Bibliografia:
| ALTET, Marguerite. Qual (quais) profissionalidade(s) dos formadores em formação contínua? Por um perfil poliidentitário. In: ALTER, Marguerite; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Phillipe (Orgs). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.<br />ALTET, M., PERRENOUD, P.; PAQUAY e cols. (orgs.) A profissionalização dos formadores de formadores. Porto Alegre, Artemed, 2003.<br />BARRETO, E. S. de S. e GATTI, B. A. Professores do Brasil. impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.<br />BEILLEROT, J. La Formacion de Formadores: entre la teoria y la práctica. Buenos Aires-Argentina: Ediciones Novedades Educativas, 1996.<br />BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Critical Inquiry, v. 18(1),p. 1-21, 1991.<br />CANÁRIO, R. Educação de Adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 2000.<br />CASAS, E. R. A relação entre formação inicial e permanente dos assessores. In: MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio (Org.). A prática de assessoramento educacional. Porto Alegre: Artmed, 2007. <br />CASTALDI. Maria José Zanardi Dias. Autoformação de formadores: uma construção na relação teórico-prática do chão da sala de aula. SESI-SP,2012.<br />CHENÉ. Adele. A narrativa da Formação e a formação dos formadores. In. Método auto/biográfico e a formação, 2º ed. Natal. RN. EDUFRN, 2014.<br />DELORY-MOMBERGER, C.. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, maio/ago. 2006.<br />DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.<br />¬¬¬DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: Edufrn; São Paulo: Paulus, 2010a. p. 51-61.<br />DOMINICÉ, P. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b, p.189-222. <br />DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Sthael M. da Silva. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.<br />FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.<br />FRANKLIN, Cynthia G. Academic lives: memoir, cultural theory, and the university today. The University of Georgia Press Athens & London, 2009.<br />FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016a.<br />FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001b.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2016b.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016c.<br />FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha prática. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.<br />FREIRE. P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.<br />GADAMER, Hans-Georg . Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.<br />GARCIA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.<br />GATTI, B. A. (Org.). Construindo caminhos para o sucesso escolar. Brasília: UNESCO, INEP, MEC, CONSED, UNDIME, 2008.<br />HERMANN, N. M. A. Leitura e escrita no campo filosófico-educacional. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 65-82, abr. 2010.<br />HONORÉ, B. Pour une teoria de la formation: dynamique de la formativité. Paris. Payot, 1977.<br />IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.<br />JOSSO, M-C. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010a.<br />JOSSO, M-C. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.<br />JOSSO, M. C. Experiências de vida e de formação. São Paulo: Cortez, 2004.<br />KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.<br />LAMY, M. Dispositivo de formação de professores: para qual profissionalização? In: ALTET, Marguerite; PERRENOUD, Phillipe; PAQUAY, Léopold e coloboradores. A profissionalização dos formadores de professores. São Paulo: Artmed Editora S.A, 2003.<br />LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.<br />MEIRELES, C. Cecília Meireles de bolso. Porto Alegre: L&PM, 2013, p. 168, verso V.<br />MELO, R.A.; BARROS, M. D. M da R. N. Experiência do Programa Educação Infantil em Ação: perspectivas e desafios. In: Educação do Campo e Agroecologia: formas e modos de educar e de sobreviver no Semiárido piauiense. 1ªed.Teresina: Acadêmica Editorial, 2020, v. 1, p. 31-41.<br />MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.<br />MORAES, R. Da noite ao dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. Porto Alegre, mimeo 2006. <br />MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: análise de conteúdo? Análise de discurso? In: MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016. p. 139 162.<br />NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.<br />NÓVOA, Antônio. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prossalus (1988). In: FINGER, Mathias & NÓVOA, Antônio (Orgs.). O Método Biográfico e Formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.<br />NUNES. A. I. B. L; NUNES, J. B. C. Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 37, p. 167-185, jan./jun. 2014.<br /> |