WILZA GOMES REIS LOPES

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

Ir ao Menu Principal

wilza gomes reis lopes

CIV - DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

CM/CMRV011 - BASES DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS III – PRÁTICA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. - Apresentação do roteiro de atividades da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números com o vídeo. (05/03/2018 - 05/03/2018)

Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.

- Apresentação do roteiro de atividades da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números com o vídeo.

   programa da disciplina 
programa da disciplina
  ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE 
ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE
Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (06/03/2018 - 06/03/2018)

Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.

Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. (12/03/2018 - 12/03/2018)
Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
Construção do conceito de número pela criança- CONTINUAÇÃO DA AULA. (13/03/2018 - 13/03/2018)

Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.   – CONTINUAÇÃO DA AULA.

  TESTE DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES 
TESTE DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES
Alfabetização matemática - Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica (19/03/2018 - 19/03/2018)

Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.

  texto Zelia Higino 
texto Zelia Higino
  teste de escrita dos números 
teste de escrita dos números
Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. (20/03/2018 - 20/03/2018)

Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).

Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (26/03/2018 - 26/03/2018)

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (27/03/2018 - 27/03/2018)

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).

Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (02/04/2018 - 02/04/2018)

Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos.

(utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).

Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. (03/04/2018 - 03/04/2018)

Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número.

Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). – Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos.

  texto para leitura sobre SND 
texto para leitura sobre SND
  texto para leitura sobre SND 
texto para leitura sobre SND
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) (09/04/2018 - 09/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Material dourado (10/04/2018 - 10/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Material dourado

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Quadro Valor de lugar (16/04/2018 - 16/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Quadro Valor de lugar

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) ábaco (18/04/2018 - 18/04/2018)
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) ábaco
Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (23/04/2018 - 23/04/2018)

Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).

  TEXTO PARA leitura e estudo 
TEXTO PARA leitura e estudo
Continuação da aula- Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (24/04/2018 - 24/04/2018)

Continuação da aula- Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).

• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners). (02/05/2018 - 02/05/2018)
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners). (02/05/2018 - 02/05/2018)
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos e correção do trabalho sobre estruturas aditivas. (07/05/2018 - 07/05/2018)

Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos e correção do trabalho sobre estruturas aditivas.

  ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE - corrigido com as novas datas das atividades 
ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE - corrigido com as novas datas das atividades
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Avaliação escrita apresentação dos banners (08/05/2018 - 08/05/2018)

Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados.

Avaliação escrita apresentação dos banners

Continuação da apresentação dos trabalhos sobre a entrevistas com as crianças - apresentação dos banners e entrega dos trabalhos escritos (14/05/2018 - 14/05/2018)

Continuação da apresentação dos trabalhos sobre a entrevistas com as crianças - apresentação dos banners e entrega dos trabalhos escritos

1 -TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (15/05/2018 - 15/05/2018)

1 -TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. 

• 2- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico) (21/05/2018 - 21/05/2018)

2- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico) 

• 2-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático) (22/05/2018 - 22/05/2018)

2-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático) 

• 3-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) (28/05/2018 - 28/05/2018)

3-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) 

• 3- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) (29/05/2018 - 29/05/2018)

3- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) 

• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico) (04/06/2018 - 04/06/2018)

4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico)

• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático) (05/06/2018 - 05/06/2018)

4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES-  Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático)

• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico) (11/06/2018 - 11/06/2018)

5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico) 

• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático) (12/06/2018 - 12/06/2018)

5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático) 

- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico) (18/06/2018 - 18/06/2018)

- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico)

• 6-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático) (19/06/2018 - 19/06/2018)

6-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático) 

Encerramento da disciplina com confraternização. (25/06/2018 - 25/06/2018)
Entrega de trabalho e encerramento da disciplina com avaliação final. (26/06/2018 - 26/06/2018)
Apresentação do módulo (09/02/2022 - 09/02/2022)
  PLANO DE ENSINO BPB III prático - T9 e T10 (2021.2).pdf 
Turma segue o plano de ensino com o cronograma de BPB III. Reforço que ele está sujeito a alteraçÕes em caso de novas determinações da UFDPar.
  Roteiro de aula prática - endócrino 
Bom dia, turma!!! Segue o roteiro de aula prática para preenchimento. Att., Prof. Leonardo
Modelo de Relatório (09/02/2022 - 11/05/2022)

Modelo de Relatório para aulas práticas de Anatomia

  Modelo de Relatório 
Modelo de Relatório para aulas práticas de Anatomia
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (** aulas serão repostas - horário a combinar) G1 e G2 (16/02/2022 - 16/02/2022)
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (G3 e G4) (23/02/2022 - 23/02/2022)
Feriado (02/03/2022 - 02/03/2022)
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (G5) (09/03/2022 - 09/03/2022)
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (G1 e G2) (09/03/2022 - 09/03/2022)
Histologia do Sistema Reprodutor Feminino (G1) (09/03/2022 - 09/03/2022)
Histologia do Sistema Endócrino (30/03/2022 - 30/03/2022)
Histologia do Sistema Endócrino (06/04/2022 - 06/04/2022)
Histologia do Sistema Endócrino (13/04/2022 - 13/04/2022)
Anatomia e histologia do sistema digestório (20/04/2022 - 20/04/2022)
Anatomia e histologia do sistema digestório (27/04/2022 - 27/04/2022)
Anatomia e histologia do sistema digestório (04/05/2022 - 04/05/2022)
Encerramento (11/05/2022 - 11/05/2022)
  Detalhamento de notas 
Bom dia, turma!!! Segue o detalhamento das notas de práticas de BPBIII. Att., Prof. Leonardo
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
09 16 23 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018905**** 0 0 0 0 0 3 0 3 3 3 3 3 3 0 21
14 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
52 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
53 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
54 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
55 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
56 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
57 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
58 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
59 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
60 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
61 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
62 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
63 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
64 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 8,9 10,0 10,0 9.6 0 AM
2 2015904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020901**** 9,6 9,5 8,5 9.2 0 AM
4 2020900**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
5 2020904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
6 2020906**** 9,9 10,0 9,5 9.8 0 AM
7 2020905**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
8 2020905**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
9 2020901**** 9,2 9,5 10,0 9.6 0 AM
10 2020905**** 7,7 10,0 10,0 9.2 0 AM
11 2020905**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
12 2020905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
13 2020907**** 9,7 10,0 9,0 9.6 0 AM
14 2020902**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
15 2020901**** 9,6 9,5 10,0 9.7 0 AM
16 2020901**** 9,9 9,5 10,0 9.8 0 AM
17 2020905**** 9,9 10,0 9,0 9.6 0 AM
18 2020901**** 9,5 10,0 8,5 9.3 0 AM
19 2020900**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
20 2018900**** 9,9 9,7 10,0 9.9 0 AM
21 2020907**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
22 2020905**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
23 2020901**** 9,7 4,5 10,0 8.1 0 AM
24 2020906**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
25 2020904**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
26 2020900**** 9,2 9,7 10,0 9.6 0 AM
27 2020900**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
28 2020901**** 9,5 10,0 8,5 9.3 0 AM
29 2020900**** 9,2 9,5 10,0 9.6 0 AM
30 2020905**** 9,6 10,0 8,5 9.4 0 AM
31 2020902**** 9,6 9,7 10,0 9.8 0 AM
32 2020901**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 AM
33 2020906**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
34 2020905**** 9,7 10,0 9,5 9.7 0 AM
35 2020900**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 AM
36 2020900**** 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM
37 2020900**** 8,4 10,0 8,0 8.8 0 AM
38 2020905**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
39 2020900**** 9,6 9,7 10,0 9.8 0 AM
40 2020900**** 9,9 9,5 10,0 9.8 0 AM
41 2020900**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
42 2020901**** 9,4 9,5 8,5 9.1 0 AM
43 2020907**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
44 2020905**** 9,4 10,0 9,5 9.6 0 AM
45 2020901**** 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM
46 2020905**** 7,7 10,0 10,0 9.2 0 AM
47 2020906**** 8,6 10,0 10,0 9.5 0 AM
48 2020905**** 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM
49 2020900**** 9,4 9,7 10,0 9.7 0 AM
50 2020906**** 9,2 10,0 10,0 9.7 0 AM
51 2020905**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
52 2018905**** 2,1 0,0 0,0 0.7 21 RF
53 2020907**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
54 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
55 2020906**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
56 2018902**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
57 2020905**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
58 2020905**** 9,1 10,0 10,0 9.7 0 AM
59 2020905**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
60 2020901**** 9,9 9,5 8,5 9.3 0 AM
61 2020905**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
62 2020905**** 9,2 10,0 9,5 9.6 0 AM
63 2018900**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
64 2020900**** 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práticas morfofisiologia específica dos componentes dos sistemas muscular esquelético, cardiocirculatório, respiratório, urinário, digestório, endócrino, sistema nervoso autônomo e somático. Práticas de morfologia dos órgãos do sistema imune.
Objetivos: 3.1. GERAL • Capacitar o aluno a identificar, descrever e integrar a composição e o desenvolvimento das estruturas dos sistemas que compõem o organismo humano, estabelecendo as relações funcionais e clínicas. 3.2. ESPECÍFICOS • Demonstrar o desenvolvimento de práticas laboratoriais em morfologia e fisiologia. • Identificar, caracterizar e descrever as estruturas anatômicas e histológicas dos órgãos que compõem os sistemas: reprodutor, endócrino e digestório; • Compreender o funcionamento e as respostas fisiológicas dos órgãos que compõem os sistemas: reprodutor, endócrino e digestório. • Descrever o desenvolvimento embrionário do organismo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • As aulas práticas serão desenvolvidas com a observação de secções histológicas em lâminas, peças e modelos anatômicos. Para cada aula prática haverá um roteiro a ser seguido, desta ma-neira o horário de início da aula será seguido rigorosamente para o melhor desenvolvimento das atividades, havendo uma tolerância de 15 minutos. A ausência na aula prática implicará na diminuição da nota respectiva. Não haverá reposição de aula prática. Fica ao critério do profes-sor cobrar a elaboração de relatório ao final de cada aula.<br />• Para as aulas práticas será indispensável:<br />1. O uso de vestimenta adequada como calça comprida, calçado fechado, cabelos preços e jaleco; <br />2. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s);<br />3. O uso de luvas para procedimentos cirúrgicos não estéreis, óculos de proteção e/ou faceshield, máscaras faciais.<br />4. Adentrar ao laboratório apenas portando caderno, lápis, folha de papel ofício A4 (práticas de histo-logia), lápis de cores (práticas de histologia) e caneta. Outros materiais pessoais como livros, bolsas e demais objetos não devem ser levados. <br />• 5. Manter o distanciamento social, higienizar as mãos com álcool em gel antes de entra no laboratório, durante aula sempre que manipular objetos e ao final da aula.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • A nota será referente ao material prático visto nas aulas e as avaliações realizadas durante as atividades em laboratório, a critério de cada professor.<br />• Serão apresentados slides, figuras das secções histológicas e peças anatômicas, assim como do material utilizado nas aulas práticas. Ao final de cada prática poderá ser cobrado do aluno rela-tórios correspondentes ao assunto abordado. <br />Sistema de Aprovação dos alunos<br />• A nota final será obtida a partir de uma média aritmética de todas as avaliações realizadas por cada professor nas atividades práticas.<br />• O aluno com 25%, ou mais, de faltas está reprovado, independente da nota.<br />• Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:<br />NF  7,0 …………..Aprovado<br />4,0 ≤ NF ≤ 6,9 ….....Exame Final<br />NF ≤ 3,9 …………..Reprovado<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: FISIOLOGIA<br />˗ GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro. 10ª ed. Elsevier, 2002.<br />ANATOMIA<br />˗ SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana: Sobotta. 23ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koo-gan, 2012.<br />˗ DANGELO, J. G. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ª. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.<br />HISTOLOGIA<br />˗ JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª. ed. Guanabara Koogan. 2013.<br />˗ KERR, J.B. Atlas de Histologia Funcional. 1ª. Ed.. Artes Médicas. 2000.<br />EMBRIOLOGIA<br />˗ MOORE K. L.; PERSAUD T. V. N. Embriologia Clínica. 7. ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2004.<br />9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES<br />FISIOLOGIA<br />˗ KOEPPEN, B. M.; STANTON, B. A. Berne & Levy - Fisiologia. 5ª ed. Elsevier, 2006.<br />˗ SILVERTHORN, Fisiologia humana: uma abordagem integrada, 2ª ed. Artmed, 2003.<br />˗ AIRES, M. M. Fisiologia - 4ª Ed. Guanabara Koogan, 2013.<br />ANATOMIA<br />˗ TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8ª Edição. São Paulo, Editora Artmed, 2012.<br />˗ MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para a Clínica. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2011.<br />˗ ABRAHAMS, P. H. Atlas clínico de anatomia humana. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.<br />˗ NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.<br />HISTOLOGIA<br />˗ YONG, B.; LOWE, S. L.; STEVENS, A.; HEATH, J. W. Wheather Histologia Funcional: texto e atlas em cores. 5ª. Edição. Elsevier. 2007.<br />˗ ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia – texto e atlas. 6ª. Ed. Guanabara Koogan. 2012.<br />EMBRIOLOGIA<br />˗ SADLER, T. W. Langman: embriologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005. 282 p.<br />˗ MOORE, Keith L; PERSAUD, M. D; VUGMAN, Fernando Simão (Trad.). Embriologia básica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/02/2022
09/02/2022
Apresentação do módulo
09/02/2022
11/05/2022
Modelo de Relatório
16/02/2022
16/02/2022
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (** aulas serão repostas - horário a combinar) G1 e G2
23/02/2022
23/02/2022
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (G3 e G4)
02/03/2022
02/03/2022
Feriado
09/03/2022
09/03/2022
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (G1 e G2)
09/03/2022
09/03/2022
Histologia e Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino (G5)
09/03/2022
09/03/2022
Histologia do Sistema Reprodutor Feminino (G1)
30/03/2022
30/03/2022
Histologia do Sistema Endócrino
06/04/2022
06/04/2022
Histologia do Sistema Endócrino
13/04/2022
13/04/2022
Histologia do Sistema Endócrino
20/04/2022
20/04/2022
Anatomia e histologia do sistema digestório
27/04/2022
27/04/2022
Anatomia e histologia do sistema digestório
04/05/2022
04/05/2022
Anatomia e histologia do sistema digestório
11/05/2022
11/05/2022
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
30/03/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade avaliativa de Histologia do Sistema Digestório 18/04/2022
Sobre a troca de alunos 18/03/2022
Práticas de Histologia do Sistema Reprodutor 07/03/2022
Cronograma das aulas de Histologia do Sistema Reprodutor 05/03/2022
Modelo de Relatório 25/02/2022
Divisão de grupos. 22/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 06:54