| Metodologia: |
As aulas práticas serão desenvolvidas com a observação de secções histológicas em lâminas, peças e modelos anatômicos. Para cada aula prática haverá um roteiro a ser seguido, desta ma-neira o horário de início da aula será seguido rigorosamente para o melhor desenvolvimento das atividades, havendo uma tolerância de 15 minutos. A ausência na aula prática implicará na diminuição da nota respectiva. Não haverá reposição de aula prática. Fica ao critério do profes-sor cobrar a elaboração de relatório ao final de cada aula.<br /> Para as aulas práticas será indispensável:<br />1. O uso de vestimenta adequada como calça comprida, calçado fechado, cabelos preços e jaleco; <br />2. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s);<br />3. O uso de luvas para procedimentos cirúrgicos não estéreis, óculos de proteção e/ou faceshield, máscaras faciais.<br />4. Adentrar ao laboratório apenas portando caderno, lápis, folha de papel ofício A4 (práticas de histo-logia), lápis de cores (práticas de histologia) e caneta. Outros materiais pessoais como livros, bolsas e demais objetos não devem ser levados. <br /> 5. Manter o distanciamento social, higienizar as mãos com álcool em gel antes de entra no laboratório, durante aula sempre que manipular objetos e ao final da aula.<br /> |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A nota será referente ao material prático visto nas aulas e as avaliações realizadas durante as atividades em laboratório, a critério de cada professor.<br /> Serão apresentados slides, figuras das secções histológicas e peças anatômicas, assim como do material utilizado nas aulas práticas. Ao final de cada prática poderá ser cobrado do aluno rela-tórios correspondentes ao assunto abordado. <br />Sistema de Aprovação dos alunos<br /> A nota final será obtida a partir de uma média aritmética de todas as avaliações realizadas por cada professor nas atividades práticas.<br /> O aluno com 25%, ou mais, de faltas está reprovado, independente da nota.<br /> Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:<br />NF 7,0
..Aprovado<br />4,0 ≤ NF ≤ 6,9
.....Exame Final<br />NF ≤ 3,9
..Reprovado<br /> |
| Bibliografia:
| FISIOLOGIA<br />˗ GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro. 10ª ed. Elsevier, 2002.<br />ANATOMIA<br />˗ SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana: Sobotta. 23ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koo-gan, 2012.<br />˗ DANGELO, J. G. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ª. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.<br />HISTOLOGIA<br />˗ JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª. ed. Guanabara Koogan. 2013.<br />˗ KERR, J.B. Atlas de Histologia Funcional. 1ª. Ed.. Artes Médicas. 2000.<br />EMBRIOLOGIA<br />˗ MOORE K. L.; PERSAUD T. V. N. Embriologia Clínica. 7. ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2004.<br />9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES<br />FISIOLOGIA<br />˗ KOEPPEN, B. M.; STANTON, B. A. Berne & Levy - Fisiologia. 5ª ed. Elsevier, 2006.<br />˗ SILVERTHORN, Fisiologia humana: uma abordagem integrada, 2ª ed. Artmed, 2003.<br />˗ AIRES, M. M. Fisiologia - 4ª Ed. Guanabara Koogan, 2013.<br />ANATOMIA<br />˗ TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8ª Edição. São Paulo, Editora Artmed, 2012.<br />˗ MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para a Clínica. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2011.<br />˗ ABRAHAMS, P. H. Atlas clínico de anatomia humana. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.<br />˗ NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.<br />HISTOLOGIA<br />˗ YONG, B.; LOWE, S. L.; STEVENS, A.; HEATH, J. W. Wheather Histologia Funcional: texto e atlas em cores. 5ª. Edição. Elsevier. 2007.<br />˗ ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia texto e atlas. 6ª. Ed. Guanabara Koogan. 2012.<br />EMBRIOLOGIA<br />˗ SADLER, T. W. Langman: embriologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005. 282 p.<br />˗ MOORE, Keith L; PERSAUD, M. D; VUGMAN, Fernando Simão (Trad.). Embriologia básica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.<br /> |