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CMR0125 - ECONOMIA PESQUEIRA I - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Teoria do consumidor, da firma e do mercado em equilíbrio (08/02/2022 - 08/03/2022)
a) Conceitos básicos da teoria econômica: definição de economia (pesqueira e aquícola), fatores de produção, bens de consumo e bens de capital, setores da economia e os princípios básicos da economia para pesca e aquicultura; b) Produção sustentável: pesca e aquicultura; c) Teoria do consumidor, da firma e do mercado em equilíbrio; d) Introdução a projetos econômico-financeiros: índices microeconômico, roteiro, custos fixos, custos variáveis, depreciação, manutenção, determinação de preços e fluxo de caixa de projetos de empreendimentos pesqueiros e aquícola; e) Demanda, oferta e organização dos mercados: as funções da demanda e oferta; otimização de custos e produção eficiente; elasticidade e maximização dos benefícios de forma sustentável na aquicultura e pesca; f) Análise de rendimento econômico-financeiro de projetos e/ou investimentos em empreendimentos aplicados a aquicultura e pesca: Receita Bruta (RB); Lucro operacional (LO); Margem Bruta (MB); Índice de lucratividade (IL) e Ponto de nivelamento (PN).
Indicadores de viabilidade econômico-financeira (15/03/2022 - 05/04/2022)
g) Análise de indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos e/ou investimentos em empreendimentos aplicados a aquicultura e pesca: Taxa interna de retorno (TIR); Valores Atuais Líquidos (VAL); Payback (PBK); e Relação Benefício/Custo (Rb/c); h) Economia aquícola, estratégias operacionais e modelos econômicos para aquicultura; i) Bioeconomia aquícola: Modelagem de sistemas biológicos (Lt; Wt; Bt; ?; ?; e k), tecnológicos (FCA; M; TAI; TAS; ?L; ?W, K) e econômicos (CT; ?t; quasi ?t; UTL; VPN; P?; Profit; e Harvest timing); j) Pontos de referências limites da economia para produção aquícola sustentável.
Finanças, crédito e políticas públicas para pesca e aquicultura (12/04/2022 - 10/05/2022)
) Introdução à micro finanças, créditos e políticas públicas para a pesca e aquicultura; l) Economia pesqueira, estratégias operacionais e modelos econômicos para as pescarias; m) Economia pesqueira, abordagem ecossistêmica e espacial das pescarias; n) Economia ecológica e economia solidária na pesca e aquicultura.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
08 15 22 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201492**** 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2017911**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

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Plano de Curso

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Dados da Disciplina
Ementa: Noções fundamentais da economia pesqueira. Procura, oferta e estimativa de preço. Aplicação da lei da oferta e da procura na atividade. Teoria do consumidor. Custos e receitas. Noções de macroeconomia. Problemas decorrentes da sobrepesca na produção.
Objetivos: Discutir os princípios básicos de demanda, oferta, produçao, consumo, custos e mercados aplicados ao setor pesqueiro e aqüicola; Preparar o engenheiro de pesca para entender e propor soluçoes aos problemas econômicos inerentes do setor pesqueiro e aqüicola; Desenvolver a capacidade do estudante para solucionar problemas básicos de economia aplicados a aqüicultura e pesca;
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
? Aulas práticas (16h);
? Cenários técnico-vivenciais, dinâmicas de grupo e exercícios práticos sobre os temas (8h);
? Seminários e escrita de resumo expandido (8h);
? Orientações semanais: Professor (terça-feira de 09 ás 11h na Estação de Aquicultura ou chamada de vídeo de WhatsApp) e Monitor (Quinta-feira de 8h30 ás 09h30; e sexta-feira de 14h ás 17horas, local a combinar);
? Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: i) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
 1ª avaliação será distribuída: escrita (90% do valor da nota) 08/03/22; Entrega dos exercícios semanais no prazo (10% do valor da nota);
 2ª avaliação será distribuída: escrita (60% do valor da nota) 05/04/2022; resumo expandido sobre análise de indicadores de viabilidade econômico-financeira da aquicultura ou atividade pesqueira (30% do valor da nota) 12/04/2022; e Entrega dos exercícios semanais no prazo (10% do valor da nota);
 3ª avaliação será distribuída: Apresentação em word e defesa em power point do artigo sobre análise de indicadores de viabilidade econômico-financeira da aquicultura ou atividade pesqueira 03/05/2022;
 Avaliação Final 10/05/2022 ? Avaliação escrita com todo assunto (100% do valor da avaliação).
ii) Será considerado APROVADO o aluno que:
a) Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
b) Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
iii) Será considerado REPROVADO o aluno que:
a) Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
b) Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
c) Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
iv) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Terças-feiras de 8 ás 11h da manhã (na estação ou por vídeo chamada de WhatsApp)
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador ?José Bonifácio? (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo ? São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio ? antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural ? PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana ? PE. In Prorenda Rural ? PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural ? PE, em Goiana ? PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2022
08/03/2022
Teoria do consumidor, da firma e do mercado em equilíbrio
15/03/2022
05/04/2022
Indicadores de viabilidade econômico-financeira
12/04/2022
10/05/2022
Finanças, crédito e políticas públicas para pesca e aquicultura
Avaliações
Data Descrição
08/03/2022 1ª Avaliação
05/04/2022 2ª Avaliação
03/05/2022 3ª Avaliação
10/05/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
link aula 04/05/2022
link aula 29/03/22 29/03/2022
link aula 22/02/22 22/03/2022
Aula 08/03/22 08/03/2022
link aula 22/02/2022
link aula 22/02/2022
Aula de Economia Pesqueira 15/02/2022

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