JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

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janaina gomes viana de souza

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGED059 - SEMINÁRIO DE PESQUISA III - Turma: 09 (2022.1)

Tópicos Aulas
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos (10/03/2022 - 10/03/2022)
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos
Categorias teóricas da pesquisa: Formação de formadores (10/03/2022 - 10/03/2022)
Categorias teóricas da pesquisa Formação de formadores e suas diferentes concepções
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos (17/03/2022 - 17/03/2022)
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação (24/03/2022 - 24/03/2022)
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação (31/03/2022 - 31/03/2022)
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação (07/04/2022 - 07/04/2022)
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação (28/04/2022 - 28/04/2022)
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação
Análise dialógica de na pesquisa narrativa (05/05/2022 - 05/05/2022)
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
Análise dialógica de na pesquisa narrativa (12/05/2022 - 12/05/2022)
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
Análise dialógica de na pesquisa narrativa (19/05/2022 - 19/05/2022)
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
10 17 24 31 07 28 05 12 19
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discute a versão preliminar da tese em sua estrutura completa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento das aulas ocorrerá a partir das seguintes atividades: exposições dialogadas, discussões de textos e livros lidos, relato de experiências, estudo de caso, leitura de textos, trabalhos individuais e em grupos, exibição de vídeos e filmes, entre outas atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras. Para registro no diário de classe serão computadas avaliações em uma escala de 0 a 10. A avaliação constará da seguinte atividade: apresentação do projeto revisado.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALTET, Marguerite. Qual (quais) profissionalidade(s) dos formadores em formação contínua? Por um perfil poliidentitário. In: ALTER, Marguerite; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Phillipe (Orgs). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ALTET, M., PERRENOUD, P.; PAQUAY e cols. (orgs.) A profissionalização dos formadores de formadores. Porto Alegre, Artemed, 2003.
BARRETO, E. S. de S. e GATTI, B. A. Professores do Brasil. impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
BEILLEROT, J. La Formacion de Formadores: entre la teoria y la práctica. Buenos Aires-Argentina: Ediciones Novedades Educativas, 1996.
BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Critical Inquiry, v. 18(1),p. 1-21, 1991.
CANÁRIO, R. Educação de Adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 2000.
CASAS, E. R. A relação entre formação inicial e permanente dos assessores. In: MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio (Org.). A prática de assessoramento educacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CASTALDI. Maria José Zanardi Dias. Autoformação de formadores: uma construção na relação teórico-prática do chão da sala de aula. SESI-SP,2012.
CHENÉ. Adele. A narrativa da Formação e a formação dos formadores. In. Método auto/biográfico e a formação, 2º ed. Natal. RN. EDUFRN, 2014.
DELORY-MOMBERGER, C.. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, maio/ago. 2006.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
¬¬¬DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: Edufrn; São Paulo: Paulus, 2010a. p. 51-61.
DOMINICÉ, P. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b, p.189-222.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Sthael M. da Silva. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.
FRANKLIN, Cynthia G. Academic lives: memoir, cultural theory, and the university today. The University of Georgia Press Athens & London, 2009.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016a.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2016b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016c.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha prática. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE. P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
GADAMER, Hans-Georg . Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
GARCIA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. A. (Org.). Construindo caminhos para o sucesso escolar. Brasília: UNESCO, INEP, MEC, CONSED, UNDIME, 2008.
HERMANN, N. M. A. Leitura e escrita no campo filosófico-educacional. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 65-82, abr. 2010.
HONORÉ, B. Pour une teoria de la formation: dynamique de la formativité. Paris. Payot, 1977.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
JOSSO, M-C. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010a.
JOSSO, M-C. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e de formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
LAMY, M. Dispositivo de formação de professores: para qual profissionalização? In: ALTET, Marguerite; PERRENOUD, Phillipe; PAQUAY, Léopold e coloboradores. A profissionalização dos formadores de professores. São Paulo: Artmed Editora S.A, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
MEIRELES, C. Cecília Meireles de bolso. Porto Alegre: L&PM, 2013, p. 168, verso V.
MELO, R.A.; BARROS, M. D. M da R. N. Experiência do Programa Educação Infantil em Ação: perspectivas e desafios. In: Educação do Campo e Agroecologia: formas e modos de educar e de sobreviver no Semiárido piauiense. 1ªed.Teresina: Acadêmica Editorial, 2020, v. 1, p. 31-41.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
MORAES, R. Da noite ao dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. Porto Alegre, mimeo 2006.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: análise de conteúdo? Análise de discurso? In: MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016. p. 139 – 162.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
NÓVOA, Antônio. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prossalus (1988). In: FINGER, Mathias & NÓVOA, Antônio (Orgs.). O Método Biográfico e Formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
NUNES. A. I. B. L; NUNES, J. B. C. Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 37, p. 167-185, jan./jun. 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2022
10/03/2022
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos
10/03/2022
10/03/2022
Categorias teóricas da pesquisa: Formação de formadores
17/03/2022
17/03/2022
Revisão do objeto de estudo, problema e objetivos
24/03/2022
24/03/2022
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação
31/03/2022
31/03/2022
Categorias teóricas da pesquisa: delimitação
07/04/2022
07/04/2022
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação
28/04/2022
28/04/2022
Categorias teóricas da pesquisa: Auto(trans)formação
05/05/2022
05/05/2022
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
12/05/2022
12/05/2022
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
19/05/2022
19/05/2022
Análise dialógica de na pesquisa narrativa
Avaliações
Data Descrição
19/05/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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