Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procedimentos de Ensino e Aprendizagem:<br />A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 02 unidades (introdução à bioquímica e biomoléculas; metabolismo das biomoléculas) contará com aulas teórico-práticas expositivas e dialogadas em plataformas de conferência digital (preferencialmente a plataforma Google Meet), em momentos síncronos, e aulas experimentais no laboratório de Bioquímica, bem como aulas interativas com a discussão de resultados experimentais e resolução de atividades avaliativas (listas de exercícios, estudos de caso, leitura e discussão de artigos científicos etc.) que abordam aplicações e/ou aspectos experimentais do conteúdo programático (com alternância de momentos síncronos e/ou presenciais e assíncronos). Os materiais de apoio (livros digitais, resumo das aulas, atividades teórico-práticas, videoaulas, artigos científicos etc.) serão registrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e na plataforma Google Sala de Aula e Google Drive da disciplina, com posterior discussão em grupo por meio de plataforma de conferência digital, como o Google Meet ou outros (momentos síncronos). A cada unidade serão disponibilizados textos de referência, videoaulas, material de apoio em Powerpoint ou Word/pdf, livros ou capítulos de livros gratuitos e disponíveis "on line", artigos científicos (previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados) disponíveis em periódicas indexados e de acesso gratuito, outros materiais didáticos complementares. A verificação da aprendizagem será feita de forma continuada por meio de listas de exercícios (com questões objetivas de múltipla escolha e questões subjetivas descritivas), discussão de resultados experimentais de artigos e/ou obtidos nas aulas práticas presenciais e elaboração de relatórios teórico-práticos, fóruns etc. (registradas na plataforma Sigaa e/ou na plataforma Google Formulários), participação nos momentos síncronos pelo chat, acesso aos materiais de apoio disponíveis no Sigaa em momentos assíncronos (vídeos, reportagens, videoaulas, artigos científicos etc.). Os exercícios e/ou trabalhos, as atividades avaliativas, frequência, participação e desempenho dos alunos serão registrados e monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e/ou na plataforma Google Sala de Aula e Google Formulários). A interação entre o docente e os discentes ocorrerá em horários previamente definidos e agendados com atividades assíncronas disponíveis no Sigaa e/ou na plataforma Google Formulários) e síncronas em plataforma de conferência digital, como o Google Meet ou outras, e por correio eletrônico (e-mail) e grupo da disciplina criado no aplicativo WhatsApp.<br />Recurso didático:<br />Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e na plataforma Google (Sala de Aula/Classroom, Drive e Formulários) como ambiente virtual principal de aprendizagem (atividades síncronas e assíncronas), aulas práticas experimentais presenciais e/ou virtuais, atendimento individualizado pelo aplicativo WhatsApp e correio eletrônico (e-mail), complementado com materiais digitalizados, roteiros de atividades experimentais presenciais e/ou virtuais, materiais de apoio elaborados pelas docentes da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas, conferências/encontros síncronos em plataforma de conferência digital (como o Google Meet) etc. Os alunos serão acompanhados pelas professoras na execução de atividades e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e/ou na plataforma Google Sala de Aula e Formulários) e no acesso aos materiais disponíveis no Sigaa e/ou na plataforma Google (Sala de aula e Formulários), de forma assíncrona, e participação nas conferências remotas previamente agendadas na plataforma de conferência digital, como o Google Meet, sincronamente.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação. A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados, síncrona e assincronamente, pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente nas plataformas Sigaa e de conferência digital como Google Meet e/ou em encontros para discutir atividades experimentais virtuais ou presenciais, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma:<br /> Nota 01, Nota 02 e Nota 03 - média aritmética de 03 tipos distintos de atividades: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas, realizadas de forma síncrona e/ou assíncrona; 2) participação e frequência em encontros semanais presenciais e/ou virtuais, em plataformas de conferência digital (como plataforma Google Meet) ou no laboratório de Bioquímica, nos horários da disciplina definidos pela Coordenação de Curso; 3) avaliação cadastrada no Sigaa e/ou plataforma Google Sala de Aula e Formulários, com questões objetivas e subjetivas (P1, P2 e P3), previamente agendadas no cronograma da disciplina.<br /> A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3.<br />Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação do desempenho acadêmico e do processo ensino-aprendizagem ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária, constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são:<br />a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado;<br />b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final;<br />c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota;<br />d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado;<br />e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado;<br />f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta.<br /> |
Horário de atendimento:
| quartas-feiras às 10h e sextas-feiras às 14h |
Bibliografia:
| Bibliografia básica:<br />LEHNINGER, A. L. Bioquímica. volumes I, II, III, IV. 2 ed. Edgard Blücher, 2002. <br />STRYER, L. Bioquímica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.<br />CHAMPEBELL, M. K. Bioquímica. 3 ed. Edição Universitária, Porto Alegre, Artmed, 2006. <br />CHAMPE, P. C; FERRIER, D. R; HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.<br />DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.<br />LEHNINGER, A. L; NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: Princípios de Bioquímica. 4 ed. São Paulo: Sarvier, 2006. <br />Bibliografia complementar:<br />Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados como Química Nova e Journal of Biochemistry Education (Revista do Ensino de Bioquímica).<br />Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados sobre aplicações da bioquímica na Engenharia de Pesca e áreas afins.<br />Vídeos da Royal Society of Chemistry.<br />Materiais disponíveis no sistema Moodle.<br /> |