Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado pelo docente, de acordo com os critérios da ficha de avaliação de estágio. O discente deverá ter, impreterivelmente, uma frequência obrigatória de 100% da carga horária da disciplina. O grupo de discentes, que compõem cada rodízio, deverá entregar à coordenação de estágio o relatório de estágio em Fisioterapia Aquática, ao final de cada rodízio, preenchido e com a vista do professor-supervisor. A composição das notas de estágio se dará da seguinte forma: Nota= prova escrita + avaliação da supervisor/2 Ao final de cada rodízio o supervisor apresentará ao aluno sua ficha de avaliação com a referida nota prática e o aluno deverá assinar dando ciência à nota do supervisor em questão. Haverá a realização de exame final, para o discente que apresentar média igual ou superior a 4,0 e abaixo de 7,0. O exame final ocorrerá em 13 de outubro de 2022 e , às 07:30h, consistirá de prova teórica com questões objetiva A avaliação escrita totaliza dez pontos e acontecerá no dia 11 de agosoto de 2022 e 11 de outubro de 2022. Durante o rodízio, os supervisores determinarão o tipo de prova (objetiva ou discursiva) e o número de questões. OBSERVAÇÕES PERTINENTES AOS ESTÁGIOS: O não comparecimento no estágio é considerada falta grave sendo justificável em condições amparadas no parágrafo segundo do artigo 108 da Resolução 177/12 CEPEX-UFPI. Em caso de faltas, o aluno deverá solicitar reposição de carga horária por meio de requerimento em até 72 (setenta e duas horas), a contar do primeiro dia útil, após a sua falta. Para a realização dos estágios, o acadêmico deverá possuir seguro contra acidentes pessoais, de acordo com os termos de convênio. São Atribuições do Professor Orientador de Estágio: - Assistir o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem teórico-prático; - Cumprir e fazer cumprir o planejamento de estágios; - Enviar por escrito para a coordenação do curso, com antecedência de 72 horas, qualquer alteração no seu planejamento de estágio inicial, no que se refere à troca de dias, horários, troca entre supervisores e/ou atividades específicas, aguardando o parecer da Coordenação de Estágio; - Realizar planejamento das atividades a serem desenvolvidas por grupo de estágio discriminando visitas, estudos de casos, estudos clínicos, avaliações práticas, avaliações teóricas e outros no boletim de frequência que deverá ser entregue juntamente com a ficha de avaliação e frequência dos discentes no prazo máximo de uma semana após o término do estágio; - Comunicar as autoridades competentes os problemas ou as dificuldades relacionadas ao campo de estágio, ou paciente atendido; - Apresentar ao estagiário no início do estágio quais os parâmetros de avaliação que utilizará no decorrer do estágio; - Durante o desenvolvimento dos estágios, o supervisor de estágio deve cumprir e exigir: Pontualidade, Assiduidade, Uniforme completo dos discentes, Crachá, Entrega de relatórios e trabalhos nos prazos pré-estabelecidos, Atitudes coerentes com o ambiente de assistência à saúde; - Fazer observações oportunas sobre o desempenho do discente, para que o mesmo tenha tempo hábil para modificar suas atitudes e/ou desenvolver melhor os seus conhecimentos científicos; Essas observações serão feitas em ficha própria anexa a avaliação com a assinatura do aluno. - Cobrar a teoria na prática, inquirindo sobre os princípios científicos; - Incentivar o discente a tomar consciência da sua posição de profissional da área de saúde; - Estimular e supervisionar a utilização de equipamentos de proteção individual pelo discente, comunicando por escrito ao professor responsável pelos estágios à falta de tais equipamentos ou qualquer recusa por parte do discente em utilizar os mesmos; - Realizar no final do estágio avaliação de desempenho em impresso próprio, junto ao discente, atribuindo-lhe o conceito obtido; - Manter o preenchimento adequado e atualizado da ficha de frequência, registrando presença ou ausência dia a dia no estágio; - A ficha de avaliação e o prontuário de evolução devem ser assinados e corrigidos pelo supervisor de estágio; - O professor orientador deve ter identificação pessoal e da UFPI. Direitos do Professor Orientador do Estágio: - Ser respeitado nas suas decisões em relação ao estágio; - Ser comunicado das necessidades de mudança de área de estágio com antecedência; - Participar de eventos científicos de interesse profissional (desde que mantida a rotina dos estágios supervisionados). Normas para o acadêmico em relação ao estágio: - Empenhar-se para bem aplicar os conhecimentos técnico-científicos aprendidos e desenvolver habilidades e atitudes profissionais; - Respeitar o princípio da ética, da moral e da justiça; - Usar uniforme indicado: Toca; Maiô para as mulheres e bermuda com camisa para os homens. - A vestimenta do estágio não deve ser: justa, colante, curta, decotada, rasgada ou transparente; Observação: Cada setor do estágio pode alterar o uso do uniforme conforme normas da instituição conveniada. - Ser responsável pelo cumprimento do horário de entrada e saída em campo de estágio; - Usar com responsabilidade, os materiais e equipamentos disponibilizados para o desenvolvimento dos estágios, responsabilizar-se pela utilização e, em casos de perda ou dano, responder a processo administrativo para averiguação dos fatos; - Guardar sigilo profissional: o que é um dever Ético; - Não aceitar remuneração dos pacientes ou de parentes; - Tratar com dignidade e respeito o paciente e sua família, a equipe, os colegas e o Supervisor; - Assumir com responsabilidade as tarefas atribuídas na forma e tempo pré-estabelecidos; - Manter contato com o Supervisor e comunicar-lhe todas as ocorrências; - Estar ciente de que assuntos referentes à diagnóstico, prognóstico, tratamento, resultados de exames e orientação, deverão ser discutidos com o supervisor e a equipe de saúde envolvida, antes de abordá-los com o paciente e seus familiares; - A assiduidade e a pontualidade são imprescindíveis ao bom desempenho e aproveitamento do estágio supervisionado. O não cumprimento desta prerrogativa sujeitará o acadêmico à reprovação; - As justificativas e comprovações tais como, atestados, certificados, entre outros, deverão ser entregues ao supervisor no prazo de 72 horas úteis da data da ocorrência; - Não deverá se ausentar, ainda que por instantes, da unidade de ensino clínico sem a autorização do professor supervisor; - Não utilizar o benefício de acadêmico para adentrar em qualquer campo de estágio para fins particulares; - Evitar conversas altas com o grupo no campo de estágio, pois isso não condiz com o local, nem com a postura profissional de fisioterapeuta; - O acadêmico que chegar atrasado deverá dirigir-se primeiramente ao supervisor, dando justificativa de seu atraso; - O acadêmico deverá ter material próprio para acompanhamento adequado do ensino clínico, como: caneta, papel, relógio, termômetro, estetoscópio, esfigmomanômetro, goniômetro entre outros; - Buscar orientação do Supervisor sempre que tiver dúvidas e dificuldades; Direitos do Estagiário: - Ter acompanhamento de um supervisor nos estágios; - Dispor local de estágio que lhe permita aprendizagem; - Ser respeitado pelo supervisor, colegas, pacientes e equipe multidisciplinar em suas características, limitações e qualidades; - Ser avaliado e orientado em sua aprendizagem pelo supervisor, tanto no decorrer quanto no final do estágio. Descrição dos Critérios de Avaliação: Esta avaliação será preenchida pelo Supervisor de Campo. Cada item receberá pontuação específica. A nota final da avaliação será a média da somatória dos oito itens observados. Haverá a apresentação de casos clínicos na Mostra. |
Bibliografia:
| BÁSICA: COHEN, M; PARREIRA, P.; BARATELLA, T.V. (org.). Fisioterapia aquática. São Paulo: Manole, 2010. HALL, CM; BRODY, L.T. Exercício terapêutico na busca da função. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. RUOTI, R.G; MORRIS, D.M; COLE, A.J. Reabilitação aquática. 2ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. COMPLEMENTAR: DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011. PRYOR, J.A.; WEBBER, B.A. Fisioterapia para problemas respiratório e cardíaco. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. UMPHRED, D.A. Reabilitação neurológica. 5.ed. Rio de Janeiro; Elsevier, 2010. WATKINS, J. Estrutura e função do sistema muscoloesquelético. Porto Alegra: Artmed, 2001. |