-

CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Percurso histórico da Extensão Rural e Pesqueira (07/02/2022 - 07/03/2022)
a) Construção da conceituação dos termos: extensão, extensão rural, extensão pesqueira, extensão aquícola e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Público de ATER; b) Percurso histórico da extensão rural e pesqueira no Brasil: campesinato, difusionismo tecnológico, comunicação participativa; reconversão cultural; desenvolvimento local; desenvolvimento sustentável; agronegócio; envolvimento participativo; e agroecologia; c) O Povo Brasileiro, Política Nacional de Ater (PNATER) e Conferência Nacional de Ater (CNATER); d) Ater, educação e mudança social; e) Metodologias e abordagens participativas de ATER: diagnósticos e inventários rurais, pesqueiros e aquícolas; f) Construção participativa de Projetos de Ater: edificação de portfólio e plano de trabalho de projeto;
   I Avaliação de aprendizagem 
Primeira avaliação de aprendizagem
  DRP 
DRP: Ferramentas
Metodologias participativas de ATER (07/03/2022 - 04/04/2022)
g) Inserção social de gênero/geração/etnia/raça e emancipação de juventudes no contexto de Ater; h) Hibridização da pesca e aquicultura no contexto de Ater; i) A indissociabilidade da extensão, pesquisa e ensino; j) Experiência de Ater pesqueira e aquícola: acordos de pesca e reserva extrativista; manejo participativo e ecossistêmico de pescado; jovens rurais; mulheres do campo; k) Metodologias e abordagens participativas de ATER: Planejamento, projeto descritivo; projeto executivo, monitoramento e avaliação
ATER e Agroecologia (11/04/2022 - 09/05/2022)
l) Ater, pesquisa-ação participativa, educação do/no/para o campo e agroecologia; m) Construção participativa de projeto (descritivo e executivo) de Ater para a pesca e aquicultura.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
07 14 21 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018905**** 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 44
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 44
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2016905**** 7,3 10,0 10,0 9.1 0 AM
3 2018903**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
4 2018902**** 6,0 7,0 10,0 7.7 0 AM
5 2018905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2018902**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas (16h);
• Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão em comunidade rural (12h);
• Oficina de construção de conhecimentos ‘capacitação e extensão pesqueira’ (6h);
• Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
 1ª avaliação será dividida em: prova escrita (14/03) - (70%); e relatório diagnóstico das demandas de capacitação e de assistência técnica/extensão rural Junto a uma comunidade rural (Word e Power Point) (21/03) - (30%);
 2ª avaliação será distribuída: Prova oral (50%) de defesa do Referencial teórico sobre extensão rural/pesqueira/aquícola 5 páginas e complemento do portfólio de projeto (04/04); Apresentação da proposta de capacitação e de Assistência técnica e extensão pesqueira - (50%) para a comunidade rural (Word e Power Point) - (11/04);
 3ª avaliação – Construção de conhecimentos ‘capacitação e ações de assistência técnica’ de (16 a 18/04) - (70%) e Relatório de Construção de conhecimentos ‘capacitação e ações de assistência técnica (Word e apresentação em Power Point) (30%) junto à Comunidade rural (25/04);
 Final – Prova com todo o assunto (09/05).
ii) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
iii) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
iv) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Terças-feiras de 8 ás 11h da manhã (na estação ou por vídeo chamada de WhatsApp)
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/02/2022
07/03/2022
Percurso histórico da Extensão Rural e Pesqueira
07/03/2022
04/04/2022
Metodologias participativas de ATER
11/04/2022
09/05/2022
ATER e Agroecologia
Avaliações
Data Descrição
14/03/2022 1ª Avaliação
04/04/2022 2ª Avaliação
25/04/2022 3ª Avaliação
09/05/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
link aula 25/04/2022
link aula 18/04/2022
link aula 11/04/2022
link aula 28/02/22 28/03/2022
link aula 28/02/22 28/03/2022
link Avaliação 14/03/2022
Link aula 07/03/2022
Link aula 21/02/22 21/02/2022
Aula de Extensão Pesqueira 14/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 26/04/2024 14:47