8,0 9,0 9,0 8.7 2 AM
16 2019902**** 7,0 9,0 9,0 8.3 6 AM
17 2019902**** 10,0 9,0 8,8 9.3 0 AM
18 2019900**** 8,0 9,5 9,0 8.8 0 AM
19 2019901**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
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21 2019902**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
22 2019901**** 7,0 9,0 9,0 8.3 10 AM
23 2018902**** 8,5 9,0 9,0 8.8 2 AM
24 2019900**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
25 2019901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 4 AM

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