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CPPGL/CCHL011 - NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (09/03/2022)

Data anterior ao início das aulas

O que são narrativas pós-coloniais? (16/03/2022 - 16/03/2022)

O que são narrativas pós-coloniais?

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2022 às 13h 59
Pensamento pós-colonial: principais autores (23/03/2022 - 23/03/2022)

Edward Said

Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente [1978]

Introdução

São Paulo: Companhia das Letras, 1996

Seminário Teórico de Gabriela Nathana de Sousa Cunha

Gayatri Spivak

Pode o subalterno falar? [1988]

Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Seminário Teórico de Wilany Alves Barros do Carmo

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2022 às 13h 59
    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2022 às 13h 59
Pensamento pós-colonial: principais autores (30/03/2022 - 30/03/2022)

Homi Bhabha

DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna

Capítulo VIII de O local da cultura [1994]

Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998

Seminário Teórico de Wilena Werone da Conceição Silva

Frantz Fanon

Sobre a cultura nacional

Capítulo 4 de os condenados da terra [1961]

Rio de Janeiro: Editora Civiliação Brasileira, 1968

Seminário Teórico de Halysson de Moura Varão Arrais

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2022 às 13h 59
    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2022 às 23h 59
Etmologia de colonização e Feminismo pós-colonial (06/04/2022 - 06/04/2022)

Alfredo Bosi

Dialética da Colonização [1992]

Colônia, culto e cultura

São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Seminário Teórico de Luís Felipe Dias Ribeiro

Intervenções feministas: pós-colonialismo, poder e subalternidade (2013)

Estudos Feministas, Florianópolis, 21(2): 336, maio-agosto/2013

Sandra Regina Goulart Almeida

Seminário Teórico de Jéssica Mineiro Alves

    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2022 às 13h 59
    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2022 às 13h 59
Colonialidade, transmodernidade e nação no contexto pós-colonial (13/04/2022 - 13/04/2022)

Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação (2015)

Enrique Dussel

Seminário Teórico de Thiago Felício Barbosa Pereira

Empire and Nation: selected essays [1991]

Cap. 1 - Whose imagined community?

Partha Chatterjee

Seminário Teórico de Andressa Mayara Bezerra de Oliveira Lima

    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/04/2022 às 13h 59
    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/04/2022 às 13h 59
Pós-colonialismo, epistemologia e movimentos sociais (20/04/2022 - 20/04/2022)

O paradoxo de Córdoba: sujeito cognoscente e violência epistêmica

Alcione Corrêa Alves

Seminário Teórico de Janaira Caroline da Silva Rodrigues

Movimentos sociais e pós-colonialismo na América Latina

Ilse Scherer-Warren

Seminário Teórico de Natália de Almeida Simeão

    
Inicia em 20/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 20/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2022 às 23h 59
Pós-colonialismo, globalização e reescritura (27/04/2022 - 27/04/2022)

Da globalização colonial à globalização pós-colonial: o não alinhamento e cooperação Sul-Sul

Aditya Mukherjee

What is a classic?: postcolonial rewriting and invention of the Canon

Cap. 4 - "Pip was my story": rereading, counterreading, and nonreading

Ankhi Mukherjee

    
Inicia em 27/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 11/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 27/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 11/05/2022 às 23h 59
Seminários Teóricos - Segunda chamada (04/05/2022 - 04/05/2022)

Homi Bhabha

DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna

Capítulo VIII de O local da cultura [1994]

Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998

Seminário Teórico de Wilena Werone da Conceição Silva

O paradoxo de Córdoba: sujeito cognoscente e violência epistêmica

Alcione Corrêa Alves

Seminário Teórico de Janaira Caroline da Silva Rodrigues

Seminários Críticos (11/05/2022 - 11/05/2022)

Seminários Críticos

Seminários Críticos (18/05/2022 - 18/05/2022)

Seminários Críticos

Avaliação dos Seminários Críticos e propostas de ensaios (25/05/2022 - 25/05/2022)

Avaliação dos Seminários Críticos e propostas de ensaios

Oficina de encerramento (01/06/2022 - 01/06/2022)

Oficina de encerramento

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01
1 2022100**** 2 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
4 2022100**** 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2022100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2022100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2021100**** 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
8 2022100**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2021100**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2022100**** 2 1 2 0 0 0 0 0 0 4 4 1 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 4,0 0,0 0,0 1.3 14 RF
2 2021100**** 8,8 10,0 10,0 9.6 4 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
4 2021100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 5 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2022100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 2 AM
7 2022100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
8 2022100**** 9,5 10,0 10,0 9.8 5 AM
9 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022100**** 8,8 7,0 7,0 7.6 5 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teoria pós-colonial e sua relação com outras teorias, em especial o pós-estruturalismo e o feminismo. A nação no contexto pós-colonial. Formas de resistência à empreitada colonial e práticas de descolonização e/ou empoderamento dos sujeitos colonizados. A questão da língua e as literaturas pós-coloniais. Estudo de conceitos relevantes para a teoria literária póscolonial, dentre os quais o de identidade, cultura, hibridismo, migração e globalização. A representação das relações coloniais em narrativas literárias. Crítica de obras literárias de autores considerados pós-coloniais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aplica-se na condução da disciplina Narrativas Pós-Coloniais, por conta da pandemia de COVID19 realizada excepcionalmente em caráter remoto no primeiro semestre de 2020, a metodologia da aula invertida (flipped classroom), por colocar o aluno como sujeito ativo do processo de aprendizado. Assim sendo, serão apontadas as principais tendências da Teoria Pós-Colonial, esperando-se sempre que @s alun@s tenham a capacidade de ir além dos materiais e fontes indicadas, construindo a própria trajetória de aprendizagem. Dentre as atividades prevista, ressaltam-se pesquisas individuais sobre tópicos afins ao tema da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada através de Seminário Teórico e Seminário Crítico, cujas notas somadas e dividida por dois constitui a primeira nota. Será exigido ainda um ensaio inédito, cuja nota será registrada em duplicidade (segunda e terceira notas), de forma a garantir maior peso ao ensaio final.
Horário de atendimento: Quartas, 18h
Bibliografia: ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures. London: Routledge, 1989.
ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. Post-colonial studies: the key concepts. 2a ed. Nova Londres: Routledge, 2007.
AWADALLA, M.; MARCH-RUSSELL, P. (Orgs.). The postcolonial short story: contemporary Essays. Londres: Palgrave Macmillan, 2013.
BARTELS, B.; ECKSTEIN, L.; WALLER, N.; WIEMANN, D. Postcolonial literatures in English: an introduction. Berlin: J. B. Metzler, 2019.
BHABHA, H. The location of culture. London: Routledge, 1994.
BHABHA, H. Culture's in-between. In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 53-60.
BHABHA, H. Postmodernism/postcolonialism. In: NELSON, R. S.; SHIFF, R. (Eds.). Critical terms for art history. Chicago: The University of Chicago Press, 1996c. p. 307-322.
BERTACCO, S. (Org.). Language and translation in postcolonial literatures. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2013.
BOEHMER, E. Postcolonial poetics: 21st-century critical readings. Londres: Palgrave Macmillan, 2018.
CARVALHAES, C. (Org.). Liturgy in postcolonial perspectives: only one is holy. Londres: Palgrave Macmillan, 2015.
CHEAH, P. What Is a World?: on postcolonial literature as world literature. Durham: Duke University Press, 2016.
CHOUDHURY, B. Reading postcolonial theory: key texts in context. Londres: Routledge, 2016.
DALLEY, H. The postcolonial historical novel: realism, allegory, and the representation of contested pasts. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2014.
DWIVEDI, D.; SKOV, H.; NIELSEN, R. W. (Orgs.). Narratology and ideology: negotiating context, form, and theory in postcolonial narratives. Columbus: The Ohio State University Press, 2018.
GILROY, P. The Black Atlantic: modernity and double consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1993.
GRIFFITHS, G. The post-colonial project: critical approaches and problems. In: KING, B. (Ed.). New national and post-colonial literatures. Oxford: Clarendon Press, 1996. p. 164-77.
MCCORMACK, D. Queer postcolonial narratives and the ethics of witnessing. Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2014.
MISHRA, V.; HODGE, B. What is post(-)colonialism?. Textual Practice, 5, 3, 1991. p. 399-414.
MUKHERJEE, A. What is a classic?: postcolonial rewriting and invention of the canon. Stanford: Stanford University Press, 2014.
NAYAE, P. K. The postcolonial studies dictionary. Chichester: Wiley Blackwell, 2015.
PONZANESI, S.; HABED, A. J. (Orgs.). Postcolonial intelectuals in Europe: critics, artists, movements, and their publics. Londres: Rowman & Littlefield International, 2018.
SAID, E. Orientalism: Western conceptions of the Orient. London: Penguin Books, 1978.
SAID, E. Culture and imperialism. New York: Vintage Books, 1993.
SINGH, J. G.; KIM, D. D. The postcolonial world. Londres: Routledge, 2016.
STAM, R.; SHOHAT, E. Race in translation: culture wars around the postcolonial Atlantic. Nova Iorque: NYU Press, 2012.
THIEME, J. Postcolonial literary geographies: out of place. Londres: Palgrave Macmillan, (2016.
ZABUS, C. (Org.). The Future of postcolonial studies. Nova Iorque: Routledge, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2022
09/03/2022
Não Haverá Aula
16/03/2022
16/03/2022
O que são narrativas pós-coloniais?
23/03/2022
23/03/2022
Pensamento pós-colonial: principais autores
30/03/2022
30/03/2022
Pensamento pós-colonial: principais autores
06/04/2022
06/04/2022
Etmologia de colonização e Feminismo pós-colonial
13/04/2022
13/04/2022
Colonialidade, transmodernidade e nação no contexto pós-colonial
20/04/2022
20/04/2022
Pós-colonialismo, epistemologia e movimentos sociais
27/04/2022
27/04/2022
Pós-colonialismo, globalização e reescritura
04/05/2022
04/05/2022
Seminários Teóricos - Segunda chamada
11/05/2022
11/05/2022
Seminários Críticos
18/05/2022
18/05/2022
Seminários Críticos
25/05/2022
25/05/2022
Avaliação dos Seminários Críticos e propostas de ensaios
01/06/2022
01/06/2022
Oficina de encerramento
Avaliações
Data Descrição
20/04/2022 1ª Avaliação
11/05/2022 2ª Avaliação
25/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas e link 16/03/2022

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