Metodologia: |
Adequação das estratégias didático-pedagógicas para ensino remoto, conforme Resolução nº 085/2020 - CEPEX/UFPI. <br /> <br /> Serão utilizadas metodologias ativas e participativas em ambiente virtual de aprendizagem, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa), e por meio de plataformas de webconferência: oficinas de leitura, painéis de debate, sessões comentadas de vídeo, estudos dirigidos, círculo de cultura, sala de aula invertida. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas três avaliações parciais que comporão a nota final:<br /><br /> 1. Estudo Dirigido Pesquisa Qualitativa em Saúde (valor = 10,0 pontos; 1,0 ponto participação no debate + 9,0 questionário Sigaa)<br /> 2. Sala de aula invertida Invisibilidade Social e Saúde (valor = 7,0 pontos)<br /> 3. Oficinas de leitura de textos (valor = 3,0 pontos)<br /><br /> A nota final(NF) será obtida através da seguinte equação matemática :<br />NF= AV1 + AV2+AV3/2 |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA:<br /><br />AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 3, p. 16-29, set-dez 2004. <br /><br />CAMPOS, G. W. S. Saúde Paidéia. São Paulo: Editora Hucitec, 2003. <br /><br />CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. <br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: <br /><br />AZEVEDO, Y. N.; SCHRAIBER , LB. El poder médico y la crisis de los vínculos de confianza en la medicina contemporánea. Salud Colectiva. 2016;12(1):9-21.<br /><br />BASTOS, Liliane Cabral. Diante do sofrimento do outro: narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. Calidoscópio.v. 6, n. 2, p. 76-85, 2008.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde. Documento Base. 4ª ed. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2007.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS -PNPIC-SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. -Brasília: Ministério da Saúde, 2006.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 224 p. : il.<br /><br />FONSECA, Cláudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade v.14, n.2, p.50-59, 2005.<br /><br />MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. <br /><br />SCHRAIBER , LB. No Encontro da Técnica com a Ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina. Interface (Botucatu. Impresso), Botucatu-SP, v. 1, n.1, p. 123-140, 1997.<br /><br />TRAD, Leny A. Bomfim (org.). Família Contemporânea e Saúde: significados, práticas e políticas públicas. Organizado por Leny A. Bomfim Trad. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010 380p. (Coleção Criança, Mulher e Saúde) ISBN: 978-85-7541-197-1<br /> |