Teorias da Motivação (19/08/2022 - 23/08/2022)
•CONCEITO DE MOTIVAÇÃO:
•É um processo psicológico básico. Juntamente com a percepção, atitudes, personalidade e aprendizagem, sobressai como um importante processo na compreensão do comportamento humano.
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•É um processo que começa com uma deficiência fisiológica ou psicológica ou necessidade que ativa um comportamento ou com um impulso orientado para um objetivo ou incentivo.
•Tem a ver com a direção do comportamento, a força (intensidade) da resposta (reforço) e a persistência do comportamento ou a ação de determinada maneira.
•Direção: significa onde focar o comportamento. O esforço deve ser direcionado para o alcance de um objetivo que define a direção. O objetivo pode ser organizacional (definido pela organização) ou individual (desejado pela pessoa).
•Intensidade: representa o esforço que a pessoa aplica na direção definida.
•Persistência: significa o quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço. Uma pessoa motivada tende a persistir no comportamento até que seu objetivo seja plenamente alcançado.
•Teoria da Hierarquia das Necessidades (Abraham Maslow – 1954)
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1.Fisiológicas
2.Segurança
3.Sociais
4.Auto-Estima
5.Auto-realização
À medida que cada uma dessas necessidades vão sendo atendidas, a próxima torna-se a dominante.
•A teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação.
•A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: a) os que se relacionam ao conteúdo e b)os que se relacionam ao contexto.
•Fatores motivacionais : conteúdo do trabalho
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•Fatores higiênicos: ambiente do trabalho
•A teoria dos dois fatores afirma que a motivação pelo trabalho é diferente da satisfação com o ambiente de trabalho.
•O trabalho em si pode atender necessidades e produzir satisfações diferentes das que estão associadas aos ambiente de trabalho.
•Teoria dos dois fatores de Herzberg
•Fatores Higiênicos: referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, salário e benefícios sociais, políticas da organização, estilo de liderança recebida, clima de relações entre a direção e os empregados, regulamentos internos, etc. Correspondem ao contexto do trabalho. Os fatores tradicionalmente são utilizados pelas organizações para obter motivação das pessoas.
•A expressão higiene serve para refletir seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que quando são excelentes, esses fatores apenas evitam a insatisfação.
•Fatores Motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles elevam substancialmente a satisfação das pessoas.
•Teoria ERG (ERC)
•Clayton Alderfer fez um trabalho com a hierarquia de Maslow para alinhá-lo melhor com a pesquisa e a condensou nas necessidades de existir, relacionar-se e crescer.
•ERC – existência, relacionamento e crescimento.
•Necessidades de existência: são as necessidades de bem-estar físico: existência, preservação e sobrevivência. Incluem as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow.
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•Necessidades de relacionamento: são as necessidades de relações interpessoais. Incluem as categorias sociais e os componentes externos de necessidade de estima de Maslow.
•Necessidades de crescimento: são as necessidades de desenvolvimento do potencial humano e desejo de crescimento e competência pessoal. Incluem os componentes intrínsecos da necessidade de estima de Maslow.
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•Na teoria ERC quando a necessidade mais elevada não é satisfeita, aumenta o desejo de satisfazer uma necessidade inferior. Ex: muitas pessoas comem demais quando estão ansiosas ou frustradas em suas necessidades mais elevadas.
•Teoria de McClelland
•Teoria que se baseia na ideia das necessidades de Maslow. Identificou e estudou três necessidades especificas , que se encaixam nas propostas de Maslow.
•Necessidade de realização: necessidade de sucesso , avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência.
•Necessidade de filiação: necessidade de relacionamento e amizade.
•Necessidade de poder: necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas.
•TEORIA DA EQUIDADE
•Desenvolvida por Adams se baseia na comparação que geralmente as pessoas fazem a respeito de suas contribuições e de suas recompensas em relação às contribuições e recompensas dos outros. As pessoas fazem comparação entre seu trabalho e o das outras.
•Quando essa comparação produz uma percepção de que essas relações são iguais, dizemos que existe um estado de equidade.
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•Quando ocorre a percepção de que estas relações são desiguais, as pessoas experimentam uma tensão negativa que conduz à necessidade de uma ação corretiva de eliminar quaisquer injustiças.
•As pessoas se comparam com amigos, vizinhos, colegas da mesma organização ou de outras organizações ou com empregos anteriores pelos quais passaram. E escolhem seu referencial conforme o grau de atração ou informações a respeito.
•Se a comparação indicar diferenças, isso reduz a motivação.
•Se a comparação indicar igualdade de condições, isso gera motivação.
•Flexibilidade de horários para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, torna-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.
•Também a meritocracia que deve ser trabalhada em paralelo, sem se sobrepor às demais formas de incentivo para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios.
•Estas estratégias devem ter por base a Teoria da equidade - onde as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra, de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas.
•TEORIA DA EXPECTATIVA
•A teoria da expectativa propõe que as pessoas são motivadas quando acreditam que podem cumprir a tarefa (resultado intermediário) e as recompensas (resultado final) decorrentes são maiores do que o esforço feito.
•Segue o seguinte modelo esquemático
•Esforço Individual (1) /leva à Desempenho individual (2) /que leva à Recompensas Organizacionais (3) /que leva à Metas pessoais (4).
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•Relação esforço-recompensa
•Relação desempenho-recompensa
•Relação recompensa- metas
•Frustração : decorre da necessidade insatisfeita, ou da percepção de falta de equidade , gera outras manifestações do comportamento humano.
•Compensação: buscar um a forma alternativa de satisfação de uma necessidade. Procurar outro emprego.
•Resignação: consiste entregar-se a um estado de desânimo ou passividade (“eu desisto”, “é assim que tem que ser”). A resignação pode manifestar-se como apatia ou desinteresse pelos objetivos organizacionais.
•Agressão: compreende ataques físicos ou verbais, associados a sentimentos de ira e hostilidade.
•Substituição ou deslocamento: o indivíduo pode procurar outra vítima na impossibilidade de atingir seu alvo.
•TEORIA DO REFORÇO
•Alguns autores propõem a modificação do comportamento organizacional com a utilização sistemática dos princípios do reforço para encorajar o comportamento desejável e desencorajar o comportamento indesejável.
•Reforço positivo: aumento da frequência do comportamento relacionando-o com consequências agradáveis à sua ocorrência.
•Reforço negativo: aumento da frequência do comportamento desejável pelo fato de evitar a uma consequência desagradável à sua ocorrência.
•Punição: diminuição da frequência ou eliminar um comportamento indesejável pela aplicação da consequência desagradável à sua ocorrência.
•Extinção: diminuição da frequência ou eliminação de um comportamento pela remoção de uma consequência à sua ocorrência.
•Teoria do Reforço
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•Essas quatro estratégias são alternativas disponíveis para influenciar as pessoas em relação à melhoria das práticas de trabalho. Tanto o reforço positivo como o negativo serve para fortalecer o comportamento desejável. A punição e a extinção servem para enfraquecer ou eliminar os comportamentos indesejáveis.
•Teoria X e Y
•Douglas McGregor e os pressupostos da Teoria X e Teoria Y
•McGregor retoma alguns dos argumentos de Maslow para explicar seu modelo em que relaciona os conceitos de motivação e liderança.
•Para o autor, há diferentes tipos de pressuposto sobre a natureza humana, e suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.
•McGregor descreve a teoria gerencial convencional denominando-a de teoria “X” que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica.
•A ideologia da teoria X afirma que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder e, por conseguinte, a administração precisa incrementar a produtividade, os esquemas de incentivos e denunciar a restrição voluntária. (MOTTA, 2006, p. 67).
Teoria X e seus pressupostos:
•Os gerentes e administradores são os únicos responsáveis pela organização dos fatores de produção ;
•Os gerentes e administradores devem estabelecer padrões explícitos de comportamento e monitorá-los. Trata-se de um estilo de gestão centralizador e autocrático;
•A intervenção e o controle gerencial são fundamentais para garantir a produtividade e a eficiência. Sem o controle o homem tende a ser passivo e resistente a colaborar para o atingimento dos objetivos organizacionais.
Teoria Y e pressupostos:
•A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa;
•As pessoas não são passivas, apáticas por natureza. Elas se tornam assim por suas experiências negativas em outras organizações;
•A motivação, a dedicação ao trabalho, o potencial de desenvolvimento e a capacidade de assumir responsabilidades e dirigir seu comportamento ativamente para a consecução dos objetivos organizacionais são elementos presentes em todas as pessoas;
•A tarefa essencial da administração é criar condições orgânicas e métodos de operação em que as pessoas possam atingir melhor seus objetivos pessoais, orientando seus esforços em direção aos objetivos da organização.
•Teoria “X” e “Y”
•De acordo com essa teoria, a gerência tem a responsabilidade de dar condições aos indivíduos de atingir os seus objetivos pessoais(realização e autodesenvolvimento).
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•A partir da Teoria Y, surgiram novas propostas no sentido de redesenhar as tarefas e os processos de trabalho;
•Permitindo-se maior descentralização da autoridade e concessão de autonomia aos indivíduos.
Leitura direcionada Caro(a)s aluno(a)s
Esse material será utilizado nas aulas de terça e sexta-feira.