LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar (12/04/2022 - 12/04/2022)
Texto 1 – Responsável: JUSSELINO CORREIA DA SILVA
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES [online]. 2008, v. 28, n. 76, p. 291-312.
Link: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Kj7QjG4BcwRBsLvF4Yh9mHw/?format=pdf&lang=pt
Texto 2 – Responsável: ALEXSANDRO ROCHA DA SILVA
TOLEDO, Caio Navarro de1964: o golpe contra as reformas e a democracia. Revista Brasileira de História [online]. 2004, v. 24, n. 47, pp. 13-28
Link: https://www.scielo.br/j/rbh/a/YLMc8hZWZfpV4sPzsZFCkqq/?format=pdf&lang=pt
Obs.: Selecione um dos textos e faça seu fichamento
1964: O golpe contra as reformas e a democracia Busca-se argumentar neste artigo que o movimento político-militar de abril de 1964 representou, de um lado, um golpe contra as reformas sociais que eram defendidas por setores progressistas da sociedade brasileira e, de outro, um golpe contra a incipiente democracia política nascida em 1945.
Texto 1 - legado educacional do regime militar Este texto se propõe a uma retomada da política educacional e das realizações da ditadura militar no Brasil, pondo em destaque aspectos que se fazem presentes, ainda hoje, na educação brasileira. Eis os pontos destacados: vinculação da educação pública aos interesses e necessidades do mercado, que se efetivou na reforma universitária e especialmente no intento de implantação universal e compulsória do ensino profissionalizante; favorecimento à privatização do ensino, que ocorreu principalmente mediante as autorizações e reconhecimentos do Conselho Federal de Educação; estrutura de ensino decorrente da implantação de mecanismos organizacionais que se encontram em plena vigência; um modelo bem sucedido de pós-graduação implantado a partir da estrutura organizacional americana e da experiência universitária europeia.