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PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO (26/01/2022 - 06/04/2022)
Apresentação da disciplina (16/03/2022 - 16/03/2022)

Exposição: Epistemologia da enfermagem

Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

Quarta-feira, 16 de março · 2:00 até 3:00pm

Link da videochamada: https://meet.google.com/asu-aksu-twp 
 

Atividade 1 SIGAA: Considerando a exposição realizada, elabore um mapa de conceitos apresentando seu objeto de estudo, de modo que permita visualizar os conceitos principais e periféricos que o sustentam e possíveis construtos já presentes. Podem utilizar essa ferramenta online https://www.mindmeister.com/folders

ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 23/03. (2 h)

 

Leitura para a aula seguinte:

CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2022 às 0h 0
Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo (16/03/2022 - 16/03/2022)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

 

Atividade assíncrona no PADLET

Atividade 2: Primeira etapa:

 

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.


1)      Os alunos irão se organizar em 5 grupos de 5 integrantes e 4 grupos de 4 integrantes.

 

2)      Cada grupo irá pensar sobre um tema que fomente o conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunidade sobre seus pressupostos teóricos e teorias.

 

3)      Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação (tecnologias, gestão, educação, ensino, clínica, pesquisa, etc).

 

4)      As teorias escolhidas não poderão ser repetidas. As teorias de médio alcance e recentes terão preferência para essa atividade, evitem teorias clássicas já amplamente conhecidas.

 

5)      A partir do tema proposto, os grupos construirão dois ou três objetivos de aprendizagem, para a construção dos objetivos utilizem a taxonomia de Bloom.

 

6)       A composição dos grupos, temas e objetivos deverão ser divulgados na plataforma Padlet em um lousa específica para essa atividade ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 30/03. Teremos 10 grupos (3h)

https://padlet.com/wictoborges/mmmww6qt5peautoa

 

Leitura para a aula seguinte:

Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.

   Normas atividade usando teorias 2022.docx 
Apresentação da Atividade 2 (30/03/2022 - 30/03/2022)

Apresentação da Atividade 2

Diálogo para fechar os temas.

Instrução para montar os materiais expositivos e o texto.

Leitura para aula seguinte:  Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

Exposição: teorias como estruturas (06/04/2022 - 06/04/2022)

Exposição: teorias como estruturas

 Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

 

Leitura para a aula segunte:

Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM (13/04/2022 - 20/04/2022)
Exposição: Sobre construtos epistemológicos nas ciências (13/04/2022 - 13/04/2022)

Exposição: Sobre construtos epistemológicos nas ciências

Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Exposição: Análise de teoria de enfermagem (20/04/2022 - 20/04/2022)

Exposição: Análise de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO (27/04/2022 - 18/05/2022)
Seminário 1 (27/04/2022 - 27/04/2022)

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.

MATERIAIS DIDÁTICOS (18/05/2022 - 18/05/2022)
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
2 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM
4 2021100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
5 2022100**** 10,0 8,2 8,2 8.8 0 AM
6 2022100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
7 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
8 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
9 2021100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
10 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM
11 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
12 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
13 2021100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
14 2022100**** 10,0 8,0 8,1 8.7 0 AM
15 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM
16 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
17 2021100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
18 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
19 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
20 2021100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
21 2020100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
22 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
23 2022100**** 10,0 4,0 8,0 7.3 0 AM
24 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
25 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
26 2020100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
27 2022100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
28 2020100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
29 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
30 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
31 2021100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
32 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM
33 2022100**** 10,0 8,1 8,1 8.7 0 AM
34 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM
35 2022100**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
36 2022100**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
37 2022100**** 10,0 8,1 8,0 8.7 0 AM
38 2022100**** 10,0 7,9 7,8 8.6 0 AM
39 2022100**** 10,0 8,5 8,6 9.0 0 AM
40 2022100**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
41 2022100**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas ex-positivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Ao final de cada conferência haverá uma atividade que intercepta o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado na aula. As atividades ocorrerão no SIGAA e Padlet, e terão datas de início e finalização. Os alunos irão produzir material reflexivo com o objetivo de fomentar conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunidade sobre seus pressupostos e teorias. Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação (tecnologias, gestão, educação, ensino, clínica, pesquisa, etc). A partir disso, irão elaborar um material expositivo que será apresentado em formato de seminá-rio. Além disso, deverão elaborar um texto reflexivo a partir do tema e do seminário.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da Assiduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas webaulas serão indicadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas que serão compostas por cinco atividades:
1ª nota: somatório das atividades 1 (zero a 5 pontos) e 2 (primeira etapa) (de zero a 5 pontos);
2ª nota atividades Seminário nota exposição (zero a 10 pontos);
3ª nota atividade Seminário nota texto reflexivo (zero a 10 pontos);
Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
CARVALHO, V. Para uma epistemologia de enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2013.
MELEIS, A. I. Theoretical Nursing: development & progress. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins. 5 ed. Philadelphia, 2012.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
BRANDÃO MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio al-cance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
LEANDRO TA, et al. Desenvolvimento das teorias de médio alcance na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170893
BRANDÃO MAG et al. Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1420017
MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/01/2022
06/04/2022
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO
16/03/2022
16/03/2022
Apresentação da disciplina
16/03/2022
16/03/2022
Exposição: História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo
30/03/2022
30/03/2022
Apresentação da Atividade 2
06/04/2022
06/04/2022
Exposição: teorias como estruturas
13/04/2022
20/04/2022
UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM
13/04/2022
13/04/2022
Exposição: Sobre construtos epistemológicos nas ciências
20/04/2022
20/04/2022
Exposição: Análise de teoria de enfermagem
27/04/2022
18/05/2022
UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO
27/04/2022
27/04/2022
Seminário 1
18/05/2022
18/05/2022
MATERIAIS DIDÁTICOS
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Critérios para aprovação na disciplina 17/06/2022
Início das aulas 15/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 00:39