Aula Unidade II: 14/06/2022 - 26/06/2022 (10/06/2022 - 26/06/2022)
Unidade II CONCEITO DE CURRÍCULO EM AÇÃO E A NOVA BNCC
Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/bncc/guia-completo-sobre-a-bncc/
MATERIAL BASE DA DISCIPLINA:
MEDEIROS, M. (2016). Lógicas das competências: Perspectivas para o Currículo em
Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (2), pp. 1031-1040 http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a11.pdf
ZOMPERO, A. F; ANDRADE, M. A. B. S; MASTELARI, T. B; VAGULA, E. Ensino por
investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em
Educação, v. 11, n. 25, p. 222–239, 2019. Disponível em:
https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7740/pdf. Acesso: 22 nov. 2021.
PARANÁ. REFERENCIAL CURRICULAR PARANAENSE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO – VERSÃO PRELIMINAR (2): Sistema Estadual de Ensino do Paraná, 2019.
CONTEÚDO DA UNIDADE II
A lógica do ensino por investigação e aproximações com aprendizagem baseada em resolução de problemas; Elementos que sustentam as noções de cidadania, crítica e ética, instrumentalizados pela Filosofia, Sociologia, História e pela Geografia. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, por meio dos componentes curriculares Filosofia, Sociologia, Geografia e História: ressignificação e sentido para a vida prática ou prática social dos jovens estudantes do Ensino Médio.
OBJETIVOS:
Estimular educadores (as) para o horizonte da compreensão do Novo Ensino Médio, com criticidade e abertura para novas possibilidades dos processos do aprender e do ensinar;
Desenvolver procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a levar os alunos a compreenderem e posicionarem-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles;
Refletir sobre a noção de currículo em ação em conformidade com os princípios pedagógicos do novo Ensino Médio.
Inicia em 09/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2022 às 23h 59