-

CPPGED/CCE017 - PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de disciplina (10/03/2022 - 10/03/2022)
Estudo do Livro Território Plural (17/03/2022 - 17/03/2022)
Território Plural: A pesquisa em História da Educação. (24/03/2022 - 24/03/2022)
História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (31/03/2022 - 31/03/2022)
Ahistória da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. (07/04/2022 - 07/04/2022)
A Escrita da História: Novas Perspectivas (28/04/2022 - 28/04/2022)
A história cultural e a contribuição de Roger Chartier (05/05/2022 - 05/05/2022)
A história Cultural: Entre práticas e representações (12/05/2022 - 12/05/2022)
História da profissão docente no Brasil; representações em disputa (19/05/2022 - 19/05/2022)
Uma breve história da formação docente no Brasil (09/06/2022 - 09/06/2022)
História das instituições escolares (23/06/2022 - 23/06/2022)
A Ilusão Biográfica e Arquivar a própria Vida (30/06/2022 - 30/06/2022)
História Oral e O uso do jornal como fonte para pesquisa em História da Educação. (07/07/2022 - 07/07/2022)
Elaboração final do Artigo (09/07/2022 - 09/07/2022)
Aula Extra.
Construção do Trabalho final da disciplina (14/07/2022 - 14/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
10 17 24 31 07 28 05 12 19 09 23 30 07 09 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,2 9.8 0 AM
2 2022100**** 8,0 8,5 8,3 8,0 8.2 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -A Pesquisa em História da Educação: formação do campo, especificidades, abordagens, dimensões, fontes e objetos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Aulas expositivas e dialogadas;
2. Produções de texto;
3. Debates;
4. Seminários.
Devido a pandemia da Covid-19, a disciplina será operacionalizada em ambiente virtual. Toda a interação para efeito de envios de trabalhos e atividades executadas pelos estudantes será efetivada via plataforma SIGAA ou e-mails institucionais indicados pelo docente da disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Produção de artigo;
2. Seminários;
3. Debates;

Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.

Horário de atendimento:
Bibliografia: ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.155-202.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. Centro de pesquisa e documentação de história contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 1998.
BARROS, José D’Assunção. A história cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005 12 de maio de 2021
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). In: Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BUENO, Belmira Oliveira; CHAMLIAN, Helena Coharik; SOUSA, Cynthia Pereira de .CATANI, Denice Barbara. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.385-410. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 05 de outubro de 2020.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In.: BURKE, Peter. (org.) A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 07 – 38.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem.Bauru,SP:Edusc,2004.270p
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.p.65-118
CHARTIER, R. Introdução. In.: ____ A história Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand. 1990.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
GATTI Júnior. A História das Instituições Educacionais; inovações paradigmáticas e temáticas. In; . In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.p.3-24
GOMES, Rudimar. RIETROW, Gisele. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das Escolas Normais as transformações da ditadura civil-militar. XI Congresso Nacional de Educação Educere. 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8746_5986.pdf Acesso em 20 de março de 2021.
GONÇALVES, Irlen Antonio. FARIAS FILHO, Luciano Mendes. História das Culturas e praticas escolares: Perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, Rosa Fátima de. VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs.) Acultura escolar em Debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. P. 31 a 57.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et.al] 7ª ed. revista. Campinas, SP :Editora da Unicamp, 2013.
LUCA, Tania Regina de. A História dos, nos e por meio dos periódicos.IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.111-153
MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória coletiva. Revista de Ciência da Educação, n.1 set/dez/2006. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9875/1/Arquivos%20e%20educacao.pdf
NOSELLA, Paolo. BUFFA, Esther. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-68, jul./dez. ano? .Disponível em: <http://www.uninove.br>. Acesso em: 09 de out 2016.
ROCHA, Maria Isabel Antunes.Da educação Rural a Educação do Campo: construindo caminhos.In:CARVALHO, Carlos Henrique. CASTRO, Magali de. (orgs.) Educação rural e do campo.Uberlândia: Edufu,2014.
SAVIANNI, Demerval. a história da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos revista científica. vol.10, jul-2008. disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71509907.pdf acesso em :04 de outubro de 2020.
VICENTINI, Paula Perin. LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil; representações em disputa. História da profissão docente no Brasil: uma síntese fragmentada.p.209-225.
VIDAL, Diana Gonçalves . FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.37-70. ISSN 1806-9347. Disponível em : https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- Acesso em 04 de outubro de 2020.
WERLE, Flávia Orbino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei. NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Fontes, história e historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados,2004.







Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2022
10/03/2022
Apresentação do Plano de disciplina
17/03/2022
17/03/2022
Estudo do Livro Território Plural
24/03/2022
24/03/2022
Território Plural: A pesquisa em História da Educação.
31/03/2022
31/03/2022
História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo
07/04/2022
07/04/2022
Ahistória da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário.
28/04/2022
28/04/2022
A Escrita da História: Novas Perspectivas
05/05/2022
05/05/2022
A história cultural e a contribuição de Roger Chartier
12/05/2022
12/05/2022
A história Cultural: Entre práticas e representações
19/05/2022
19/05/2022
História da profissão docente no Brasil; representações em disputa
09/06/2022
09/06/2022
Uma breve história da formação docente no Brasil
23/06/2022
23/06/2022
História das instituições escolares
30/06/2022
30/06/2022
A Ilusão Biográfica e Arquivar a própria Vida
07/07/2022
07/07/2022
História Oral e O uso do jornal como fonte para pesquisa em História da Educação.
09/07/2022
09/07/2022
Elaboração final do Artigo
14/07/2022
14/07/2022
Construção do Trabalho final da disciplina
Avaliações
Data Descrição
07/04/2022 1ª Avaliação
19/05/2022 2ª Avaliação
23/06/2022 3ª Avaliação
15/07/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link 24 de março 24/03/2022
Amanhã haverá aula 23/03/2022
Início das aulas 16/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1079 27/05/2024 16:09