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CBT0005 - INTRODUCAO A ADMINISTRACAO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Abertura da disciplina (21/06/2022 - 21/06/2022)

Apresentação da disciplina 

Plano de ensino 

Conteúdo a ser ministrado no semestre

Sistema de avaliação

   Roteiro e intrumento de coleta de dados 
Olá turma. Nesse arquivo consta algumas orientações para o desenvolvimento do trabalho , bem como do instrumento de coleta de dados.
Antecedentes históricos e origens da Administração (24/06/2022 - 01/07/2022)

 

 

 

 

 

   Atividade
Período de Habilitação: 28/06/2022 às 18:00 a 01/07/2022 às 10:00
  Material de apoio 
Material de apoio
  Material de apoio 
Material de apoio
Introdução à Administração (05/07/2022 - 05/07/2022)
Semana de Integração e Recepção dos Calouros (08/07/2022 - 08/07/2022)

Semana de Integração e Recepção dos Calouros 

Reunião Colegiado do Curso de Administração (12/07/2022 - 12/07/2022)

Reunião do Colegiado do Curso de Administração 

Administração Científica e Teoria Clássica (15/07/2022 - 15/07/2022)
Administração Científica e Teoria Clássica (19/07/2022 - 22/07/2022)

 

 

Escolha de Relações Humanas (26/07/2022 - 29/07/2022)

 

 

Reunião Colegiado do Curso de Administração (02/08/2022 - 02/08/2022)

Reunião colegiado do curso de Administração 

Administração Científica e Teoria Clássica (05/08/2022 - 05/08/2022)
Burocracia (09/08/2022 - 12/08/2022)
Enfoque Comportamental (16/08/2022 - 16/08/2022)

Enfoque Comportamental 

•Raízes do enfoque comportamental
•Os sistemas sociais são formados por pessoas e suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seu comportamento como integrantes de grupos.
•O enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudo:
•As características que diferenciam as pessoas umas das outras;
•O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.

O corpo de conhecimentos sobre esses dois temas chama-se comportamento organizacional.

 

•O estudo do enfoque comportamental em seu primeiro momento se concentra em:
•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;
•Psicologia industrial;
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes; e
•Estudo da dinâmica de grupo e da liderança.
• No segundo momento é analisado em separado:

 

•A experiência de Hawthorne – origem das Relações Humanas.
 
 
•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
•Cinco tendências integram essa corrente:
•A ação prática dos sindicatos, declaradamente criados para defender os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho;
•As experiências humanistas de Robert Owen em New Lanark, e da Fundição Soho;
•A influência marxista com a comunização dos bens e dessa forma acabar com as desigualdades;
•A doutrina social da Igreja – encíclica de 1891, Rerum Novarum, do Papa Leão XIII;
•O pensamento humanista na escola clássica. 
 
•Contribuições de Henry Gant – 1908;
•Conceitos sobre o comportamento humano no trabalho do casal Gilbreth;
•Oliver Sheldon – 1923 The Philosophy of management em sua obra expõe que:
•O problema fundamental da indústria era equilibrar o problema da produção com a humanidade da produção.
•Sheldon sugeriu as seguintes regras:
•Os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho;
•Deveriam dispor de meios para alcançar um padrão de vida respeitável;
•Dispor de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento. 
 
•Deveriam ficar protegidos do desemprego involuntário;
•Deveriam participar dos lucros de acordo com sua contribuição;
•Nas relações entre mão-de-obra e empregados, deveria predominar o espírito da igualdade.
•Segundo Mary Parker Follett, o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstâncias. (MAXIMIANO,2002, p. 235).
 
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes
•Chester Barnard (1886-1961) – executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30.
•E m sua análise acerca das organizações em sua obra As funções do executivo (1938) teve grande influência no pensamento de muitos outros autores da época.
•Barnard considerava as organizações essencialmente sistemas cooperativos, ou seja, as organizações são veículos de ação social, têm um propósito moral.
•A cooperação é alcançada quando há equilíbrio entre benefícios ofertados pela organização e esforço do indivíduo como contrapartida.
 
•Psicologia industrial
•Contribuição da psicologia na passagem do século XX: seleção e treinamento de pessoal;
•Hugo Munsterberg – Psychology of industrial efficiency primeiro trabalho importante sobre o assunto;
•A psicologia industrial focou de testes de seleção e colocação de pessoal.
 
•Dinâmica de grupo e liderança
•Kurt Lewin – pai da dinâmica de grupo.
•Seus estudos tiveram impacto ao identificar três tipos diferentes de liderança:

 

•Autoritário: não permite participação nas decisões.
•Democrático: encorajava a participação e  o debate.
Liberal: dava total autonomia ao grupo. 
 
 


Teorias da Motivação (19/08/2022 - 23/08/2022)
CONCEITO DE MOTIVAÇÃO:

 

•É um processo psicológico básico. Juntamente com a percepção, atitudes, personalidade e aprendizagem, sobressai como um importante processo na compreensão do comportamento humano.
• 
•É um processo que começa com uma deficiência fisiológica ou psicológica ou necessidade que ativa um comportamento ou com um impulso orientado para um objetivo ou incentivo.
 
•Tem a ver com a direção do comportamento, a força (intensidade) da resposta (reforço) e a persistência do comportamento ou a ação de determinada maneira.

 

Direção: significa onde focar o comportamento. O esforço deve ser direcionado para o alcance de um objetivo que define a direção. O objetivo pode ser organizacional (definido pela organização) ou individual (desejado pela pessoa).

 

Intensidade: representa o esforço que a pessoa aplica na direção definida.
 

 

Persistência: significa o quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço. Uma pessoa motivada tende a persistir no comportamento até que seu objetivo seja plenamente alcançado.
 
 
 
•Teoria da Hierarquia das Necessidades (Abraham Maslow – 1954)
1.Fisiológicas
2.Segurança
3.Sociais
4.Auto-Estima
5.Auto-realização

 

À medida que cada uma dessas necessidades vão sendo atendidas, a próxima torna-se a dominante.

 

•A teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação.
•A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: a) os que se relacionam  ao conteúdo e b)os que se relacionam ao contexto. 
•Fatores motivacionais : conteúdo do trabalho
•Fatores higiênicos: ambiente do trabalho
•A teoria dos dois fatores afirma que a motivação pelo trabalho é diferente da satisfação com o ambiente de trabalho.
•O trabalho em si pode atender necessidades e produzir satisfações diferentes das que estão associadas aos ambiente de trabalho.
 
 
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Fatores Higiênicos: referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, salário e benefícios sociais, políticas da organização, estilo de liderança recebida, clima de relações entre a direção e os empregados, regulamentos internos, etc. Correspondem ao contexto do trabalho. Os fatores tradicionalmente são utilizados pelas organizações para obter motivação das pessoas.
•A expressão higiene serve para refletir seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que quando são excelentes, esses fatores apenas evitam a insatisfação.
Fatores Motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles elevam substancialmente a satisfação das pessoas.
 
Teoria ERG (ERC)

 

•Clayton Alderfer fez um trabalho com a hierarquia de Maslow para alinhá-lo melhor com a pesquisa e a condensou nas necessidades de existir, relacionar-se e crescer.
•ERC – existência, relacionamento e crescimento.

 

Necessidades de existência: são as necessidades de bem-estar físico: existência, preservação e sobrevivência. Incluem as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow.
• 
 
 
Necessidades de relacionamento: são as necessidades de relações interpessoais. Incluem as categorias sociais e os componentes externos de necessidade de estima de Maslow.

 

Necessidades de crescimento: são as necessidades de desenvolvimento do potencial humano e desejo de crescimento e competência pessoal. Incluem os componentes intrínsecos da necessidade de estima de Maslow.
•Na teoria ERC quando a necessidade mais elevada não é satisfeita, aumenta o desejo de satisfazer uma necessidade inferior. Ex: muitas pessoas comem demais quando estão ansiosas ou frustradas em suas necessidades mais elevadas.
 
 
•Teoria de McClelland
•Teoria que se baseia na ideia das necessidades de Maslow. Identificou e estudou três necessidades especificas , que se encaixam nas propostas de Maslow.

 

•Necessidade de realização: necessidade de sucesso , avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência.
•Necessidade de filiação: necessidade de relacionamento e amizade.
•Necessidade de poder: necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas.
 
 
TEORIA DA EQUIDADE

 

•Desenvolvida por Adams se baseia na comparação que geralmente as pessoas fazem a respeito de suas contribuições e de suas recompensas em relação às contribuições e recompensas dos outros. As pessoas fazem comparação entre seu trabalho e o das outras.

 

•Quando essa comparação produz uma percepção de que essas relações são iguais, dizemos que existe um estado de equidade.
•Quando ocorre a percepção de que estas relações são desiguais, as pessoas experimentam uma tensão negativa que conduz à necessidade de uma ação corretiva de eliminar quaisquer injustiças.
 
•As pessoas se comparam com amigos, vizinhos, colegas da mesma organização ou de outras organizações ou com empregos anteriores pelos quais passaram. E escolhem seu referencial conforme o grau de atração ou informações a respeito.
•Se a comparação indicar diferenças, isso reduz a motivação.
•Se a comparação indicar igualdade de condições, isso gera motivação.
 
 
•Flexibilidade de horários para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, torna-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.
•Também a meritocracia que deve ser trabalhada em paralelo, sem se sobrepor às demais formas de incentivo para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios.
•Estas estratégias devem ter por base a Teoria da equidade - onde as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra, de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas.
 
 
TEORIA DA EXPECTATIVA
•A teoria da expectativa propõe que as pessoas são motivadas quando acreditam que podem cumprir a tarefa (resultado intermediário) e as recompensas (resultado final) decorrentes são maiores do que o esforço feito.

 

•Segue o seguinte modelo esquemático

 

•Esforço Individual (1) /leva à Desempenho individual (2) /que leva à Recompensas Organizacionais (3) /que leva à Metas pessoais (4).
• 
•Relação esforço-recompensa
•Relação desempenho-recompensa
•Relação recompensa- metas 
 
•Frustração : decorre da necessidade insatisfeita, ou da percepção de falta de equidade , gera outras manifestações do comportamento humano.
•Compensação: buscar um a forma alternativa de satisfação de uma necessidade. Procurar outro emprego.
•Resignação: consiste entregar-se  a um estado de desânimo  ou passividade (“eu desisto”, “é assim que tem que ser”). A resignação pode manifestar-se como apatia ou desinteresse pelos objetivos organizacionais.
•Agressão: compreende ataques físicos ou verbais, associados a sentimentos de ira e hostilidade.
•Substituição ou deslocamento: o indivíduo pode procurar outra vítima na impossibilidade de atingir seu alvo.
 
 
TEORIA DO REFORÇO

 

•Alguns autores propõem a modificação do comportamento organizacional com a utilização sistemática dos princípios do reforço para encorajar o comportamento desejável e desencorajar o comportamento indesejável.

 

Reforço positivo: aumento da frequência do comportamento relacionando-o com consequências agradáveis à sua ocorrência.
Reforço negativo: aumento da frequência do comportamento desejável pelo fato de evitar a uma consequência desagradável à sua ocorrência.
Punição: diminuição da frequência ou eliminar um comportamento indesejável pela aplicação da consequência desagradável à sua ocorrência.
Extinção: diminuição da frequência ou eliminação de um comportamento pela remoção de uma consequência à sua ocorrência. 
 
 
Teoria do Reforço
•Essas quatro estratégias são alternativas disponíveis para influenciar as pessoas em relação à melhoria das práticas de trabalho. Tanto o reforço positivo como o negativo serve para fortalecer o comportamento desejável. A punição e a extinção servem para enfraquecer ou eliminar os comportamentos indesejáveis.
 
 
•Teoria X e Y
•Douglas McGregor e os pressupostos da Teoria X e Teoria Y
•McGregor retoma alguns dos argumentos de Maslow para explicar seu modelo em que relaciona os conceitos de motivação e liderança.
•Para o autor, há diferentes tipos de pressuposto sobre a natureza humana, e suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.
•McGregor descreve a teoria gerencial convencional denominando-a de teoria “X” que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica.
•A ideologia da teoria X afirma que  o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder e, por conseguinte, a administração precisa incrementar a produtividade, os esquemas de incentivos e denunciar a restrição voluntária. (MOTTA, 2006, p. 67).
 
 

Teoria X  e seus pressupostos:

•Os gerentes e administradores são os únicos responsáveis pela organização dos fatores de  produção ;
•Os gerentes e administradores devem estabelecer padrões explícitos de comportamento e monitorá-los. Trata-se de um estilo de gestão centralizador e autocrático;
•A intervenção e o controle gerencial são fundamentais para garantir a produtividade e a eficiência. Sem o controle o homem tende a ser passivo e resistente a colaborar para o atingimento dos objetivos organizacionais. 
 

Teoria Y e pressupostos:

•A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa;
•As pessoas não são passivas, apáticas por natureza. Elas se tornam assim por suas experiências negativas em outras organizações;
•A motivação, a dedicação ao trabalho, o potencial de desenvolvimento e a capacidade de assumir responsabilidades e dirigir seu comportamento ativamente para a consecução dos objetivos organizacionais são elementos presentes em todas as pessoas;
•A tarefa essencial da administração é criar condições orgânicas e métodos de operação em que as pessoas possam atingir melhor seus objetivos pessoais, orientando seus esforços em direção aos objetivos da organização. 
 
•Teoria  “X”  e  “Y”
•De acordo com essa teoria, a gerência tem a responsabilidade de dar condições aos indivíduos de atingir os seus objetivos pessoais(realização e autodesenvolvimento).
•A partir da Teoria Y, surgiram novas propostas no sentido de redesenhar as tarefas e os processos de trabalho;
•Permitindo-se maior descentralização da autoridade e concessão de autonomia aos indivíduos. 
 
 
 
  Leitura direcionada 
Caro(a)s aluno(a)s Esse material será utilizado nas aulas de terça e sexta-feira.
Teorias de Liderança (26/08/2022 - 26/08/2022)
Teoria Estruturalista (30/08/2022 - 30/08/2022)

Estruturalismo

•A Teoria Estruturalista tem seu surgimento na década de 50;

 

•Método desenvolvido na linguística, invadiu posteriormente as demais áreas do conhecimento social, como, economia, sociologia, a teoria das organizações, a ciência política e a psicologia;
•Surgiu como um desdobramento da Burocracia tentando resolver os conflitos existentes entra a Teoria Clássica, Científica , a  Teoria de Relações humanas  e a própria Teoria da Burocracia(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52) .
 
•A ideia básica do Estruturalismo é considerar a organização em todos os seus aspectos como uma só estrutura, fornecendo uma visão integrada da mesma;
•Analisar as influências de aspectos externos sobre a organização, bem como o impacto de seus próprios aspectos internos; e
•As múltiplas relações que se estabelecem ente eles;
•Os estruturalistas sugeriram que a teoria das relações humanas não permitia uma visão completa da organização e que sua visão parcial favorecia a administração e iludia os trabalhadores.

(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52)

 

•A palavra “estrutura” significa tudo o que a análise interna de uma totalidade revela, ou seja, os elementos internos de um sistema, sua inter-relações e sua disposição .
•A sua relevância na ciência é reconhecida pela facilidade de ser aplicada a coisas diferentes, permitindo comparação entre elas;
•A expressão estrutura social popularizou-se após 1930;
•Na Inglaterra um período anterior ao séc. XVI, o termo estrutura assumia a acepção do modo como um edifício era construído;
•Spencer (1858) utilizou o termo estrutura associado ao conceito de função , fazendo assim uma analogia às funções anatômicas.
 
 

Estruturalismo  e o conceito de Sistema

 

•Para o estruturalismo o conceito de sistema é de especial importância, por considerar o relacionamento das partes na constituição do todo; ou seja
•O estruturalismo implica totalidade e interdependência;
 

Correntes Estruturalistas

•Estruturalismo abstrato (Levi – Strauss)– essa corrente se concentra na análise de modelos e tradições culturais que emergem das relações sociais;
•Estruturalismo concreto (Radcliffe-Brown) – considera a estrutura a própria definidora do objeto. O conjunto de relações sociais, em dado momento, constituiria uma estrutura a ser analisada e compreendida.
•Estruturalismo fenomenológico (Max Weber)– De acordo com Merleau Ponty, conhecer é sempre aprender um dado em certa função, sob certa relação, enquanto significa ou se apresenta ao observador tal ou qual estrutura.
•Estruturalismo dialético (Karl Max)- a análise que descobre as partes força a preparar o seu surgimento ao longo do desenvolvimento do todo. 
 
•Weber e a não-determinação humana
•Considerando as crenças e valores como norteadores da conduta humana, em princípio o homem é livre para decidir abster-se de agir;
•No entanto, pode-se aqui mencionar ações tidas como voluntárias, que pertencem à esfera das relevâncias volitivas;
•A burocracia é uma tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio de exercício da autoridade racional-legal para o atingimento de objetivos organizacionais gerais.
•Até na situação mais coercitiva, um homem pode decidir não agir conforme lhe é ordenado, se estiver disposto a aceitar as consequências da desobediência.
 
•Weber e a definição de Burocracia
•Burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de uma grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada;
•Separa-se a esfera pessoal privada e familiar da esfera do trabalho (vista como pública);
 
•Análise do modelo weberiano de acordo com paradigma funcionalista – Merton
•Toda ação social produz um paradoxo básico;
•A existência dessas contradições inerentes à ação social provoca tensões nas organizações que conduzem a fenômenos como a resistência organizacional e a emergência de conflitos;
•Personalidade burocrática  produz disfunções;
•O fato de observar-se cegamente as regras afasta a organização de seus objetivos de não produzir a eficiência desejada.
 
•Gouldner 
•Seu estudo em uma mina de gesso, constatou que os membros de uma organização não têm os mesmo interesses e objetivos;
•Propôs que as regras burocráticas representavam os interesses de parte dos membros da organização e conflitavam com outros;
•Gouldner  relata três tipos de estrutura burocrática:
•Falsa burocracia – regras não refletem o interesse de nenhum grupo organizacional;
•Burocracia representativa – regras representam o interesse concreto de todos os grupos organizacionais;
•Burocracia autocrática – estrutura baseada em regras que um grupo impõe aos outros grupos.
 
•Funções latentes da regra:
•Permitem o controle a distância;
•Restringem as relações entre as pessoas, aumentando a impessoalidade na organização;
•Restringem a arbitrariedade do superior e legitimam a sanção, opõem-se ao clientelismo;
•Tornam possível a apatia, ou seja, o comportamento do subordinado que se limita a aplicar as normas ao caso;
•Gera um espaço de negociação entre subordinado e a hierarquia
 
 
Diretrizes e Instrumento de Coleta de Dados (02/09/2022 - 02/09/2022)

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

 

 

 

 

 

 

Prezado(a) aluno(a),

 

A atividade parcial da disciplina de Teoria da Administração I, será um projeto teórico-prático, a ser desenvolvido em equipe de até cinco ou seis membros e a ser apresentado em forma de estudo de caso ou pesquisa de campo, em power point.

Trata-se de uma oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas cotidianas em nossas organizações. Cada equipe deverá negociar acesso para pesquisa em uma organização (empresa), preferencialmente, de grande porte.

 

Para a realização do Relatório final, segue anexo um roteiro de entrevista e um questionário para guiar a coleta de dados nas organizações estudadas, junto a diretores, gerentes e colaboradores. A orientação básica é que o questionário seja aplicado a um grupo maior de pessoas (colaboradores) e que o roteiro de entrevista seja aplicado junto a um grupo menor (gestores-chave). Antes de ir à campo, a equipe deverá ler atentamente todo o material, de modo a fazer eventuais adaptações. Segue, também, o roteiro com a estrutura básica do trabalho. Vejam que todo este material está aqui compilado em um só arquivo!

 

A coleta de dados deve ser feita de forma cordial, com linguagem e procedimentos apropriados. Caso optem por realizarem as entrevistas, sugiro que sejam gravadas, com a devida autorização dos gestores, e depois transcritas, de modo a facilitar a análise posterior. Sugiro, também, que juntamente com o roteiro de entrevista seja encaminhado à empresa, com certa antecedência.

 

Lembre-se sempre de solicitar material (documentos, mapas, figuras, folders etc.) relativo às questões discutidas. Comentários a respeito de sua própria visão sobre os temas tratados devem ser guardados para o desenvolvimento do projeto apenas.

 

Bom trabalho e não deixe de preparar-se para a pesquisa de campo, estudando o referencial teórico relativo às questões a serem abordadas na empresa. Todos devem necessariamente visitar a empresa escolhida.

 

Atenciosamente. 

Profa. Dra. Joiza Angélica do Carmo Sampaio

  Diretrizes e instrumento de coleta de dados 
Diretrizes e instrumento de coleta de dados
  Diretrizes e instrumento de coleta de dados 
Diretrizes e instrumento de coleta de dados
Teoria Estruturalista (06/09/2022 - 06/09/2022)
Teoria dos Sistemas (09/09/2022 - 09/09/2022)
Semana do Turismo (13/09/2022 - 13/09/2022)
Semana do Turismo (16/09/2022 - 16/09/2022)
Enfoque Contingencial (20/09/2022 - 23/09/2022)
Apresentação Seminário Temático em Teorias Organizacionais (27/09/2022 - 27/09/2022)

Apresentação Seminário Temático em Teorias Organizacionais como requisito para obtenção da 3ª nota para composição do sistema de avaliação. 

Universidade Fechada para Eleições do 1º Turno (30/09/2022 - 30/09/2022)

Universidade Fechada para Eleições do 1º Turno.

Evento do Curso de Turismo (04/10/2022 - 04/10/2022)

Evento do Curso de Turismo 

Apresentação de Seminário Temático em Teorias Organizacionais (07/10/2022 - 07/10/2022)

Apresentação Seminário Temático em Teorias Organizacionais como requisito para obtenção da 3ª nota para composição do sistema de avaliação. 

Preparação para exame final (11/10/2022 - 11/10/2022)

Preparação para exame final 

Exame final (14/10/2022 - 14/10/2022)

Realização de exame final 

Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
21 24 28 01 05 08 12 15 19 22 26 29 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 14
1 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2022902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
6 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
8 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
12 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
14 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
15 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
19 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
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27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2022902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022902**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
2 2022902**** 6,7 9,0 9,5 8.4 0 AM
3 2022902**** 4,7 9,0 9,5 7.7 0 AM
4 2022902**** 5,3 8,0 8,0 7.1 8 AM
5 2022901**** 4,7 9,0 9,5 7.7 2 AM
6 2022900**** 8,6 8,0 9,0 8.5 0 AM
7 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022901**** 3,0 9,0 9,5 7.2 6 AM
9 2022902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022901**** 10,0 8,0 9,0 9.0 2 AM
11 2022901**** 8,2 9,0 9,5 8.9 0 AM
12 2022902**** 7,5 8,0 8,5 8.0 2 AM
13 2022901**** 7,6 8,0 9,0 8.2 2 AM
14 2022901**** 8,2 8,0 8,0 8.1 0 AM
15 2022902**** 6,5 9,0 9,5 8.3 0 AM
16 2022901**** 5,8 8,0 8,5 7.4 12 AM
17 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022901**** 5,2 8,0 8,0 7.1 14 AM
21 2022901**** 7,5 9,0 9,5 8.7 6 AM
22 2021904**** 4,4 9,0 9,5 7.6 0 AM
23 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
24 2022901**** 3,7 9,0 9,5 7.4 0 AM
25 2022902**** 4,0 8,0 8,0 1.0 3.9 12 RN
26 2022901**** 2,6 8,0 8,5 0.0 3.2 0 RN
27 2022901**** 6,5 8,0 8,5 7.7 10 AM
28 2022902**** 3,1 8,0 8,5 5.0 5.8 0 RN
29 2022901**** 8,1 8,0 9,0 8.4 2 AM
30 2022902**** 6,6 9,0 9,5 8.4 8 AM
31 2022901**** 8,3 4,5 9,5 7.4 6 AM
32 2022902**** 3,2 8,0 8,0 0.0 3.2 6 RN
33 2022901**** 2,0 8,0 9,0 2.7 4.5 8 RN

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Resultado Geral disponível. 17/10/2022
Resultado das notas e Exame final 11/10/2022
Notas disponíveis 2ª Av. parcial 27/09/2022
Aula de hoje 06/09/2022
Seminário Temático em Teorias Organizacionais - orientações 01/09/2022
Diretrizes e Instrumento de Coleta de Dados 01/09/2022
Trabalho teórico prático - orientações quanto ao número de alunos 25/08/2022
Notas disponíveis no Sigaa 25/08/2022
Notas disponíveis no Sigaa 25/08/2022
Aula de amanhã - utilização de material de consulta 22/08/2022
Aula de amanhã - 02.08.2022 01/08/2022
Aula de hoje 05/07/2022
Aula de hoje 01/07/2022
Aula de hoje 28/06/2022
Sejam bem-vindos! 17/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:17