-

CFL/CEAD001 - DIF. LÓGICAS DA PEDAG. DAS COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOC.APLICADAS - Turma: 8A (2022.1)

Tópicos Aulas
Aula Apresentação: 10/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)

 

Caro(a) aluno(a),

Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina DIFERENTES LÓGICAS DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. É com muito prazer que damos início o nosso encontro! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês. Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO

 

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-Doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha (2016/2017). Atualmente é professora Associada III, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE. É professora dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí: Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Mestrado Profissional em Filosofia. É coordenadora do NEFI - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA UFPI e Subcoordenadora do NEFEP - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e filosofia, filosofia, pragmatismo, neopragmatismo. Desenvolve pesquisa e publica sobre temas que envolve a discussão do naturalismo filosófico, empirismo radical, pragmatismo clássico (Peirce, James e Dewey), neopragmatismo (Richard Rorty) e autores linguísticos como Wittgenstein e Quine. Desenvolve pesquisas sobre a recepção do pragmatismo no Brasil, sobretudo em autores como Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Saiba mais no Currículo Lattes:  CV: http://lattes.cnpq.br/246820113339702

EMENTA: Formação escolar e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Competências e habilidades inerentes às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (disposições introdutórias).

   Plano de Ensino 
Aula Identificação da disciplina/Ambientação: 11/06/2022 -26/06/22 (10/06/2022 - 26/06/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.

Aula Material didático: Aulas Síncronas 12/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)

Aulas Síncronas 

Neste espaço você terá acesso às gravações das aulas síncronas. 

Aula Unidade I : 13/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)

Unidade I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAS DIFERENTES LÓGICAS DAS COMPETÊNCIAS


Disponível em:   https://geoverdade.com/2019/07/14/14084/

MATERIAL BASE DA DISCIPLINA: 

RIBEIRO, et al. Paradigma tradicional e paradigma emergente: algumas implicações na educação. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.01 | p.27-42 | jan-abr | 2010.

https://www.scielo.br/j/epec/a/38TbkSBPsHBLNqNc6CwJgWQ/?format=pdf&lang=pt

PERRENOUD, F., et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

https://statics-americanas.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/189081.pdf


CONTEÚDO DA UNIDADE I

Entendimento sobre o conceito de lógica e o novo paradigma da aprendizagem;

Definição da área de Ciência Humanas e Sociais aplicadas e as estratégias de ensino-aprendizagem com base na lógica das competências;

Discussão sobre “as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

OBJETIVOS:

Entender o contexto de mudança de paradigma da educação tradicional para a lógica das competências.

Compreender a lógica da formação por competências na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

Estudar as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Aplicadas.


   FÓRUM I
Período de Habilitação: 10/06/2022 às 11:22 a 22/06/2022 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 15/06/2022 às 09:31 a 22/06/2022 às 23:59
    
Inicia em 09/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2022 às 23h 59
Aula Unidade II: 14/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)

 

Unidade II CONCEITO DE CURRÍCULO EM AÇÃO E A NOVA BNCC


Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/bncc/guia-completo-sobre-a-bncc/

MATERIAL BASE DA DISCIPLINA: 

MEDEIROS, M. (2016). Lógicas das competências: Perspectivas para o Currículo em

Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (2), pp. 1031-1040 http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a11.pdf 

ZOMPERO, A. F; ANDRADE, M. A. B. S; MASTELARI, T. B; VAGULA, E. Ensino por

investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em

Educação, v. 11, n. 25, p. 222–239, 2019. Disponível em:

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7740/pdf.  Acesso: 22 nov. 2021.

PARANÁ. REFERENCIAL CURRICULAR PARANAENSE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO – VERSÃO PRELIMINAR (2): Sistema Estadual de Ensino do Paraná, 2019. 

CONTEÚDO DA UNIDADE II 

A lógica do ensino por investigação e aproximações com aprendizagem baseada em resolução de problemas; Elementos que sustentam as noções de cidadania, crítica e ética, instrumentalizados pela Filosofia, Sociologia, História e pela Geografia. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, por meio dos componentes curriculares Filosofia, Sociologia, Geografia e História: ressignificação e sentido para a vida prática ou prática social dos jovens estudantes do Ensino Médio.

OBJETIVOS:

Estimular educadores (as) para o horizonte da compreensão do Novo Ensino Médio, com criticidade e abertura para novas possibilidades dos processos do aprender e do ensinar;

Desenvolver procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a levar os alunos a compreenderem e posicionarem-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles;

Refletir sobre a noção de currículo em ação em conformidade com os princípios pedagógicos do novo Ensino Médio.

    
Inicia em 09/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2022 às 23h 59
Aula Avaliação: 15/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)


Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina. 


    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 27/06/2022 às 23h 59
    
Inicia em 22/06/2022 às 6h 0 e finaliza em 23/06/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/09/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
8 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
10 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2022200**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 AM
13 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
14 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
18 2022200**** 6,0 7,0 7,0 6.4 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
21 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2022200**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
24 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2022200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
31 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
32 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022200**** 4,0 0,0 5,0 3.4 0 RN
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
41 2022200**** 6,0 5,0 10,0 6.6 0 AM
42 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
44 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
46 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
47 2022200**** 3,5 10,0 10,0 6.1 0 AM
48 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2022200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
50 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2022200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TURMAS DE RECUOERAÇÃO 25/09/2022
Gabarito prova 24/06/2022
Notas postadas 24/06/2022
PROVA 23/06/2022
PROVA 21/06/2022
Link para aula sícrona do dia 21/06/2022 - 19:00 horas 21/06/2022
Prazos! 21/06/2022
Prazos! 19/06/2022
sobre os debates nos Fóruns 19/06/2022
SEGUNDA AULA SÍNCRONA 19/06/2022
2 AULA SÍNCRONA 16/06/2022
PRAZOS! 16/06/2022
Link da aula via meet. 11/06/2022
Aula síncrona 10/06/2022
Atividades e fóruns. 10/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1070 20/04/2024 06:04