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PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 10 (2022.2)

Tópicos Aulas
Orientação sobre bibliografia (26/10/2022 - 26/10/2022)
Orientação sobre reformulação do projeto (02/11/2022 - 02/11/2022)
Orientação sobre metodologia (09/11/2022 - 09/11/2022)
Orientação sobre referencial teórico (16/11/2022 - 16/11/2022)
Discussão sobre neoliberalismo (23/11/2022 - 23/11/2022)
discussão sobre educação (30/11/2022 - 30/11/2022)
Discussão sobre empreendedorismo e neoliberalismo (07/12/2022 - 07/12/2022)
Solicitação de finalização do projeto com forme as sugestões apontadas. (14/12/2022 - 14/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ Total
05 26 09 16 23 30 07 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros e diálogos em trono da bibliografia do projeto de pesquisa. e reelaboração do projeto.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação é a reelaboração do projeto, de forma está adequado para submeter ao comitê de ética.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2002.

BRASIL, LEI N° 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 15 de agosto de 2021.

____________. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

_____________. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 01 de agosto de 2021.

_____________. Programas e Ações da SETEC. 2022. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes>. Acesso em: 21 de setembro de 2022.

_____________. Programa Novos Caminhos. <https://novoscaminhos.mec.gov.br>. Acesso em: 21 de setembro de 2022.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

____________. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

BERRINGER, Tatiana. A burguesia brasileira e a política externa nos governos FHC e Lula. Curitiba: Appris, 2015.

CASIMIRO, Flávio H. Calheiros. A nova direita no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

CELLARD, André. A análise documental. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

CHAUI, M. (14 de setembro de 2018). Seminário internacional ameaças à democracia e à ordem multipolar. Fonte: Fundação Perseu Abramo: https://youtu.be/QDDVZsU2AvU

COSTA, Jurandir Freyre. Perspectivas da juventude na sociedade de mercado. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. (Orgs.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo, Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

DAGNINO, Evelina (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

FREITAS, Luiz carlos de. Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n.4 [78], p.906-926, out./dez. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 16. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

IFPI. Ensino a Distância: Novos Caminhos - IFPI. <https://ead.ifpi.edu.br/mod/page/view.php?id=35630> Acesso em: 05 de setembro de 2022.

___________. Acesso à Informação. <https://www.ifpi.edu.br/acesso-a-informacao/institucional> Acesso em: 05 de setembro de 2022.

KHEL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Instituto Cidadania/Perseu Abramo, 2003.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar [livro eletrônico] – Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018

MINAYO, Cecilia de Souza (et al). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NETO, João Luís Horta. Avaliação educacional no Brasil: para além dos testes cognitivos. Rev. educ. PUC Campinas, 23(1), 37-53, 2018.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SAHLBERG, P. (2011). The fourth way of Finland. J. Educ. Change, 12(2), 173-185.

SANTOS, Boaventura Sousa de. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/10/2022
26/10/2022
Orientação sobre bibliografia
02/11/2022
02/11/2022
Orientação sobre reformulação do projeto
09/11/2022
09/11/2022
Orientação sobre metodologia
16/11/2022
16/11/2022
Orientação sobre referencial teórico
23/11/2022
23/11/2022
Discussão sobre neoliberalismo
30/11/2022
30/11/2022
discussão sobre educação
07/12/2022
07/12/2022
Discussão sobre empreendedorismo e neoliberalismo
14/12/2022
14/12/2022
Solicitação de finalização do projeto com forme as sugestões apontadas.
Avaliações
Data Descrição
14/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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