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CPPGL/CCHL016 - SEMINÁRIO TEMÁTICO III - ESTUDOS LITERÁRIOS - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (10/03/2022)

Seminário de Introdução ao Curso

A tempestade de Shakespeare (17/03/2022 - 17/03/2022)

A tempestade de Shakespeare

Recepção criativa e crítica

Reescritura: considerações terminológicas (24/03/2022 - 24/03/2022)

Reescritura: considerações terminológicas

Ariel de Rodó (31/03/2022 - 31/03/2022)

Ariel de Rodó

Reescrituras de A tempestade

Caliban de Retamar (07/04/2022 - 07/04/2022)

Caliban de Retamar

Reescrituras de A tempestade no Brasil

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
17 24 31 07
1 2021100**** 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2021100**** 8,0 8.0 0 AM
5 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
6 2022100**** 0,0 0.0 0 RN
7 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2021100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aplica-se na condução da disciplina Seminário Temático III, por conta da pandemia de COVID19 realizada excepcionalmente em caráter remoto no primeiro semestre de 2020, a metodologia da aula invertida (flipped classroom), por colocar o aluno como sujeito ativo do processo de aprendizado. Assim sendo, serão apontadas as principais tendências da recepção criativa e crítica de A tempestade de William Shakespeare, esperando-se sempre que @s alun@s tenham a capacidade de ir além dos materiais e fontes indicadas, construindo a própria trajetória de aprendizagem. Dentre as atividades prevista, ressaltam-se pesquisas individuais sobre essa recepção.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada através de ensaio inédito e individual.
Horário de atendimento: Quintas, 18h
Bibliografia: BEIGEL, Fernanda. Científicos e periféricos, entre Ariel y Calibán: saberes institucionales y circuitos de consagración en Argentina: las publicaciones de los investigadores del CONICET. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, 2017, p. 825-865.
CAPITANI, Maria Elena. Re-membering the bard: David Greig’s and Liz Lochhead’s re-visionary reminiscences of The tempest. Parole Rubate- Rivista Internazionale di Studi Sulla Citazione, Parma, v. 6, dez. 2017, p. 235-250.
EMAMIPOUR, Ali. William Shakespeare’s Caliban and Margaret Atwood’s surfacer: survival through the third space/thing. Comparative Literature: East & West, Abingdon, 2018, p. 1-11.
FANON, Frantz. Black skin, white masks. Charles Lam Markmann (Trad.). New York: Grove Weidenfeld, 1967.
GONSALEZ, Marcos. Caliban never belonged to Shakespeare: what Shakespeare’s ‘thing of darkness’ tells us about gatekeeping and language. Lit Hub, 26 jul. 2019, p. s/p. Disponível em: <https://lithub.com/caliban-never-belonged-to-shakespeare/>. Acesso em 05 de jan. 2021.
HARTNER, Marcus. Placing Prospero’s island: (post)colonial practices of comparing in the academic reception of Shakespeare’s The tempest. Fiar, Bielefeld, v. 12, n, 1, jun 2019, p. 73-85.
HASHEMIPOUR, Saman. Postcolonial perspective in The tempest: Shakespeare’s relevance in today’s very different world. International Journal of Linguistics, Literature and Translation, Londres, v. 2, n. 2, mar. 2019, p. 138-143.
KERMODE, Frank. (Ed.) The Arden Shakespeare: The tempest. London: Routledge, 1994.
MANNONI, Octave. Prospero and Caliban: The psychology of colonization. Pamela Powesland (Trad.). New York: Frederick A. Praeger Publishers, 1964.
MORA-RIOJA, Arturo. ‘Go bring the rabble’: the subaltern in Shakespeare’s The tempest. BABEL-AFIAL, v. 26, 2017, p. 5-21.
NEGRI, Matilde B. E. Sycorax, lo otro invisibilizado: relaciones entre magia, cuerpo-objeto, poder y deseo colonial. In: ZÓ, Ramiro Esteban; CAMPOY, Emiliano Matías. (Ed.) Trayectoria de saberes entre Argentina y Brasil. Mendoza: Qellqasqa, 2019. p. s/p.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada. São Paulo: Edusp, 1997.
ORTUNO, Gabriela G. Sycorax, Canibalesa y Titubá: mujeres rebeldes ante la imposición colonial. Religación-Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Quito, v. II, n. 5, mar. 2017, p. 138-151.
SCOTT-REYES, Laurie. Extricating Sycorax from The tempests baseless fabric. 2017. Master’s thesis, Harvard Extension School.
SIAN, Sullivan. Reading ‘Earth Incorporated’ through Caliban and the witch. In: BARBAGALLO, C.; BEURET, N.; HARVIE, D. Commoning with Silvia Federici and George Caffentzis. Londres: Pluto Press, 2019. p. 119-134.
SMITH, Philip. Literature inside the tree: teaching The tespest in The Bahamas Department of Correctional Services Facility at Fox Hill. International Journal of Bahamian Studies, Nassau, v. 24, 2018, p. 9-22.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. (Eds.) The Arden Shakespeare:The tempest. Walton-on-Thames: AS, 1999.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. Shakespeare’s Caliban: A cultural history. Cambridge: Cambridge UP, 1991.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2022
10/03/2022
Não Haverá Aula
17/03/2022
17/03/2022
A tempestade de Shakespeare
24/03/2022
24/03/2022
Reescritura: considerações terminológicas
31/03/2022
31/03/2022
Ariel de Rodó
07/04/2022
07/04/2022
Caliban de Retamar
Avaliações
Data Descrição
07/04/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Início das aulas e link 16/03/2022

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