OLIVIA CANDEIA LIMA ROCHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

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olivia candeia lima rocha

HIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (08/03/2022)
Apresentação da disciplina (15/03/2022 - 15/03/2022)
Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados (22/03/2022 - 22/03/2022)
Igreja Católica, Mulheres intelectuais e Educação no Brasil (29/03/2022 - 29/03/2022)

 


ORLANDO, Evelyn de Almeida. Os manuais de catecismo na história da educação : a coleção Monsenhor Álvaro Negromonte e a Escola Nova católica no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. v. 1. 289p . Responsável: Thathyany. Destaco que é para ler o primeiro capitulo do livro.

Obs.: é apenas o capitulo 1 do livro

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Mulheres Intelectuais: onde elas estão em nossa História?. In: ORLANDO, Evelyn de Almeida; MESQUIDA, Peri. (Org.). Intelectuais e Educação: contribuições teóricas à História da Educação. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021, v. 1, p. 43-60. 

Responsável: Denise

obs.: É apenas o capíto 2 do livro. 

 


Mediação cultural e Intelectuais no avanço da educação no Brasil (05/04/2022 - 05/04/2022)

Texto 1:

MONTI, E. M. G.. Polifonias Pedagógicas, Políticas e Identitárias: Villa-Lobos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro na Era Vargas. In: Inês de Almeida Rocha; Susana Cecília Igayara-Souza; Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. (Org.). SONS DE OUTRORA EM REFLEXÕES ATUAIS: história da educação e música. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 77-96.

 

Texto 2

MONTI, E. M. G.CARVALHO, G. D. . MAESTRO AURÉLIO MELO: formação, mediação cultural e viagens pelo Nordeste brasileiro. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 23, p. 161-175, 2022..

Disponível em:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/53536

 

Texto 3: 

 

Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do, Conduru, Roberto Luís Torres e Oliveira, Marcia Pereira deDe cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37 

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/er/a/6LfGKj6vpjw85stdKQYZsbJ/?lang=pt#

LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar (12/04/2022 - 12/04/2022)

Texto 1 – Responsável: JUSSELINO CORREIA DA SILVA

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES [online]. 2008, v. 28, n. 76, p. 291-312.

Link: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Kj7QjG4BcwRBsLvF4Yh9mHw/?format=pdf&lang=pt

 

Texto 2 – Responsável: ALEXSANDRO ROCHA DA SILVA

TOLEDO, Caio Navarro de1964: o golpe contra as reformas e a democracia. Revista Brasileira de História [online]. 2004, v. 24, n. 47, pp. 13-28

Link: https://www.scielo.br/j/rbh/a/YLMc8hZWZfpV4sPzsZFCkqq/?format=pdf&lang=pt

 

Obs.: Selecione um dos textos e faça seu fichamento

   1964: O golpe contra as reformas e a democracia 
Busca-se argumentar neste artigo que o movimento político-militar de abril de 1964 representou, de um lado, um golpe contra as reformas sociais que eram defendidas por setores progressistas da sociedade brasileira e, de outro, um golpe contra a incipiente democracia política nascida em 1945.
  Texto 1 - legado educacional do regime militar 
Este texto se propõe a uma retomada da política educacional e das realizações da ditadura militar no Brasil, pondo em destaque aspectos que se fazem presentes, ainda hoje, na educação brasileira. Eis os pontos destacados: vinculação da educação pública aos interesses e necessidades do mercado, que se efetivou na reforma universitária e especialmente no intento de implantação universal e compulsória do ensino profissionalizante; favorecimento à privatização do ensino, que ocorreu principalmente mediante as autorizações e reconhecimentos do Conselho Federal de Educação; estrutura de ensino decorrente da implantação de mecanismos organizacionais que se encontram em plena vigência; um modelo bem sucedido de pós-graduação implantado a partir da estrutura organizacional americana e da experiência universitária europeia.
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (19/04/2022 - 19/04/2022)
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (26/04/2022 - 26/04/2022)
  Quadro Sintese - Lutas dos Movimentos sociais por Educação.doc 
Produção de quadro síntese: As lutas dos movimentos sociais pelo direito à educação.
Não Haverá Aula (26/04/2022)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (03/05/2022 - 03/05/2022)
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (10/05/2022 - 10/05/2022)
O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa (24/05/2022 - 24/05/2022)
  Texto 1 - aula 1 
MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021
  Texto 2 - aula 1 
BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil (31/05/2022 - 31/05/2022)
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (14/06/2022 - 14/06/2022)
  Texto Banco Mundial 
BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 12 fev. 2019.
  Texto Nelson Amaral 
AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21.
Regime de colaboração e cooperação federativa: desafios para a constituição Sistema Nacional de Educação (21/06/2022 - 21/06/2022)
  Referência para aula 21jun 
TAMANINI, P.; SOUZA, M. S. Sistema Nacional de Educação: entre rastros, avanços e retrocessos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 11. Julho de 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/58656/35759 Acesso em: 15 maio 22.
SNE e a privatização do ensino (28/06/2022 - 28/06/2022)

 

ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Capítulo 1 - Privatização da educação: dimensões e formas de operacionalização. In:  ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990. Brasília, ANPAE, 2022, p. 58-111.

  Privatização da educação: dimensões e formas de operacionalização 
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Capítulo 1 - Privatização da educação: dimensões e formas de operacionalização. In: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990. Brasília, ANPAE, 2022, p. 58-111.
Não Haverá Aula (05/07/2022)
Não Haverá Aula (12/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
15 22 29 05 12 19 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,5 9.4 0 AM
2 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
4 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
8 2022100**** 9,5 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
9 2022100**** 9,5 9,5 9,0 9,5 9.4 0 AM
10 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
11 2022100**** 9,5 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
12 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
13 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
14 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
15 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
16 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
18 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
19 2022100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
20 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
21 2022100**** 9,5 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
22 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM
23 2022100**** 9,5 10,0 9,0 10,0 9.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 ? CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo vinculando os estudos da disciplina com a temática de pesquisa do discente.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2022
08/03/2022
Não Haverá Aula
15/03/2022
15/03/2022
Apresentação da disciplina
22/03/2022
22/03/2022
Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados
29/03/2022
29/03/2022
Igreja Católica, Mulheres intelectuais e Educação no Brasil
05/04/2022
05/04/2022
Mediação cultural e Intelectuais no avanço da educação no Brasil
12/04/2022
12/04/2022
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar
19/04/2022
19/04/2022
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
26/04/2022
26/04/2022
Não Haverá Aula
26/04/2022
26/04/2022
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
03/05/2022
03/05/2022
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
10/05/2022
10/05/2022
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
24/05/2022
24/05/2022
O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa
31/05/2022
31/05/2022
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil
14/06/2022
14/06/2022
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
21/06/2022
21/06/2022
Regime de colaboração e cooperação federativa: desafios para a constituição Sistema Nacional de Educação
28/06/2022
28/06/2022
SNE e a privatização do ensino
05/07/2022
05/07/2022
Não Haverá Aula
12/07/2022
12/07/2022
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Fechamento da disciplina 29/06/2022
Aula 28 de junho 2022 21/06/2022
Aula 28 de junho 2022 21/06/2022
Próxima aula 21jun 17/06/2022
Aula 14 de junho 07/06/2022
Aula 07/06 31/05/2022
Aula Educação Brasileira - Profa. Rosana 23/05/2022
Link da aula de amanhã - Educação Brasileira 18/04/2022
Textos da aula do dia 29/03/22 22/03/2022
link do curta metragem da aula de hoje - 15/03/2022
Link das primeiras cinco aulas 14/03/2022
Primeira aula amanhã, dia 15/03/2022, 8h. 14/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:41