• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

claudinei reis pereira

FIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

CPPGED/CCE014 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Ciência e Conhecimento (17/03/2022 - 24/03/2022)

- A evolução do conhecimento;

– Os caracteres do conhecimento científico;

- Ciência, pesquisa e método científico;

 

   Plano da Disciplina 
UNIDADE II - Epistemologia da pesquisa (31/03/2022 - 07/04/2022)

- O método na Pesquisa em Educação;

- Tendências da pesquisa em educação.

UNIDADE III - Pesquisa em educação (14/04/2022 - 19/05/2022)
- Pesquisa: conceito, aspectos éticos e características e níveis;
- Tipos de pesquisa;
- Ética na pesquisa: princípios gerais;
- Formação de pesquisadores em educação para a ética em pesquisa;
- A ética na pesquisa em educação: desafios.
 
  Texto: Teoria e prática científica (Capítulo III) 
Texto: Teoria e prática científica (Capítulo III) (SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho. 1. ed. São Paulo : Cortez, 2013.)
  Texto: Métodos e técnicas de pesquisa em educação 
Texto: Métodos e técnicas de pesquisa em educação (OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da FASETE 2019. p. 36-50.)
  Ética na pesquisa 
Texto - Ética na pesquisa: princípios gerais (MAINARDES, Jefferson; CURY, Carlos Roberto Jamil. Revisão ética de projetos de pesquisa: aspectos normativos. In: Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.)
  Ética na pesquisa 
Texto: Formação de pesquisadores em educação para a ética em pesquisa (NUNES, João Batista Carvalho. Formação de pesquisadores em educação para a ética em pesquisa. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela; ARAUJO, Francisco Antonio Machado. Caminhos da PósGraduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: Edufpi, 2016. p. 59-71.)
  Ética na pesquisa 
Texto: A ética na pesquisa em educação: desafios (MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em Educação: desafios atuais. In: CARVALHO, M. V. C. de; CARVALHÊDO, J. L. P.; ARAUJO, F. A. M. Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: Edufpi, 2016. p. 73-82)
UNIDADE IV - Projeto de Pesquisa (26/05/2022 - 23/06/2022)
- A pesquisa como estratégia de inovação educativa;
- Aspectos normativos dos projetos de pesquisa;
- Estrutura do projeto;
- O problema e os objetivo;
- Revisão de literatura na pesquisa científica;
- Metodologia da pesquisa;
- Produção e a análise dos dados.
UNIDADE V - Técnicas e instrumentos de pesquisa (30/06/2022 - 14/07/2022)

- Instrumentos de pesquisa: questionário, entrevistas, diário de bordo, observação participante.

- Técnicas de Análise de pesquisa;

- Organização da análise de conteúdo;

- Metodologia em Análise do Discurso;

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
10 17 24 31 07 28 05 12 19 26 02 09 23 30 07 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
10 2022100**** 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,5 9,2 9,2 9.4 0 AM
2 2022100**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
3 2022100**** 9,5 9,0 9,3 9,3 9.3 0 AM
4 2022100**** 10,0 9,7 9,6 9,6 9.7 0 AM
5 2021100**** 9,5 9,5 9,4 9,4 9.5 0 AM
6 2022100**** 10,0 9,7 9,7 9,7 9.8 0 AM
7 2022100**** 10,0 9,7 9,5 9,5 9.7 0 AM
8 2022100**** 9,7 9,5 9,3 9,3 9.5 0 AM
9 2022100**** 9,0 9,0 9,2 9,2 9.1 0 AM
10 2022100**** 9,6 9,7 9,6 9,6 9.6 0 AM
11 2022100**** 9,5 9,6 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2022100**** 9,5 9,5 9,4 9,4 9.5 0 AM
13 2022100**** 10,0 9,0 9,5 9,5 9.5 4 AM
14 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,5 9.4 0 AM
15 2022100**** 9,5 9,5 9,2 9,2 9.4 0 AM
16 2022100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
17 2022100**** 9,5 9,7 9,7 9,7 9.7 4 AM
18 2022100**** 10,0 9,7 9,6 9,6 9.7 0 AM
19 2022100**** 10,0 9,7 9,6 9,6 9.7 0 AM
20 2022100**** 9,5 9,5 9,4 9,4 9.5 0 AM
21 2022100**** 9,5 9,6 9,5 9,5 9.5 4 AM
22 2022100**** 9,5 9,6 9,4 9,4 9.5 0 AM
23 2022100**** 10,0 9,7 9,2 9,2 9.5 0 AM
24 2022100**** 9,5 9,6 9,2 9,2 9.4 0 AM
25 2022100**** 9,4 9,7 9,4 9,4 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa em educação e seus fundamentos históricos e epistemológicos. Os diferentes paradigmas que contribuem na produção do conhecimento educacional. O planejamento e as etapas da pesquisa em educação. A ética na pesquisa educacional.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Considerando as singularidades do contexto pandêmico (Pandemia Covid 19), Aprendizagem, aquisição e troca de conhecimentos, serão por meio do desenvolvimento de atividades, tais como:
• Aulas expositivas via plataforma meet;
• Grupos de estudos para discussões coletivas online;
• Trabalho em grupo para estudo e discussões dos temas/textos;
• Leitura de textos (livros artigos e outros materiais impresso ou em forma eletrônica);
• Debates e discussões;
• Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O acompanhamento ocorrerá sistematicamente para subsidiar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem visando despertar a atenção e o interesse pelas atividades da disciplina, principalmente no sentido de dirimir dúvidas e contribuir com o aprofundamento de estudos.
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, observando aspectos relacionados a, conforme estabelece a instituição:
• Frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina;
• Responsabilidade nas atividades desenvolvidas, interesse, participação, compromisso na
disciplina e qualidade nos trabalhos apresentados
• Para efeito de registro acadêmico serão atribuídas três notas com variação de 0,0 a 10,0 (zero a dez pontos). Será aprovado na disciplina o pós-graduando que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina.
Horário de atendimento: 09:00h
Bibliografia: ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.
Campinas/SP: Papirus, 2001.
BIANCHETI, L.: MACHADO, A. M. N (Org.). Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo, Cortez, 2006
BOGDAN, R., BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal Editora, 1994, p. 122-145.
CARDOSO, T.; ALARCÃO, I.; CELORICO, J. A. Revisão de literatura e sistematização do conhecimento. Porto/PT: Porto editora, 2010.
FORTUNATO, I; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo? Edições Hipótese, 2018.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método: na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 1996.
NÓVOA, A. Carta a um jovem pesquisador. Investigar em Educação. 2ª Série, Número 3, 2015. p. 13-22.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro, Vozes, 2015. PINTO, A. V. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013.
RICHARDISON, J. R. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2007.
WELLER, W.; P., N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Rio de Janeiro, Vozes, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2022
24/03/2022
UNIDADE I - Ciência e Conhecimento
31/03/2022
07/04/2022
UNIDADE II - Epistemologia da pesquisa
14/04/2022
19/05/2022
UNIDADE III - Pesquisa em educação
26/05/2022
23/06/2022
UNIDADE IV - Projeto de Pesquisa
30/06/2022
14/07/2022
UNIDADE V - Técnicas e instrumentos de pesquisa
Avaliações
Data Descrição
07/04/2022 1ª Avaliação
26/05/2022 2ª Avaliação
23/06/2022 3ª Avaliação
14/07/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
https://meet.google.com/jsh-hgkt-jsq 09/06/2022
Texto da próxima aula 01/04/2022
https://meet.google.com/aec-gyoi-txz 31/03/2022
Aula confirmada 17/03/2022
Início das Aulas 09/03/2022
Link de acesso à sala 08/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:33